Lore

Lore Alexandra Bracken

Resenhas - Lore

Queria Estar Lendo 08/11/2022

Resenha: Lore
Lore de Alexandra Bracken é o mais recente lançamento da Editora Alta Novel - que enviou este exemplar em cortesia - aqui no Brasil. Um queridinho na gringa, envolve mitologia grega e uma espécie de Jogos Vorazes entre deuses amaldiçoados e famílias que desejam o seu poder.

Na história, Lore é a última descendente de Perseu. Sua família sofreu um massacre no último Ágon, a competição que acontece de sete em sete anos. Nela, as famílias descendentes de heróis gregos têm a chance de caçar deuses. Zeus puniu seus filhos e filhas no passado. Durante o Ágon, eles se tornam mortais. Se forem mortos, passam seu poder e imortalidade para aquele que empunhou a lâmina da sua morte.

Lore detesta o Ágon e tudo que ele representa. Porém, quando Atena aparece em sua porta, ferida e em busca de ajuda, oferece a Lore uma coisa que ela não pode recusar; uma chance de acabar com essa caçada de uma vez por todas. Não apenas a deusa, mas um grande amigo do seu passado se junta à essa empreitada. Alguém que Lore acreditava estar morto, e que agora detém um poder divino capaz de equiparar a luta.

Do começo ao fim, toda a trama de Lore se move através dessa premissa. Alianças, traições, reviravoltas e perseguições acontecem no decorrer do Árgon, e dessa corrida contra o tempo para tentar impedi-lo de continuar acontecendo.

Existe uma antiga profecia falando sobre a caçada aos deuses, e um segredo nela que pode revelar o fim dessa competição. Lore aceita se unir à Atena, contanto que possa alcançar a sonhada vingança. Ela quer a cabeça do homem que mandou matar toda a sua família; uma figura de extremo poder dentro do Árgon, que já matou um deus antes.

"- Você pode estar cansada do Ágon, mas não acho que o Ágon se cansou de você. Tenha cuidado."

Para Lore, é tudo sobre retribuição. Para Atena, um mistério, mas parece envolver a raiva de ter sido traída por uma das irmãs, uma busca incessante pelo fim da caçada. Para o antigo amigo de Lore, Castor, tem mais a ver com entender seu lugar em tudo aquilo.

Eu gostei bastante de como Lore lidou com as questões individuais dos seus personagens. Não apenas os principais, mas os coadjuvantes também. Alexandra Bracken estabelece muito bem tudo que está acontecendo com cada plot e desenvolve as tramas individualmente de maneira clara e concisa.

Não significa que seja muito fluída em todos os momentos. O livro é grandinho, e parece enroscar num vai-e-volta em certas sub-tramas que poderia ter sido resolvido de maneira mais organizada. As cenas pareciam estranhas; talvez tenha sido coisa da tradução - que eu vou falar um pouco mais pra frente - ou da própria autora. Mas alguns confrontos, diálogos e resoluções pareceram não fluir de acordo com a narrativa.

As relações entre os personagens, sempre mantendo Lore como o ponto central da história, foram ótimas. Eu me apaixonei perdidamente pelo Castor e pela maneira com que ele e Lore se reconectaram; a amizade dos dois, e a faísca de algo mais que nasce daí, foi muito importante pro livro. Pra mostrar pra Lore que existe mais do que vingança em seu caminho.

Ela, aliás, foi uma protagonista muito consistente. Forte, independente e amargurada; burra demais, em alguns momentos (mas que protagonista jovem foge disso, né?), teimosa demais em outros. Do começo ao fim, fez sentido. É o que eu quero dizer. Ela nunca foge da própria personalidade. Estabelece quem é nos primeiros capítulos, e tem um notável crescimento até o fim.

"- Sabe, algumas pessoas ficam tão acostumadas a olhar para a vida de dentro de suas jaulas que não veem mais as barras."

Principalmente o que envolve sua jornada por vingança. Achei o final bem maduro e racional dentro das escolhas que a personagem faria.

Castor e Atena são contrapontos interessantes pra Lore. Um, humano, de coração de ouro; um golden retriever, basicamente. Disposto a gentilezas e empatia em todos os momentos. A outra, uma deusa, fria e rígida; representando o lado feroz e sanguinário da Lore. O que os dois oferecem para ela no decorrer da história importa muito para quem ela se torna.

E o que oferecem individualmente também. A jornada de descobrimento e medo do Castor é muito bem conduzida. E a de raiva e perdição da Atena também. Ah, e sim, tem romancinho com o Castor, mas é uma coisa muito adorável friends to lovers, que acontece devagar e nos momentos certos!

