Mulher, roupa, trabalho

Mulher, roupa, trabalho Mayra Cotta

Resenhas - Mulher, roupa, trabalho

Denise 06/02/2022

Uma visão político-social muito bem estruturada do machismo q pressiona as mulheres em suas escolhas

Maíra 09/02/2022

Livro para ler mil vezes
Trata sobre o feminismo
Feminismo para mães
Roupas assexuadas que são majoritariamente roupas masculinas
A força da mulher no ambiente de trabalho
Fala sobre terno feminino
Sobre terno masculino
Sobre a primeira revolução feminina preta e escrava
O livro é completo.

Priih | Blog Infinitas Vidas 14/02/2022

Mais do que um livro sobre moda, faz refletir sobre as dinâmicas de poder socialmente construídas
[...] É importante ressaltar que meu interesse por moda é superficial. Não acompanho tendências, alta costura, a história por trás desse mundo todo. Além disso, aproveito para sinalizar que o livro traz “roupa” no nome porque, muito mais do que moda, é nisso que ele foca: a forma como as roupas fazem parte da história da humanidade e como elas servem a papéis sociais e de poder ao longo desse tempo. Se você se identificou com a minha forma de pensar sobre moda e sobre essa temática que citei, é muito provável que você curta a leitura também. 😉

Mayra Cotta e Thais Farage fazem um trabalho primoroso em questionar e também elucidar as muitas formas pelas quais as mulheres tiveram seu papel no mercado de trabalho definido. Uma pergunta feita na obra é um ótimo exemplo disso: se você é mulher, é bem provável que já tenha se perguntado em algum momento se “tal roupa” é adequada para determinada situação, se alguma peça pode causar um efeito indesejado em alguma reunião ou se o tamanho e a modelagem da sua saia podem interferir na sua credibilidade no ambiente de trabalho, por exemplo. E a verdade é que, segundo a linha de raciocínio das autoras, o mercado de trabalho foi construído ao longo dos séculos para que nós, mulheres, nunca estejamos adequadas: ou seremos velhas demais, ou jovens demais, ou mostraremos pele demais, ou seremos “sisudas ou senhorinhas” demais na forma de nos vestirmos. Se usarmos maquiagem, pareceremos fúteis; se não usarmos, pareceremos desleixadas. É um jogo impossível de vencer. E o livro infelizmente não traz uma solução, porque não existe uma única resposta simples que seja capaz de reverter essa dinâmica: como Moda, Roupa e Trabalho habilmente demonstra, isso é uma herança antiga e propositalmente orquestrada.

Compreender o fato de que, desde o Renascimento, as mulheres têm sido colocadas na esfera privada da sociedade (o lar, a família, os filhos) enquanto homens são destinados à esfera pública (o trabalho) é a primeira coisa a ser feita para que possamos encarar os desdobramentos disso, que são sentidos ainda no presente. As autoras usam diversos exemplos pra conectar esse abismo na dinâmica de poder, e é claro que as vestimentas são os mais marcantes. [...] A obra é dividida nos seguintes temas: uma introdução, “Rumo à construção o nosso próprio poder”, seguida dos capítulos “Mulheres e mundo do trabalho: como chegamos até aqui”, “A moda e os códigos”, “As roupas e o assédio sexual no trabalho”, “Mãe com estilo e estilo de mãe”, “A busca eterna pelo look ideal” e a conclusão: “Como fazer a roupa trabalhar para nós?”. Com esses títulos, acredito que seja possível que vocês captem a essência dos assuntos trabalhados ao longo das páginas, mas é importante deixar claro que as autoras se preocupam em costurar todos esses assuntos, conectando um capítulo aos conceitos vistos no anterior. Por mais que sejam muitos aspectos históricos e sociais a serem debatidos, Mayra Cotta e Thais Farage conseguiram tornar o livro muito fluido, interessante, dinâmico e nada cansativo.

Mulher, Roupa, Trabalho é uma leitura imperdível pra quem se interessa por estudos de gênero e deseja se aprofundar em um dos muitos aspectos que giram em torno das dinâmicas de poder desiguais entre homens e mulheres. As autoras são didáticas e conseguem aprofundar várias questões – e, onde não conseguem, deixam sugestões de títulos e de bibliografia pra que o leitor possa continuar o estudo por si mesmo. Foi uma leitura que facilmente entrou pras melhores obras lidas recentemente e eu torço pra que você resolva dar uma chance também. Prometo que vale a pena. ;)

A resenha completa, com mais exemplos, está lá no blog! \o/

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2022/02/13/resenha-mulher-roupa-trabalho-mayra-cotta-thais-farage/

Gabi F. 25/03/2022

Livro interessante, com reflexões interessantes e com leitura fluida, linguajar de fácil interpretação. A escolha da leitura se deu principalmente por identificação com o tema tratado. Mas achei o livro bastante redundante e também achei que as autoras ocuparam muitas páginas com uma discussão pouco profunda sobre a formação do capitalismo. De qualquer forma, é uma leitura muito importante e com discussões contemporâneas. A principal coisa que fica é que para nós, mulheres, não basta ser muito boa e competente, é necessário também que as roupas de alguma forma comprovem e deem respaldo a competência da mulher. Mas no fundo no fundo, como eu também me sinto, nunca estaremos suficientemente bem vestidas, ou sempre estaremos muito arrumadas. Um bom resumo dessa sensação é inadequação.

