Mulher, roupa, trabalho Mayra Cotta

Resenhas - Mulher, roupa, trabalho

Gabyfranhan 27/07/2022

Leitura necessária!!!
Seria maravilhoso se todas as pessoas tivessem acesso à esta leitura, e não apenas as mulheres.
Este livro passa por questões extremamente necessárias no mundo atual, e nos traz fatos da história da roupa e comportamento devido às roupas que são muito legais de serem discutidos.
Recomendo demais essa leitura

Cristiane 14/03/2023

Mulher, roupa, trabalho
Que a mulher tem uma dupla jornada de trabalho todo mundo sabe, mas que a mulher no mercado de trabalho se depara com regras invisíveis e não ditas, são outros quinhentos.
As autoras provam que nós mulheres pagamos um alto preço por ousarmos estar no mercado de trabalho e que a roupa, ou melhor o que vestir é uma batalha inglória.
Nunca estamos vestidas adequadamente, nunca teremos a maturidade ou a juventude adequadas.
Ser mãe e trabalhar fora é outro desafio. Ter roupas e acessórios confortáveis e compatíveis com o trabalho e a maternidade é um desafio.
Porém há uma luz no fim do túnel.

Denise 06/02/2022

Uma visão político-social muito bem estruturada do machismo q pressiona as mulheres em suas escolhas

Gabi Rocznieski 30/01/2023

Necessário
Quem procura um manual de como se vestir para o trabalho, esse definitivamente não é o livro! O objetivo aqui é primeiramente compreender como chegamos onde estamos. Como o patriarcado se estruturou e deu a homens e mulheres papéis tão distintos. Para "Um" a vida pública, remunerada, prestigiada. Para "Outro" a vida privada, de trabalho invisível e não reconhecido (apesar de não haver dúvidas de que o trabalho de formação do ser humano é o mais importante para a sociedade!). A partir daí, é possível pensar roupa de maneira crítica. Sabemos que nunca encontraremos a equação perfeita para enfrentarmos o mercado de trabalho em pé de igualdade, afinal temos que nos vestir com uma armadura, para sermos levadas a sério, não ser nova demais, nem velha demais e ainda pensar qual roupa nos protegerá do assédio (o que é impossível!). Este é um livro que nos ajuda a compreender a estrutura social que afeta nosso cotidiano e isto é uma ferramenta para construir caminhos melhores.

Victória 28/08/2023

Leitura relacionada à moda totalmente diferente do que estamos acostumadas. Não é um manual de como se vestir, vai muito além (ainda bem). Aprendi muito com a leitura e me abriu a mente sobre a relação da roupa com o trabalho de uma forma que eu não imaginava que seria possível.

Anne.Caroline 02/11/2022

Pra ser livro de cabeceira
Sensacional a abordagem e as incitações levantadas.
Queria, principalmente, que toda mulher pudesse ler esse livro.
Tive muitos despertares. Principalmente pra coisas que eu só fazia e nem sabia porque 10/10.

Priih | Blog Infinitas Vidas 14/02/2022

Mais do que um livro sobre moda, faz refletir sobre as dinâmicas de poder socialmente construídas
[...] É importante ressaltar que meu interesse por moda é superficial. Não acompanho tendências, alta costura, a história por trás desse mundo todo. Além disso, aproveito para sinalizar que o livro traz “roupa” no nome porque, muito mais do que moda, é nisso que ele foca: a forma como as roupas fazem parte da história da humanidade e como elas servem a papéis sociais e de poder ao longo desse tempo. Se você se identificou com a minha forma de pensar sobre moda e sobre essa temática que citei, é muito provável que você curta a leitura também. 😉

Mayra Cotta e Thais Farage fazem um trabalho primoroso em questionar e também elucidar as muitas formas pelas quais as mulheres tiveram seu papel no mercado de trabalho definido. Uma pergunta feita na obra é um ótimo exemplo disso: se você é mulher, é bem provável que já tenha se perguntado em algum momento se “tal roupa” é adequada para determinada situação, se alguma peça pode causar um efeito indesejado em alguma reunião ou se o tamanho e a modelagem da sua saia podem interferir na sua credibilidade no ambiente de trabalho, por exemplo. E a verdade é que, segundo a linha de raciocínio das autoras, o mercado de trabalho foi construído ao longo dos séculos para que nós, mulheres, nunca estejamos adequadas: ou seremos velhas demais, ou jovens demais, ou mostraremos pele demais, ou seremos “sisudas ou senhorinhas” demais na forma de nos vestirmos. Se usarmos maquiagem, pareceremos fúteis; se não usarmos, pareceremos desleixadas. É um jogo impossível de vencer. E o livro infelizmente não traz uma solução, porque não existe uma única resposta simples que seja capaz de reverter essa dinâmica: como Moda, Roupa e Trabalho habilmente demonstra, isso é uma herança antiga e propositalmente orquestrada.

