Foco: O poder da única coisa: Encontre o seu propósito e obtenha resultados extraordinários Vinícius Almeida

Resenhas -

Alane.Sthefany 23/11/2022

Foco: O Poder da Única Coisa - Vinícius Almeida
É um livro que te ensina a ter autodisciplina, a escolher o que é prioridade em sua vida, e focar apenas nesses 20%, não nos 80% (que não trás resultados ou produtividade em sua vida). Menos é mais, quando esse "menos" é de qualidade.

Eu gostei, bem objetivo, me ensinou e ajudou bastante.

[...]

Faça meditação.

Acorde cedo e vá dormir o mais cedo possível.

Você não é produtivo de noite, pensa que é, devido tudo está com pouco movimento e distrações, mas seu corpo não é biologicamente feito para trocar o dia pela noite, isso prejudica sua saúde e saiba que pela manhã, você terá obrigações e tarefas para fazer.

Faça uma checklist de sua rotina, com tarefas e os horários que serão utilizados em cada uma delas.

Estipule o tempo/minutos em que você precisará para realizar cada tarefa do seu dia e cronometre e anote quanto tempo precisou de fato para ser feita cada uma delas (você vai se surpreender com o quanto superestimamos a nossa capacidade de cumprir cada tarefa em determinado tempo, mas que no final, levaremos muito mais do que imaginávamos que levaríamos, isso é normal, não se desespere, você não é um robô).

Comece a fazer/cumprir a lista pelo mais difícil (elimine a tarefa mais desafiadora)

Faça pausas entre cada tarefa, para respirar, comer/beber algo saudável, e tente não pegar no celular, durante essa pausa, as redes trazem muita distrações, e podem gastar nossa energia, sem oferecer nada realmente de valioso em troca.

Descanse sempre entre tarefas como forma de manutenção do seu foco.
Descansar é tão importante, quanto produzir.

As notificações no celular, são distrações e tomam o seu tempo.

Desligue todas as suas notificações, separe um tempo para responder cada pessoa. Ex: depois de 3 horas a 6 horas.

Não cobre respostas imediatas e não se sinta na obrigação de responder.

Priorize sua agenda como quiser.

Tenha horários fixos para ver e responder a suas notificações e dar uma olhada nas coisas.

Você ganhará tempo se olhar apenas duas vezes ao dia.

Se não está conseguindo, você pode desinstalar seus apps. Lembre-se: Se você não ganha dinheiro por meio das redes sociais é porque possivelmente está perdendo.

Dizer "não", é necessário.

O ser humano ama saber sobre as últimas notícias, memes, ficar rolando o feed, se atualizar...
Se pergunte: Eu preciso mesmo saber sobre essas coisas?

Não faz diferença em sua vida, logo você esquecerá, então não perda tempo com isso.

Estabeleça um propósito.
Um propósito é a fonte de todos os "NÃOS".

Pare de querer agradar a tudo e a todos. Isso só fará você perder o foco nos seus objetivos.

Para isso, se pergunte como seria sua vida ideal.
Pare por um tempo e não tenha medo de escrever ou desenhar sobre como seria sua vida ideal e o dia a dia que
você leva nessa vida. Quanto dinheiro você ganha? Onde
mora? Em que tipo de casa ou apartamento? Quais são seus
hobbies nessa vida ideal? No que você trabalha? Quantas
horas por dia trabalha? E seus relacionamentos, como são?

Você precisa tirar um tempo para entender o que seria a vida ideal, o que você realmente
quer. Parece tão óbvio, mas a maioria
das pessoas pensa em termos gerais e abstratos, como por
exemplo, pensam ?meu sonho é ser feliz? ou ?meu sonho é
comprar uma casa?. Mas não sabem descrever a casa em
detalhes. Quantos quartos? (...)
Fica muito mais difícil entender seu
sonho como um objetivo palpável se você nunca o detalhou
para si mesmo.

Faça rotina, deixe tempo vago para imprevistos e novas tarefas que possam surgir ao decorrer do dia.

FAÇA UMA AVALIAÇÃO

O primeiro passo é avaliar sua vida, nas áreas e
diferentes papéis que você tem. Todos nós somos mais de
um: filho, profissional, estudante, cônjuge, atleta, alma.
Pense em quais papéis da sua vida são os mais importantes
para pensar em um plano de vida. O exercício consiste em você imaginar que, no final da sua vida, você
está sendo entrevistado, você está com quase noventa anos e está dando uma entrevista, como responderia às principais perguntas sobre o seu legado nesse mundo?

