Antes que você saiba meu nome

Antes que você saiba meu nome Jacqueline Bublitz

Resenhas - Antes que você saiba meu nome

1 | 2 | 3 | 4

Naty__ 04/06/2022

O livro de hoje conta uma história forte. Alice Lee e Ruby Jones chegam no mesmo dia em Nova York. Ambas com um objetivo em comum: recomeçar. Alice tem 18 anos e chegou com apenas 600 dólares e uma câmera furtada. Ruby tem 36 e deseja tomar um novo rumo em sua vida depois de um relacionamento conturbado, para isso, atravessou o mundo em busca de paz e uma nova oportunidade.

Qual a ligação entre as duas pessoas? Ruby encontra o corpo de Alice às margens do rio Hudson. A partir desse encontro, ambas formam um vínculo inquebrável. Alice tem certeza de que Ruby é a chave para resolver o mistério sobre como tudo aconteceu. Ruby, lutando para esquecer a tragédia que presenciou, se recusa a deixar Alice ir... pelo menos até que ela tenha a oportunidade de contar a própria história.

Deu para perceber que o livro tem uma pegada sobrenatural, né? Já que quem narra a história é Alice, uma narradora póstuma. Ela foi morta após ser atacada e estuprada. Dessa forma, o leitor vai acompanhar a história através do seu espírito. Diferente, não?

A autora é ativista dos direitos das mulheres e em sua obra sabe evidenciar isso ao criar um thriller feminista. Não é nada forçado, mas nos faz pensar como muitas mulheres são tratadas e passam por situações semelhantes a que a Alice passou.

"(...) quando um homem descobre onde machucar você, a maneira como ele a toca muda. Ele não consegue se controlar e pressiona com força aquele local, não importa quantas vezes isso faça você chorar."

Achei a história bem tocante, principalmente por abordar temas que envolvem o meu trabalho. Lidar com vítimas de estupro não é fácil. Fiquei pensando quantas mulheres não têm a chance de se defender, de gritar por socorro e acabam como a personagem. Ainda, o fato de muitas delas nascerem num lar desprovido de amor e atenção.

Se você curte livros de suspense, pode ser uma ótima pedida. Mas não se enganem, o foco dele não é esse. Vamos descobrir os motivos que levaram Alice a fugir de Nova York e também a conhecer sobre o seu passado tão conturbado.

Uma situação interessante a ser abordada aqui na resenha, e que certamente rodeia a cabeça de muitas pessoas, é quando estamos comentando sobre uma mulher ter sido estuprada, assaltada, sequestrada... A primeira coisa que ouvimos não é se ela está bem, se saiu com vida e sim ?por que ela estava sozinha na rua?? ou coisa do tipo ?mas também, olha a roupa que ela estava usando!?. Parece que a culpa nunca é do autor do delito e sim da vítima. É um assunto que nos faz pensar a respeito de como é o comportamento alheio e como poderíamos fazer para melhorar isso.

Ket 22/11/2021

Eu queria desaparecer. Mas isso não é o mesmo que ser esquecida.
Alice Lee tem 18 anos. É loira, bonita inteligente e está... morta. Foi assassinada em seu primeiro mês em Nova Iorque. Mas, calma, isso não é um spoiler. A própria Alice nos conta sua trágica e curta vida nesse livro que é uma mistura de romance com drama (e uma leve pitada de suspense).

A narrativa mescla o triste e o esperançoso conforme a narradora nos faz entender o que aconteceu com ela, quando achou que começaria a construir a própria história. Alice foi ceifada, assim como milhares de outras mulheres que têm suas vidas encurtadas por homens que pensam que elas são tão descartáveis quanto guardanapos de papel. Elas não são. Têm nomes. Histórias. Famílias. E a luta da personagem é para que, quem ficou para trás, lembre o nome dela. Não a esqueça.

É uma história curta, cativante e cheia de pequenas reflexões. Um lembrete para que nunca transformemos os assassinatos de mulheres em banalidades.

Nota final: 3.5

garotadovlog 24/02/2022

Antes Que Você Saiba Meu Nome (Jacqueline Bublitz) | por Carol Sant
💬 Na trama vamos conhecer duas personagens principais, Alice Lee e Ruby Jones, e há algo em comum entre as duas mulheres: ambas foram enganadas por homens em quem confiavam e decidiram se mudar para Nova York.
Alice é uma garota de 18 anos que se tornou mais uma entre tantas vítimas de homicídios não identificadas, entretanto, quando Ruby encontra o corpo de Alice as margens do rio as duas formam um vínculo único e Alice tem certeza de que Ruby pode juntar as peças do quebra-cabeça que se tornou a sua morte.

