A queda dos pássaros brancos

A queda dos pássaros brancos Ariane Munhoz

Resenhas - A queda dos pássaros brancos

Elfa.Leitora 06/10/2021

Trágico e fluido. Ótimo conto!
?A guerra não é uma mulher piedosa; leva vidas em trens lotados sem se importar com quem fica para trás.?

O inverno é sempre uma estação difícil em Vergessene, principalmente agora em tempos de guerra, em que a esperança é tao escassa quanto aos suprimentos para sobrevivência. Nesse pequeno vilarejo, onde todos os moradores se conhecem, aos poucos a vida vai se esvaindo sorrateiramente, mesmo que as vezes de forma brutal.

Esse é um livro de contos e cada capítulo é uma história diferente e acontece na mesma vila, então de alguma forma vão se cruzando. Os contos são bem pesados, contém vários tipos de gatilhos (confira na imagem), mas a autora tem uma escrita leve e confortável, que faz com que a leitura seja muito boa mesmo com tantos acontecimentos trágicos.

Eu recomendo muito esse conto. Principalmente para leitores que gostam de histórias de ficção, curtas, com temática de guerra e com muita m0rte e ass4ssin4to.

Eu amei, surtei muito nos capítulos. Fiquei bem presa na história e querendo saber o que iria acontecer no final de cada um deles. Não teve nenhum capítulo ruim e ainda fechou com um plot daqueles! Leitura de ??????????! (Cinco estrelas).

?? Pré-venda do ebook já disponível. Lançamento será dia 31/10/21. Garanta o seu no link da bio da autora.??

Obrigada @escritoraarienada pela confiança. Fiquei muito feliz com seu convite e apaixonada pela sua escrita e pela história que criou. Você vai longe, sempre acreditei nisso.

LeonardoGS89 24/11/2021

Profundo e sensível
O livro é cheio de suspense, mistérios e cenas fortíssimas, amei a escrita da autora, as palavras soam como poesia ao mesmo tempo em que é uma narrativa, ainda estou impactado com o final, trágico e sensível, nele descobrimos o significado do título.
A queda dos pássaros brancos? é um livro ambientado num vilarejo da Alemanha em plena Segunda Guerra Mundial, temos 6 contos no livro e em cada um deles acompanhamos um personagem da vila, cada um com suas peculiaridades, motivações, medos, a autora conseguiu dar profundidade e complexidade á todos eles.

Indico para todos.

Beatriz 12/06/2023

Sao 6 contos (se nao me engano), contando pequenas histórias q acontecem em uma cidade pequena na Alemanha durante a segunda guerra.
Todos são chocantes, fazendo querer ler cada vez mais para ver se interligam (e isso acontece, msm sem se cruzarem de fato).
A escrita é otima e faz emergir rapidamente naquela cidadezinha bizarra com pessos bizarras. Ambientação maravilhosa, outono, inverno... incrível!

Tem gatilhos, como, assasainato, delírios (talvez esquizofrenia), homofobia, pedofilia, mutilação de membros, agressões físicas e verbais, canibalismo.

João Vitor 11/11/2021

Favoritado!
Vergenesse é um pequeno vilarejo do interior da Alemanha e palco das 6 histórias desse livro. Num contexto de plena 2ª Guerra Mundial, os moradores vivem uma crescente tensão causada tanto pelo medo da violência da guerra se aproximar como pelo medo de acabar o pouco de suprimentos que ainda resta.

Dessa forma, quando um estrangeiro surpreendentemente aparece no vilarejo, não é de se espantar que todos ali fiquem receosos e sem entender o porquê da aparição do moço em tempos tão sombrios. É, então, que a partir da chegada de um misterioso violinista francês e de um soldado alemão ferido que as vidas dos cidadãos de Vergenesse vão se desdobrar de forma ainda mais sombria.

O livro é dividido em 6 contos que relatam a vida de diferentes personagens desse vilarejo. E cada um guarda segredos que os outros mal imaginam. Com a chegada dos estrangeiros, assassinatos acontecem e se entrelaçam a essas 6 histórias.

Toda a construção de mundo e dos personagens é feita de maneira brilhante, parecia que eu estava vivendo de fato cada cena que eu lia e sentia tudo o que os personagens sentiam. Além disso, toda a atmosfera dark é bizarramente envolvente e me fazia a cada página querer mais e mais.

Acima de tudo, acredito que o ponto alto do livro é a reflexão sobre a mentalidade humana frente a períodos/momentos/situações tão hostis e complicados. Cada uma das histórias se desdobra numa complexidade e profundidade absurda de episódios, sensações e reflexões.