O que você nunca imaginou que faria, mas fez?
Pelo que você é lembrado agora?
Quem são as pessoas mais importantes da sua vida?
Do que você sente mais orgulho?
Quais foram os momentos que formaram quem você é agora?

Pensar em como você gostaria de ser lembrado no final
pode ajudar a entender o que significa uma boa vida para
você.

Liste tudo o que puder pensar que você visualiza da sua
vida ideal, quando for bem velhinho, coloque o título ?Meu
eu de 90 anos será?? e vá escrevendo área por área da sua
vida, e não esqueça de colocar o seu propósito no topo da
lista. Quando terminar a lista, olhe bem para ela e perceba o
que ali é uma prioridade. Passe a lista a limpo por ordem de
prioridade, e a novidade aqui é que suas prioridades sempre vão mudar, então nada de se estressar para escolher se investir na sua carreira ou seu casamento é agora uma prioridade. Talvez você esteja na casa dos vinte anos e
estudar é a prioridade, ou esteja na casa dos 30 e deseja ter
filhos, ou mudar de carreira, pode ser sua saúde. Mas
reordene a lista por prioridade, sem sentir pressão, porque
você sempre vai rever essa lista conforme o tempo passar. É
importante estabelecer prioridades, porque não é possível
agir sobre tudo o tempo todo. Você precisa primeiro
equilibrar as áreas mais urgentes, e a lista serve para
enxergar quais são e não perder as outras de vista. Sabendo
suas prioridades atuais, separe as três primeiras: Se hoje você é coordenador, e daqui 20 anos quer ser
diretor, o que precisa acontecer no meio do caminho?
Assumir um cargo de gerente, certo? E antes disso? Olhe
para os outros gerentes, qual é o caminho deles? Talvez você
precise de uma pós-graduação, de um nível avançado de
inglês, e depois dessa pós precise mudar de emprego, se
perceber que a empresa onde você está hoje não costuma
oferecer tanta oportunidade.

Ter a visão de vida serve para
você quebrar em metas menores os passos para realizar os
seus sonhos.

O que precisa ter acontecido na sua
vida em um prazo de cinco anos para você sentir que está
um pouco mais próximo da vida que sonha em ter?

Estabelecido o que precisa acontecer em cinco anos, é hora de pensar no seu próximo ano. Meu conselho pessoal é
não esperar a virada do ano para fazer seu plano anual,
porque isso não passa de uma das nossas muitas formas de procrastinação. O ano não acaba e reinicia como um computador no dia 31 de dezembro para atualizar o sistema
no dia 1º.

Tenho sempre o seu propósito em mente. Todos os
meses você vai revisar e fazer esse plano e escolher uma única
coisa na qual vai focar naquele mês.

PLANO MENSAL

Meu propósito:
Área de foco do mês:
Metas:

PLANO DE VIDA
Meu propósito de vida é??????
Em (área escolhida)
eu vou?????
No amor eu vou????
No intelecto e estudos eu vou???
Na saúde eu vou?????
Nas minhas finanças eu vou?????.
No meu trabalho e carreira eu vou ............

PLANO DE MÉDIO PRAZO

Meu propósito de vida é??????
No amor eu vou??????
No lazer eu vou?????...
No intelecto e estudos eu vou????
Na saúde eu vou????
Nas minhas finanças eu vou????...
Com meus amigos e família vou?????
No meu trabalho e carreira vou?????

PLANO ANUAL

Meu propósito de vida é????
No amor eu vou????
No lazer eu vou????.
No intelecto e estudos eu vou?????
Na saúde eu vou????
Nas minhas finanças eu vou?????
Com meus amigos e família vou?.????
No meu trabalho e carreira vou??????

PROPÓSITO -> OBJETIVO -> AÇÕES

Planejamento não é perda de tempo, é otimização!

Para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve. Medite sobre a sua vida ideal.

Lidando com o medo de fracassar:
?Somente se reconhece um guerreiro que participou de muitas batalhas pelas cicatrizes que carrega no corpo. Pare de colecionar troféus; vá em busca de novas cicatrizes e aprenda com elas.?