Uma coisa que eu preciso criticar desse livro tem a ver com a edição. A parte da tradução/revisão deixa muito a desejar; e a diagramação também. Eu não gostei da escolha de páginas brancas pra ele, cansa demais a vista e não tem qualidade (para o preço que o livro está sendo vendido). O espaçamento da diagramação também deixa a leitura esquisita, pouco confortável.

E a parte de tradução e revisão tá bem mal resolvida. Não sei qual dos setores pecou tanto, mas tem inúmeras frases sem adaptação e copidesque, inúmeros diálogos que não parecem fazer sentido por causa da posição das palavras nas sentenças. Ficou bizarro de ler, em resumo. Meu cérebro às vezes entrava em curto-circuito tentando entender, e não encontrando sentido algum. Faltou um maior cuidado nessa parte.

Com exceção desses detalhes, a edição de Lore ficou linda. Eu gosto que mantiveram a capa original, tem os mapas de Nova York nas partes internas da capa, curiosidades sobre as linhagens do Ágon na entrada do livro.

"A sua raiva a alimentou quando ela sentiu fome."

Em relação ao universo grego e como a Alexandra Bracken fez essa releitura, eu gostei demais. Sou apaixonada por mitologia, e dá pra notar que tem muita pesquisa e cuidado na adaptação dos mitos e das histórias bastante conhecidas dos heróis e deuses. O jeito como ela mistura essa fantasia com a realidade de Nova York é crível; é uma fantasia mais pé no chão, justamente por lidar com deuses mortais.

Para quem gosta de mitologia grega e de fantasias únicas, Lore é com certeza a leitura certa pra você. Uma história que envolve legado, vingança e confrontos épicos e que entrega um final tão bom quanto a promessa que havia no começo da história.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/11/resenha-lore-alexandra-bracken.html

giulia180 27/02/2023

Lore
Demorei mais tempo do que gostaria para ler esse livro e acabei percebendo pontos positivos e negativos dele

Primeiro, gostei muito da idéia do livro, a história da caçada dos deuses gregos e das linhagens, e até mesmo o significado daquilo tudo ( que descobrimos no final ) é algo tão Incrível e fascinante que poderia facilmente ser uma série de livros. Entretanto, não gostei tanto do desenvolvimento dos personagens e até mesmo da escrita. Achei que poderia ter um "algo a mais" e que tinha tudo para ser um LIVRÃO, mas não foi. Li pela recomendação por ser um livro sobre mitologia grega, mas a história foca em poucos deuses ( tem alguns que foram até citados mas foi só isso mesmo)

27/02/2023

AnoukBu 29/01/2024

Achei bom, mas poderia ser melhor, algumas cenas eram descritas de uma forma meio difícil de você imaginar o que está acontecendo e isso atrapalha demais a imersão, principalmente nas cenas de ação.
A ideia é incrível de ser uma espécie de Battle Royale da mitologia grega, mas faltou algumas coisas, porém foi super divertido de se ler, eu recomendo pois acredito que outras pessoas irão gostar mais do que eu desse livro.

Karini.Couto 09/12/2022

Pensem em mitologia grega, lembrem-se: Lore!

Esse livro da Altinha fez meu ❤️ dar aquele salto, pois, além de estar apaixonada por uma Editora, me encantei nessa capa e estava mega ansiosa por esse lançamento.

Lore vem trazer o que há de mais interessante em se tratando de escrita, gênero e fluidez. Com mitologia grega, os jogos de poder, deuses, punição, mortalidade, surpresas inesperadas, uma certa caça tentando "igualar", "punir", vai fascinar qualquer leitor, sim! Qualquer leitor! Não importa se você já curte ou não enredos assim, pois esse livro, vai te conquistar, quer queira, quer nem imaginem ao primeiro olhar.

Como punição por terem se rebelado, nove deuses gregos são forçados a andar pela terra como mortais, sendo caçados pelos descendentes de linhagens antigas, todos ansiosos por matar um deus e tomar para si o poder da imortalidade.

"Chamo-vos a um último Ágon para conquistarem a vossa própria glória eterna. Nove deuses traíram-me, e agora demando cruel vingança."

Lore Perseus fugiu desse mundo cruel quando teve sua família assassinada com sadismo e brutalidade por linhagem rival, tendi deixado para lá qualquer glória eterna que a caça pudesse vir a lhe conceder, tendo repudiado esses atos de vingança contra o homem, mas... Tudo muda quando reúne forças contra um inimigo em comum e a chance de deixar o Ágon de vez, mas tudo tem um preço e esse pode ser alto demais, já que uma nova ascensão poderosa pode por a humanidade em risco de maneira inimaginável.

