Sra. Fragrância Primaveril

Sra. Fragrância Primaveril Sui Sin Far

Resenhas - Sra. Fragrância Primaveril

Sohaya 26/02/2023

A escrita de Sin Far é leve e comovente.
Os dois primeiros contos são bem sutis e até um pouco "bem comum demais", o que mesmo assim não deixa a escrita de Sin Far ficar rebuscada e cansativa. Muito pelo contrario, a cada conto as histórias de imigrantes chineses em solo estadunidense entre o século XIX e XX fica mais intrigante.
O conto "a sabedoria do novo" é um dos meus favoritos e que mais me deixou pensativa sobre o que se passa conosco quando estamos diante de uma nova cultura e muito longe de casa sem estarmos prontos pra encarar essa nova vida.
A autora produziu uma obra onde esse grupo de imigrantes é apresentado em toda sua complexidade e em meio às mais diversas tensões raciais, religiosas e socioeconômicas. Mesmo os chineses sendo uma força de trabalho muito importante não deixam de sofre com a xenofobia, homofobia, machismo e preconceito contra sua cultura, costumes e religião.
Assim, Sin Far aborda choques culturais, de gênero, as lutas sociais e até diferenças por conta da aparência. Temas como a opressão feminina, a exploração sexual, o homossexualidade, o medo do "novo" (do estrangeiro) e outros estão presentes em seu trabalho. Pra quem é iniciante nos estudos sobre literatura e cultura chinesa, os contos de Sin Far são um bom começo.

Rebecca.Valenca 14/01/2023

Pequenas pérolas
Que forma Inter de se retratar o pensamento e a cultura chinesa. Que impacto tremendo quando se comparada ao modo ocidental de se ver e viver neste mundo.

arthurzito 27/06/2022

A autora faz uma reunião de relatos sobre imigrantes chineses se estabelecendo nos Estados Unidos no final do século 19 e no inicio do século 20. São apresentados vários tipos de histórias que ilustram a complexidade desse momento histórico, a maioria narra conflitos das duas culturas e a maneira que cada um se sente e se porta diante dessa tensão. Muitos tentam manter seus lares tradicionalmente chineses e seus negócios americanos, alguns se americanizam totalmente, alguns deixam de lado somente alguns aspectos de sua cultura, como a religiosidade. As mulheres recebem destaque em algumas histórias, a adaptação feminina é muito diferente da dos homens, acostumadas com uma vida como donas de casas, sem instrução educacional e ao isolamento, em alguns casos. Cenas de racismo com chineses e crianças mestiças também são destacadas, nem todos os imigrantes conseguem achar a prosperidade que era ecoada pelo Estados Unidos, alguns são segregados, oprimidos e outros impedidos de entrar legalmente no país e forçando sua entrada nas fronteiras .
O livro faz um ótimo trabalho e mantem um ritmo muito agradável e emocionante em todas as histórias.

"se minha vida não puder ser radiante e bela, que ao menos seja pacífica e correta"
"Nasceu de mim e de seu pai, mas é diferente de nós dois e, portanto, ficará para sempre entre um povo e outro. Qual será seu destino se não houver tolerância e compreensão entre nós?"
Belle Araújo 26/07/2022minha estante
Tu é a única pessoa que vi até então lendo essas edições também. Bom saber que tem gente aproveitando ?

arthurzito 30/07/2022minha estante
estou gostando bastante desse projeto

Vanessa 20/01/2022

O livro contém histórias de uma sensibilidade imensa. Os sentimentos de amor e devoção de homens e mulheres chineses. A maioria das histórias narra a vida dos chineses na América e as diferenças culturais. Gostei muito.