O fantasma inexperiente

O fantasma inexperiente H. G. Wells

Resenhas - O fantasma inexperiente

Paulo 26/12/2023

Essa é uma narrativa muito curiosa de H.G. Wells. Em uma conversa com seus amigos em sua casa, Clayton começa a contra uma história insólita de quando ele se encontrou com um fantasma em sua casa. Obviamente que seus amigos começam a fazer troça de sua história, imaginando que ele a está inventando. Não ajuda nada o fato de que ele alega que o fantasma não fazia ideia do que estava fazendo em sua casa. Imaginem só: um fantasma confuso e sem saber onde deveria assombrar? Mas, à medida em que ele vai contando a respeito de seu estranho encontro, a história vai tomando contornos misteriosos quando Clayton alega ter buscado ajudar o fantasma a atravessar de volta para o outro lado. Junto do fantasma, eles buscaram repetir uma espécie de gestos místicos capazes de abrir as portas para esse mundo. Mas, o quanto dessa história maluca é verdade? E pode Clayton reproduzir estes gestos novamente?

Para quem está acostumado com as ficções científicas de Wells, uma história como essa é, no mínimo, estranha. E afirmo para vocês que o autor sabe bem escrever uma história mais tensa e menos futurista. Basta ler No País dos Cegos que vocês terão uma noção. Mas, voltando ao conto em questão, Wells é bem habilidoso ao dar um ar bastante leve e até satírico para a história. O tom inicial da história se assemelha ao do livro O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde. Uma história com fantasmas que é mais uma narrativa bem humorada com pitadas de estranho do que propriamente uma narrativa de terror. Só que o clima muda bruscamente para o final da história. É como se a tarde tivesse chegado ao fim e a noite tomasse conta do lugar. Percebemos que até os diálogos ficam mais tensos e pesados com os amigos avisando Clayton de que não se poderia brincar com determinadas coisas. Mesmo que um dos amigos dele ainda tentasse manter o clima de humor, mas tudo indicava outra coisa. O mais legal nessa história é essa transição súbita de um gênero para outro em um piscar de olhos. Fica para os leitores amigos que estão lendo essa resenha a maneira como Wells faz essa transição e só vamos nos dar conta mais tarde disso. Ele altera o ritmo, o tom e as descrições. O ritmo no sentido de que os diálogos se tornam maiores e Wells se preocupa em transmitir o lado emocional dos personagens. O tom que parece mais sinistro quando antes havia umas brincadeiras e frases de duplo sentido. E as descrições que se tornam mais precisas enquanto antes Wells se preocupava mais em passar uma ideia de uma reunião entre amigos.

O que me incomodou na narrativa e sempre me incomoda nos livros de Wells é o quanto ele é eloquente. O que Jules Verne faz com dez linhas, Wells faz com dez páginas. E isso me incomoda um pouco porque essa é uma daquelas narrativas que poderia ter umas oito páginas a menos. Wells se repete nos parágrafos: por exemplo, no começo os amigos de Clayton fazem a mesma pergunta para ele quatro vezes (de formas diferentes, é claro). Os momentos em que os personagens trocam gracejos são bem feitos, mas quando ele passa a descrever as cenas e sua interação com o fantasma, os parágrafos ficam do tamanho quase de uma página inteira. Tirando isso, gostei também da ambientação de casa assombrada. Wells conseguiu traduzir bem isso a partir de uma abordagem diferente do que normalmente é feito em histórias de fantasmas.

Esta é uma boa história que mostra um lado diferente do autor de sucessos como A Máquina do Tempo e A Guerra dos Mundos. Ver esse outro lado mostra o quanto Wells é versátil e sabe incorporar outros elementos à sua narrativa. Ele brinca com o tropo de fantasmas, e mesmo assim consegue trazer uma história de terror com um final bem assustador. Infelizmente seus vícios de escrita continuam presentes, mas isso não tira, de forma alguma, o brilho daquilo que ele apresentou.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Nathy @peculiareslivros 15/11/2022

Adorei
Achei bem envolvente a escrita e o enredo, um ótimo conto de terror clássico com uma pitada cômica e sobrenatural

Leandro 2112 05/10/2021

Faltou um pouco mais de camada no texto ou eu não consegui captar, mas mesmo assim é uma experiência bacana, ainda mais para os leitores fãs de H. G. Wells.

Cris 17/12/2022

Conto bem gracinha sobre fantasminha fofo, coitado e perdido. É um conto curto, sem muita enrolação. Com mistério revelado no final, não deixando espaço para achismo do leitor

DearSara 29/12/2021

Um conto bem rápido e ao mesmo tempo curioso.
O final me pegou de surpresa, mas eu queria saber mais coisas..
Enfim, gostei.

Desnorteada 06/01/2024

Um homem relata a sua experiência com um fantasma aos seus amigos. Por fim, algo sinistro acontece e pode gerar dúvidas de como aquilo aconteceu.

Ohaninha 09/10/2022

Curtinho
É um conto bem curtinho mas cômico, muito bem escrito mas já era esperado de H. G. Wells. Pode ser um bom ponto de partida para quem quiser se familiarizar com a escrita dele.

Dri 12/12/2021

Um conto de H.G. Wells
Ainda sou novata na leitura de contos. Meu maior problema com eles é que, por serem curtos, muitas vezes parecem histórias mutiladas ou com fim abrupto. Não senti isso nesse conto, acho que a curta história cumpriu o que se propôs e teve um bom desfecho. Excelente tradução e diagramação.

Lia 24/11/2021

Um conto simples, um fantasma que não sabia assustar e precisa de ajuda e um homem cético mas que acaba tentando ajudar.
A narrativa é bem fluída, passa rápido e li em umas horinhas. O final eu não estava esperando mas não me pegou 100% de surpresa. Gostei bastante. H.G. Wells se mostrando bem versátil com suas histórias.

Delam 05/10/2021

Leve, fluído e um tanto decepcionante
Iniciei essa leitura cedenta, e a medida que a narrativa se desenvolveu consegui captar elementos bastante interessantes - uma conversa em roda, um diálogo com um fantasma, um mistério... mas no fim tudo foi desenvolvido de forma tão superficial que no final eu fechei o livro com um leve "só isso?" Geralmente gosto da finalização do Wells que deixa pontas soltas para que cada leitor tenha uma interpretação do que aconteceu, mas no fim desse fiquei apenas com um grande ponto de interrogação da mente.

Marina.Castro.F 09/10/2021

Bom conto
Adoro a escrita do H.G. Wells. A história é interessante, bem elaborada, mas o final deixa um pouco a desejar.

Livinha 10/10/2021

No começo eu achei que seria meio comédia, tirando sarro de assombração, mas o final me pegou. Wells sabe criar uma tensão pro desconhecido em seus contos.

Alessandro @possati.ale 26/02/2022

Histórias de Fantasma
Criei uma enorme resistência ao Wells principalmente depois da minha decepção com Máquina do Tempo, mas dessa vez o texto do autor é razoável, nada mais que isso.
Sinceramente, não gosto de ler terror ou suspense justamente pelo clima que considero previsível, e nisso a obra peça demais. Um conto que tem final desde o início, e que vc facilmente nota o caminho que terá.
Sem uma grande virada, como outros contos do SRL, mas apostando em um final de choque, nesse conto, Wells não me ganhou ainda.