Não aguento mais não aguentar mais

Não aguento mais não aguentar mais Anne Helen Petersen
Anne Helen Petersen

Resenhas - Não aguento mais não aguentar mais

clayci 18/02/2022

Vale a leitura
Adorei e me assustei ao refletir sobre como medimos nossos valores pelo quanto trabalhamos. Giro em torno de realizações e produtividade.
No livro, a jornalista analisa a crise que vivemos e explica como fomos criados para acreditar que, se nos esforçássemos o suficiente, poderíamos nos destacar e viver confortavelmente. Recomendo bastante

Aléxia 06/10/2022

Esse livro causa ansiedade, e não é pouca.
A autora traça como as gerações e governos norte-americanos das últimas décadas moldaram a tempestade perfeita para os millenials acharem que, com esforço suficiente, alcançariam qualquer coisa. Mas acharam errado.

A precariedade que tomou conta do sistema trabalhista impossibilita que a grande maioria das pessoas alcancem sequer o básico, e por isso somos a 1ª geração moderna a produzir menos riqueza que as anteriores.

Só que desde cedo fomos ensinados que, se trabalharmos o suficiente, qualquer potencial pode se concretizar em realidade. E isso se transforma em uma compulsão por tarefas e por buscar se transformar no melhor que podemos ser (com base em quê?), que combinado aos problemas socioeconômicos, nos leva ao esgotamento completo: o burnout.

?A exaustão sentida no burnout combina um desejo intenso por um estado de completude com a sensação torturante de que essa completude nunca será alcançada, que há sempre alguma demanda, ansiedade ou distração que não pode ser silenciada?.

?É a redução da vida a uma eterna lista de tarefas e a sensação de que você otimizou sua existência de modo a não passar de um robô que trabalha e, por acaso, tem necessidades físicas?.

Um resumo bem clássico: a Rory no reboot de Gilmore Girls.

Pra chegar no específico, a autora traça uma longa análise (às vezes repetitiva) de vários aspectos da história econômica dos Estados Unidos, do trabalho e da evolução do modo de criação dos filhos.

É um recorte de classe média norte-americana, em sua maioria branca, que empresta muito pra nossa própria classe média branca. Uma das únicas ressalvas que podemos fazer por aqui é como as universidades públicas e as cotas ajudam a suavizar o problema tão massivo que eles enfrentam com dívidas estudantis: e nossas melhores universidades, sendo gratuitas, passam a criar um novo tipo de problema.

É uma análise interessante pra sair do próprio caos e entender o problema estrutural que existe em volta. É difícil falar em solução, mas um diagnóstico já existe - e é bem triste de encarar.

Marie67 18/10/2022

Esperava outra coisa
O livro é ótimo, só achava que falaria mais sobre o burnout em si e no entanto a abordagem é mais um estudo antropológico do que leva a sociedade ao burnout, mas ambientado na realidade dos Estados Unidos. O conteúdo é válido, dá pra retirar alguns insights, porém na sua maioria é de difícil aplicação na nossa realidade de Brasil.

Leonardo991 23/05/2022

A autora consegue discutir toda uma geração ao redor do tema principal do livro, o Burnout. Muito bem escrito com ideias relevantes para nosso tempo e merecem ser comentadas e analisadas.

Cammy 30/12/2021

Abrir de olhos
Um livro muito importante para ajudar a gente abrir nossos olhos para a forma como lidamos com o trabalho, a tecnologia, as relações interpessoais... Enfim, para entendermos como estamos lidando com a nossa vida na modernidade.

Recomendo super a leitura.

Lia 16/02/2022

Se eu te digo que a autora me deu mais tapa na cara com esse livro e com tantas frases e conclusões ao longo dele, do que eu jamais poderia receber em toda minha vida, você precisa acreditar em mim.
Um exemplo claro:
"Não deveríamos ter que escolher entre uma vida profissional de excelência e nossa felicidade como indivíduos. Deveríamos nos sentir bem quando ouvimos nosso corpo dizerem, de todas as maneiras possíveis, que precisamos parar. Ter filhos na deveria ser uma competição. Momentos de lazer não é veriam ser tão raros. O trabalho doméstico não deveria ser nem de longe tão desigual. Nós não deveríamos estar tão preocupados, tão apavorados, tão ansiosos sobre tudo."
Só esse trecho resume algumas coisas que a autora discorre durante o livro e que pela primeira vez na vida eu percebo como estão erradas. Como estão errados, no meu modo de levar a vida, fatores tão fundamentais e pilares diários, que é difícil perceber. Dói saber que a sociedade hoje se baseia em "quem estiver mais cansado, ocupado e dormindo menos, ganha".
Dói perceber que mesmo que eu faça tudo certo e dê meu melhor, ainda assim, aquela ideia embutida nos Millenials e na geração Z de que tudo vai dar certo, é mentira.
Espero que eu lembre no meu dia a dia do impacto que as ideias desse livro tiveram em mim, de tentar ser melhor hoje do que fui ontem, e só, não sei, esperar pelo menos pior. Além de que, ainda acho que esse livro mexeu mais comigo do que deveria.

