A Sociedade do Clube do Sutiã

A Sociedade do Clube do Sutiã Karina Costa

Resenhas - A Sociedade do Clube do Sutiã

resenhasdajulia 05/10/2021

Em 1996, na cidadezinha de Santa Paz, as amigas Maria Eva, Morgana, Ana Liz, Clarice, Antônia, Luiza, Rebeca e Joana, decidem criar a "Sociedade do Clube do Sutiã", com o objetivo de enfrentarem os conflitos da vida cotidiana.

Juntas, as oito melhores amigas se encontram frequentemente e debatem conceitos filosófico-religiosos ligados ao papel da mulher na sociedade e, também, conceitos gerais sobre como encarar a própria feminilidade.

É uma história leve, fluida e divertida, sobre amizade e descobertas, mas que também trata sobre assuntos muito importantes!

Adorei!

Pollyanna Reis 25/10/2021

A SOCIEDADE DO CLUBE DO SUTIÃ
Que escrita viciante, quantas reflexões essa obra nos proporciona. Uma leitura fluida e que prende o leitor do início ao fim.

Os personagens são cativantes. Me senti dentro da história, vivenciando tudo, junto com Maria Eva e suas sete amigas.

Tantos ensinamentos, quanta representatividade. Era como se eu estivesse lendo um diário de alguém muito próximo, uma amiga de infância.

Esse livro me marcou demais, me deixou em êxtase e de coração quentinho. Me representou em vários momentos, me emocionou e deixou aprendizados valiosíssimos.

Cada personagem me conquistou de uma forma diferente. São meninas empoderadas, se descobrindo e com várias dúvidas relacionadas ao papel da mulher na sociedade.

A Sociedade do Clube do Sutiã fala sobre liberdade, amor, amizade, feminismo, empoderamento, feminilidade, sociedade, religião, respeito, relacionamento, família, empatia, solidariedade e acima de tudo autoaceitação. Tudo isso trabalhado de forma leve, divertida e com muita responsabilidade.

Me surpreendi muito com esse livro, a experiência foi positiva e recomendo muito essa leitura. Tenho certeza que você se sentirá muito à vontade nessa sociedade secreta, e perceberá que os questionamentos abordados na obra, são questionamentos válidos e importantes, que já fizeram ou fazem parte de nossas vidas como mulheres.

? Quotes que me marcaram: ?

?Ouvi dizer que até os 25 anos a mulher escolhe seu parceiro. Após os 25, é escolhida.?

?Todavia, acho que poderiam nos ensinar a nos odiarmos menos e a nos apoiarmos mais. Essa história de ?mulher é assim e homem é assado? é uma construção desagradável.?

?No final, ter um homem parece a solução para quase tudo. Isso é bem deprimente.?

?Essa tradição é bem esquisita. Você deixa de ser propriedade do seu pai e passa a ser propriedade do seu marido??

?Os ciclos da vida e dos corpos deveriam gerar gratidão e serem associados ao sagrado. Deveriam nos ensinar que é uma dádiva, e não algo repugnante.?

?É ilusório pensar que atacar os outros restaura o que está quebrado e desfeito em nós mesmos.?
accrezende 25/10/2021minha estante
Uau. Parece incrível.

Littera.ju 28/09/2021

LIVRO NECESSÁRIO
"Às vezes, as relações humanas são tão complicadas que me perco até na que estabeleço comigo."

Sabe quando um livro te pega de surpresa? Então, A Sociedade do Clube do Sutiã fez isso comigo.

A história gira em torno do clibe de mulheres formado por Maria Eva (narradora) e suas sete amigas. Nessa sociedade criada a partir de um sonho da nossa personagem super questionadora elas discutem sobre questões intrínsecas no cotidiano feminino.

