Mulher, roupa, trabalho Mayra Cotta

Resenhas - Mulher, roupa, trabalho

Bianca S 31/03/2024

Que livro!!
Admito que comprei esse livro sem grandes expectativas. o titulo e tema me interessou, mas não achei que iria muito mais profundo que uma analise sobre a cobrança estetica em cima das mulheres, como isso reflete nas roupas e a discrepância de poder entre os gêneros.
mas que bela surpresa! o livro trouxe abordagens extremamente profundas e contextualizadas historicamente e sociologicamente de problematicas relacionadas direta e indiretamente sobre como a moda reflete os problemas que encontramos na sociedade... e o quanto não adianta nos anularmos e nos despersonalizarmos em busca de nos encaixarmos no clube do bolinha, porque, ora ora, nunca seremos aceitas!

então é um livro que descreve muito bem diversas problemáticas do machismo e patriarcado na nossa sociedade, aborda diversos feminismos, contextualiza historicamente de onde surgiram algumas questões, nos leva a reflexão, nos instiga a continuarmos a batalha por nossos direitos e também nos instiga a nos encontrarmos ou nos reencontrarmos por meio do estilo, de forma que nos sintamos autenticas e confortaveis na nossa propria pele.

AMEI

eu literalmente gastei uns 3 marca textos de tanto q gritei esse livro

caroline.Andreia 29/03/2024

Uma conversa necessária
Que livro importante! Precisamos repensar certas estruturas e minha principal reflexão é a forma como tratamos umas as outras no que diz respeito as roupas. Precisamos estar juntas, acima de qualquer coisa. E depois, quem sabe, desafiar certos códigos que nos limitam. Obrigada por iniciarem a conversa gurias!

Maíra 31/01/2024

"Como se veste a desigualdade de gênero"
Ótima leitura para se pensar sobre como a desigualdade de gênero se expressa em algo tão cotidiano como a roupa de trabalho, de formas que muitas vezes nem notamos. Gostei muito de toda a costura feita com os fatos históricos e com alguns conceitos da filosofia. É um livro com uma linguagem acessível e gostosa de ler, mas nada banal. Recomendo.

Wanessa 23/09/2023

"Leitura obrigatória"
Gente que livro incrível!
Indico para todos, mas principalmente para todas as mulheres (embora os homens também se beneficiariam com a leitura dele).

Alini10 07/09/2023

Bom livro
Não é um livro sobre como se vestir no trabalho. Vai muito além do modo de se vestir seja para o que for. O livro aborda questões como etarismo, identidade de gênero, sociedade, patriarcado

Ana 03/09/2023

Mulher, roupa, trabalho
Aprendi muito com esse livro.
Comprei sem saber direito do que se tratava e me surpreendi muito!

Discussões muito interessantes e profundas em torno do papel da mulher na sociedade e de feminismo.

Vale muito a pena.

Victória 28/08/2023

Leitura relacionada à moda totalmente diferente do que estamos acostumadas. Não é um manual de como se vestir, vai muito além (ainda bem). Aprendi muito com a leitura e me abriu a mente sobre a relação da roupa com o trabalho de uma forma que eu não imaginava que seria possível.

Joana.Amarante 26/03/2023

Demorei umas 40 páginas para entender o lugar que elas gostariam de chegar. Válida a leitura por todo esse preâmbulo onde a roupa é um acessório para entrar nas questões de identidade de gênero, etarismo, maternidade, transexualidade etc, nunca ocuparemos o lugar do homem branco cis na sociedade patriarcal (e acho que nem queremos isso, afinal, buscamos uma mudança nessa construção da sociedade).

Vívian M. 17/03/2023

Esse não é um guia de estilo
Não leia esse livro se você quer aprender a se vestir no local de trabalho.
Esse livro superou muito minhas expectativas. Quando comecei um livro com esse nome fui ingênua de achar que seria leve. Tomei um tapa de realidade na cara a cada 5 páginas junto a uma aula maravilhosa de história da sociedade.
A desigualdade de gênero está escancarada no nosso dia a dia e o local de trabalho é mais um ambiente onde ela é reafirmada.

Cristiane 14/03/2023

Mulher, roupa, trabalho
Que a mulher tem uma dupla jornada de trabalho todo mundo sabe, mas que a mulher no mercado de trabalho se depara com regras invisíveis e não ditas, são outros quinhentos.
As autoras provam que nós mulheres pagamos um alto preço por ousarmos estar no mercado de trabalho e que a roupa, ou melhor o que vestir é uma batalha inglória.
Nunca estamos vestidas adequadamente, nunca teremos a maturidade ou a juventude adequadas.
Ser mãe e trabalhar fora é outro desafio. Ter roupas e acessórios confortáveis e compatíveis com o trabalho e a maternidade é um desafio.
Porém há uma luz no fim do túnel.

Gabi Rocznieski 30/01/2023

Necessário
Quem procura um manual de como se vestir para o trabalho, esse definitivamente não é o livro! O objetivo aqui é primeiramente compreender como chegamos onde estamos. Como o patriarcado se estruturou e deu a homens e mulheres papéis tão distintos. Para "Um" a vida pública, remunerada, prestigiada. Para "Outro" a vida privada, de trabalho invisível e não reconhecido (apesar de não haver dúvidas de que o trabalho de formação do ser humano é o mais importante para a sociedade!). A partir daí, é possível pensar roupa de maneira crítica. Sabemos que nunca encontraremos a equação perfeita para enfrentarmos o mercado de trabalho em pé de igualdade, afinal temos que nos vestir com uma armadura, para sermos levadas a sério, não ser nova demais, nem velha demais e ainda pensar qual roupa nos protegerá do assédio (o que é impossível!). Este é um livro que nos ajuda a compreender a estrutura social que afeta nosso cotidiano e isto é uma ferramenta para construir caminhos melhores.

Daianebcs 19/01/2023

Mais do mesmo
Talvez pra alguém que nunca leu nada sobre o tema seja interessante, para mim é só mais do mesmo de recortes de exemplos e reflexões que já conheço, já li e ouvi em tantos outros lugares.

Anne.Caroline 02/11/2022

Pra ser livro de cabeceira
Sensacional a abordagem e as incitações levantadas.
Queria, principalmente, que toda mulher pudesse ler esse livro.
Tive muitos despertares. Principalmente pra coisas que eu só fazia e nem sabia porque 10/10.

Estelia 25/09/2022

Uma aula
Eu acompanho a Thaís Farage por causa da Lu Ferreira, e me identifico em vários pontos com ela. Já a Mayra só conheci através do livro. Entretanto ambas trouxeram de forma brilhante, pontos essenciais de como a roupa influência e nos define ao longo da vida. Eu que sempre fui daquelas que não ligava muito para roupa e já cheguei a achar roupa coisa fútil (hoje não mais), me surpreendi como a história da roupa é importante, principalmente em relação às mulheres. Não é um livro que te ensina a se vestir. É um livro que te ensina como a roupa é algo que vai além da vaidade. Uma verdadeira aula sobre o feminismo, e um convite a reflexão de como tudo para as mulheres é um pouco mais complexo.

Gabyfranhan 27/07/2022

Leitura necessária!!!
Seria maravilhoso se todas as pessoas tivessem acesso à esta leitura, e não apenas as mulheres.
Este livro passa por questões extremamente necessárias no mundo atual, e nos traz fatos da história da roupa e comportamento devido às roupas que são muito legais de serem discutidos.
Recomendo demais essa leitura