Por fim, o final do livro é surpreendente demais e me fez gritar de empolgação e choque ao descobrir o porquê do título do livro. Vale destacar ainda, que TODOS os contos, sem exceção, são incríveis, redondinhos e super bem escritos. Pela primeira vez não terminei um livro de contos sem a sensação de "alguns foram bons, mas outros nem tanto", fora que de alguma forma as histórias de cada um deles acaba se mesclando também ao decorrer do livro. Para quem curte ficção histórica, histórias mais dark etc, fica a dica de ouro. Livro nacional, 5 estrelas e favoritadíssimo!!!

Hernandez 10/10/2021

Como voltar a ler contos
A Ariane tem um modo maravilhoso de te prender aos contos. A escrita é fluída, os contos são interessantes, sempre com um plot twits pra te pegar de jeito, e a ambientação é de te deixar de queixo caído. Ela consegue te transportar pro cenário de guerra, consegue te fazer sentir frio, medo, fome, tudo o que castiga o vilarejo. Como eu amo ter tido o privilégio de ter lido essa obra ainda na pré venda

Dominic nic nic 28/02/2022

Chocada com esse final e a relação com o título, tudo é muito bem bolado e cada conto mais arrepiante e surpreendente que o outro. Me passou muito uma vibe parecida de "O vilarejo". A escrita então, é belíssima, sem um defeito.

Láiza 03/11/2021

PERFEITO
Ainda estou assimilado tudo o que li, mas de uma coisa tenho certeza: LEIAM ESSA OBRA PRIMA!

Fazia tempo que eu não favoritava um livro, mesmo com muitas leituras maravilhosas esse ano, então chegou a Ariane e acabou comigo.

Quando o título fez sentido, eu chorei e ainda estou chorando.

Quero tatuar essa história na pele ?

isis 08/11/2021

Profundo
Terminei esse livro e me faltam palavras pra descrever a experiência que tive. Pra começar: VIROU UM DOS MEUS FAVORITOS! Surtei muito durante a leitura, a ambientação é surreal de imersiva, você se sente parte de tudo enquanto lê. Temos 6 contos no livro e em cada um deles acompanhamos um personagem da vila, cada um com suas peculiaridades, motivações, medos, etc. A autora conseguiu dar profundidade e complexidade á todos eles, e o que me encantou ainda mais nisso, foi o fato de todas as histórias estarem interligadas.

O desfecho não poderia ter sido melhor, trágico e sensível, e ainda nele descobrimos o significado do título (que pra mim foi um plot e tanto!). Com certeza um dos melhores que li esse ano.

sabrinasilva26 27/11/2021

Um dos melhores nacionais do ano
Em uma escrita magistral e inteligente, esse livro de contos nos leva para o âmago do desespero e a loucura da segunda guerra, embora se passe em um vilarejo, onde apenas o que chegam dela são notícias

São contos curtíssimos, que você pode ler em uma sentada, mas que te fazem pensar por horas e se perguntar se foi aquilo mesmo que você leu, se aqueles personagens realmente foram capazes de fazer o que estava escrito ali.

E foram. Porque algo espreita na escuridão.

Duvido você passar por Requiem, conto de abertura e não ser seduzida pela narrativa ( aliás, esse foi meu preferido). O último, que dá nome ao livro, também foi uma surpresa enorme e terminei com lágrimas nos olhos e com um gosto de quero mais.

Definitivamente, um dos melhores nacionais que li esse ano. Vale a pena a leitura!

iris 07/04/2022

"Sedare dolorem opus divinum est"
Como começar a descrever esse livro? Ele é brutal, sanguinário e de alguma forma, encantador. Logo nas primeiras páginas, te prende e você é levado para dentro desse vilarejo em que o frio e a fome chegaram antes mesmo do forasteiro, e lá você observa quase em primeira pessoa os horrores que as pessoas são capazes de fazer em momentos difíceis, e por mais que você queira abandonar a história é impossível sair desse vilarejo antes do fim, sem saber como isso acabará.
A escrita da autora também é certeira, o livro é narrado em terceira pessoa mas possui vários pontos de vista que flui muito bem. Não é um livro para todo mundo, ele possui diversos gatilhos, como abuso sexual, violência doméstica, além de muito gore, então cuidado.
Também me lembrou muito o livro "O Vilarejo" do Raphael Montes, porém achei o desenvolvimento de "a queda dos pássaros brancos" bem melhor, mas a mecânica é bem parecida. Com histórias que vão se cruzando até o fim da obra.

Obs.: Achei a diagramação impecável, a forma como os símbolos nos capítulos vão se destacando de acordo com a história que será contada a seguir.
Obs².: No sobre a autora vemos que ela acredita na filosofia de Hipócrates: "Sedare dolorem opus divinum est" ou "Sedar a dor é obra divina" e de fato, vemos essa filosofia sendo empregada de várias formas dentro da história, achei isso interessante.