Temos as linhagens vivas e as extintas, desenhadas claramente, convidando o leitor a comprender a rixa e escolher um lado.

Mais uma releitura clássica incrível, que tive oportunidade de conferir e me encantar a cada página virada. Eletrizante, surpreendente, viciante, essas são as três palavras que me vem em mente se mandar eu pensar rápido!

Alexandra Bracken com sua escrita de tornou n° 1 do New York Times não foi a toa! Tendo escrito Mentes Sombrias e Passenger.

Se estivesse em uma caçada, quem seria? Caça? Caçador? Iria se esquivar?

"Reúnam-se no umbigo do mundo conhecido e iniciem vossa caçada ao raiar do dia. Assim será até o último dia, quando apenas um restará, e será refeito por inteiro."

Além de Lore, personagem já mencionada, não posso deixar de citar que temos outros personagens interessantes na trama, desde os vivos, aos mortos.. todo o enredo é bem construído, ambientando e temos tudo bem explicado durante todo o enredo e ao final dele também. Mapa, listas de personagens, linhagens vivas e extintas, com explicações.

Pensem em mitologia grega, lembrem-se: Lore!

site: https://instagram.com/alempaginas

@maarianaraamos 29/11/2022

Surpreendeu?
Mas tenho alguns pontos bem discutíveis no livros! Achei dle bom, mas tinha pontencial pra ser bem melhor construído!

Em breve vídeo no canal: https://youtube.com/@MariRamosCanal

Bruna 29/10/2022

Esperava mais
Não sei se foram problemas de tradução ou de escrita mesmo. Eu esperava uma história muito melhor do que a que foi contada. Muitos pontos confusos, contados de forma enrolada, em vários momentos, principalmente em cenas de luta, era difícil de saber quem fazia o que, fora que quanto mais a história se desenrolava, mais fraco o plot se mostrava. Tive certa simpatia por alguns personagens, outros claramente foram um grande ponto de interrogação, porque fizeram pouquíssima diferença até o fim. Uma dúvida entre ser 2,5 ou 3.

Fainlea 19/07/2023

Um ótimo final
Lore é um livro bom, a partir da segunda parte. Achei a primeira uma enrolação sem fim, e demorei muito para ler e me integrar ao universo.

Porém a história começou a animar a partir da metade do livro, com alguns plot twists inesperados e lutas muito bem descritas (o que pra mim é algo importante). A mitologia também é colocada da maneira correta, desde a personalidade e história dos deuses até o Ágon em si.

Fazendo uma descrição corrida, eu diria que é uma mistura de jogos vorazes com mitologia grega. Um ótima combinação!

Elaine - @narealidadedasletras 26/03/2023

Uma releitura de tirar o fôlego
Como fã de mitologia grega, fiquei animada quando soube que a Altanovel iria publicar esse livro aqui no Brasil que foi um grande sucesso lá fora.
Pela capa já vemos que esse livro é sobre mitologia grega, mesmo assim, não estava preparada para o que me aguardava.

A história se passa nos nossos dias atuais, deuses, heróis olímpicos vivendo entre nós humanos. Essa trama vai falar sobre o Ágon, um evento que acontece a cada 7 anos num período de 7 dias, onde os noves deuses gregos principais se tornam humano e andam pela Terra e quem conseguir assassinar um desses deuses, ganha o poder dele, ou seja toma o seu lugar.
Ágon se iniciou à centenas de anos, então muitas coisas e intrigas já aconteceram e no decorrer desses anos, os humanos criaram algumas casas que são compostas por descendentes dos deuses heróis do olimpo que dedicam a suas vidas a caçar as outras linhagem e proteger os deuses de suas casas.
Já iniciamos a história com algumas casas extintas, agora dos deuses originais só restam a Atena, Artemis, Hermes e Apollo que ninguém sabe de seu paradeiro.
Lore é uma adolescente que faz parte da nova geração que ocupa o lugar dos deuses extintos, no caso ela é a última descendente de Perseu, herói conhecido por ter matado a Medusa. Ela teve sua família assasinada, isso aconteceu no Ágon anterior ao que se passa nesse livro, desde então Lore vive fugindo.
Tudo muda para ela quando o novo Ágon se inicia e ao se deparar com Atena toda machucada terá a oportunidade de uma aliança e concretizar sua vingança e é aí que ela mergulha totalmente no novo Ágon.
Preciso dizer que esse livro foi uma grata surpresa para mim. Pode ser que o começo dele seja um pouquinho confuso, pois o passado vai se revelando lentamente e somos inseridos à várias informações, mas a medida que se familiariza com os personagens vamos ter grandes revelações e isso torna o livro incrível.

