Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

Stephen Jones

Resenhas - Histórias Assustadoras Para Contar à Noite

1 | 2 | 3 | 4

Thainá - @osonharliterario 11/12/2023

Histórias assustadoras para contar na beira de fogueiras
Histórias assustadoras para contar à noite sobre… criaturas que deveriam existir apenas em lendas, monstros feitos em casa, fantasmas assustadores, tigres raivosos, natais assombrados, espíritos vingativos, zumbis de entes queridos, mais alguns fantasmas (agora presos aos seus lugares), desenhos realistas demais e travessuras que precisam de um castigo.

Entre isso, crianças corajosas, crianças medrosas, crianças que precisam aprender uma lição e crianças assustadoras; adultos com decisões questionáveis e até bizarras, adultos com sede de vingança, adultos que brincam de Deus.

Aqui, 10 histórias curtas de terror embalam este livro. As narrativas versam sobre medo, maligno, obscuridade e horror, trazendo também ilustrações macabras e belíssimas que são uma inclusão perfeita para a edição, pois casam perfeitamente com o assustador de cada história (e eu ficava ansiosa para virar as páginas e encontrá-las).

Por serem contos curtos, temos a sensação de lermos rápido, então é bem fácil de encaixar na rotina do dia a dia e de lê-lo com certa rapidez. Eu queria, no começo, lê-lo devagar para poder apreciar cada conto em seu devido tempo e respeito. Mas chegou um momento que eu só queria ler logo tudo de uma vez e me deixar entrar no pânico que o livro sugeria – e conseguiu causar em mim.

Pânico porque eu não queria sentir medo e pânico porque o livro se propõe exatamente a isso: a incitar os seus maiores pesadelos, seja de quando era criança (quando tinha medo do Papai Noel ou de ir no banheiro da escola), seja de quando é adulto (ser rejeitado e trocado pela pessoa que ama ou querer trazer de volta dos mortos o único amor da sua vida).

Meus três contos preferidos me arrepiaram e me deixaram com um pouco de medo do obscuro e da própria humanidade, foram eles: Clique-claque, o saco de chocalho, de Neil Gaiman; O sorriso da vovó, de Robert Shearman; e A chaminé, de Ramsy Campbell.

É um livro que fiquei muito feliz de ter dado essa chance e de conhecê-lo, principalmente pelo contato com novos autores e novas visões do terror. Sendo assim, é uma obra que recomendarei para todos os leitores do gênero.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/12/11/resenha-historias-assustadoras-para-contar-a-noite-varios-autores/

Gabriel.Oliveira 21/07/2022

Para os jovens
Este livro me fez lembrar da época em que lia umas histórias de terror na biblioteca da escola e isso foi legal. Eu certamente teria aproveitado mais a leitura se fosse mais jovem.
Teve um conto que achei bem interessante. A maioria achei mediana. E de alguns não gostei.
Mas a edição é bem bonita e conta com ilustrações legais, que também me levaram de volta pro passado de certo modo.
A seguir vou colocar breves comentários sobre cada conto:

Clique-Claque, o Saco de Chocalho, Neil Gaiman - Esperava mais por se tratar de Neil Gaiman. É um conto bem curto e bem direto, sem qualquer inovação e com um final sem muita graça.

Monstro de Fabricação Caseira, R. Chetwynd-Hayes - Este é uma releitura do Frankenstein. Não conheço a obra original, mas acredito que neste conto alguns questionamentos mais pesados dela estão sendo trazidos para as crianças. Achei isso interessante, mas não gostei muito dos personagens de apoio.

A Dama de Lado, Lynda E. Rucker - Gostei do clima de dia das bruxas e de caça-fantasmas, mas o conto acaba dando uma deslizada no final. A proposta é fazer um final aberto, só que isso não foi bem executado. Algumas coisas acontecem muito abruptamente e o leitor não fica refletindo muito sobre as possibilidades envolvendo o fim ou o depois da história.

Aqui Há Tigres, Stephen King - Tinha a maior expectativa para este e ele passou longe de alcançá-la. Até gosto do clima escolar, porém a viagem presente nessa história é grande demais para o meu gosto. Confesso que é intrigante a ideia de tigres na escola, mas seria necessários mais desenvolvimento pro negócio ficar bom.

A Chaminé, Ramsey Campbell - No Brasil não temos chaminés, então grande parte da graça do conto deve se perder neste detalhe. O que mais achei interessante foi a luta do protagonista contra seus medos e descrição das suas febres. Tá ali na média.

Escola para os Inomináveis, Manly Wade Wellman - Este foi meu segundo favorito. Me lembrou a história do caminhoneiro que deu carona pra uma moça defunta. É bem o tipo de história que me deixaria impressionado na juventude. Aqui o protagonista é enganado por um espírito maligno e vai parar num local errado, diferente da escola para onde de fato deveria ter se dirigido, e quase entra na faca. Achei aterrorizante o grupo inimigo, formado por adoradores do cramunhão. Credo e cruz. É perfeito pra dar medo nas criancinhas, mas aquele medo que gostamos de sentir quando somos criancinhas.

O Sorriso da Vovó, Robert Shearman - Foi o que menos gostei. Acontece algo meio bizarro no final e tudo é confuso no meio do caminho.

A Química dos Fantasmas, Lisa Morton - Meu terceiro favorito. Achei educativo e divertido. Tem joguinhos e um fantasma. Eu mesmo fiquei com vontade de ser a protagonista e estar ali desvendando enigmas com o poder do conhecimento, então acho que as crianças teriam essa vontade com ainda mais força. Quem sabe até se interessem um pouco por química. Ou talvez seja muito otimismo.

