Umbandas: Uma História do Brasil

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Letícia 14/09/2023

Perfeito para aprender mais
Comecei a frequentar um terreiro de umbanda há pouco tempo, e até por conta da minha trajetória como pessoa preta me vi na obrigação de aprender mais sobre a religião e seus marcos na história do Brasil.

Luiz Antônio Simas é incrível, ele fala tanto sobre a história quanto sobre as entidades, o que me aproximou ainda mais dos ritos e da religião em si. Estou cada vez mais apaixonada.

Axé! ?

mccarvalh0 25/05/2022

Muito bom!
Como sempre a leitura de Luis Antonio Simas entrega tudo, fluida, leve e sempre com muito conhecimento! Desmistificando e gerando muitas reflexões interessantes?

Otavio Contente 19/12/2021

Importante visão histórica e cultural
Abra seu coração e sua mente. Entenda que a história possui vários personagens, acontecimentos e prismas. Perceber o Brasil em outras nuances é essencial para quebrar preconceitos, acabar com a intolerancia, com a violência e buscar a harmonia.

Luma.Pacheco 24/07/2022

Top 1 de 2022
Que livro lindo! Luiz Antônio Simas usa os artifícios das umbandas pra contar a história do Brasil de um jeito leve, certeiro e poético? Ele fala sobre colonialismo, urbanização, carnaval, escravidão por meio dos elementos das raizes africana, indígena e cristã das umbandas, fala de patuá, samba enredo e Zé pelintra. Coisa linda de viver. Leria mil vezes.

Victor Hugo 16/12/2021

Uma aula sobre Brasil e macumba. Essencial pra qualquer pessoa que se interessa pelas religiões afro-brasileiras e quer entender como a fé molda o país.
Há 5 anos filho de santo e n sabia metade do que esse livro trouxe. Dos que transformam totalmente a cabeça

Otávio - @vendavaldelivros 04/01/2023

“As reflexões que o encontro entre Seu Zé Pelintra e as pombagiras sugere, com toda a controvérsia provocada pelo desfile do Salgueiro, devem ser dimensionadas a partir de uma constatação: a exclusão social no Brasil foi um projeto de Estado.”

Raros são os livros com mais de duzentas páginas que devoro em um dia. Raros, também, são os autores capazes de furar todas as possíveis filas de livros que tenho. Poucos livros me deixam até inseguro na hora de escrever sobre. Em 2022, só um livro e um autor foram capazes de despertar todos esses sentimentos: Umbandas - Uma história do Brasil, do professor Luiz Antonio Simas.

Publicado em 2021, Umbandas é um livro que nos ajuda a entender o Brasil através das muitas manifestações que essa religiosidade usa para se expressar no país. É uma chave para identificarmos como o racismo estrutural, a desigualdade social e os projetos eugenistas de poder que vigoraram (e ainda vigoram) no Brasil também massacraram as expressões religiosas dos pobres, pretos e povos originários. É também um caminho para compreendermos um pouco mais sobre o que são as Umbandas que se espalham por todo o Brasil, com suas ritualísticas e histórias próprias.

Afinal, a Umbanda não é uma, mas várias, e Simas nos mostra isso de maneira incrivelmente simples de compreender. Nos mostra também como se deram as relações das macumbas, umbandas e candomblés com a preservação de saberes ancestrais, que envolvem não somente a fé, mas também a cura através das ervas e dos rituais. Como a repressão a esses saberes se tornou uma política de Estado persecutória e violenta, que prendeu, matou e tentou destruir tudo que se liga ao povo e a quem não está no poder.

Para alguém como eu, que professa uma de tantas umbandas (ou todas juntas, afinal), esse livro é fundamental. Não só por desmitificar muitas coisas, mas por não deixar morrer as vozes que merecem ser ouvidas. Terminei esse livro querendo muito mais, porque essa voz também fala em mim e para mim. Só tenho a agradecer por estar aqui para ler Luiz Antonio Simas. Saravá Umbanda!

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Aprofundar e conhecer
Tanta gente fala e pouca gente vive. Há um lindo resgate nesse trajeto histórico pelas Umbandas e a história colonial no Brasil. Ler isso é, para mim, poder refletir sobre as várias constituições das religiões no Brasil e conceber que é possível adaptar sem reprimir o outro

Ana 16/09/2022

é perfeito eu amei muito explicativo, tinha hora que me perdia um pouco mas nada demais.
Recomendo pra entender um pouco mais das religiões afro
??

