Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo

Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles E Dante Mergulham Nas Águas Do Mundo

Nicole 29/01/2022

Chorei lendo no metrô
Esse livro se mostrou bem mais emocionante, pesado e profundo do que o anterior, e essa era exatamente a proposta. Os personagens são melhor explorados, as tramas ficam mais intensas e o drama? ele vem forte.

Possível spoiler: o drama mais pesado do livro, que acontece ali do meio pro final? essa cena conseguiu me arrancar lágrimas em pleno transporte público de São Paulo em horário de pico. Chorei sem ligar o que pensariam, apenas chorei. Muito emocionante e doído, as emoções são muito bem transcritas pelo autor.

E por fim, sinto que esse segundo livro foi uma forma de o autor se redimir pelos ?erros? que cometeu no primeiro, o que para mim super funcionou. Gostaria que as cenas em Paris tivessem sido mais trabalhadas, de preferência com maior destaque.

Tati Freitas 08/02/2022

Fofo e emocionante
Foi uma leitura gostosa e fluida, os personagens são uns fofos, e eu gostei da narrativa. Fora um acontecimento que é um soco no estômago já depois da metade do livro, eu achei que poderia ter mais aprofundamento em algumas questões importantes. Não sei se talvez eu esteja sendo cínica demais, mas eu vivi o final dos anos 80 e algumas coisas me pareceram um pouco irreais. Talvez pelas críticas que o autor recebeu no primeiro livro, ele tenha se deixado levar pelo lado ruim do politicamente correto e mascarado demais a época em que a história se passa. Na minha opinião, o autor não soube dosar, e só por isso o livro não leva 5 estrelas. De resto, é uma história de amor deliciosa, comovente, e que mostra o amadurecimento dos personagens.
Samuel 01/04/2022minha estante
tbm senti essa impressão de "irreal" na leveza que ele traz um pouco para história levando em conta a época em que se passa de muito mais bullying e homofobia, desinformação e etc

Jander Monteiro 20/03/2022

Nas águas do mundo
?Aristoteles e Dante descobrem os segredos do universo? era o meu favorito. Até Benjamim fazer esse outro, por mais que tenha demorado 5 anos valeu a pena essa espera.

Muitas resenhas era para não criar expectativa com o livro e seu enredo, porém isso me surpreendeu quando comecei a ler. Foi bem diferente de todos os romances LGBTQIA+ que li até hoje. Não é apenas um menino se descobrindo e se permitindo amar e ser amado. Claramente vemos o Ari crescer e se tornar um homem, assim como o autor destaca nos agradecíamos: Tinha algo incompleto no primeiro livro. Era justamente a maturidade dele, tudo veio gradativo, aos poucos e com cada fala do Ari vemos o amadurecimento dele.

Vou carregar pra sempre esse livro comigo! Pro Ari e Dante na cidade do amor ??

De 19/07/2022

Infinito...
Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo, que eu contei os dias pra te-ló em mãos, toda essa espera valeu a pena, e posso dizer plenamente, que esse livro mora dentro de mim, e vai continuar fazendo morada, para sempre como o seu antecessor, e quando eu lembra dele irei lembra de chuva e beijos molhados, é tão lindo vê o Ari deixando seus passos, nessa trajetória de descobertas e amadorecimento, é esplendoroso assistir a libertação de se mesmo, de vê aquele garotinho retraído, se transformar em um homem, tão sensível e encantador. E saber que Dante e as pessoas ou seu redor o ajudaram, mas o credito é todo dele, o credito é todo seu Ari Mendonza. Te amo, e espero uma continuação.

Mari 28/10/2021

Uau
Meu deus como me emocionei com esse livro.
Tava morrendo de medo da continuação mas foi muuuuito melhor do que qualquer coisa que eu imaginasse.
Foi linda, foi inspiradora, foi triste, foi emocionante e eu quero pintar esse livro na minha cara de tão apaixonada que eu tô por ele

Meu deus. Se existissem mais estrelas eu daria, 10,1000,100000 tanto faz. Merece todas

