Psicologia do Bolsonarismo

Psicologia do Bolsonarismo Diogo Bogéa

Resenhas - Psicologia do Bolsonarismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ross 27/11/2022

O bolsonarismo excede este curto livro, mas ele consegue organizar as principais problemáticas desse movimento irracional brasileiro.

Felipe.Camargo 10/10/2021

119°Livro: A psicologia do bolsonarismo, Diogo Bogea

Entender a loucura que virou o bolsonarismo, irá render centenas e mais centenas de teses...na tentativa de ampliar minha reflexão sobre o triste fenômeno social, encontrei essa leitura na Amazon e fiquei bastante surpreso. Autor, como previsto, começou fazendo uma análise a partir da da psicanálise de grupo desenvolvida por Freud, entretanto ele não fica só nisso. Usando historiadores e filósofos, vai buscando elencar diversos pontos que possibilitaram uma verdadeira devoção religiosa a figura do presidente.
Como livro demonstra, indiscutivelmente Jair bolsonaro supera a imagem do humano, invocando arquétipos que deixarão historiadores e psicólogos sociais cheio das mais profundas dúvidas.
JurúMontalvao 11/10/2021minha estante
bem por aí mesmo

Rochaxx 14/01/2023

Comecei muito curiosa mas sem muita expectativa. Adorei e super recomendo.
Faz a gente pensar em muitos pontos importantes e esclarece e da um ponto de partida para quem como eu não tinha a menor ideia do porque o bolsonarismo virou o que é. Super recomendo.
Sem falar nas fontes que são muito interessantes.

allanzanetti 14/10/2022

Bolsonarismo na cabeça
Independentemente do resultado final da eleição presidencial de 2022, o bolsonarismo chegou para ficar. O fenômeno, enraizado na sociedade brasileira, tem contornos psicológicos que preenchem as lacunas de indivíduos inseguros com a realidade à sua volta. É mais prazeroso acreditar em mitos do que se conformar com a própria mediocridade.
Way 14/10/2022minha estante
Tive uma conversa nesse contexto com meu professor de história, é mais fácil aceitar sua imagem suja e hipócrita quando vê ela refletida em alguém q pensa igual principalmente alguém q tem poder

allanzanetti 14/10/2022minha estante
O atual presidente está longe de ser um acidente de percurso. Ele representa o pensamento de grande parte da população, inclusive quando é preconceituoso.

Exatamente.

Way 14/10/2022minha estante
Felizmente está tudo sempre em constante mudança até às moléculas do nosso organismo, podemos fazer com q as pessoas sejam mais gentis e menos preconceituosas com ideais tão fúteis e utópicos

allanzanetti 14/10/2022minha estante
O fato de discordarmos do presente dá fôlego para continuar. Não perderemos a esperança.

May 02/06/2022

livro pobre
pobre em análise, em conteúdo, fantioso em algumas partes. parece que o autor estudou cristianismo com uma bruxa de séculos passados. achei uma perca de tempo. quase não consegui finalizar de tão enfadonho. leiam "a religião do bolsonarismo" por yago martins, é muito melhor que esse.

Nic 20/06/2022

Desvendando o coiso
"Bolsonaro não está lá "apesar" de todas as atrocidades que diz e representa. Ele está lá por causa de todas as atrocidades que diz e representa" (pág 19).
Muito bom livro, curto, fluído e o melhor, grátis para quem tem assinatura Prime.
De forma simples e trazendo alguns conceitos da psicologia e análises do comportamento humano contemporâneo o autor consegue desvendar um pouco sobre o que passa na mente daqueles que idolatram o "mito".
Vele a pena a leitura.

Lulu 02/12/2022

Visão técnica ?
Adorei ter uma visão mais técnica dos motivos pelo quais tantas pessoas ainda apoiam esse desgoverno (que agora já tem dia pra acabar, amém!)
Livro curto e de linguagem simples, mas pega muita coisa da filosofia o que pode ser meio maçante pra quem nunca gostou de Filosofia na escolha por exemplo rs

Rodrigo Leão 20/10/2022

Livro muito explicativo , inclusive de firmas bem profundas me surpreendeu, até mesmo pela escrita , recomendo muito pra.quem quer entender nossa atual situação.