Dividido em cinco partes com capítulos relativamente médios, com cenas tensas, grandes revelações com uma pitada de romance, algumas cenas fofas, pois estamos falando de uma fantasia Yong Adult, com cenários fantástico e o ponto alto que foi a construção dos personagens, que por sinal são muito bem construídos, difícil não se apegar ou se apaixonar.
Um dos pontos negativos que tenho é quanto a edição ser de folhas brancas, a tradução e revisão em alguns diálogos e cenas que não fazia sentindopor causa das posições das palavras e isso de certa forma ficou estranho.
Tirando isso, gostei que mantiveram a capa original e algumas curiosidades e mapas.

Enfim, esse livro me fez lembrar de como é bom ler algo e querer fazer parte de todo universo criado por um autor. A escrita da autora é maravilhosa, nota-se o cuidado e o trabalho de pesquisa que ela teve, também podemos encontrar em seu enredo muita representatividade LGBTQIA+, racial, personagens empoderadíssimo que é difícil não querer ser amigo deles.
Para você que gosta de livros de fantasia únicos e de uma boa releitura da mitologia clássica épica, garanto que você ficará sem fôlego.

Super recomendo.

Maria19642 19/07/2023

"Assim como estou certa de que não lhe dei meu consentimento para matar esta mortal."
O que me chamou a atenção foi o easter egg do título. Eu gostei muito do título ser uma frase do livro.
Ao meu ver, alguns personagens foram construídos de uma maneira mais refinada do que outros. Uma comparação entre Atena e Castor, por exemplo:
Desde o início, nós podemos perceber que Castor não vai ser tratado como algo além do parceiro romântico da protagonista. O que é uma pena, pois ele tem um potencial e um motivo enorme para ser mais. Atena, por outro lado, têm motivos e atitudes que condizem com o objetivo dela. O livro me fez até odiar ela por um momento(o que é quase impossível por que a deusa de olhos cinzentos é a minha favorita desde que li o meu primeiro livro de mitologia aos doze anos).
Eu sei que ela era a deusa principal e que a história da Lore gira em torno das ações da Atena(o motivo polêmico que me fez comprar livro), mas eu gostaria que outros bons personagens fossem tão explorados quanto ela, a Lore ou o Van.

Não sei se entendi a lógica da criação do Ágon também. Quero dizer, muitos mitos demonstram o quanto Zeus não se preocupava com a humanidade, até mesmo criando um dilúvio para acabar com todo mundo(Prometeu manda um salve!) Então, porquê o senhor dos deuses puniria os seus por quererem subjugar os humanos? "Ah, mas foi por causa da desobediência" - mesmo assim, os deuses envolvidos não sofreriam com a possibilidade da morte, especialmente Atena, a filha favorita que carregava a égide. Hermes também nunca foi contra o pai na mitologia. Existe até um mito que relata um motim contra Zeus e seus castigos, o qual o pior deles foi o de Hera, mas não seria tão desonroso quanto o que a autora propõe, até mesmo para salvar o seu próprio reino de caras como o Fúria.

Isso não significa que eu não curti o livro. Eu o achei bem escrito, com uma mistura entre tensão e humor em dosagens certas e que sabe guardar algumas informações. A história também é bastante interessante e me apeguei aos personagens bem rápido.
Gostei da releitura dos chamados deuses antigos(meu menino Hermes nunca errou) e o trabalho com os novos. Acho que trabalhar a mitologia sem trazer diretamente semideuses foi uma escolha muito feita também.
Por fim, caso você esteja se perguntando se vale a pena ler esse livro, respondo que sim. É um tema saturado misturado com personagens cheios de estereótipos, mas você vai gostar.
E se não gostar, pode mandar um pix para… (brincadeira).

Iparisclarke 03/12/2022

Muito interessante, pena que....
Amo a escrita da Alexandra tanto que ela me conquistou demais em mentes sombrias, entretanto minha pessoa está passando por um período de preguiça literária enorme então talvez esse livro não tenha sido o ideal para o momento.

A história é bem completa, mas de início não mostra isso já que a autora te joga em um mundo que você não sabe de nada e está rolando várias brigas antigas, deuses originários e novos e por aí vai. Até você se situar na leitura já passou uma boa parte do livro, a protagonista a princípio não entrega o que ela é e só com uns 60/70% você percebe o potêncial que a mulher tem e é incrível.

