Uma rosa no concreto

Uma rosa no concreto Angie Thomas

Resenhas - Uma Rosa no Concreto

bella 13/12/2021

Eu li depois de ler o ódio que você semeia e? esperava mais, confesso, sempre vi potencial na história do maverick carter mas acho que ela poderia ainda aprofundar mais no personagem e acho que a experiencia seria melhor se fosse o contrário mas mesmo assim fiz uma ótima leitura Angie thomas escreve muito bem e esse livro fala muitas coisas necessárias, vale a pena ler!

Ana Rosa @falarosa 21/09/2021

? Sejam rosas que florescem no concreto ?

É assim que a Angie Thomas termina os agradecimentos de O Ódio Que Você Semeia, fazendo referência à ?The Rose That Grew From Concrete? do Tupac.

As palavras de Tupac falam de como as rosas podem nascer nos lugares mais difíceis e ainda sim tem potencial de crescer apesar das circunstâncias.

Ela só precisa de oportunidade. De ser regada.

Através da história de Maverick, um dos personagens mais icônicos de Angie e que acabou de descobrir que será pai, a autora vai trazer discussões importantíssimas, principalmente sobre masculinidade negra e sobre o que é ser um homem de fato.

Se você leu O Ódio Que Você Semeia vai amar conhecer mais sobre Maverick e entender como ele virou a potência que virou, sendo uma força importantíssima no desenvolvimento da Starr.

Se você não leu, prepare-se para conhecer um personagem amável e cativante que, da sua maneira, está tentando encontrar seu lugar no mundo, tendo que lidar com questões delicadas e dolorosas, mas que nos ensinam demais.

Como sempre, Angie nos entrega uma história forte, mas maravilhosamente sensível e acolhedora.

?Uma Rosa No Concreto? tem tradução de Thais Britto :)

Dablioc 06/03/2023

Devo começar dizendo que gostei mais desse protagonista do que a protagonista de "o ódio que você semeia", essa história me prendeu mais que o outro livro. Acompanhar a trajetória do Maverick e me colocar no lugar dele, foi uma experiência única. Gostei muito.

Vitorin 09/05/2022

ANGIE THOMASSS
Quando li Na hora da virada esse livro tinha acabado de lançar e eu ja fiquei ansioso pra ler, fui adiando, adiando e adiando e não podia ter vindo num timing melhor.
Me apeguei muitooo aos personagens mesmo que o principal as vezes tomasse umas atitudes meio burrinhas ??, fiquei mto triste numa parte e não esperava os rumos que esse livro ia tomar.
AMEI que o principal era homem, a Angie arrasou pro primeiro principal masculino dela.
Amei a representatividade desse livro, amei ele falar sobre gravidez na adolescência e como isso atrapalha o adolescente, principalmente se é um adolescente carente.
De novo teve toda essa função das gangues que me deixa muitoo pensativo sobre como não sabemos a realidade do outro antes de julgar.
E O FINAL, EU NÃO TINHA ME LIGADO QUE OS PRINCIPAIS ERAM OS PAIS DA ***** ATÉ O EPILOGO JURO

PaTy_LiKa @patylika.libros 25/12/2022

Gostei, mas queria mais
Achei o livro muito legal, gostei de conhecer a história do pai da Starr, antes dele se tornar quem é no livro "O odio que vc semeia". Mas queria mais história, de como eles ficaram juntos... Como o liltle Don virou Bog Mav...

manu :) 10/11/2021

Angie Thomas você é a minha rainha!
"Nas ruas existem regras. Não estão escritas em nenhum lugar, e você não vai encontrá-las em um livro. É uma coisa que você pega no ar assim que sua mãe começa a deixá-lo sair de casa. É como respirar, ninguém precisa ensinar."
Ler os livros da Angie é uma experiência! Ela consegue fazer uma escrita em primeira pessoa e fluída se tornar tão pesada. Não pesada no sentindo de gore ou algo do tipo, mas fala sobre uma realidade tão difícil e tão real. Em várias partes do livro cheguei a me emocionar. E ler esse livro tendo lido o ódio que você semeia, sabendo um tantinho sobre o Maverick e de como a história termina da todo um toque. Em primeira parte eu fiquei meio assim por ter um livro dele, achando que eu já sabia o suficiente sobre a sua história. Mas descobri que não. Esse livro é extremamente necessário, e assim como os outros da autora, não posso deixar de indicar pra todo mundo!

