Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles E Dante Mergulham Nas Águas Do Mundo

Eduardo1625 29/11/2021

Vou ler denovo, quando aprender a chorar...
Não gosto de coisas que terminam, por mais que o fim foi feliz (e melhor impossível) eu não queria que acabasse.
Queria saber como ficou o poema do Dante que não tinha acabado... ?
Espero um dia descobrir os segredos do universo nas mãos de uma pessoa... E escrever nossos nomes no mapa-mundi.
Soph 29/11/2021minha estante
Oh mds

hdslow 13/05/2022

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo.
Existe uma única palavra para definir esse livro: amadurecimento.

Aristóteles Mendoza se tornou um homem. Um homem que não contornava e fugia de seus problemas assim como no primeiro livro. Se tornou um homem que resolvia eles, da pior ou da melhor forma. Essa leitura me pegou tanto... acho que foi uma das coisas mais lindas e especiais que eu já li. Durante todo o período que passei lendo me senti como se estivesse numa roda gigante. Inúmeras reações. Boas, ruins... mas a sensação de conforto nunca saiu de dentro de mim. Em momento algum.

Consegui esclarecer todos os pontos de interrogação que ficaram em minha mente depois de ler o primeiro livro. Foi tão bom ver o Ari mudar sua forma de pensar sobre o mundo. Superar seus antigos traumas e andar para frente de mãos dadas não só com Dante, mas com seus novos amigos. Amigos no qual estiveram com ele em todos os momentos. Nós piores, nos melhores.... Amigos que não o abandonaram em momento nenhum.

Esse livro me fez pensar sobre muitas coisas e uma delas é como eu deveria seguir o mesmo exemplo do Ari. Apagar com uma borracha as linhas turvas do meu mapa e desenhar novas linhas retas. Linhas onde eu vou saber e deixar minha própria história.

Esse livro é mais do que um romance. É mais do que dois garotos se amando. É mais que isso. Mesmo que não consiga descrever em palavras o que é. Saibam que é uma das melhores leituras que vocês terão.

Uma das coisas mais lindas foi ver o Ari se livrando dos pensamentos que tinha do irmão. Esclarecendo todas as dúvidas e estabelecendo a paz após ver o quão deplorável Bernardo era. Esse livro, como já falei, é muito mais que um romance. É sobre amadurecimento, sobre amizades, familiares, amores e sobre um novo mundo que nós escreveremos futuramente. Essa leitura com certeza se tornou uma das minhas favoritas.

"O ódio é uma escolha. O ódio é uma pandemia emocional para a qual nunca encontramos cura. Escolham amar."

@universoinfinitodoslivros 01/11/2021

É cedo para pedir um terceiro livro ?
Acho que nunca li uma história tão linda quanto a de Ari e Dante. Esse segundo livro é uma obra prima poética que preenche nossos corações. A leitura é tão fluida e os detalhes são tantos que terminei a leitura me sentindo íntimo dos meninos. Queria que esse livro tivesse umas mil páginas. Tudo pra mim.

Maria 10/12/2021

Eles tem meu coração
Não imaginei q Aristoteles e Dante poderiam me ensinar tanta coisa.
O primeiro livro tinha me deixado numa ressaca tão grande q eu demorei milênios nesse aq, mas valeu a pena kkkklkkkk
Acho q esse foi um dos livros q mais tirei lições e essas são as 3 mais marcantes pra mim:
primeiro sobre a maneira de como, normalmente, os adolescentes enxergam os pais ou no caso imaginam eles, vi q smp da pra rever alguns conceitos. Segundo, por vezes eu me identifico muito com o Ari no quesito de não gostar de ?dar os vistos pras pessoas visitarem o meu país? e acabar afastando algumas pessoas, e o Ari me ensinou que de vez enquanto é bom se abrir/confiar nas pessoas/chorar/mudar e que tá td bem tbm nn se entender de vez enquanto.
Terceiro, aprendi muito sobre preconceitos e como eles podem prejudicar as pessoas, principalmente por ter uma perspectiva do Ari tentando se aceitar gay, me peguei pensando se sem querer já deixei alguém chateado por alguma pergunta/ação que eu tive e que é smp bom rever os conceitos para tentar fazer do mundo um lugar mais confortável pra tds.
E mtt obgd Ari e Dante, por me deixarem com expectativas altíssimas para um relacionamento, agr msm que eu nn arrumo um namorado ?
Eu amei mtt esse livro, leiam

alice 22/11/2022

??
gostei, não achei tão bom quanto o primeiro mas achei bem legal também. demorei para ler mas quando peguei o ritmo não parei mais. amo o ari e o dante??

Alê Spring 29/10/2021

Merecida continuação pra Aridante!!
Esse livro vai te fazer pensar tanto sobre oq é o amor e todas as suas facetas e como é a vida adulta, oq é ser adulto.
Simplesmente perfeito, digno de Aridante.