🗣️ O QUE VOCÊ ACHOU, CAH?

A narrativa do livro me deixou bastante confusa no início, já que a autora narra em primeira pessoa e depois em terceira pessoa e confesso, isso me fez não curtir tanto a narrativa da história (infelizmente), entendo os motivos da autora para narrar desta maneira, mas não acho que funcione muito para mim duas narrativas em um único livro!
Porém, gostei muito das duas protagonistas. Ambas são mulheres de personalidades fortes, mas Alice é um tanto ingênua de achar que em determinado ponto da história iria receber coisas e não teria de dar nada em troca (🤡) - amadah, nada na vida é de graça, não é mesmo?!
Mesmo com duas narrativas distintas sendo intercaladas, os leitores conseguem distinguir quando estamos acompanhando a Alice e quando estamos acompanhando a Ruby. Confesso que o livro acabou funcionando mais para mim do meio para o final, quando finalmente consegui me acostumar com a forma de narração ao qual a autora escolheu escrever.
É um livro focado mais no crescimento das personagens do que no pilot twist da história, porém, quando o pilot é jogado a gente da aquele *berrinho* de *puta merda*...
Um thriller para se passar o tempo e relaxar quando não se está muito a fim de quebrar tanto a cuca!

Beijose até ate a próxima! 😘✨

site: https://www.instagram.com/p/CWnzTyGrtyf/

Jaque - Achei o Livro 04/11/2021

Antes que você saiba meu nome vai contar a estória de Alice Lee, uma jovem de 18 anos que é assassinada pouco tempo depois de chegar a Nova Iorque e sua conexão com Ruby, uma mulher de 36 anos que chega na cidade no mesmo dia.
As duas mulheres nunca se encontram de fato. Quando Ruby sai para fazer sua caminhada matinal, é ela quem encontra o corpo da Alice. Assim que percebe que a jovem está morta, imediatamente chama a polícia.
Durante semanas a identidade de Alice é desconhecida, já que ela havia acabado de chegar na cidade e não conhecia (quase) ninguém.
Ruby fica totalmente envolvida nesse crime e não consegue se desligar de Alice. Quando ela procura ajuda numa terapia em grupo, conhece uma outra mulher que vai se tornar sua amiga. Logo ela a apresenta a um pequeno grupo que se reúne para discutir casos não resolvidos.
O diferencial aqui é que a trama será contada pela própria Alice, uma narradora póstuma.
É ela quem vai contar sua estória - o que a leva a sair de sua cidade - e também vai narrar uma parte da vida de Ruby, já que ela vai acompanhar a mulher até que ela chegue ao assassino.
Em alguns momentos a narrativa muda para terceira pessoa para contar sobre a vida de Ruby antes de chegar à cidade e essas mudanças de narrativa ficaram um pouco confusas.

Eu esperava algo diferente do que encontrei aqui. Algo mais para o lado investigativo, mas certamente nada parecido com essa narrativa dramática, além morte.
A estória gira em torno da vida das personagens, muito melancólico, poucos diálogos e muita divagação.
A Ruby é um porre de aguentar, cheia de auto piedade, sem ânimo pra nada. Alice Lee era cheia de vida, cheia de planos e era a parte mais interessante de acompanhar.
Apesar do estilo não ter me conquistado por causa do excesso, devo acrescentar que o assunto abordado pela autora é extremamente importante e muito oportuno.
Se você procura algo com ritmo acelerado, certamente esse não é o livro. A capa é divina, ele foi muito bem avaliado (portanto recomendo sim a leitura) mas infelizmente não me prendeu.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/11/antes-que-voce-saiba-meu-nome.html

Ana Lara 08/11/2021

Sobre ser mulher
ANTES QUE VOCÊ SAIBA MEU NOME
Autora: Jacqueline Bublitz
Editora: Faro
5?

?Eles vêm atrás de nós em todo o mundo.
Digam aos homens para não nos estuprarem e nem matarem!
Tenham uma sentença mais severa para crimes violentos.
NÓS MULHERES NÃO DEVERÍAMOS TER QUE MUDAR NOSSO COMPORTAMENTO.?

