Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles E Dante Mergulham Nas Águas Do Mundo

Izabela 16/09/2022

Felizmente esse aqui é MUITO melhor que o primeiro, nesse aqui os personagens principais são muito melhores desenvolvidos e o relacionamento do casal também, por eles estarem mais velhos também é menos infantil e mais maduro que o anterior.

emiS2 05/12/2022

"nunca subestime as pessoas que você ama"
Uma palavra: sentimentos. Senti muitos sentimentos lendo esse livro sentimental. A evolução dos personagens é INCRÍVEL e eu me envolvi na história de cada um. Achei que, por ser uma continuação não planejada, não se compararia ao primeiro livro, mas não podia estar mais enganada. Chorei muito, mas sorri muito também, não sei o que sentir depois de terminar essa leitura.
O livro poderia ser mais curto e alguns diálogos poderiam ser mais reais, mas não é nada que estrague a experiência.
Se você gostou do primeiro por favor leia esse ????

Maria 10/01/2023

O primeiro é bom, mas o segundo é perfeito!
Incrível! Me sinto muito bem lendo esta continuação de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, ele te faz sentir o que os personagens sentem e isto me agradou muito! Eu achei incrível como os personagens amadureceram neste livro, acredite, me senti uma mãe orgulhosa do filho quando ele passa na faculdade. A narrativa do livro é incrível, vc consegue saber direitinho as cenas, isso me emociona muito. É extremamente satisfatória como este segundo livro é a continuação perfeita do primeiro, as histórias não ficam vagas, sabe? É o encaixe perfeito!

Ana 27/02/2023

Carta aberta para o mundo
Já tiveram muitos livros em que, ao terminar a leitura, eu pensei: "Nossa, esse livro veio em um momento perfeito", mas nada foi e nunca será como esse livro para mim. Aristóteles e Dante estarão para sempre gravados em mim, como uma pessoa homossexual, e adolescente ainda descobrindo muito sobre o mundo. A 12 horas atrás, antes de ler esse livro, eu achava que a passagem para vida adulta não tinha nada para me ensinar, que o fato de ter vivido muito em tão pouco tempo havia arruinado essa experiência para mim, mas cá estou eu, chorando com o prazer de saber que tenho muitas coisas a descobrir, muitos países para requisitar meu visto, e muitos lugares no mapa mundi onde tenho que gravar meu nome. Um livro que para sempre vai me lembrar da mensagem do amor, da luta, e dos sentimentos como algo a ser sempre apreciado, tal como as coisas e pessoas que nos causam tais sentimentos. Ironicamente, apenas do texto imenso, me encontro sem palavras para descrever com completa clareza o quanto esse livro me mudou. Não como número, não como apenas mais uma leitora, mas como uma humana. Perfeito, e tocante de uma forma que nunca esperei ser tocada por palavras em um papel. Estou na balsa também, e pretendo continuar aqui, lutando contra as ondas..

nathie âï¸ð·ð§ 03/03/2023

Tão perfeito quanto o primeiro livro. aqui vemos os meninos que já conhecemos, só que mais maduros, e ainda sim tendo uma grande jornada de conhecimento e evolução. decisões difíceis e acontecimentos marcantes acontecem aqui, e sinceramente, eu chorei o livro todo. mas não de triste, mas sim por ser me emocionar extremamente com cada atitude de absolutamente todos, ou quase, personagens, e ver que ainda mais do que no primeiro livro, Ari&Dante evoluem e aprendem as lições da vida juntos.

dyazð 17/05/2023

Eu já sabia nadar, mas nesse livro eu aprendi mais que isso
Contínuo afirmando que esse livro é verdadeiramente perfeito. Os ensinamentos que ele passa são encantadores e ditos da forma que realmente merecem. Se um dia eu fosse escritora, se um dia eu conseguisse ser escritora, eu rezaria toda noite para ter a habilidade de escrever desse modo.

Ari e Dante se descobrem ainda mais, eles se aventuram e amadurecem e é lindo de se ver. Ari mudou tanto ao mesmo tempo que é o mesmo, um verdadeiro homem. Chorei nesse livro, assim como no anterior, mas esse me emocionou ainda mais, esse consegue ser tão bom, se não melhor, que o primeiro, fiquei muito feliz com isso.

Quem leu o primeiro livro precisa ler esse daqui, porque apesar de ter momentos realmente tristes, e as vezes decepcionantes até, é um livro lindo, e tem um fechamento lindo também, e te ensina de algum modo, muita coisa, e ainda melhor, te faz >sentir< muita coisa.
Ari, você sem dúvidas é um dos meus protagonistas favoritos desse mundo inteiro. E isso é um sentimento muito genuíno.
Dante, tenho certeza que qualquer pessoa que leu esse livro concordaria comigo, você merece ser protegido de tudo.
Com personagens tão incríveis, esse livro não poderia ser melhor.

Leiam.

Déb 21/06/2023

Sobre aprender a ser cartógrafo, e a lidar com o amor
Tinha medo do que viria, mas, meu Deus, fui pega desprevenida. Esse livro fez mais do que mexer comigo. O primeiro livro nem se compara a esse! No sentido poético, essa obra me despiu de um jeito que senti meus pensamentos expostos em páginas, e minha vida passando em jornais. Nem consigo contar quantas vezes eu me senti assim enquanto lia.
O Ari cresceu tanto que por um momento esqueci minha idade, e a idade dele, e me senti lendo uma biografia de um filósofo revolucionário idealizado na minha cabeça. Não posso deixar de mencionar, como achei importante a reflexão que ele nos dá, sobre a missão da nossa geração.
Me lembra algo que minha professora de Geografia, alguém muito especial para mim e, que admiro muito, ela gosta de dizer : "Vocês são os que iram mudar o mundo. Lembrem-se disso." Já aproveito para escrever o nome dessa professora no mapa: Andréia, conhecida como Tia Bep.
Então vamos todos escrever nossos nomes no mapa-mundi, devemos fazer nossa parte, pois é nosso dever, e isso importa.