Quando li a sinopse, imaginei que seria um livro que discutisse questões importantes, mas nunca imaginei que ele me faria chorar e sentir tanta empatia pelas personagens.
Ele não é um diário propriamente dito, mas segue esse estilo de contar o que aconteceu e tecer reflexões a partir disso, o que eu amo de paixão. Outro aspecto que chama a atenção é que a história é ambientada em Santa Paz, uma cidade interiorana com pouquíssimos habitantes, ou seja, ela é recheada de preconceitos e pessoas que se acham juízes do caráter de próximos. Preciso dizer que a confusão tá montada? Kkkkkk.
Posso dizer também que esse livro foi muito, mas muito bem escrito porque quanto mais eu lia, menos sentia que estava lendo, eu sentia que estava junto com as meninas do clube discutindo as problemáticas sob nossa existência. Então galera que for ler, tomem cuidado! Vocês correm o sério risco de serem transportados para Santa Paz para participarem de uma sociedade secreta.
Por fim, eu recomendo muito a leitura a todos, é um livro que reflete sobre preconceitos, sobre a história do feminino, sobre essa "luta" invisível que querem que lutemos contra o tempo, enfim, sobre tudo. Ele vai te fazer refletir, rir muiiito com a Maria Eva e talvez chorar um pouco com cada uma das oito integrantes do clube.

alinevelosos 18/10/2021

Quotes maravilhosos!
A leitura é muito fluida e para quem como eu, mora em cidade pequena, rola identificação com a ambientação do livro na certa! Foi emocionante me ver mergulhada nos dramas adolescentes de Maria Eva e suas amigas. O livro me trouxe muitas reflexões, abordou temas extremamente necessários, e tudo isso foi feito com muita leveza. Eu AMEI! Irei reler mais à frente, com toda certeza!
Karina 25/10/2021minha estante
Olá, Aline! Fico muito feliz que tenha tido uma experiência boa com o livro!!!!

Hora da Resenha 07/10/2021

Impressionante.
Essa é a típica obra que é impossível parar de ler, a escrita da Karina é viciante. Do começo ao fim ficamos amarrados na história, são 130 páginas de aprendizados e reflexões, onde vemos personagens se descobrindo e nos ensinando.
Se busca um livro para te marcar e arrancar sorrisos, essa é a minha recomendação.
Leia de coração e mente abertos, mas cuidado pois essa obra irá tomar conta de ambos e te encantar!
Super recomendo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=NcR20GlqxIw

Eduarda Graciano do Nascimento 18/12/2021

"O que seria de nós sem as nossas quase certezas ou quase dúvidas?"
Maria Eva tem dezessete anos e já carrega consigo inúmeros questionamentos. O peso de seu nome é a primeira das muitas dualidades que a moça encara no incerto ano de 1996. É seu último ano na escola, provavelmente na cidade, e ela acaba de levar um fora do namorado. Felizmente, além da natureza curiosa e inquieta, Maria Eva tem um grupo de mais sete amigas e, quando elas se sentam sobre “o tapete das noites chuvosas”, tudo é possível. Para essas garotas, SER é possível e imprescindível. Assim, elas resolvem criar uma irmandade cujo principal intuito é destrinchar a existência no corpo feminino.

O romance cobre aproximadamente um ano na vida da jovem Maria Eva (que importância têm os nomes aqui!) e de suas amigas. As garotas, apesar da pouca experiência, têm dilemas que, eu ousaria dizer, atingem universalmente as mulheres e, as que leem essa história, podem perceber que muitos destes não ficam restritos aos seus dezessete anos. São dilemas, tradições, convicções e, de certa forma, até traumas, que nos acompanham a vida toda. A parte que mais me toca, sem dúvidas, é no que diz respeito ao papel do amor romântico na vida de uma mulher. Com muita lucidez e sensibilidade, somos convidadas a refletir sobre a imposição de um relacionamento amoroso e a espera do “príncipe encantado”.

“ (...) Você é o que aprende ser. Se quer ir além tem que, ao menos, questionar suas escolhas e dar uma chance ao desconhecido. Mas como fazer isso se você cumpre exatamente aquilo que acha que veio para fazer? “Nasce, cresce, namora, casa, tem filhos e aprende a executar seu papel social; e fim de papo”. ”

Convidada pela minha prima Karina, fui uma das pessoas a betar seu primeiro romance. Fiquei tão feliz e honrada ao conhecer Maria Eva e sua trupe. A narrativa dinâmica e ligeira da obra está repleta de referências filosóficas, psicológicas, à cultura cristã e à mitologia grega. Um cuidadoso trabalho de pesquisa, uma escrita cativante e personagens realistas, com questões legítimas, fazem de A Sociedade do Clube do Sutiã: Caminhos de Liberdade, um verdadeiro primor! É delicioso ler e se descobrir nessas páginas (impossível você, mulher, não se identificar com ao menos uma personagem). Algumas descobertas podem doer, mas faz parte. É necessário para trilhar o caminho rumo ao autoconhecimento e à liberdade.
Prometo que a Karina arranca o band-aid, mas também assopra a ferida. É enorme o sabor de esperança e renovação!

