Crônicas do Japão

Crônicas do Japão Príncipe Toneri...

Resenhas - Crônicas do Japão

JenniferIRSouza 18/12/2022

As histórias são legais mas acaba ficando repetitivo pois conta a mesma história várias vezes de várias formas...

Maah.vic 06/12/2022

Um pouco dos mitos japoneses
Muito interessante, separado em Tomos, conta sobre a criação e sobre o primeiro imperador, tem muitas loucuras e machismos pq se não tivesse não seria mitologia ahhaahha
Amaterasu é a minha fav, Suzanoo tbm pq ele é puro bipolar. O Ningin é ok, mas eu acredito na superioridade do irmão mais novo!!!
Queria mais, saber mais?
Mas foi ótimo!

Ayumi.kimura 07/11/2022

Leitura não muito fluida
Um pouco cansativo devido a tradução dos nomes, sendo alguns longos na qual fica um tanto dispersivo, tentei não assimilar com a escrita japonesa o que fez a leitura fluir com mais rapidez.
Conhecia algumas divindades mas a maioria era desconhecida para mim e também as várias lendas contadas de várias formas, torna o livro um tanto repetitivo.

Nay__ 14/10/2022

Ótima iniciativa
Nunca tinha ouvido falar dos mitos fundadores, gostei muito de saber que algumas crenças tem raízes tão profundas. De certa forma faz parte da minha história e achei importante ter essa edição gratuita.

Fiquei curiosa com a tradução do nome Augusto, com a possibilidade do Japão já ter sido matriarcal e me surpreendi com a última história, em que aparece até o teatro e o ator.

zbll 10/07/2022

Não dá pra acreditar, mas foi um ótimo livro. Bom mesmo. É legal aprender sobre outras mitologias, não apenas ficar nas mais famosas, e isso é bom.
Gostei que é algo bem "povão", pois mostra várias outras versões das histórias, achei bem interessante.
Não tenho nenhuma queixa, é só isso mesmo.

Leiam! :D

Larissa3225 15/06/2022

Interessante
Crônicas do Japão (no original, Nihonshoki) é o segundo escrito mais antigo do Japão. Nele, estão contidas as narrativas mitológicas da criação do Universo, dos seus elementos e do próprio Japão. Além disso, ele estabelece a ascendência divina do então imperador (do qual descende o atual) e relata eventos históricos da época.
Esta edição, no entanto, traz apenas os mitos de criação.
É um livro interessante, mas não foi nada marcante para mim. É legal ler sobre a mitologia japonesa (que serve de base para o xintoísmo) e ver as diferentes versões que existem e tudo mais. Porém, eu senti falta de algum tipo de apoio ao longo da leitura. Existem algumas notas de rodapé que falam sobre como tal evento criou tal superstição. Mas senti falta de mais, de ver como essas estórias influenciaram a História do Japão, a cultura ou até mesmo a cultura pop. Me pergunto se alguém mais imerso na cultura japonesa conseguiria pegar referências que eu não peguei.
É uma iniciativa legal do SESC trazer esses livros. E com certeza lerei outros da coleção.

Lusia.Nicolino 01/05/2022

Para sair da zona de conforto
Não se arrisque se não for um aficionado pelas histórias do Japão porque, apesar de ser uma leitura simples, é complexa para acompanhar nomes, relações e expressões na língua original.
Uma seleção de crônicas, o segundo registro escrito das histórias, mitos e lendas da civilização japonesa medieval. Considerada uma importante fonte do pensamento Shintō e da história das primeiras famílias imperiais, fala sobre a introdução do budismo no país e a Reforma Taika que ocorreu no século 7. De qualquer forma é uma ótima pedida para sair da sua zona de conforto. Qual foi a última vez em que leu algo totalmente fora do seu radar de interesse?

Quote: "O Deus-Izanaki deu a volta no Sagrado-Pilar pela esquerda e a Deusa-Izanami deu a volta pela direita; ao se encontrarem, a Deusa exclamou:
Que felicidade encontrar um homem tão belo!!
O Deus-Izanaki não ficou feliz com o comentário e disse:
Eu é que sou o homem. O correto é que eu faça a corte. Por que você tomou a iniciativa? Isso não está certo. Vamos começar tudo de novo."