Cassie 28/01/2022

O tanto que eu chorei não está escrito. Relembrar a história do Carter Mechru comigo em diversos níveis. Angie Thomas sempre entrega tudo!

Vivs | vivsbookshelf 03/04/2022

Sobre crescimento e responsabilidade
Com este livro voltamos a ter contato com o universo criado em Ódio que você semeia, vamos ao passado do pai da Starr, Maverick, com uma visão sobre a masculinidade negra nos anos 1990. É uma história sobre paternidade, crescimento e responsabilidade. Além dos estudos, ser um bom pai, o personagem precisa refletir sobre a sua lealdade e a sede de vingança.

Por ser uma história que complementa os outros livros explicando um pouco mais sobre as gangues, estava esperando uma reviravolta que me surpreende-se mais. Mas ainda assim gostei bastante da história, Angie sabe comover os leitores e escrever com delicadeza assuntos sensíveis à comunidade.

Luana 31/01/2022

Obrigada Angie Thomas!
Que preciosidade esse livro! Fiquei vidrada na história e no protagonista Maverick (já se tornou meu crush literário!).
A Angie Thomas fez um belo trabalho ao abordar temas como racismo e desigualdade social de maneira real, mas de forma que esses problemas não derrubavam o Maverick. Apesar de tudo ele continuava sendo um adolescente capaz de encontrar diversão e bom humor em situações difíceis.
Adorei como a mãe dele não julga a Ieash e incentiva Maverick a tentar entender como a depressão pós-parto é complicada (mesmo que eu ache que a Iesha nem estivesse lidando com isso, só usou como desculpa para dar no pé).
A ambientação é muito boa, pois a autora usa na medida certa referências de moda, cultura e entretenimento dos anos 90 que facilitam a imaginação, mas sem tornar as cenas extremamente descritivas.
Antes de começar a ler, eu tinha uma ideia um pouco diferente sobre como seria. Eu imaginava que o livro abordaria mais o lado gangster do Maverick, inclusive foi o que fez eu me interessar pela história, mas na verdade a paternidade é o recorte principal. Não era o que eu esperava, mas não deixou a desejar!
Um dos pontos negativos do livro é a Lisa, namorada do protagonista, que achei muito imatura e irritante em alguns momentos. Ela sabia muito bem onde estava se metendo ao se relacionar com o Mav, mas sempre jogava na cara dele que ele era traficante. Em dado momento, eu me peguei torcendo para que ele largasse ela de uma vez.
Outro ponto negativo foi a previsibilidade. Eu conseguia prever todos os plots da história porque eram muito óbvios! Mas não me desanimou, apenas perdia um pouco a graça quando o plot acontecia.
Além do Mav, o Dre foi meu personagem favorito e eu queria guardar os 2 num potinho, pois são muito preciosos. Nota máxima!

ATENÇÃO: SPOILER ABAIXO!
JUSTICE FOR DRE! Que ódio do Red, eu queria muito que o Maverick tivesse realmente matado ele. Entendo que isso poderia mudar completamente a vida do Mav, mas o Dre era incrível e não merecia aquilo :(
Luana 02/02/2022minha estante
Ok, dias se passaram e que continuo obcecada com esse livro!
As cenas em que o Mav tá chapado e vai trabalhar com o Sr Wyat e aquela que a vó dele ora pedindo a Deus pro neto ser menos fértil são TUDO, rio sozinha lembrando kkkk

Nicki 09/02/2022minha estante
Tbm peguei crush no Mav Kakakakakak

Luana 15/02/2022minha estante
Ele é tudooo ahsuhua ai sdds desse livro

Refynehj 09/06/2022

O livro está a altura da perfeição que foi O Ódio Que Você Semeia. Maverick é o meu personagem favorito desse universo, e com a lendo a história dele fiquei mais encantada ainda. Uma Rosa No Concreto não é só um livro, nele também tem lições de vida. Fala sobre responsabilidades, coragem diante às dificuldades e justiça. Nele é abordado tópicos ótimos para reflexões. Amei muito.
Lisa 09/06/2022minha estante
Quero muito lerr-----

Refynehj 09/06/2022minha estante
Recomendo super!

