Crônicas do Japão

Crônicas do Japão Príncipe Toneri...

Resenhas - Crônicas do Japão

Karen612 20/04/2024

Eu acho que li e não li ao mesmo tempo, fiquei confusa mas entendi(?) Gente, tem mais nome que os livros da Jane Austen... E é tipo, do nada... Me senti burrinha lendo esse livro e olha que fui ler ele para desacelerar a mente. Mas assim, achei interessante, pelas partes que entendi, a mitologia japonesa.
"Há, portanto, o cuidado de tratar a mitologia japonesa como passível de interpretações diversas e que possui, por exemplo, correlações com mitos gregos, citas e sármatas (antigos povos Iranianos nômades). Nesse sentido, Crônicas do Japão revela a existência de uma cultura polimórfica com a contribuição de elementos das mais variadas origens."

Jéssica 28/01/2024

Uma leitura repetitiva e confusa, as histórias são interessantes, porém a leitura é complicada e isso torna o livro chato de se ler .

Lika Poetisa 23/01/2024

Bom, porém cansativo
Indico muito esse livro para quem gosta de cultura e mitologia japonesas, sou neta de japoneses e na infância ouvi alguns desses contos nas versões que meus pais conheciam, acabei identificando em alguma parte e fiquei feliz de reconhecer parte dessas histórias.

Só adianto que a leitura não é muito fácil porque as traduções dos nomes dos deuses ficou literal, então os nomes em japonês que já são enormes, apesar dos kanjis (ideogramas japoneses) serem curtos em alguns momentos, a leitura deles são grandes e são descritas no livro, além disso, tem a tradução para o português desses nomes, que muitas vezes ocupam praticamente a linha toda ou até mais de uma linha, quando poderia ter feito uma adaptação que não perdesse o sentido mas que não ficasse tão grande, fazendo cansar a leitura. Esse foi meu único ponto fraco em relação ao título, apesar de que parabenizo por tentar manter isso, só não sei se essa riqueza de detalhes agrada a todos.

Outra coisa que pode confundir o leitor é a aparente repetição de contos. Digo isso porque em dado momento de distração, pensei estar lendo a mesma história, mas só então parei e vi que estava lendo sim o mesmo conto, só que de outro ponto de vista, de outro "dizem que...". Então a mesma história tem mais de uma versão, a contada por X, a contada por Y, por Z, e mesmo sabendo o enredo, acabei me divertindo com todas como se fosse algo inédito.

A edição é fantástica, eu faria algumas adaptações inserindo talvez um "compilado" no final ou início com todos os kanjis (deuses, animais, plantas, objetos, etc.), a romanização e a tradução, assim veríamos na lista para já ir acostumando o olhar para aqueles nomes. Mas sei que a ideia foi manter fiel à obra original, então é só pitaco mesmo. O livro é bilingue, então quem quiser conferir a história original em japonês, tem essa experiência e achei fantástico isso. Super recomendo! Só tenha paciência mesmo.

BnecoDeNeve 23/01/2024

Muito confuso mas legal
É muito interessante saber sobre a cultura de outros lugares e esse livro fácil de ler... só é muito confuso, o jeito que traduziram os nomes me fez ficar sem entender o que tava acontecendo muitas vezes, mas achei top

A_Peregrina 21/09/2023

Nesse outro projeto da Literatura Livre do SESC-SP a gente encontra a raiz da cultura histórica japonesa. As primeiras famílias, a fundação de certos costumes e crenças e muitas informações e detalhes para contextualizar todo o cerne japonês.

De bônus, ainda é uma edição bilíngue, então se torna uma forma de ter fácil acesso a textos de literatura japonesa e treinar a visualização de caracteres e sua interpretação.