Giu Blue~ @giugiu_blue 09/02/2022

Uma boa introdução a mitologia japonesa
Adorei a iniciativa do projeto de literatura livre: fornecer livros de domínio público de forma responsável, competente e acessível. Muito legal mesmo, ainda mais porque eles deixam a obra em sua língua original no final, criando livros bilíngues. Não que isso sirva muito para mim, que não sei nada de japonês, mas achei muito louvável, de verdade.

Sobre o Nihonshoki, é um livro simples, fácil de se ler e que aborda os principais pontos da mitologia japonesa. Originalmente possui 3 Tomos: o primeiro tratando da criação do universo, dos principais deuses e do Japão; o segundo dos filhos dos deuses e heróis, chegando ao ponto em que o primeiro imperador japonês nasce, alegando sua ascendência divina; e o terceiro é o tomo dedicado a genealogia da família imperial e os principais acontecimentos de todos os reinados. Como esse último se trata mais de um documento histórico e essa tradução e distribuição do original japonês aborda especificamente o folclore, esse terceiro tomo não se encontra nela.

Além de eles colocarem o texto base, que é a versão "mais oficial dos contos", a edição também traz os textos complementares, que basicamente são diferentes interpretações e versões da mitologia, trazendo a ideia constante de que essas histórias são mutáveis pelo seu povo, que as conta de boca a boca, a fim de lembrar suas crenças, tradições e história, como qualquer outra mitologia.

É realmente muito diferente de qualquer conto mitológico que já ouvi. Há sim algumas referências com histórias de outros povos, mas mesmo assim, é algo bem único. Não é pra menos, afinal, representa a tradição do povo japonês. Achei muito interessante. A leitura me cansou um pouco em alguns momentos pelos nomes difíceis e longos das divindades japonesas, mas depois que parei de tentar pronunciar cada nome a coisa ficou bem mais fácil ?.

Em suma, muito legal pra quem quer começar a conhecer a mitologia japonesa mas não tem ideia de absolutamente nada a respeito. Ou também pra quem possui a mera curiosidade de conhecer mais sobre esses assuntos de história, mitologia e culturas diferentes.
Yanne 09/02/2022minha estante
Os nomes são enormes né kkkkkk e extremamente específicos

Giu Blue~ @giugiu_blue 09/02/2022minha estante
Siiim kakakakaka, demais

Rita 02/02/2022

É interessante conhecer um pouco da mitologia japonesa, mas que os nomes dos deuses deram um nó supremo na minha cabeça, deram.

Tati- Leitora 31/01/2022

Os japoneses não economizava na hora de dar nome as suas divindades. O livro é muito bom e bem informativo sobre as divindades da época porém eu achei que ele é um pouco repetitivo e cansativo também.

Yanne 21/01/2022

Crônicas do Japão
As narrativas são muito interessantes e explicam costumes japoneses por meio dos mitos, porém a leitura em si não é fluída, é toda entrecortada por outras versões da mesma história, o que a torna um pouco cansativa. Apesar disso, foi uma boa experiência, recomendo para quem gosta de mitologia.

grazisapienza 05/01/2022

Histórias Japonesas
Eu não tenho muito a dizer sobre a leitura em si além de que é um amontoado de histórias sobre a criação e lendas japonesas.

Pra quem acha histórias repetitivas (porque ele conta mais de uma vertente da mesma história), talvez não ache tão atrativo, mas eu achei interessante conhecer alguns contos menos populares, juntamente com alguns deuses e heróis do panteão japonês.

Acabei pulando uma parte porque do 70% (aproximadamente) em diante, é a versão em japonês do livro (não sabia que era edição bilíngue.

Aos tradutores, obrigado pela paciência de traduzir uns nomes quilométricos e pelo cuidado na revisão. Nota 10, Sesc!

Lizandra.Coutinho 29/12/2021

Agradável surpresa.
O livro me surpreendeu positivamente. Não conhecia sua importância histórica, e como uma estudiosa amadora de cultura asiática, não poderia deixar tamanha obra de fora.
Neste edição com uma linguagem da época, nos deparamos com a visão do criacionismo através da ótica do Japão feudal. Narrativa curta com versão original em japonês, vale a pena conhecer.

AnaB. 24/12/2021

Cheguei nesse livro por pura curiosidade, e foi uma experiência legal. Esse livro é uma coletânea de contos japoneses que contam a criação e alguns eventos entre as entidades.
São contos bem bonitos. Aqui está um boa oportunidade de conhecer a cultura japonesa.