Alice Lee está fugindo de seu passado e de suas lembranças e chega à NY com 18 anos, $600 e uma câmera furtada.
Ruby Jones também está fugindo mas do seu presente e sua péssima escolha amorosa.
Ambas fogem para NY para tentar um recomeço em uma cidade nova e estão por conta própria. Só que um mês depois Alice é assassinada e Ruby é quem encontra seu corpo às margens do rio Hudson.
E esse ?encontro? formará um vínculo poderoso entre as duas mulheres onde Alice acredita que Ruby pode resolver seu assassinato e Ruby não aceita que Alice vire mais uma indigente.

? Uma história sobre mulheres.

? Duas mulheres com condições sociais e econômicas diferentes mas com relacionamentos amorosos abusivos e conturbados que decidem fugir e recomeçar.

? Quando Ruby encontra o corpo de Alice e a polícia não consegue identificá-lo ou ter qualquer pista sobre o crime, ela fica obcecada com a jovem morta, quem ela era e o quê aconteceu.

? Alice conta sua história viva e morta e a cada capítulo a trama se torna mais fascinante e angustiante nos levando a desconfiar da nossa própria sombra e a nos solidarizar com a história tanto de Ruby quanto de Alice.

? Eu fiquei completamente envolvida pelo livro querendo saber quem era Alice, quem era seu assassino e o porquê do crime.

? Mas também queria saber de Ruby, torcendo para ela voltar a ter o controle de sua vida e ser mais forte do que seu affair abusador.

? Fiquei fascinada pela empatia de Ruby para com uma garota morta que ela nem sabia quem era.

? Se todas as pessoas do universo agissem com a mesma indignação e inconformismo de Ruby perante um feminicídio, talvez todas nós estivéssemos mais seguras e confortáveis para sermos mulheres.
Danny 24/11/2021minha estante
"digam aos homens para não nós estuprarem e nem matarem". Isso é dito, mas nunca ouvido. Adianta falar para um assassino parar de matar? Infelizmente não. Andarmos nas ruas sem termos medo de alguém, sem motivo algum, ceifar a nossa vida, parece um sonho. E talvez seja só isso mesmo. Um sonho.

Karini.Couto 18/04/2022

**Contém gatilhos

Quem me conhece, sabe o quanto eu curto esse tipo de enredo. Nesse livro, temos duas personagens principais, Alice e Ruby, o que elas tem em comum? Foram enganadas por homens confiavam e decidiram mudar para Nova York. Até aí, algo que poderia ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Fatos da vida, por assim dizer. Mas...

Alice, teve um passado conturbado, tanto em sua infância, quanto em sua adolescência, e em dado momento decide recomeçar sua vida com apenas 600 dólares e uma câmera furtada. Encontra um local para morar, fazendo amizade com seu inquilino e tem a impressão que finalmente sua vida está nos trilhos! Porém ela passa por uma violência sem tamanho, ao ter seu corpo viol@do e ser ass@sinad@. E tudo se vai com ela entrando para as estatísticas do feminicidio.

Ruby também precisa recomeçar, após passar por um relacionamento de via única e conturbado. Em uma de duas corridas, ela encontra o corpo de Alice e ali, naquele instante, tudo muda, laços são criados e para Ruby é impossível deixar pra lá, ela precisa saber o que aconteceu. Afinal quem de fato é aquela jovem que ela encontrou com sua vida ceifada?

"Existe algo que você deve saber: Eu não queria morrer. Não sei se faz alguma diferença, mas quando chegou a hora, lutei muito para ficar no meu corpo. Tentei o meu melhor, mas simplesmente não conseguia aguentar. Eu não queria morrer. E agora sou..."

Temos uma narrativa intercalada entre primeira e terceira pessoa, algo que de início eu estranhei, mas depois, fui me habituando e achei até interessante no processo de leitura.

Um enredo marcante, que levanta muitas reflexões, entre eles o abuso emocional que muitas mulheres sofrem, e que as vezes nem se dão conta. Sem contar na maneira como a mulher ainda é vista por muitos como um objeto. Nem sempre quando se tem uma relação consensual quer dizer que não há abuso. Muitas vezes a realidade que a mulher conhece é tão deturpada ou enraizada de falsos valores, que ela não percebe que o que está recebendo não tem nada a ver com amor, segurança, respeito..