Davy 08/09/2023

Apenas
?Um dia você me disse: vejo um anseio.
Você viu o querer em mim que não tem nome.
Você se foi. Existe um céu e existem árvores. Existem cães e existem aves.
Existem águas nesta terra e elas
me esperam. Ouço sua voz: mergulhe!
Você me ensinou a nadar em águas tempestuosas ? Depois deixou que eu me afogasse.?

Ananda.Rangel 22/11/2023

Muita reflexão!
Terminei!

Me identifiquei com o Ari em muitos momentos, no que diz respeito à "frieza" com relação ao amor, pra mim essa ainda é uma questão muito complexa e fico pensando em quando conseguirei abrir meus olhos como o Ari, tenho quase 23 anos e várias questões me atravessam, principalmente ter um irmão que também é preso, sempre pensei que isso não mexia em nada cmg, que não me afetava, mas depois que li este livro, percebi como esta questão também é um ponto a se resolver pra mim. Não é um dos melhores livros que eu li, apesar da leitura ser fluida, sinto que é um livro muito rotineiro e que faltaram alguns ápices, entretanto não posso negar que me abriu a mente pra muitas coisas e que mexeu muito comigo, que me despertou muitas reflexões sobre o amor e que possivelmente, o lerei novamente.

Ao ler, tanto este quanto o primeiro, é necessário levar em conta que assim como o filósofo Aristóteles, o Ari também encara este papel de muita reflexão, e que Dante em toda a sua magnitude também é um artista, portanto, tão melancólico, intelectual e bonito quanto o próprio. A história é muito linda e é retratada do jeito que deveria ser quando falamos de dois adolescentes se descobrindo e tendo que lidar com todas as suas questões. Acredito que seja muito assertivo para adolescentes, nessa fase é tudo muito complicado e ambíguo, acho que o livro tem um papel muito importante nesse sentido.

Recomendo para quem quer uma leitura rápida, de fim de semana.

Luan444 01/01/2024

Aristoteles e Dante e as água
De fato é um livro muito encantador e que trata de coisas muito além da homossexualidade. Pra quem está na fase dos 15-18 anos é um livro que provavelmente vai mudar seu ponto de vista em relação a alguns assuntos. Uma leitura leve de fácil entendimento com um final paia, mas o livro é bom. Gostei do fato de não ser somente trabalhado o romance mas também a autodescoberta e a autoaceitação. Leiam !

Mary 17/01/2024

Uma jornada no mundo de Aristóteles e dante
Este romance é delicado e sensível transcende as barreiras do tempo e espaço, conquistando corações com sua narrativa cativante e personagens inesquecíveis.
A riqueza de detalhes na caracterização dos protagonistas e secundários contribui para a sensação de realismo, fazendo com que os leitores se conectem emocionalmente com cada aspecto da história.
Uma obra que ressoa muito além das últimas páginas, deixando um eco eterno na mente daqueles que têm o privilégio de conhecê-la.

Clvb 03/02/2024

Depois de muito batalhar finalmente consegui terminar esse livro. Não que a história seja ruim, porém tive muita dificuldade em manter a leitura.

Mah 12/02/2024

? [?] ele me ensinou a nadar nas águas da vida. ?
"Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo" é a tão aguardada continuação do aclamado romance de Benjamin Alire-Sáenz. Nesta sequência, somos novamente transportados para a vida dos jovens Aristóteles e Dante, que agora estão enfrentando as angústias e descobertas da fase ?adulta?.
No livro, Aristóteles está lidando com os traumas de seu passado e tentando encontrar seu lugar no mundo. Enquanto isso, Dante está em busca de sua própria identidade e tentando se entender melhor. Juntos, eles mergulham nas águas do mundo ( como o próprio nome sugere) enfrentando desafios, dilemas e descobertas surpreendentes.
A narrativa de Alire-Sáenz continua extremamente intensa, nos envolvendo nas emoções e sentimentos dos personagens. A amizade entre Aristóteles e Dante é um dos pontos altos do livro, assim como a forma como o autor aborda questões como identidade, sexualidade e aceitação ( que é o objetivo central do enredo ).
No entanto, apesar de ter apreciado a leitura, confesso que o livro não atendeu totalmente às minhas expectativas. A história, mesmo que envolvente, parecia um pouco mais rasa se compararmos ao primeiro livro. A profundidade e complexidade dos personagens parecem ter sido reduzidas, tornando a narrativa menos impactante, ao menos em meu ver.
Apesar disso, devo ressaltar que foi bom ter conhecido o "final" ( entre muitas aspas ) da história de Aristóteles e Dante e descobrir algumas coisas necessárias sobre os personagens. Alire-Sáenz ainda consegue transmitir mensagens importantes sobre amor, amizade e autodescoberta, mesmo que de forma mais superficial.

Em resumo, "Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo" é uma leitura agradável, mas que não alcançou todo o potencial do primeiro livro. Ainda assim, é uma história que vale a pena ser lida, principalmente para aqueles que se apaixonaram com a amizade única entre os protagonistas.

- M&M