Karoline67 22/12/2021

Que porrada!
Ler esse livro foi surpreendentemente bom. Me identifiquei em vários momentos como Millennial, uma geração doentia e que é adoecida cada vez mais. Me reconheci em diversos capítulos que me apontaram o quão próxima estou do burnout. Ótima reflexão sobre os tempos que estamos vivendo, com recorte de classe e raça de forma honesta e sem enrolação. Uma das melhores leituras do ano.

Luana 26/08/2023

Todo mundo deveria ler
Não é uma receita de bolo de como aguentar, mas sim uma explicação do pq a geração de millenials está tão cansado de tudo. É bom se reconhecer e entender
@literatoando 26/08/2023minha estante
Tenho vontade de ler esse.

Cássio Cipriano 16/06/2022

Didático e esclarecedor
Não é a primeira leitura que faço sobre o tema "burnout", mas sem sombra de dúvidas foi a mais completa e esclarecedora. Para quem ainda têm dúvidas sobre burnout, esse livro é ideal, pois examina o tema desde a sua gênese aos tempos atuais, sob várias óticas.
Não é um livro de autoajuda. Trata-se de uma pesquisa muito abrangente e, ao longo dos capítulos, tudo vai sendo exposto e debatido sob um viés científico, o que talvez deixe a leitura um pouco cansativa. Os capítulos são longos e esmiuçam as discussões, citam muitas fontes, pesquisas, teóricos, fazendo o possível para não deixar pontas soltas e analisar tudo por um olhar plural.
Diferente de muitos livros que tratam do tema, este não propõe soluções mágicas, técnicas, listas ou seja tá o que for para o leitor pôr em prática. A missão da autora, como a própria esclarece no capítulo de conclusão, nunca foi dizer ao leitor o que fazer, e isso pode ser um pouco frustrante para quem busca uma solução no livro. A ideia é fornecer um repertório vasto de informações para que o próprio leitor possa enxergar seus problemas com clareza, olhar para a própria vida, para o contexto em que está inserido e lidar com o burnout.
Falando sobre a minha experiência, esta não foi uma leitura fácil, leve ou agradável. Foi uma leitura difícil. Me identifiquei com muita coisa e, talvez, por conta disso, tenha identificado muitos gatilhos e me sentido ansioso ao ler, mas o livro sem sombra de dúvidas foi uma ferramenta poderosa para entender mais sobre burnout e, posteriormente, refletir sobre o que fazer a respeito, levando em consideração as particularidades das minhas vivências.
Uma coisa que me incomodou é que tudo é muito exposto e analisado a partir de uma ótica muito centrada nos EUA. Fica muito a critério do leitor interpretar e contextualizar tudo para a realidade do seu país.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Bia Brasil 26/11/2021

Daqueles que te faz pensar
Começo a falar desse livro pelo fim, quando a autora diz que nunca teve a intenção de nos dizer o que fazer da vida, mas sim nos fazer refletir sobre o que vivemos todos os dias.

Ela atinge esse objetivo muito bem e eu me deparava analisando aspectos da minha vida e da minha família em todas as palavras.

Acredito que seja uma experiência de leitura diferente para cada pessoa, mas recomendo muito!

marinaviabone 20/01/2023

Tá todo mundo lascado ?
O livro fala sobre como o burnout é uma condição contemporânea que define principalmente a geração dos millennials.
gostei bastante com exceção dos trechos em que a autora fala sobre o contexto socioeconômico dos estados unidos.

Paulinha 29/05/2023

Encontrei as causas da minha depressão
Quando fui diagnosticada com depressão pela primeira vez, fui pensar nas possíveis causas e encontrei: não trabalho com o que amo, trabalho muito e meu salário é uma merda, meus chefes não reconhecem meu esforço, trabalho muito e não consigo comprar um carro muito menos uma casa, ainda moro com meus pais, não me casei, me esforcei tanto desde de criança, passei dos 30 e não tenho nada. E pronto! Tava tudo isso nesse livro maravilhoso explicadinho nos mínimos detalhes! Colocaram na minha cabeça que o mundo era baseado na meritocracia e isso praticamente não existe atualmente.

Poli 14/03/2022

Porque vivemos como vivemos
A autora se propõe a fazer pensar sobre a forma como vivemos hoje, trabalhando e sendo produtivo o tempo todo, e como isso impacta na nossa saúde. Pra isso ela passa pela educação e forma de ver o mundo dos nossos pais, lembrando como eles foram criados para o trabalho e como o conceito de sucesso deles foi transferido pra nossa geração.

Vale ler para identificar o que nos faz mal, porque o ritmo que vivemos nem sempre permite perceber muitas coisas.

tabatatucat 24/03/2022

Um livro muito bom que explicita justamente o que é o burnout, o que acomete tantas pessoas hoje em dia, e às vezes nem sabemos o que é.

Recomendo muito a leitura, que nos propõe a refletir e estranhar nossa relação com o trabalho, redes sociais, relações interpessoais, maternidade e paternidade, além do próprio capitalismo. Explica como isso tudo "começou", levando em contexto os Estados Unidos.