Lisa 09/06/2022minha estante
Jheny, eu li O Ódio que Você Semeia , estou ansiosa pra ler esse!!!

maysabz 19/06/2023

Foi muito bom ler um pouco mais sobre o Mav e a Lisa, conhecer a história deles e acompanhar essa trajetória... a escrita da Angie como sempre impecável me prendeu desde o início, perfeito

@quoteslidos 26/07/2022

digno de meu favoritismo
O ódio que você semeia me trouxe
tanta aprendizagem , apego aos personagens, e muitas risadas com trocadilhos sobre meu mundo literário favorito (Harry Potter) pude acompanhar e entender um pouco mais sobre a vida das pessoas negras do gueto, e como elas fazem para ?tocar a vida? e serem discriminadas, como a criminalização se expande para todos embora nem todos façam parte, foi um livro muito forte, e com personagens inesquecíveis. Em uma rosa no concreto voltar ao passado de Maverick e saber sobre sua adolescência e como foi o processo ao se tornar pai, trabalhador e filho mesmo com um mundo de opções ali no bairro ele conseguiu dar a volta por cima e se livrar daquilo que não ia lhe trazer benefícios longitudinais. O livro é forte, é sobre ser rosa mesmo se estiver nascendo no concreto, é sobre acreditar e buscar um meio de realizar aquilo que você almeja, muito bom, recomendo demaissss. ?

yas 27/01/2023

angie thomas nunca erra
eu nem sei exatamente o que falar desse livro, a maneira como a Angie traz a realidade negra mostrando o lado difícil e ao mesmo tempo exaltando tudo sobre a vivência negra, é impecável.
nesse livro, conhecemos mais do Maverick que aos 17 anos já é pai, precisa lidar com questões relacionadas a gangue e enfrentar os desafios da masculinidade e da adolescência.
apenas leiam, tem um toque de humor, de humanidade, de sofrimento, tudo escrito de uma maneira tão absurdamente boa de ler!

vaneperola 04/10/2021

SIMPLESMENTE ENCANTADA!
Eu chorei literalmente lendo esse livro. Angie segue sendo minha escritora favorita da vida. Cada gatilho que tenho com esse livro é válido e me fortalece. Eu amo o Maverick desde o ódio que você semeia e agora ainda mais depois de ler e mergulhar na sua trajetória. Confesso que agora me deu vontade de reler o ódio que você semeia só pra ficar mais um pouco com esses personagens maravilhosos.

Amei muito!!!!!

Maria2174 30/01/2023

Pra pensar e sair da bolha ?
Minha primeira experiência com a escrita da autora foi muito boa! Eu tenho vontade de ler todos os livros dela. Os temas que o livro aborda com crítica, e de uma forma que te faz querer colocar os personagens principais em um potinho.
Os personagens e o universo tem uma complexidade que me fez sair da minha bolha, e repensar todas as atitudes de julgamento sobre alguém. As vezes é fácil dizer quando nossa realidade é outra completamente diferente, e o livro mostra isso de uma forma linda e extremamente sensível, nos fazendo repensar sobre várias questões, principalmente o significado de família.
A única coisa que me incomodou no livro ( e me fez dar 4,5) foi o fato de que várias coisas ficaram em aberto e sem saber o que aconteceu. Espero que tenha um próximo livro.
Mas recomendo muito, é um livro extremamente importante pra pensar sobre questões raciais e sair da nossa bolha, e de uma forma até divertida.