A realidade é sempre muito mais leve do que o teatro que criamos nas nossas cabeças. O medo nos faz ridículos e funciona como os bichos de sombras que projetamos na parede com a mão para distrair as crianças, ele amplia e distorce a realidade.

Apesar de o medo ser uma resposta normal da nossa mente que visa preservar a nossa vida, quando se trata de situações hipotéticas em geral nós estamos projetando muito mais do que realmente pode acontecer.

O fracasso não mata se você não deixar que ele te mate. Ele traz visão de mundo, sabedoria e constrói uma base sólida para o que você for fazer em seguida. Uma pessoa que enriquece sem ter fracassado antes só pode ser um herdeiro, convenhamos, e nós sabemos o histórico de herdeiros administrando riquezas, está comprovado que 70% das famílias ricas perdem a fortuna na segunda geração.

O fracasso é inevitável para quem quer fazer coisas, qualquer coisa. Só não fracassa quem não faz nada.

Estar preparado para ele sem surtar e sem achar que é o fim de tudo é o grande segredo das pessoas que dão a volta por cima para sonhos maiores ? porque agora elas estão aptas asonhar maior. Desapegue da necessidade de ser perfeito, você não está mais na escola para buscar a nota 10. Dá para passar de ano tirando 6, o importante é aparecer para a prova. Fique sempre com o lema ?feito é melhor do que perfeito?.

O medo do fracasso é, em último caso, o medo do desconhecido.

Pequenas tarefas são mais fáceis de cumprir e sempre são pedaços de um plano maior? e o prazer que sentimos ao superá-las não tem nada de pequeno!

MONITORE E REGISTRE

Ao lado de cada tarefa que você cumpriu, coloque o horário em que começou e o que terminou. E anote do lado da sua check-list seus momentos de perder tempo também. Ficou 10 minutos entre as reuniões percorrendo o Instagram? Registre. Você passou a manhã inteira atendendo chamadas de clientes? Registre. Estourou um cano e sua cozinha inundou? Registre. No final do dia faça a conta, quanto tempo você gasta trabalhando, respondendo mensagens, se distraindo, comendo, cozinhando. Depois de alguns dias controlando seu tempo, você terá um esboço de para onde seu tempo está indo.

E depois de ter isso torna-se muito mais fácil identificar o que é tempo bem gasto (os 20%) ? e o que é tempo desperdiçado (os 80%).

O Princípio de Pareto

Tome uma ação sobre tudo o que gasta 80% da sua energia, da sua alegria ou do seu tempo e retorna apenas 20% de resultado.

Aplique na vida toda. Que 20% do seu dia está produzindo 80% da sua alegria? Que 20% de suas atividades estão produzindo 80% de sua energia? Que 20% de seus amigos e familiares estão produzindo 80% do amor e do apoio em sua vida? Entenda o que realmente importa.

?A vida não se baseia somente em grandes realizações. Na verdade, elas são a minoria!
As pequenas ações, ao longo dos tempos, são as que constroem a sua trajetória. Aprenda a celebrar as pequenas conquistas também.?

Relacionamentos

Os seres humanos não sabem sonhar
sozinhos. Nós precisamos dividir o que passa pela nossa mente, compartilhar nossos planos, porque temos uma necessidade intrínseca de nos comunicar. Pense nos sonhos que você já atingiu e naqueles que deixou pelo caminho: provavelmente as coisas das quais desistiu foram as que menos compartilhou com quem importava na sua vida. Sonhar sozinho dificilmente frutifica, nós precisamos de outras pessoas para nos apoiar, nos ajudar a elaborar o que realmente queremos e para contrapor nossas ideias.

Solidão

Boa parte da nossa procrastinação tem a ver com isso, nos sentimos sozinhos e abrimos o telefone para mandar uma mensagem para alguém, ver o que nossos amigos estão postando nas redes, e nossa ânsia de contato se torna um jogo de imagens e de comparação, tendo o efeito de nos deixar ainda mais sozinhos.

Buda disse que ?ao cuidar de si mesmo, você cuida dos outros. Ao cuidar dos outros, você cuida de si mesmo?

Comece a fazer networking antes de precisar.

Não coloque rótulos sobre si mesmo, principalmente os rótulos que falam com você de um jeito que você nunca falaria sobre um amigo querido. Autoaceitação também é aprender a ser seu próprio amigo.