Uma leitura que mexeu muito comigo, e que não esperava que fosse ser tão intensa!

Varoni 14/02/2022

Um livro que te prende
Uma ótima leitura pra se pensar, com pensamentos sobre a vida cotidiana e desesperadora das mulheres em um mundo machista.

Malucas Por Romances 14/02/2022

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é do livro "Antes Que Você Saiba Meu Nome" recente lançamento da Faro Editorial, e que vai contar a história de Alice e Ruby.

Antes de mais nada quero já deixar claro que esse livro contém gatilhos para abuso sexual e psicológico.

Alice é uma garota órfã de 18 anos que após passar por muitas coisas em sua infância e adolescência, ela decide que precisa começar sua vida em Nova York, com uma câmera furtada e 600 dólares ela decide recomeçar.

Ela encontra um quarto para alugar e faz amizade com seu inquilino, aos poucos ela acha que sua vida não podia está melhor, mas ela é brutalmente assassinada e estuprada e toda sua vida e todos seus planos se acabam rápidos demais após ela se tornar mais uma vítima do feminicídio.

Ruby está querendo recomeçar, após passar por um relacionamento conturbado ela decide que novos ares é o que ela precisa para recomeçar e também esquecer o homem que na verdade nunca a quis.

Ruby gosta de correr e em umas dessas corridas ela encontra o corpo de Alice e da forma mais imprevisível possível a vida delas se cruzam e se unem.

Ruby não consegue tirar Alice da cabeça e ela precisa de respostas para saber o que aconteceu e quem realmente é a garota que ela encontrou, ela não consegue para de pensar nisso e Alice mesmo morta também precisa de seu encerramento.

Mesmo após a morte de Alice, ela continua na história contando sua história e de uma forma meio que paranormal ajudando Ruby a fazer justiça por ela. Os personagens secundários desse livro são de extrema importância e você se apega a vida deles como se fossem personagens principais.

Esse é o livro de estreia da autora Jacqueline Bublitz e sem dúvidas ela conseguiu passar o recado que desejava com o livro de forma impactante e sucinta.

O enredo possui poucos diálogos o que torna a leitura um pouco mais densa, mas ao mesmo tempo é cheio de reflexões o que torna a leitura ainda mais pesada e triste.

ANTES QUE VOCÊ SAIBA MEU NOME é um thriller psicológico que te envolve desde a primeira linha, é impossível largar a leitura e não pensar em quantas mulheres passam por isso diariamente, e o quanto somos julgadas diariamente somente por ser mulher.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2022/02/resenha-antes-que-voce-saiba-meu-nome.html#axzz7KuTAwBQR

Bya/ @thebook_andthegirl 11/01/2022

? A história de um feminicídio narrado pela vítima ?

Tudo o que Alice mais desejava era recomeçar longe de tudo e todos que lhe machucaram de alguma forma. No seu aniversário de 18 anos decidiu fugir e ir para Nova York, tudo o que tinha era 600 dólares, uma câmera furtada. Seu recomeço nunca pareceu tão lindo, ela nunca esteve tão feliz. Mas o que Alice nunca pôde imaginar era seu fim naquela cidade que tanto lhe trouxe esperança. Um mês depois seu corpo é encontrado nas margens de um rio e ninguém sabe quem ela é.

"Eu queria começar de novo. Eu queria desaparecer. Mas isso não é o mesmo que ser esquecida. Para deixar claro, eu nunca, jamais quis isso."

Ruby também se mudou para NY em busca de um recomeço, mas esse recomeço é marcado por um grande trauma: é ela quem encontra o corpo de Alice às margens do Rio Hudson. E ao invés de tentar seguir em frente, Ruby sente que precisa descobrir quem era aquela jovem, o que lhe aconteceu; mas o que ela não sabe é que suas vidas estavam entrelaçadas desde antes da tragédia. Talvez Ruby seja a única capaz de contar não somente sua história, mas a de Alice, aquela que não consegue tirar da cabeça, que teve sua interrompida tão cedo.

Antes que Você Saiba Meu Nome me ganhou desde que li sua sinopse e vi sua proposta: a história de um feminicídio narrado pela vítima. Original, ousado, forte, atual. Essa foi uma leitura que acabou indo além do que esperava ao mesmo tempo em que me decepcionou em alguns pontos.