Guga 06/04/2022

Uma aula
Achei que leria sobre roupa, mas me deparei com uma aula de história, filosofia, política, sociologia e, claro, roupa!
Muito bom!

anna v. 13/06/2022

Tenho zero interesse pelo assunto moda, mas este livro é surpreendente. Resolvi ler depois de ouvir uma entrevista com as autoras, e não me decepcionei. É muito mais sobre relações de poder, política e gênero do que sobre estilo. Tem história, filosofia, psicanálise, tudo numa linguagem acessível e aprofundamento na medida. Recomendo!

Moniky.Brito 20/07/2022

O livro é incrível. Não é uma leitura rasa, pelo contrário, se aprofunda muito dentro do assunto e abre margem pra várias discussões. Amei muito e super recomendo.

Gabyfranhan 27/07/2022

Leitura necessária!!!
Seria maravilhoso se todas as pessoas tivessem acesso à esta leitura, e não apenas as mulheres.
Este livro passa por questões extremamente necessárias no mundo atual, e nos traz fatos da história da roupa e comportamento devido às roupas que são muito legais de serem discutidos.
Recomendo demais essa leitura

Estelia 25/09/2022

Uma aula
Eu acompanho a Thaís Farage por causa da Lu Ferreira, e me identifico em vários pontos com ela. Já a Mayra só conheci através do livro. Entretanto ambas trouxeram de forma brilhante, pontos essenciais de como a roupa influência e nos define ao longo da vida. Eu que sempre fui daquelas que não ligava muito para roupa e já cheguei a achar roupa coisa fútil (hoje não mais), me surpreendi como a história da roupa é importante, principalmente em relação às mulheres. Não é um livro que te ensina a se vestir. É um livro que te ensina como a roupa é algo que vai além da vaidade. Uma verdadeira aula sobre o feminismo, e um convite a reflexão de como tudo para as mulheres é um pouco mais complexo.

Anne.Caroline 02/11/2022

Pra ser livro de cabeceira
Sensacional a abordagem e as incitações levantadas.
Queria, principalmente, que toda mulher pudesse ler esse livro.
Tive muitos despertares. Principalmente pra coisas que eu só fazia e nem sabia porque 10/10.

Daianebcs 19/01/2023

Mais do mesmo
Talvez pra alguém que nunca leu nada sobre o tema seja interessante, para mim é só mais do mesmo de recortes de exemplos e reflexões que já conheço, já li e ouvi em tantos outros lugares.

Gabi Rocznieski 30/01/2023

Necessário
Quem procura um manual de como se vestir para o trabalho, esse definitivamente não é o livro! O objetivo aqui é primeiramente compreender como chegamos onde estamos. Como o patriarcado se estruturou e deu a homens e mulheres papéis tão distintos. Para "Um" a vida pública, remunerada, prestigiada. Para "Outro" a vida privada, de trabalho invisível e não reconhecido (apesar de não haver dúvidas de que o trabalho de formação do ser humano é o mais importante para a sociedade!). A partir daí, é possível pensar roupa de maneira crítica. Sabemos que nunca encontraremos a equação perfeita para enfrentarmos o mercado de trabalho em pé de igualdade, afinal temos que nos vestir com uma armadura, para sermos levadas a sério, não ser nova demais, nem velha demais e ainda pensar qual roupa nos protegerá do assédio (o que é impossível!). Este é um livro que nos ajuda a compreender a estrutura social que afeta nosso cotidiano e isto é uma ferramenta para construir caminhos melhores.

Cristiane 14/03/2023

Mulher, roupa, trabalho
Que a mulher tem uma dupla jornada de trabalho todo mundo sabe, mas que a mulher no mercado de trabalho se depara com regras invisíveis e não ditas, são outros quinhentos.
As autoras provam que nós mulheres pagamos um alto preço por ousarmos estar no mercado de trabalho e que a roupa, ou melhor o que vestir é uma batalha inglória.
Nunca estamos vestidas adequadamente, nunca teremos a maturidade ou a juventude adequadas.
Ser mãe e trabalhar fora é outro desafio. Ter roupas e acessórios confortáveis e compatíveis com o trabalho e a maternidade é um desafio.
Porém há uma luz no fim do túnel.

Vívian M. 17/03/2023

Esse não é um guia de estilo
Não leia esse livro se você quer aprender a se vestir no local de trabalho.
Esse livro superou muito minhas expectativas. Quando comecei um livro com esse nome fui ingênua de achar que seria leve. Tomei um tapa de realidade na cara a cada 5 páginas junto a uma aula maravilhosa de história da sociedade.
A desigualdade de gênero está escancarada no nosso dia a dia e o local de trabalho é mais um ambiente onde ela é reafirmada.

Joana.Amarante 26/03/2023

Demorei umas 40 páginas para entender o lugar que elas gostariam de chegar. Válida a leitura por todo esse preâmbulo onde a roupa é um acessório para entrar nas questões de identidade de gênero, etarismo, maternidade, transexualidade etc, nunca ocuparemos o lugar do homem branco cis na sociedade patriarcal (e acho que nem queremos isso, afinal, buscamos uma mudança nessa construção da sociedade).