“ (...) se ainda é preciso travar guerras para se garantir o óbvio, há muito a ser feito.”

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/670949610609590272/a-sociedade-do-clube-do-suti%C3%A3-caminhos-de

Helen Tussia 07/10/2021

Um livro que trás muitos ensinamentos ao leitor
A Sociedade do Clube do Sutiã é uma história de amizade, descobertas e empoderamento feminino.

É um livro de 130 páginas, que toca nosso coração desde as primeiras palavras e nos faz refletir sobre vários aspectos envolvendo a mulher na sociedade.

Todos os temas da trama foram muito bem escritos e contextualizados pela autora de um jeito muito fluido, divertido e leve, além de envolver o leitor em todos os acontecimentos e gerar uma grande sororidade pelas personagens.

Uma história ambientada em 1996, mas que os questionamentos são extremamente atuais.

site: https://www.instagram.com/p/CUh7r5DL2uT/

Bea 15/10/2021

Livro que todos deveriam ler
"Na nossa sociedade secreta, poderemos quase tudo, principalmente sermos nós mesmas em nossa essência mais pura, o que, diante de todos os percalços sociais e dos pensamentos solidificado, é uma tarefa árdua."

Em 1996, Maria Eva, uma menina de 17 anos, que mora na pequena cidade de Santa Paz, começa a se questionar sobre o papel da mulher na sociedade, pois estava cansada de ouvir que tudo se resumia em casar e formar uma família e das coisas estabelecidas pela sociedade.
Junto com 7 amigas, Eva forma a Sociedade do clube do sutiã, um grupo onde elas trocavam suas ideias sobre o assunto.

Eu amei o livro! É uma leitura leve e rápida que faz você questionar o papel da mulher na sociedade e os questionamentos das meninas são questionamentos que sem dúvidas todas as mulheres já tiveram ou terão. Além de abordar esse tema extremamente importante, o livro também conta e nos faz refletir sobre relacionamentos, autoaceitação e o que é felicidade para cada um. É um livro que todos deveriam ler na vida!

Clara1738 30/01/2022

A Sociedade do clube do sutiã
Então, eu achei a história bem bacana mas eu achei a escrita meio confusa, tipo, elas são adolescentes de 17 anos em 1996, e as vezes falavam como tal, mas as vezes falavam de uma forma tão formal que foge um pouco de um diálogo adolescente? mas o livro trás assuntos interessantíssimo, principalmente para o feminino, em compensação, acho que as personagens poderiam ter sido mais abordadas, são 8 amigas e sabemos pouquíssimo sobre, no começo algumas foram caracterizadas, mas depois não. Gostei de muitas citações do livro tambémm

Natali Pacheco 10/02/2022

Esse livro é, acima de tudo, sobre sentimentos:
Os sentimentos de oito mulheres que passam a refletir sobre as diversas formas de ser mulher, do significado que carrega o ?ser mulher?, as dores de cada uma e a coletividade presente nessas dores. Na Sociedade do Clube do Sutiã, elas indagam a história, os personagens bíblicos e mitológicos, a dualidade entre Deus e religião, as imposições sociais às mulheres e seus relacionamentos amorosos.

Eu amei cada reflexão e analogia.
Esse livro é tão profundo, tem uma capacidade de compreender as questões femininas, me fez sentir acolhida ler sobre o que já aconteceu e acontece no meu cotidiano e de tantas outras mulheres - claro que tinha que ter sido escrito por uma mulher!

Finalizo com uma das citações do livro:

?E que Eva, suas companheiras e descendentes reconstruam o paraíso à medida que compreendam o tamanho das imperfeições humanas!?

Sí Leitora 02/10/2021

Livro leve, divertido e reflexivo.
"Na nossa sociedade secreta, poderemos quase tudo, principalmente sermos nós mesmas."

Sabe aquele livro que você quer sair marcando tudo? É esse!? Teremos um post apenas sobre isso, garanto que vão amar!