Thif 22/12/2021

Incrivelmente apaixonante!
Ah... O que dizer sobre essa leitura? Surpreendente, apaixonante e incrível, sem sombras de dúvidas! Adorei a história desde a primeira página, com certeza virou um dos meus livros favoritos.
Esse livro foi ainda melhor do que o primeiro, muito melhor. Ele mostrou o que tinha que mostrar, trouxe um lado mais bonito de Ari e Dante. Trouxe tudo que o primeiro livro não tinha trago. Vemos um amadurecimento muito lindo da parte de Ari, mostra também a aceitação, o amor, as amizades, perdas... Vale muito a pena lê-lo, super recomendo.

Clariota 17/12/2021

Ari e Dante gostam de me fazer feliz.
este livro é de longe a coisa mais bonita que um humano já escreveu, Benjamin Alire Sáenz, obrigada por isso.
Ari e Dante me fizeram sentir o gosto do amor, também o gosto de viver a vida, o gosto de ter amigos, o gosto da família, o gosto de mergulhar nas águas do mundo.
eu amei essa leitura porque me fez sentir um turbilhão de sentimentos - não é a toa que o livro tá cheio de marca páginas de várias cores - e consegui acompanhar a evolução dos personagens, senti suas emoções.
eu tenho muito orgulho de dizer que Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo é o meu livro favorito, o mais bonito em palavras da minha estante.

"O que tínhamos era aquele momento e, naquele momento, eu não queria nem precisava de mais nada. Pensei em tudo por que havíamos passado e todas as coisas que havíamos ensinado um ao outro - e nunca teríamos como desaprender aquelas lições porque eram lições do coração, o coração aprendendo a entender aquela palavra estranha, familiar, íntima e inescrutável que era "amor"."

Lopes 29/06/2022

Apaixonante
Eu leria até a receita de bolo se fosse escrita por esse autor.
Que livro delicioso, que conflitos bem escritos, diálogos lindos e que fogem do clichê.
Leitura maravilhosa e emocionante.

anna183 31/01/2023

Gays sofrem
Já tinha lido o primeiro livro de Ari e Dante faz um tempo, então decidi reler pra poder ler essa continuação. É tão bonito ver como o relacionamento dos dois mudam de um livro pro outro e vou novamente elogiar nesse livro oq elogiei no anterior, amo como o autor escreveu adolescentes para adolescentes. Se vc é um adolescente, vc lê o livro e fica "caramba, é assim mesmo". O Ari e o Dante são nada mais do que um casal de adolescentes se descobrindo e descobrindo o mundo ao redor deles enquanto tentam aprender a viver num mundo onde as pessoas os odiariam se soubessem sua orientação, onde a pandemia de AIDS está acontecendo e etc. Fiquei com pena do Ari pq só acontecia desgraça na vida dele tadinho, mas fiquei tão feliz acompanhando a evolução de pensamento e comportamento dele. Qria mto ver algo do ponto de vista do Dante tbm, acho q isso teria sido interessante. Enfim, adorei o livro, adorei os personagens (os pais dos garotos são incríveis e me deram gatilho até de tão bons pais que eles são), adorei tudo.

intenso_victor 31/03/2024

UMA EXCELENTE CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO LIVRO!!! FEZ MUITO JUS
"Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo" é a melhor e mais honesta definição de "uma boa continuação de livro" e segue com muita maestria e sentimentalismo a história de seu antecessor, "Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo".

Eu poderia falar muito, e muito, e muito sobre este livro e sobre a minha experiência de leitura, tal qual eu costumo fazer nas minhas outras resenhas aqui no meu perfil. Mas, sendo bem sincero, este livro é tão bom que nem que eu me esforçasse muito eu seria capaz de elogiar ele tanto quanto eu gostaria.
Mar Fernandez 07/05/2024minha estante
Boa noite, perdão incomodar mas eu li muitas resenhas que afirmam que o casal não termina junto e queria saber se é verdade ou mentira e você é a primeira pessoa que eu achei

Ale Lima 04/11/2021

Épico
Sou um pouco desconfiada com continuação de livros que amei, mas esse aqui superou todas as minhas expectativas. Para quem leu o livro 1 , mais que dar continuidade ao romance de Dante e Aristoteles, o autor foi muito feliz em abordar temas delicados como racismo, preconceito, homosexualidade, Aids, guerra e luto. Tudo de maneira muito poética, em capítulos curtinhos que favorecem a leitura e tornaram o exemplar uma ótima cia para todas as horas. Recomendo.

Douglas P Da Silva 18/12/2022

Adorei a leitura e super recomendo.
livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Ari com capítulos curtos, com foco nos diálogos e bem fluídos, e é impossível não se emocionar ou não se conectar com seus pensamentos. Ele tem uma enorme facilidade com palavras, e isso acaba sendo uma boa válvula de escape para seus dilemas e sentimentos. Apesar de Ari ter muito mais espaço nas páginas do que Dante, foi bem emocionante ver o desenvolvimento do relacionamento dos dois, principalmente porque era uma época complicada de se viver, a época que a AIDS começou a assolar comunidade, causando dor, sofrimento e mortes.A história é carregada de emoção, com acontecimentos marcantes e muito amadurecimento. O Ari que começa o livro não é o mesmo que termina a história, e provavelmente vai fazer o mesmo com os leitores. Revisitar esse mundo pelos olhos do Ari é uma experiência maravilhosa, por isso, leiam esse livro, vai ser uma experiência importante!