Anna 25/10/2021

Sensível, mas trágico
Terminei exatamente agora, e não sei o que dizer sobre. "A Queda Dos Pássaros Brancos" reúne sete contos, que acabam se ligando entre si, mas mostram o quanto a Segunda Guerra foi traumática para aqueles que participaram, ou somente ficaram em casa esperando dias melhores.

Sensível e profundo são adjetivos pequenos para convencer vocês a lerem esse livro. Quero agradecer a Editora Delphi pelo convite e a autora Ariane Munhoz.

Sério, leiam!

Kerol Ayfer 02/11/2021

Sensacional
" A queda dos pássaros brancos" me surpreendeu positivamente do início ao fim. Cada história é muito bem trabalhada numa prosa cheia de elementos poéticos e de alta qualidade. A escrita altamente imersiva e os personagens interessantíssimos fazem com que seja difícil largar a leitura do livro. O final surpreendente é a cereja do bolo e me deixou reflexivo por dias.

Acho necessário dizer que muitos temas sérios abordados, como abuso sexual e doméstico, violência, homofobia, canibalismo, fome e antissemitismo, mas a autora teve muita responsabilidade ao escrever cada uma das cenas, o que torna o livro ainda melhor.

Tati 12/11/2021

Nossa senhora, não sei nem por onde começar.
Esse livro é drasticamente bom. Profundo e triste.
Se passa no inverno em uma pequena comunidade que sofre consequências e horrores da guerra.
Existem uns 5-6 capítulos (não lembro exatamente) que são como se fossem contos da população local. Cada um com seu próprio mistério e horror da guerra.
O livro é triste por ser real demais. Lemos uma história que foi criada por uma pessoa, mas nos deparamos com a realidade nua e crua, facilmente os dias de quem viveu e vive um período de conflitos e guerras.
Recomendo pra quem tem estômago pra ler histórias trágicas.
Ainda tô super impactada com o final.
Amei a escrita da autora, as palavras soam como poesia ao mesmo tempo em que é uma narrativa.
Nota máxima.

Gabriela Teixeira 13/11/2021

Uma obra prima
Eu não sei nem direito por onde começar por onde começar a falar sobre esse livro. Então já vai uma ideia do meu sentimento: essa foi uma das melhores leituras do meu 2021. Sem dúvida nenhuma to favoritando esse livro, daquele que vai pra minha lista premiada de livros que estou sempre relendo.
?A queda dos pássaros brancos? é um livro ambientado num vilarejo da Alemanha em plena Segunda Guerra Mundial. São alguns contos, cada um contando uma situação diferente, mas todos se encontram de uma forma magistral. Ariane fez um trabalho excelente ao criar contos independentes, mas que se encontram de alguma forma, os acontecimentos de um receberam no outro, o protagonista de um é citado no outro, dando essa ideia de continuidade, só reforçando que tudo está acontecendo dentro de um mesmo intervalo de tempo.
E você não está preparado para leitura de nenhum dos contos. Ari trás aquilo que tem de melhor no gênero do conto: a supresa. Sabe aquela história de que conto deve vencer o leitor pelo nocaute? É exatamente assim que nos sentimos ao final de cada história, como se tivesse levado um soco na boca do estômago. Todos surpreendem pela sua aura de estranheza e o ambientação do suspense que vai crescendo a cada linha lida. Então é normal você precisar de uns minutos de reflexão ao final de cada história ?
O livro traz aquilo que tem de mais selvagem no ser humano, coloca em evidências os nossos priores sentimentos. São mostrados seres humanos quebrados, que carregam alguma culpa, que precisam lidar com os seus demônios internos. A narrativa é cortante e direta como uma navalha, não poupando o leitor em momento algum.
Eu sai contemplado desse livro, sentindo que li uma obra prima. A narrativa é instigante e nos faz querer continuar, o sentimento pesado que ronda aquele vilarejo isolado do mundo pesa sobre os nossos ombros e queremos saber o que vai acontecer. Sentimos as inseguranças dos personagens, as suas incertezas sobre a guerra ter acabado afinal ou não, sentimos os seus pesares. E somos incapazes de julgar, porque não sabemos dizer se seríamos diferentes na situação em que se encontram: no extremo do frio, passando fome, sofrendo violência doméstica e muitas outras coisas.
É uma leitura imperdível, que vai fazer valer a pena cada minuto que você passar com esse livro. E não só estou aqui como FÃ desse trabalho, mas admiradora da pessoa incrível que a Ariane é. Espero que não só esse livro, mas como a própria Ari tenha todo o sucesso do mundo, porque essa garota tem um talento incrível com a escrita. Estou ansiosa pra ler mais coisas dessa deusa maravilhosa ??