No ano de 1996, 8 amigas decidiram criar a Sociedade do Clube do Sutiã em sua pequena cidade, mesmo com várias pessoas reprovando tal atitude.

Eva está vivendo idas e vindas com seu namorado, último ano na escola e vários conflitos existenciais.

Ela e suas amigas encontram nesse clube muita amizade, lealdade, ajuda, apoio e também um pouquinho de caos. ?

??Você gostaria de participar dessa Sociedade?

Em poucas páginas a autora nos entrega uma história divertida e leve, que ainda se preocupa em apresentar debates e discussões filosóficas e existenciais muito interessantes e profundas, mas sempre de forma descontraída!?

A história é contada pela protagonista Eva e temos a oportunidade de acompanhar sua evolução e amadurecimento em uma leitura fluída e de capítulos curtos.

"A Sociedade do Clube do Sutiã nunca se extinguirá, porque ela está em mim, ela sou eu!

Rafaela.Freitas 19/08/2022

Leitura obrigatória para todas as atuais e futuras gerações
A autora Karina Costa trouxe temas atuais e fortes, que são abordados com o passar dos séculos.
A liberdade da mulher de se expressar livremente era visto como impróprio e descabido antigamente, mas evoluímos tanto quanto essas mulheres já sonharam no passado?
Sabemos que conquistas são por pequenos atos e não se calar é primordial.
Que todas nós tenhamos ´´A Sociedade do Clube do Sutiã´´ ao nosso redor, por meio de amigas ou grupos, para que todas as opiniões sejam ouvidas e para uma geração de pensadores e interrogadores.A verdade liberta, mas a indagação causa novas possibilidades.

Nathy 06/03/2022

Uma ótima surpresa
Eva é uma adolescente de 17 anos que sempre gostou de questionar sobre as coisas. Ela mesma achava que essa veia questionadora poderia ter vindo de seu nome. >la não conseguia aceitar a realidade como ela é sem uma explicação plausível. Mas ela descobriu que não era assim só para ela, mas para suas amigas também.
Por conta dessa curiosidade nasceu A Sociedade do Clube do Sutiã. Uma sociedade só para mulheres onde as 8 meninas se reuniriam e debateriam sobre temas mais profundos que as costumeiras conversas triviais.
Nessa sociedade, o ano passaria depressa, e elas teriam muito mais do que só respostas para perguntas, mas descobririam ainda mais sobre si mesmas, sobre o lugar delas no mundo e nas suas próprias vidas.

A Sociedade do Clube do Sutiã é o primeiro livro da autora Karina Costa. Imaginando uma forma de conversar sobre feminismo, protagonismo feminino e descobertas a autora criou Eva e suas amigas que durante a jornada do último ano do ensino médio, vão revolucionar suas vidas e dar o que falar na cidade de Santa Paz. Um livro sobre o lugar de cada uma na sociedade, no mundo e em suas próprias vidas.
Não faz meu estilo de livro e ter se transformado em um livro que eu quero ler e usar pro resto da minha vida é uma surpresa agradável. Karina consegue passar tantos ensinamentos, e levar a fazer tantas reflexões em suas páginas, que me encantou.
A narrativa do livro é em primeira pessoa e acompanhamos tudo na visão da protagonista Eva. Acompanhamos ela e suas sete amigas em um enredo que trata sobre como essas garotas criaram um clube para fazer mais que fofocar, mas para sentar e refletir sobre as coisas que lhe incomodavam, pensar em como elas estavam regendo suas vidas e o quanto as crenças que colocaram nelas as levaram a isso.
A ambientação é na pequena Santa Paz, uma típica cidade do interior do Brasil. Os pontos principais de uma cidade aparecem constantemente no livro, como a igreja e a praça, fora que tudo vira fofoca ou notícia, inclusive o clube das meninas.
As personagens são ótimas e você consegue acompanhar a evolução delas. como elas evoluem e aprendem juntas, como se descobrem e respondem além de criar cada vez mais perguntas.
Só teve uma coisa que me incomodou, A linguagem. Achei muito adulta e tecnica para garotas de 17 anos. Não que elas não conversassem sobre aquelas temas etc, mas a linguagem delas era muito tecnica para conversas informais. Fora isso o livro foi uma grata surpresa.
A diagramação no Kindle é ótima, e a leitura é super confortável.