Quando entendemos que o julgamento não leva a nada, entendemos de certa forma que nada do que vocêacreditava sobre si mesmo pode ser tomado como uma verdade absoluta. Você agora vai se reconstruir a partir do seu propósito, selecionamento o que realmente é importante para você dia após dia, ano após ano, e construindo a sua vida com base nas suas prioridades ? e não em outras pessoas, ou no medo do julgamento ou na imagem que você acreditou ser a sua por tantos anos.

Quando você parar de se julgar tanto, vai perceber que começa a parar de julgar os outros. Abre mão de passar tempo repetindo tudo o que reprova no comportamento de alguém, da maledicência interna e da externa (a famosa fofoca), e investe sua energia emocional no que realmente importa.

Para ser quem você é, você deve estar disposto a abrir mão de quem você pensa que é.

O passado não dita o presente ? a menos que você continue a viver lá.

Quando você acredita que não pode lidar com uma situação desafiadora, como um novo contrato de trabalho numa empresa muito maior, você realmente não vai lidar. Você vai agir inconscientemente para provar que sua crença está certa ? e isso, de um jeito distorcido, mas completamente comum, é uma fonte de segurança para a sua estrutura emocional. Ao final daquela experiência você vai pegar a carta de demissão e olhar para sua profecia autorrealizável dizendo ?eu sabia?. Você provavelmente já entregou tempo demais de vida a crenças que só falam mal de você, e se não está tomando nenhuma atitude para mudar sua vida agora, é provável que viva a mesma rotina por muito tempo ainda.

Estude a sua crença, contrapondo-a a histórias por realidade, será que ela está 100% correta ou você está tomando a menor parte de você para explicar o todo?

Mude a história quantas vezes for necessário

Reconte para si mesmo a verdade. Repasse os
momentos em que a vida provou que aquela história cruel que você se conta não tinha nada de verdade.

Conte e reconte a sua história para, aos poucos, derreter essa crença sólida sobre você.

DESAPEGUE DA APROVAÇÃO DOS OUTROS

Pare de pensar no que estão pensando sobre você. É um
multiverso do julgamento no qual você se mete fazendo isso! Se o que você faz não machuca nem prejudica ninguém, não importa que seja ridículo. O mundo está cheio de pessoas ridículas e continua girando mesmo assim.

Se monitore e quando perceber que está preocupado com o que os outros vão achar ligue aquele famoso botão do f*da-se.

Lembre-se que você só tem essa vida e ela é bem curta.

Pare de julgar quem você já foi.
Analise que histórias você fica se contando sobre si mesmo.
Desapegue de ligar para a opinião dos outros.
Acolha seus defeitos e recomece sempre, após cada recaída.
Trabalhe pela única coisa que vai lhe trazer alegria e sintonia com o propósito, o resto você administra.
Foco é presença, esteja na sua vida, 100%.

Keila 22/07/2022

Foco o Poder da Única Coisa - Vinícius Almeida
Pra adquirir novos conhecimentos, novas práticas de rotina, atitudes positivas e saudáveis ou para validar as que você já pratica...
O livro apesar de possuir tão poucas páginas é bem completo em relação ao tema, focado no conteúdo. Vai desde o modo como se organizar no dia a dia, dando preferência para as atividades principais e que geram resultados importantes, até o uso excessivo e desnecessário de telas, "roubos de foco".

Assim como o autor deixa como indicação, nunca é demais indicar o documentário: O Dilema das Redes Sociais, obra de Jeff Orlowski, disponível na Netflix.
Thiago 06/12/2022minha estante
Nossa. Li um livro que tem praticamente o mesmo título:

Thiago 06/12/2022minha estante
Até a capa é igual ....kkkk

Keila 06/12/2022minha estante
Sim kkk eu até cheguei a cadastrar ele aqui, depois percebi que era outro.

Giulia Benício 30/01/2023

Este livro me ensinou de uma forma simples, mas objetiva como ter autodisciplina e me tornar não uma melhor pessoa que o outro, mas sim a minha melhor pessoa.

Terremoto resplandecente 27/07/2023

Extremamente util
Gostei muito da dicas e serviu como uma luva pro meu momento. Eu pude obter várias dicas objetivas e práticas

_rafaela.duarte 26/03/2024

Livro rápido
Realizei a leitura via audiobook, gostei da temática que ele trata apesar de já ter lido em outros livros boa prte dos ensinamentos.