Maria 10/01/2023

O primeiro é bom, mas o segundo é perfeito!
Incrível! Me sinto muito bem lendo esta continuação de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, ele te faz sentir o que os personagens sentem e isto me agradou muito! Eu achei incrível como os personagens amadureceram neste livro, acredite, me senti uma mãe orgulhosa do filho quando ele passa na faculdade. A narrativa do livro é incrível, vc consegue saber direitinho as cenas, isso me emociona muito. É extremamente satisfatória como este segundo livro é a continuação perfeita do primeiro, as histórias não ficam vagas, sabe? É o encaixe perfeito!

emiS2 05/12/2022

"nunca subestime as pessoas que você ama"
Uma palavra: sentimentos. Senti muitos sentimentos lendo esse livro sentimental. A evolução dos personagens é INCRÍVEL e eu me envolvi na história de cada um. Achei que, por ser uma continuação não planejada, não se compararia ao primeiro livro, mas não podia estar mais enganada. Chorei muito, mas sorri muito também, não sei o que sentir depois de terminar essa leitura.
O livro poderia ser mais curto e alguns diálogos poderiam ser mais reais, mas não é nada que estrague a experiência.
Se você gostou do primeiro por favor leia esse ????

m.dalri 30/12/2021

Que leitura incrível, rápida e fluida. A história é maravilhosa, me apeguei muito aos personagens. Super recomendo

Amanda.Viviani 04/01/2022

Esse livro é puramente Aristóteles Mendoza. Ari e Dante são dois dos meus personagens favoritos da vida, as inseguranças do Ari e o jeito como ele vê o mundo conversam muito comigo, assim como o otimismo de Dante.
Por uma boa parte da leitura pensei como no primeiro volume não senti falta de uma narração pelo ponto de vista de Dante e nesta agora estava sentindo. Mas Aristóteles e Dante nunca foi sobre ele, arrisco dizer que nem mesmo sobre o relacionamento em si deles. É sobre amor, de amigos, de namorados, de família. E é também sobre amadurecimento.
Estando escrevendo menos de 5 minutos após o fim da leitura ainda não digeri tudo que esse livro tem a me oferecer, mas posso garantir que entrou para os meus queridinhos.

Momento spoiler de leves por quê eu PRECISO comentar
A parte "O mundo, e o universo, e Aristóteles e Dante" foi uma sequência de choro e eu gritando "VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE FAZER ISSO COM ELES", surtei mesmo kkkk mas no fim, apesar das coisas terem se resolvido um pouquinho rápido de mais, foi perfeito.

P.s.: queria ter visto mais do Gerald e do Ari e do Dante em Paris.

Esterfane0 11/01/2022

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo
Bom pra iniciar esse livro fala sobre Aristóteles Mendoza um menino um tanto quanto introvertido, confuso, grande pensador, observador e ouvinte. Ari está em uma jornada de aceitar ser amado, de aceitar quem está se tornando e as responsabilidades que isso trás. Ari tem um namorado, Dante Quintana esperto, inteligente, amante das palavras, e um grande amigo.
Aristóteles e Dante estão juntos na jornada de mapear o mundo e com isso suas vidas, mentes, corações.

O primeiro livro já nas primeiras páginas soube que ia ser meu favorito e esse não podia ser diferente, esse é o primeiro livro que posso dizer com convicção que chorei até desidratar, já chorei sim lendo outros livros mas esse me tocou de um jeito que só de iniciar a leitura de onde eu tinha parado já me fazia chorar, e não! Não chorei só pq certa parte foi triste, chorei tbm por causa da evolução dos personagens, do amadurecimento, do amor, da amizade, de personagens incríveis como Liliana Mendoza.
Esse livro foi tão profundo e a forma como isso foi abordado foi tão fácil que eu tenho certeza que sempre fará parte de mim e não importa quanto tempo passe, sempre vou fazer questão de ler novamente como se fosse a primeira vez.

Izabela 16/09/2022

Felizmente esse aqui é MUITO melhor que o primeiro, nesse aqui os personagens principais são muito melhores desenvolvidos e o relacionamento do casal também, por eles estarem mais velhos também é menos infantil e mais maduro que o anterior.

Willy 16/02/2022

Eu esperava que eu fosse gostar muito mais. Primeiro no meu gosto esse sem se compara com o primeiro (que é infinitamente melhor), segundo achei o Ari mais do que nunca e terceiro achei que tem alguns momentos bem significativos, fofos e tals mas no geral achei bem chatinho.