Falar sobre feminicídio não é fácil - não quando olhamos para uma estatística que cresce a cada hora, dia, semana, mês, ano. Quantas mulheres não são vítimas? Quantas mulheres não tem sua vida interrompida de forma brusca e dolorosa? Quantas vítimas não caem no esquecimento? Então, para nós mulheres, é um livro que machuca, que sufoca, que nos faz sangrar.

Alice era uma jovem que tinha uma vida pela frente, querer esquecer, desaparecer da vida daqueles que lhe machucam é totalmente diferente de ser esquecida, não ter uma história, ou sequer um nome quando você é a vítima ali. E a maneira com que Jacqueline Bublitz trabalha essas questões é um tanto quanto densa, sem "suavizar" a realidade. E isso reflete em Ruby, que buscava um recomeço no qual deveria ser melhor para si - são anos presa em um relacionamento tóxico onde você sequer é uma opção, onde você é só um "pedaço de carne" para ser usado na hora do prazer.

Mas não posso dizer que foi uma leitura só com pontos positivos, afinal no início me sentia andando em círculos sem ter um "ponto fixo" ao qual me agarrar, o excesso de divagação em determinado me esgotou - o que consequentemente tornou a leitura um tanto quanto arrastada. Isso significa que é um livro ruim? Não. Mesmo com essas ressalvas, Antes que Você Saiba Meu Nome é uma leitura NECESSÁRIA, reflexiva e a sua maneira transformadora. E sinceramente, fazia tempo que não marcava tantas passagens em um livro como aconteceu nesse.

Mirunakk 01/08/2023

Um pouco difícil de ler.
Peguei pra sair de uma ressaca literária, e me surpreendi positivamente, o livro como um todo é um pouco parado para um thriller, mas entrega no finalzinho um pequeno gostinho de investigação, o livro é mais focado na vítima e na testemunha, então não espere uma grande investigação criminal, mas algumas partes são de embrulhar o estômago.

Cris 29/01/2022

Antes que você saiba meu nome
Desde que vi o título, alguma coisa me disse que precisava ler esse livro, minha intuição não errou.

Que livro maravilhoso!

Muito embora esteja classificado com thriller, é muito mais que isso, é uma reflexão sobre nossa existência, é sobre solidão, padrões, perigos e escolhas.

O crime não é o foco principal, a história vai muito além disso, vai fundo na alma das personagens, suas dúvidas, medos e esperanças.

Achei magistral a ideia da vítima contar sua história, de mostrar como a descoberta de um corpo afeta quem o encontrou e como as personagens encontram a si mesmas enquanto o crime é solucionado.

Não espere ação, espere tensão, mistério e um retrato sincero da vida moderna.

Para quem gosta de histórias profundas,

Recomendo

SafiriLeonrei 12/07/2023

Um livro pessimista e realista, mas com um final agridoce
Eu esperava muito menos de Antes que você saiba meu nome, mas ele me impressionou com a visão realista e bem pessimista do mundo que esse livro mostra.
Ele mostra a realidade como é, como o mundo é perigoso, e como uma pessoa qualquer e comum pode acabar fazendo coisas horríveis.

Mas o que eu mais gostei dele é que é literalmente uma crítica ao nosso hábito de ficar dando palco a assassinos, fazendo documentarios, filmes e séries deles, enquanto não damos nem um minuto de pensamento as suas vítimas.
Mas como o próprio livro fala, esse é a história dela, e não de seu assassino, de quem ela era antes de alguém de achar no direito de destruir a sua existência.
skuser02844 22/08/2023minha estante
Se você gostou desse livro por contar a história da vítima?provavelmente vai gostar do livro: ?eu tenho um nome? de Chanel miller

Danny 25/12/2021

Triste
A história me deixou triste. Alice tinha tanta vontade de viver mas infelizmente alguém decidiu por ela que realizar seus sonhos seria impossível. Se lembrarmos que isso que aconteceu com Alice acontece todos os dias com outras pessoas, ficamos mais triste ainda.

Só recomendo a leitura se você estiver bem, se for tudo bem pra você ler algo triste e com gatilhos de assédio e abuso sexual.

Mariana_ 30/01/2022

Foi uma leitura difícil
História meio parada no começo. Um livro importante. Um pouco pesado, talvez. Mas que mostra que às vezes somos nós por nós mesmas...

1 | 2 | 3 | 4