Damaris34 08/01/2023

Nenhuma fórmula mágica ou baboseiras motivacionais. Um compilado de ações que trazem resultados quando colocadas em prática. O livro não resolve os problemas do mundo, mas trás à aqueles que querem melhorar a própria vida, dicas bem valiosas.
Recomendo ler um capítulo por dia, pois são muitas dicas em cada capítulo!

sara 06/01/2022

Foco..foco...foco
Hoje com tanta informação, tantos estímulos, fica difícil se manter focado, nesse livro vamos ter várias dicas de como conseguir se manter focado, saber que as pessoas focadas, não acertam sempre, também erram, mas o que os torna diferentes, é a capacidade de se manter focado, totalmente direcionado ao seu verdadeiro propósito, e sabem que pra se ter sucesso em tudo na vida, precisamos, sempre fazer uma coisa de cada vez, sem se sentir culpado, ou incapaz, só porque deixou algo pra depois, e focou no que realmente importava.

Bruna Lins 13/05/2023

Um livro rápido, direto e com uma linguagem simples. O autor coloca em palavras aquilo que todos nós sentimos e já sabemos, mas não conseguimos explicar.

lee 29/01/2023

perfeito
uma leitura bem legal e que ajuda bastante a quem busca foco e quem quer organizar sua vida, seja em qualquer área. recomendo demais!

Bel 13/04/2023

Nada de leitura repetitiva como grande parte dos livros do gênero. Este é curto e objetivo. Traz um compilado de práticas úteis para o desenvolvimento de uma rotina produtiva, porém realista. Mostra que não é preciso se cobrar para fazer 100% de uma lista de tarefas irreal e sim focar em fazer aqueles 20% que tratam especificamente das tarefas que tem alta importância para a realização do seu objetivo principal.

Dutra 30/09/2021

Uma ferramenta e tanto!
Com uma escrita muito direta e sem fugir do assunto (ou encher linguiça), o autor nós dá direções para autoconhecimento, relacionamentos saudáveis e gerenciamento de tempo de um modo muito eficaz! Mostra na prática o que é ter foco e o quanto isso faz diferença em nossas vidas!

P.S.: A quantidade de páginas aqui no Skoob está errada, são 176 páginas no total!

Orlando.Rodrigues 20/02/2022

Hmm ... É, meio que ... Ok então
Confesso que ainda desconfio que o tipo de leitura não é pra mim, porém a experiência foi um pouco melhor do que a última. Talvez por ser mais atual e tocar em assuntos e temas referentes a pandemia e as consequências para a sociedade, me manteve um pouco mais interessado do que normalmente eu estaria. Bem, o assunto realmente é importante e vem atual, ele aborda o foco, disserta um pouco sobre as distrações que nos atrapalham, propõe maneiras de lidar com a procrastinação, mas diferente de outros, ele sempre ressalta que é importante acompanhamento profissional em determinados casos, as vezes em todo caso que possível, e isso é bacana, não tratar com algo que pode simplesmente ser resolvido com força de vontade.

Outro aspecto muito positivo na minha opinião é que ele passa recomendações e dicas sobre outros assuntos para desenvolvimento social, mas sem uma maneira impositiva, além de recomendar inclusive meditação.

Enfim, uma leitura que até gostei, me perdeu, recuperou para depois perder novamente e recuperar antes de terminar.

Alessandra784 01/08/2022

Gostei do livro. É curto, mas bem escrito e traz bastante referência. Explica bem os pontos de vista do autor e achei interessante, mas demorei um pouco mais que o normal pra terminar, não me prendeu muito.

Juan 20/05/2024

Com muita alegria e satisfação posso está dando 5 estrelas nesse livro, pois é muito mais do que merecedor, aborda assuntos, resume ensinamentos, possui exercícios e mostra visões reais do dia a dia e diversas forma de ser uma pessoa melhor. Acredito que por enquanto foi o melhor livro que li, ou o que mais me ensinou, até agora, em 2024.

Juh 04/02/2023

Breve e maravilhoso
Esse livro me fez entender que as vezes o simples parece complexo e causa mais medo do que realmente é complexo, que nem sempre a forma como vemos as coisas facilita nossa vida, e que esse olhar é em grande parte manipulado pela coisas e sociedade em que nos formamos, sendo assim é necessário aperfeiçoar as nossas noções, e focar no que realmente importa.