Crônicas do Japão

Crônicas do Japão Príncipe Toneri...

Resenhas - Crônicas do Japão

Alessandro117 09/12/2021

Novas culturas.
Estamos sempre acostumados a ver a mitologia grega, romana e nórdica em evidência, mas nesse livro vemos um livro fundador da mitologia Japonesa e como essa crença perpétua nos saberes tradicionais da nação Japonesa.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/11/2021

Nihonshoki
Você conhece o projeto Literatura Livre? Realizado pelo SESC São Paulo e produzido pelo Instituto MOJO de Comunicação Intercultural, ele tem por objetivo formar uma coleção digital gratuita de obras oriundas dos povos que contribuíram para a formação da sociedade brasileira, trazendo novos costumes e estreitando laços afetivos. Por sinal, esses e-books são bilíngues: além da tradução inédita para o português, o leitor tem acesso ao texto original, de domínio público, no idioma que foi escrito.

?Crônicas do Japão? ou ?Nihonshoki?, uma das narrativas escolhidas, ê uma das principais fontes de estudo sobre a história e o pensamento japonês na Antiguidade? e seu texto foi compilado pelo Príncipe Toneri e por ?-no-Yassumaro ?a partir de documentos oficiais da Corte, registros guardados em templos, pesquisas em fontes chinesas e coreanas, além das transcrições de narrativas orais, míticas e folclóricas?.

Seu propósito foi criar um relato coerente e linear sobre a linhagem imperial japonesa, aos moldes das prestigiadas narrativas históricas chinesas. Seus dois primeiros tomos, apresentados neste e-book, relatam a origem do mundo e dos deuses, enquanto que os 31 restantes discorrem sobre o reinado de 37 imperadores e 4 imperatrizes.

O resultado comprova ?a existência de uma cultura polimórfica, indelevelmente marcada pela contribuição de elementos das mais variadas origens?. Todavia, ?Crônicas do Japão? ficou aquém de minhas expectativas, na verdade, ela não conseguiu fisgar meu interesse, tornando muitas vezes enfadonha a leitura. Provavelmente, isto se deve a minha pouca familiaridade com uma narrativa formada ?por uma multiplicidade de histórias com versões complementares, contraditórias e até desconexas?.

Apesar de minha frustração, não ousaria desaconselhar uma obra que reporta ao século 8 e graças a sua importância, como material de estudo e pesquisa, tornou-se uma milenar sobrevivente perante a tantas outras.

Enfim, três estrelas, destacando a iniciativa e a cuidadosa tradução de Lica Hashimoto.
Ana Usui 24/11/2021minha estante
Nossa, eu não conhecia esse projeto, que incrível! ?

A_Peregrina 07/06/2022minha estante
Conheci o projeto por justamente, oferecerem essa leitura de forma gratuita e por mais que concorde com você, que algumas vezes a leitura do mesmo trecho ficou meio devagar, isso foi o que me chamou mais a atenção. Interessante é a visão do leito.