O Homem que Desenhava Gatos, Michael Marshall Smith - Eis meu favorito. Tem um grupo de amigos de longa data, da infância até a vida adulta, que me fizeram lembrar demais dos meus colegas. Outra coisa bem legal é o rapaz desenhista que surge misteriosamente na cidade. O conto faz a gente pensar no que estamos dispostos a fazer ao nos depararmos com casos de violência doméstica, que infelizmente é um terror da vida real que acomete muitas pessoas. Claro que também surge um elemento fantástico na história, mas ele é muito bem encaixado. É interessante o fato de não haver diálogos no conto, o que o torna incrivelmente similar a um relato oral do rapaz que viveu aquilo e está nos contando.

Vocês Têm Medo do Escuro, Charles L. Grant - Tenho medo é de histórias sem pé e nem cabeça como essa.

É isso! Recomendo para crianças lerem na biblioteca da escola.
Cripta Da Leitura 07/10/2022minha estante
Tive a mesma impressão que você! Até as histórias que gostamos e deixamos de gostar, foram quase as mesmas. Por fim, é um livro bonito, mas não achei lá aquelas coisas.

Fátima Lopes 18/09/2022

Algumas histórias são interessantes, mas não assustadoras ; nem mesmo as escritas pelos mestres Neil Gaiman e Stephen King causam arrepios.
Destaco os contos "A Chaminé" e "O Homem que Desenhava Gatos" como os melhores do livro. Não gostei de "O Sorriso da Vovó" que além de confuso apresenta um final inapropriado se considerarmos que o público-alvo da coletânea são crianças/adolescentes.

SoyPaolla 30/10/2023

Um livro ótimo para adolescente ou quem está querendo adentrar no mundo do terror, os contos são bem leves, a edição do livro é impecável, muito lindo e com ilustrações incríveis. Vale a pena conferir. Apesar de alguns contos não ter me atraído muito, os que foram bons valeram a pena.

Nnanda 12/09/2023

Foi uma leitura muito rápida, os contos são legais porem aconselho ler de noite , porque são interessantes mas não são assustadores, alguns achei somente estranhos

Luh 08/06/2023

Os contos são bons variando entre bizarro, nojento ou mais voltado pra lenda, porém sinto que não sou o público alvo, uma vez que não chaga a causar medo o que torna uma boa pedida para quem deseja ingressar no terror.

Brupuga 21/04/2024

Interessante! Mas acho que os contos poderiam ter mais detalhes para melhorar o enredo! A leitura segue rápido, simples e dinâmica, as vezes até demais! Realmente faltam mais detalhes durante os contos.

Emilia Yumi 17/10/2022

Talvez seja assustadora para os jovens....
Esta é uma coletânea de contos para assustar jovens.... Há grandes nomes como Neil Gaiman, Stephen King, mas é um terror mais juvenil. Há histórias que faz você pensar em coisas estranhas que tenha experimentado na vida.... Mas no geral, é um livro que diverte e vale ter na estante. E também é um livro bem ilustrado.
Os contos que gostei foram: "Clique-Claque, o saco de chocalho", "A chaminé", "O sorriso da vovó", "A química dos fantasmas" e "Vocês têm medo do escuro?".

Andrea.Garcia 20/10/2023

Contos Juvenis
Como toda coletânea de contos, gostei de alguns e outros nem tanto.
Se tratam de contos de terror para o público mais juvenil, são contos sombrios, porém não muito assustadores.
Meus contos favoritos foram: A dama de Lado, Escola para os inomináveis e A química dos fantasmas.

Marcelo 12/10/2023

Boa leitura
Como toda coletânea, os contos variam de qualidade e intensidade. Alguns são assustadores e outros nem tanto, alguns me agradaram muito e outros não gostei. No geral a coletânea é mediana, não tem nenhum conto que amei, mas também nenhum que odiei. Acho que valeu pela experiência.

Lary 22/05/2023

Uma boa porta de entrada para o terror
Eu amo histórias de terror, o que me fez achar o livro bom, mas esperava algo mais. Principalmente pelos nomes envolvidos.

Por ser contos com poucas páginas pode ter atrapalhado o desenvolvimento de algumas, porém, outras tem uma excelente narrativa. Como por exemplo "A Dama de Lado" essa eu gostei demais.

Mas vale a pena a leitura, conhecer um pouquinho da narrativa de cada escritor e procurar por mais obras deles. Uma boa porta de entrada para o terror.

Divirta-se!

Thales 20/02/2022

Não leia antes de dormir
Por experiência própria, não leia antes de dormir.
Não é com frequência que obras terroríficas (em quaisquer mídias) invadam minhas habituais madrugadas insones. Porém, alguns destes contos o fizeram.
Acredito que tenham me pegado por envolverem sempre alguma história sinistra envolvendo crianças e seus mais comuns medos. Aquela velha máxima "Quem nunca..."
Apesar dos pesadelos, uma leitura gostosa pra fazer e revisitar.

Lays91 24/07/2023

Resenha: HAPCAN
Vários contos fascinantes e maravilhoso. As ilustrações são impressionantes. Recomendo a lerem a noite para terem uma experiência completa.

Leandro 2112 17/05/2022

Os contos em si são bacanas, nada tão grandioso assim. Ideal para quem pretende começar a consumir coletâneas de terror e busca algo não tão pesado, tanto na escrita quanto na violência. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4