Admito que fui enganada por quase um livro inteiro e desconfiei das pessoas erradas, mas isso deixou a experiência ainda melhor, teve umas leves migalhas de romance e foi realmente bom e bem desenvolvido. Como disse no começo da resenha sinto que não foi o ideal momento para ler esse livro e sei que ele teria tido uma nota melhor, mas é o que temos.

Gatilhos com possíveis spoilers:

Violência, H0mIcídI0
Tentativa de 3stUpr0, Assédio
Traição, Morte
Humilhações, Cenas de violência gráficas
Morte de crianças, Misoginia.

Liv 14/11/2023

Estava com a expectativa bem alta com esse livro mas não foi aquela leitura que me pegou de jeito. Eu gostei bastante da história toda, essa parte da mitologia grega me pegou e achei bem legal.

Laura 19/11/2022

A história desse livro é muito bem construída e maravilhosamente imersiva. Descobrir as coisas do último Ágon e outras épocas da vida dos personagens ao longo do livro e pela perspectiva da Lore fez com que eu me sentisse dentro da trama.
Em alguns pontos a leitura ficou pesada, mas nunca arrastada. Não tinha um segundo que não tinha algo acontecendo, e isso é muito bom.
Me surpreendeu!!

Carol851 28/01/2023

Gostei, mas esperava mais
Fiquei interessada em ler Lore após ver um Reagindo Resenhas do canal Livraria em Casa e alguns tiktoks comparando o livro a uma mistura de Jogos Vorazes com Percy Jackson. Nunca li Percy Jackson, mas amo Jogos Vorazes e a mitologia grego-romana, por isso resolvi dar uma chance para o livro.

Não achei essa obra a altura de Jogos Vorazes, as críticas sociais de livro Lore são mais rasas e mesmo a caçada não é tão intensa e assustadora como os Jogos Vorazes são retrados.

Em relação a mitologia, a obra adapta algumas passagens, mas essa parte é mais um pano de fundo, apenas Atenas aparece bastante. Pessoalmente, achei bem rasa a forma como tentaram debater sobre o machismo nas lendas que envolvem a deusas, o que é um tema muito importante e que merecia mais destaque.

Se o leitor não for comparando a leitura com outras obras e só quiser uma fantasia adolescente, acredito que irá gostar dessa história. O universo é interessante e bem construído e os personagens são cativantes. Apenas achei que em certos pontos os coadjuvantes poderiam ter tido mais destaque. Queria ver mais da relação da Lore com o Castor e a Iro e a relação do Van com o Milles.

O final achei meio corrido e sem uma explicação necessária, como a obra não termina parecendo que vai ter uma continuação, seria bom o final ser mais redondinho.

Mesmo com as críticas, gostei de ler Lore e o livro me ajudou a passar o tempo nesses dias que estou com covid.

Recomendo a leitura a todos que gostam de fantasias adolescentes ou querem começar um aproximação com a mitologia grega.

Jeskmiyano 18/07/2023

Por mais que mitologia grega seja super interessante, demorei um pouco pra gostar do livro. Estava com uma ressaca literária e a leitura não tava fluindo muito. Mas no meio do livro vai surgindo umas surpresas do passado da Lore que foi me prendendo e eu até que gostei do livro.

Kamui Leo 15/04/2023

A cada sete anos, o Ágon começa...

Como punição por terem se rebelado, nove deuses gregos são forçados a andar pela Terra como mortais, sendo caçados pelos descendentes de linhagens antigas, todos ávidos para matar um deus e tomar seu poder divino e sua imortalidade.

Há muito tempo, Lore Perseus fugiu desse mundo brutal quando sua família foi assassinada cruelmente e com requintes de sadismo por uma linhagem rival, abrindo mão das promessas de glória eterna que a caçada concedia. Por anos ela repeliu toda e qualquer ideia de vingança contra o homem — agora um deus — responsável pelas mortes deles. Mas…

Seu destino está lançado e lutar contra as moiras não a salvará do que está por vir.

CAÇAR OU SER CAÇADO?

Com o alvorecer da nova caçada despontando na cidade de Nova York, dois participantes procuram Lore em busca de ajuda: Castor, um amigo de infância que Lore acreditava estar morto há bastante tempo, e Atena, uma das últimas deusas originais, gravemente ferida.

A deusa oferece uma aliança contra seu inimigo comum e, por fim, uma forma de Lore deixar o Ágon para trás de uma vez por todas. No entanto, a decisão que Lore tomou — unir seu destino ao de Atena e voltar para a caçada — terá um custo mortal, e talvez isso não seja suficiente para impedir a ascensão de um novo deus com poderes capazes de colocar toda a humanidade de joelhos.