O Coronel  que raptava infâncias

O Coronel que raptava infâncias Matheus de Moura

Resenhas - O CORONEL QUE RAPTAVA INFÂNCIAS

Nicoly.Tonani 08/04/2024

Assustador
Assustador, revoltante, de causar indignação, esse livro é de te deixar arrepiada de tanto ódio ao ver tamanho descaso com as crianças e como membros de certas classes sociais e de certos empregos conseguem sair impunes de crimes TÃO absurdos. Sobre o livro em si, uma escrita fenomenal e envolvente, um relato cru e direto sobre a vida desse homem que também pode ser chamado de monstro

woops 12/04/2024

É revoltante em tantos sentidos, primeiro pensar que isso é muito mais comum do que parece e mesno assim, esses casos nunca são tratados com a devida atenção porque quem tem o poder não faz nada ou em muitas vezes está envolvido, e que esse é apenas mais um dos inúmeros que não foram descobertos. Além disso, não posso deixar de sentir tristeza por tantas famílias terem sofrido por isso, seja se deixando levar pela visão de autoridade, pela esperança de ter algum apoio e/ou pela ignorância, que os deixam tão vulneráveis a pessoas horríveis como essa.
O autor fez um ótimo trabalho em reunir todas essas informações, é algo necessário que pode levae conscientização para muitos.

CAMBARÃ 10/12/2023

O Coronel que Raptava Infância, escrito por Matheus Moura, é um livro que retrata a trajetória de um coronel poderoso que, por trás de sua aparente generosidade, esconde um passado sombrio.
A história se passa em uma cidade do interior, onde o coronel, conhecido por sua influência e riqueza, começa a ser questionado por um grupo de jovens que se unem para desvendar e expor os segredos por trás de suas ações.
A trama revela como o coronel controla a vida dos moradores, explorando e subjugando as crianças e adolescentes da região.
Os jovens protagonistas, movidos pela vontade de justiça, decidem enfrentar o protagonista e revelar a verdadeira face do coronel à população.
Ao longo da história, são desvendados os abusos e crimes cometidos pelo coronel, que também envolvem corrupção e violência.
A narrativa destaca a importância da união e da luta contra a opressão, mostrando a força dos jovens que enfrentam o sistema e lutam por um futuro melhor.
Com uma escrita envolvente e cheia de reviravoltas, "O Coronel que Raptava Infância" aborda temas como poder, corrupção, abuso de poder e a importância da resistência em busca da justiça.
O livro nos lembra da importância de valorizar e proteger a infância, além de questionar as estruturas de poder que permitem a existência de situções abusivas.

Victoria230 18/02/2024

Triste e revoltante!
Mais difícil do que saber que um coronel da polícia abusava de bebês é saber quem eram esses bebês e saber quem eram as famílias desses bebês, o Pedro destruiu a vida de milhares de pessoas e não sofreu consequências.E é perturbador saber que quando se é policial, pode cometer absolutamente qualquer crime que não haverá punições.

Thais126 04/02/2024

História chocante
Quando comprei não sabia que se tratava de jornalismo investigativo. Fui surpreendida positivamente! Muito bem feito e com escrita fluida, esse foi um dos melhores livros que li até o momento. O autor tem um cuidado muito grande em apresentar cada detalhe de uma história real brasileira.
Apesar de muito bem elaborada, acredito que nem todos tenham estômago para ler sobre o caso, pois pode gerar muito gatilhos pelos relatos de abuso sexual. Para quem conseguir e gostar de história brasileira, esse é o livro!

Oliolioliver 02/02/2024

É meus amores
A grande pergunta que fica é: o que um homem branco NÃO pode fazer??

Como é fácil sair impune com uma dúzia de mentiras mal contatas, uma pouca vontade de investigar se é minimamente verosímil o que se diz e uma branquitude genética que te livra de tudo? ainda mais com um pezinho no cristianismo

Como diz o autor ?ao dono da casa tudo pertence?

babycherin 17/09/2023

Não tenho palavras pra descrever essa leitura além de que é forte. trabalho impecável do Matheus de Moura, é tudo que consigo dizer, perfeito!

eliazevedo 18/07/2023

O pedófilo escondido sob a máscara de benfeitor. Os "deslizes" suspeitos acobertados pelo cargo. A impunidade oferecida pelos amigos influentes. E assim, por anos o coronel pode manter suas rotinas de abusos e pedofilia. Somente qdo o abusador foi preso com uma criança nua dentro de um carro, no estacionamento de um fast food, seus crimes vieram à tona.
Um belo trabalho de pesquisa a respeito desse caso tão terrível.