Barbara838 21/09/2023

Crônicas japonesas: os mitos por trás de uma cultura incrive
Eu tive a impressão que mergulhei dentro do Japão, e ao mesmo tempo não sai da cultura ocidental. As culturas oriental e ocidental se misturam e acabam por serem semelhantes.
Não nego que foi uma leitura bem tranquila e prazerosa, tive várias gargalhadas sinceras em alguns momentos. Mas o que me incomodou muito é que a tradução literal dos nomes míticos são enormes e isso me atrapalhava às vezes no contexto da história. Tirando isso, o que eu gostei muito também foi o fato de ter um texto principal, contado pelo princípe antigo e depois vários textos complementares de como o mito foi sendo contado ao longo dos anos. No geral me diverti muito, aprendi bastante e fiquei relaxada.

Nota: 04/10

pirocadeperuca 26/08/2023

é bom, mas poderia ser melhor - falo isso a respeito da edição, não do conteúdo em si. poderiam ter feito uma lista das divindades e ter utilizado nomes menores, como o deus da união izanaki sendo apenas izanaki. há muitas repetições que dificultam a leitura; sei que tentaram manter a semelhança com a versão japonesa, mas certas coisas não funcionam no pt

Arlindo.Ramos 26/06/2023

Crônicas do Japão
Vale como registro histórico. Mais não me conquistou. Achei meio enrolado. Quem sabe numa releitura eu acho melhor.

Rayfobic 11/06/2023

Crônicas
Assim, interessante por ter as histórias populares sobre o começo do mundo e tals mas achei um tanto massivo.

Mello 18/03/2023

As vezes cansativo pelo nome extenso dos deuses. Conta a história da criação do mundo na versão chinesa. Tem parte bonitas e se não pensar filosoficamente sobre o assunto, parece tudo meio superficial.

Rubia.Marinho 07/03/2023

Curiosidades sobre a mitologia japonesa
O texto é narrativo e versa sobre a mitologia do Japão. Os diálogos entre deuses às vezes é divertido e interessante. Indico para quem gosta da cultura do Japão, em especial dos deuses.
O texto fluiu muito bem quando comecei a ignorar os nomes extensos dos deuses (desculpa Deus - Espírito - das Abundantes - Espigas de Arroz ? kkk).
Os textos complementares ficaram repetitivos, o que tornou o ritmo da leitura mais pausado.
Gostei de conhecer sobre o surgimento da Ilha - Por - Si - Só - Solidificada, do nascimento das deusas e deuses, das explicações das crenças sobre a punição das unhas [...].
Algo que chamou atenção foi a cultura patriarcal, na qual a " missão" só dava certo se o Deus fizesse primeiro e não a Deusa. Apesar disso temos uma governante: Amaterassu, Deusa - do - Sol ?.
Outro fator de impacto foi a Ilha - de - Espuma não te sido considerada filha por ser deformada, fiquei triste por ela. Pois, se fizermos uma analogia e pensarmos na vida em sociedade tudo fica complicado.
Leiam se quiserem conhecer mais sobre a mitologia japonesa.

Claudia.Marcia 05/03/2023

Essas edições traduzidas pelas editora Sesc são ótimas pois é uma forma de conhecer um pouco de cada cultura através da literatura. Em alguns momentos achei a leitura repetitiva por conta dos nomes dos Deuses que sempre se repeti ao logo dos contos.

Caio383 12/01/2023

Se você gosta de cultura oriental , não pode deixar de ler esse livro.

Nele contém contos muito, mas, muito interessantes dos deu-se e deusas , vale a pena! .

anisios 02/01/2023

Demorado e lento. Recomendo a quem "curte muito" Japão.
A leitura é a tradução de várias versões de mitos japoneses sobre a criação do mundo e do Japão. As vezes as versões são contraditórias ou repetitivas em poucos detalhes a mais ou a menos. Apesar de cansativo no começo, o leitor se acostuma com os nomes longos e cronologia quebrada de alguns personagens.

JenniferIRSouza 18/12/2022

As histórias são legais mas acaba ficando repetitivo pois conta a mesma história várias vezes de várias formas...