Heitor.Chaves 04/02/2022

excelente!
livro muito rico, aborda temas complexos de forma muito objetiva e prazerosa, mas ainda assim profunda. muito bom!

Diego.Sousa 16/05/2023

Umbandas é um ótimo livro, ele não parte da ideia de que o leitor já saiba "tudo" sobre a religião, muito pelo contrario. O autor inicia sua obra apresentando um contexto de como a umbanda tem impactos na formação da sociedade brasileira, logo após ele adentra nas curiosidades que regem a religião em si.
O livro explica os conceitos da Umbanda, a história das entidades cultuadas e volta no recorte historiográfico nos proporcionando entender o surgimento da religião no Brasil. Dentre os diversos recortes destacam-se os que abordam a ideia de como foi tratada a umbanda na era Vargas e também os que expressam e definem as ligações da religião com o samba brasileiro.
Acentuando as diversas ideias do autor em determinada parte do livro ele aborda que: "A batalha é politica, contra um Brasil institucional fundado na colonialidade do terror e da exclusão social. A guerra é poética, contra os desmantelos do desencanto que produzem constantemente mortos em vida. Portanto, para a disputa, as armas são as flechas dos caboclos, os laços dos boiadeiros, as rosas das moças, os pandeiros e saias coloridas das ciganas, os doces das crianças, as capas dos exus e os chapéus dos malandros."

Luisa 26/04/2022

Simas sendo Simas
Além da escrita perfeita de Simas, leitura fluida, cativante, percorre nossa história com propriedade de quem conhece e estuda a fundo nossas raizes.

Beatriz.Linhales 25/12/2021

Brasil e fé
Tô numa busca incessante por informação teológica nos últimos tempos. Religiosidade e Brasil, amo demais ler sobre. "Umbandas" é, de fato "uma história do Brasil". Leitura deliciosa e que me tocou muito em todos os sentidos. Saber de onde vem para ter certeza de para onde se vai?

davioved 31/01/2022

Muitos Brasis, assim se faz
Ainda com a mesma óptica da construção da História/conhecimento sob a ilumiatura exclusivamente branca, Luís Antônio Simas faz nesse livro o caminho inverso: nos mostra não que escreveram, mas que construíram e estruturaram a história, a cultura e a formação do Brasil os povos africanos, aqui chegados cativos.
Mostrar que a miscigenação não foi um encontro amoroso e pacífico entre 3 raças também é mostrar que a umbanda é muito mais (e além) de uma religião sincrético, embora o seja. É averiguar e constatar sua inumerabilidade poliestrutural, sua versatilidade diversa, sua diversidade tradicional! Tradicional sim, mas não estática! Porque também é mostrar que embora diversa, há tradição, há cultura e há manutenção de saberes ancestrais! Com orgulho da umbanda e deste livro!
Axé!
DSIII

Renata 30/04/2022

História, religião, cultura e política
Esperava um pouco de história da umbanda e recebi muito mais que isso. Este livro traz o processo em que as diferentes umbandas foram se desenvolvendo no Brasil, a partir das raizes nos reinos africanos, influenciadas pelo cenário político de cada época. Além disso, é incrível ver como religião e cultura estão tão intrinsecamente conectadas, umbanda e samba, diferentes faces da mesma moeda.
Quanto conhecimento e sabedoria nessas páginas!

Pedro Luiz da Cunha 24/12/2022

Professor, historiador e poeta que pensa o Brasil a partir das ruas, dos estádios e dos terreiros, Simas é um dos principais intérpretes do Brasil atualmente.

"Umbandas: uma história do Brasil" foi, para mim, uma ótima introdução sobre essa religião tão brasileira. Eu pouco sabia de suas diferenciações com relação ao candomblé e muito menos sobre seus mitos de origem; aprendi bastante sobre as tentativas de embranquecê-la e a resistência de cultos que ressaltam sua africanidade.

Simas pensa as umbandas como uma maneira de refletir sobre a formação social brasileira. Articula a religião à construção da noção de brasilidade da década de 1930, que considera o Brasil como o país da miscigenação. O autor cunha termo "inclusão subalterna" para explicar o processo de valoração positiva da mistura brasileira que, no entanto, hierarquiza a cultura, os ritos e as tradições de indígenas, negros e brancos, colocando os últimos no topo.

É um livro muito interessante. Histórico, sociológico e sobretudo poético. Acima de tudo, ressalta a vida de um país que tem insistido em morrer.

1 | 2 | 3 | 4