Endara 29/06/2023

O coronel que raptada infâncias
O autor trás a história de um coronel do Rio de Janeiro que abusava de crianças de menos de 5 anos,usando de ajuda financeira e lábia com pessoas mais pobres.
No começo a leitura não me prendeu,achei meio lento porém depois fluiu melhor.
A escrita intercala mostrando o crescimento das favelas e das pessoas envolvidas na história no decorrer dos anos.
Tudo relatado é um absurdo ! O descaso,o "não sei" ou "prefiro não saber " de todos é gritante e da raiva.
O autor buscou demonstrar a vulnerabilidade das famílias, o que de fato existe e existiu porém ele, aos meus olhos "diminuiu" a parcela de culpa delas que em muitas vezes estavam deliberadamente vendendo seus filhos,aceitando os "passeios" deles com o coronel em troca de comida e dinheiro.
Ouve situações que realmente as crianças eram roubadas ou aliciadas por pessoas próximas em que a família confiava e nem imaginava o que estava ocorrendo, ou que realmente confiava nele, mas em diversos outros casos havia suspeitas mas se escolhia fechar os olhos.
A leitura em si é pesada,mas nos trás uma parcela da história e do crescimento do Brasil que de fato não conhecemos muito bem.

Jennifer.Castro 09/05/2023

Tem que ter estomago
"O que ninguém entendia era que Chavarry não caía, nem nunca cairia, pois sua casa não tava na Barra da Tijuca nem em Bonsucesso - sua casa era o Rio de Janeiro. Branco, bem afortunado e hábil navegador do sistema em que vive, Chavarry é carioca no sentido original da palavra, de "casa de branco". Chavarry tem poder; ele é o dono da "casa de branco". ´o dono da "casa de branco" porque tem poder. Somente na terra da "casa do branco" um homem como ele pode permanecer impune, porque, no final, ao dono da casa tudo pertence."

Só por esse trecho do livro você percebe que ele se trata de um tema delicado, onde é abordada a corrupção e o mal carátismo existente na policia militar do Rio de Janeiro. E o mais importante, ele aborda o privilégio de ser Branco, hetero cis nessa sociedade, onde você pode cometer os crimes mais hediondos do mundo, mas se estiver dentro dos padrões patriarcais, sai ileso.
Para ler esse livro tem que ter estomago, e muita resiliência pois terminará com um sentimento de impunidade, fraqueza e tristeza por não conseguir fazer nada a respeito. Por isso se tornou um dos meus favoritos, pois além de demonstrar a realidade ele desperta algum sentimento no leitor, mesmo que seja só o de pura revolta.

Joice 22/08/2022

O coronel que raptava infâncias
Esse livro realmente mexe com o leitor.
Até a metade do livro eu achei tranquilo, contando as coisas foram se desenrolando. Depois a gente vai entendendo de como aconteceu tudo.

Bruna Eloy 07/07/2022

Dilacerante
O livro é baseado num caso real, num caso horripilante e que embrulha o estômago, casos envolvendo crianças são sempre dolorosos demais.
Toda a narrativa do livro te deixa cada vez mais revoltado, revoltado com pessoas que fecharam os olhos, com o nosso falho sistema judiciário, com o mundo e principalmente com a conivência carioca sobre o caso.

É complicado comentar sem desejar tudo o que há de pior ao Coronel Chavarry, eu espero que ele apodreça no inferno.

Espero que as vítimas desse homem monstruoso estejam bem e fiquem bem.

Um livro difícil e ao mesmo tempo necessário.

A todos que forem ler, cuidado com os gatilhos.

Ps. Ressalto aqui o magnífico trabalho do autor que trouxe diversos detalhes de suma importância, a escrita também é algo que te prende.