Paulo Vitor 26/12/2022

Bem interessante, porem algumas partes...
Falando sobre o livro ele é bem interessante pelo simples fato do autor fazer uma analise no comportamento fanático do bolsonarismo, mesmo que o autor deixe claro no inicio que a intenção não é essa. O livro é bem interessante principalmente quem goste de assuntos de filosofia e psicologia, afinal ele vai fazer muitas citações do Freud e confesso ter gostado bastante disso, porém em alguns momentos viajei na filosofia que há nos textos. Falando sobre o tema, realmente o bolsonarismo assim como qualquer idolatria politica é uma forma de onipotência, subserviência e principalmente fazer de qualquer um que seja contra sua forma de pensar seja automaticamente o seu inimigo. Divergir em algumas partes do livro quando tentar amenizar os protesto de 2013 e 2014 contra o PT, porém tenho que concordar que Bolsonaro foi um desastre logo em seguida para nosso país e piorou mais ao logo da pandemia.

Vini 27/12/2022

Se perdeu no decorrer das páginas
Começou bem, apesar das fugidas do assunto principal, mas o autor se mostrou muito certo falando sobre coisas as quais ele não tem conhecimento, como colocando comunismo no mesmo balaio do fascismo ou dizendo que não faz sentido criticar a individualidade já que não é incentivado o desenvolvimento pessoal de cada um (que é o problema de fato), além é claro dele parecer ser o típico ateu ressentido (ressentimento esse inclusive definindo no livro) que, sofreu algum tipo de trauma em relação a religião e colocou a culpa em Deus e agora odeia ele com todas as forças, não se baseia em nenhum motivo lógico mas sim sentimental de ressentimento.
Paty AZ 04/01/2023minha estante
Concordo plenamente.

Gabi 11/05/2023

Gostei das referências e do que o autor trouxe. Porém, achei um pouco cansativo o tanto de fato filosófico que ele trouxe. Talvez porque não estou acostumada, mas alguns achei necessário.

mariana.vargas.lima 25/12/2022

Um livro que envelheceu bem
Como o livro foi escrito antes da derrota do Bolsonaro nas eleições de 2022, conseguimos fazer um paralelo bem legal com o que foi explicado através da psicologia e o que vem acontecendo no Brasil e nas frentes dos quartéis.
?Nós perseguimos, impomos nossa lei, censuramos, silenciamos, prendemos, torturamos, exilamos e matamos esses subversivos inimigos da fé em nome da verdade, do bem e da justiça. E o fazemos - não haverá maior crueldade na história das morais - por amor a eles?

MirzKr 26/12/2022

o livro tem linhas teóricas muito fortes, incluindo uma linha totalmente freudiana. não que isso seja ruim, mas acho que uma base dessas teorias é essencial para um bom proveito da leitura.

tem várias questões que, para quem já lê e tem acesso a história por exemplo, acaba sendo óbvio. porém sabemos que o óbvio precisa ser dito.

o livro é excelente. recomendo!

Camila 17/10/2022

" O fundamento psíquico de todo autoritarismo político é a projeção da fantasia da onipotência em um ser humano supostamente especial" . Livro completamente cirúrgico, claro em todas as colocações e faz entender exatamente o porquê da crença no bolsonarismo .

Rafael M. 03/11/2022

Direto
Escrita sucinta pra demonstrar como a imagem de um líder fez nascer uma ideologia extremista e sem prazo para término.

O evento "Bolsonaro" fez transbordar um cenário que existia, mas latente, um gigante adormecido, cultivado e cuidadosamente lapidado no desenrolar da nossa jovem história.

O Brasil sempre teve tendências autoritárias, brancas e com o discurso intolerante como pilar, só precisavam sentir em alguém sua representação.

Vale a leitura, vale a reflexão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6