Compreender o fato de que, desde o Renascimento, as mulheres têm sido colocadas na esfera privada da sociedade (o lar, a família, os filhos) enquanto homens são destinados à esfera pública (o trabalho) é a primeira coisa a ser feita para que possamos encarar os desdobramentos disso, que são sentidos ainda no presente. As autoras usam diversos exemplos pra conectar esse abismo na dinâmica de poder, e é claro que as vestimentas são os mais marcantes. [...] A obra é dividida nos seguintes temas: uma introdução, “Rumo à construção o nosso próprio poder”, seguida dos capítulos “Mulheres e mundo do trabalho: como chegamos até aqui”, “A moda e os códigos”, “As roupas e o assédio sexual no trabalho”, “Mãe com estilo e estilo de mãe”, “A busca eterna pelo look ideal” e a conclusão: “Como fazer a roupa trabalhar para nós?”. Com esses títulos, acredito que seja possível que vocês captem a essência dos assuntos trabalhados ao longo das páginas, mas é importante deixar claro que as autoras se preocupam em costurar todos esses assuntos, conectando um capítulo aos conceitos vistos no anterior. Por mais que sejam muitos aspectos históricos e sociais a serem debatidos, Mayra Cotta e Thais Farage conseguiram tornar o livro muito fluido, interessante, dinâmico e nada cansativo.

Mulher, Roupa, Trabalho é uma leitura imperdível pra quem se interessa por estudos de gênero e deseja se aprofundar em um dos muitos aspectos que giram em torno das dinâmicas de poder desiguais entre homens e mulheres. As autoras são didáticas e conseguem aprofundar várias questões – e, onde não conseguem, deixam sugestões de títulos e de bibliografia pra que o leitor possa continuar o estudo por si mesmo. Foi uma leitura que facilmente entrou pras melhores obras lidas recentemente e eu torço pra que você resolva dar uma chance também. Prometo que vale a pena. ;)

A resenha completa, com mais exemplos, está lá no blog! \o/

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2022/02/13/resenha-mulher-roupa-trabalho-mayra-cotta-thais-farage/

Alini10 07/09/2023

Bom livro
Não é um livro sobre como se vestir no trabalho. Vai muito além do modo de se vestir seja para o que for. O livro aborda questões como etarismo, identidade de gênero, sociedade, patriarcado

caroline.Andreia 29/03/2024

Uma conversa necessária
Que livro importante! Precisamos repensar certas estruturas e minha principal reflexão é a forma como tratamos umas as outras no que diz respeito as roupas. Precisamos estar juntas, acima de qualquer coisa. E depois, quem sabe, desafiar certos códigos que nos limitam. Obrigada por iniciarem a conversa gurias!

Wanessa 23/09/2023

"Leitura obrigatória"
Gente que livro incrível!
Indico para todos, mas principalmente para todas as mulheres (embora os homens também se beneficiariam com a leitura dele).

Maíra 09/02/2022

Livro para ler mil vezes
Trata sobre o feminismo
Feminismo para mães
Roupas assexuadas que são majoritariamente roupas masculinas
A força da mulher no ambiente de trabalho
Fala sobre terno feminino
Sobre terno masculino
Sobre a primeira revolução feminina preta e escrava
O livro é completo.

anna v. 13/06/2022

Tenho zero interesse pelo assunto moda, mas este livro é surpreendente. Resolvi ler depois de ouvir uma entrevista com as autoras, e não me decepcionei. É muito mais sobre relações de poder, política e gênero do que sobre estilo. Tem história, filosofia, psicanálise, tudo numa linguagem acessível e aprofundamento na medida. Recomendo!

Ana 03/09/2023

Mulher, roupa, trabalho
Aprendi muito com esse livro.
Comprei sem saber direito do que se tratava e me surpreendi muito!

Discussões muito interessantes e profundas em torno do papel da mulher na sociedade e de feminismo.

Vale muito a pena.

Joana.Amarante 26/03/2023

Demorei umas 40 páginas para entender o lugar que elas gostariam de chegar. Válida a leitura por todo esse preâmbulo onde a roupa é um acessório para entrar nas questões de identidade de gênero, etarismo, maternidade, transexualidade etc, nunca ocuparemos o lugar do homem branco cis na sociedade patriarcal (e acho que nem queremos isso, afinal, buscamos uma mudança nessa construção da sociedade).

Moniky.Brito 20/07/2022

O livro é incrível. Não é uma leitura rasa, pelo contrário, se aprofunda muito dentro do assunto e abre margem pra várias discussões. Amei muito e super recomendo.