All That

All That's Left in the World Erik J. Brown

Resenhas - All That's Left in the World

ANDER CELES 25/12/2022

Um mundo a la The Last Of Us com um romance LGBT...Perfeito!
Mas que sabor! Gente! Olha!... Realmente speechless...

Uma escrita tão boa, mas tão boa... é o livro de estreia do cara!! Como isso?!

É um ambiente extremamente imersivo. Não é forçado. Uma história pós-apocalíptica que simplesmente acontece. Sem muitas explicações, sem muitos pormenores. O mundo está ali, posto desse jeito, e as pessoas que lutem. Lembra um pouco a pegada de The Last of Us nesse sentido. Não na história, que não tem nada a ver, mas no cenário pós-apocalíptico.

Os personagens são muito carismáticos, muito interessantes! Os dois protagonistas são...nossa! Vc entra na cabeça, na personalidade deles, de um jeito...vc sente o que eles sentem? Saca isso? É muito difícil um escritor conseguir essa magia, de te colocar na mente de outra pessoa. Quem lê muito sabe que é isso. Tem muitas histórias interessantes por aí, mas o dom de fazer o seu pensamento ser o pensamento do personagem? Olha, isso é pra poucos.

Você torce o tempo todo pelos protagonistas. As situações retratadas, nesse mundo caótico, são muito verossímeis. Tipo, acho que aconteceria exatamente daquele jeito se um dia uma situação parecida se desse aqui na Terra. Tem gente boa, que ajudam os protagonistas com todo o bom coração, tem gente que não ajuda nem atrapalha, só quer viver a sua vida, tem gente que vive de forma egoísta, pensando apenas na própria sobrevivência, e tem as comunidades formadas, cada uma com princípios diferentes.

Ler esse livro foi uma montanha-russa de emoções! Mas no melhor sentido de todos. Os momentos de emoção não são jogados de forma forçada. Não, é tudo muito bem construído, tudo muito bem amarrado. E como vc se apega muuuuito aos protagonistas, esses momentos são todos muito bem sentidos. Vc acha muito fofo como eles vão se apaixonando um pelo outro, fica com medo quando a vida deles tá por um tris...Olha, eu chorei algumas vezes, às vezes só de pensar nas dificuldades deles até chegar um ponto de paz eu já chorava!

Há momentos de perigo real pra eles, que vc só consegue pensar que vai dar muito ruim, e muitas vezes dá mesmo. Sabe, não existe a sensação de segurança, em nenhum instante.

E claro, um dos plots do livro é o romance entre os dois protagonistas, que acontece da maneira mais natural possível, principalmente por parte do Jamie. É que o Andrew já sabe que é gay e tal. E o Jamie se vê pego por esse sentimento por esse menino fofo que é o Andrew, sendo até então alguém que só teve relacionamentos com meninas.

Mas olha, essa parte do romance tá longe de ser um fio condutor da história, o que é excelente! AMO histórias que trazem romance gay, mas que isso não é o plot principal da história. Porque aí não fica aquela coisa melosa a história toda, o que até é bom, quando bem contado. Mas eu prefiro histórias assim, em que há o romance, ele não acontece só lá na última página da história, mas que não é o principal.

E isso que torna esse livro tão único, tão incrível! Porque o autor fez o que outros autores já fizeram em outros livros. Jogos Vorazes, por exemplo. É um romance? Não, é distopia. Mas rola um romance ali no meio. É disso que a representação LGBT precisa. Histórias com personagens LGBTs, com romance LGBT, mas que não seja uma história de romance. Por que que o gay só tem que pensar em romance ou sexo? rsrs.

E claro, até tem alguns plots de livros que trazem LGBTs como protagonistas, que eles falam que a história é sobre, sei lá, ficção científica, fantasia, com personagens LGBTs. Mas quando vc vê, ficção científica, fantasia, é só o pano de fundo da história, pq na vdd é um romancezão mesmo!

Enfim, acho que essa é a resenha mais longa que já fiz, e olha que falaria muito mais sobre. Amei o livro! Talvez será o favoritado n° 01 do ano, e espero ver mais livros nessa vibe, especialmente desse autor.
Th_Carolayne 24/01/2023minha estante
É livro ou quadrinho?

ANDER CELES 24/01/2023minha estante
É livro.

Jackie! 24/08/2023

Migalhas muito bem aproveitadas!
Um prato cheio para quem curti sofrer com um romance slow burn e bem clichêzinho!

Eu adoro a temática pós apocalipse e acompanhar personagens lutando pela sobrevivência - aqui o autor aborda isso tudo muito bem! Tendo escrito o livro na época da pandemia do Covid 19, a história tem um certo que dê realidade que a torna mais "palpável".

Os personagens são lindamente desenvolvidos e por podermos acompanhar o ponto de vista de ambos, fica muito claro os sentimentos e receios que eles tem. Por isso o fato de ser um romance "mais lento" não me incomodou, ao final que cada pequena interação entre eles, fez sentido dentro da história e valeu muito a pena.

No mais eu recomendo para quem procura uma leitura mais leve e que sirva para curar uma ressaca literária ou simples fugir um pouco da realidade.

Barbara 22/01/2023

Fofo
Muito fofo. Uma história aconchegante sobre aventura, amizade e amor. Adorei os personagens, são super carismáticos. Além disso a ambientação desse livro é maravilhosa. O ro mande é a coisa mais fofa do mundo. Recomendooo!!!

jcambiriba 27/05/2022

two boys and a superflu
guilt, love, trust.

I really think that everyone should have a jamie or an andrew in their life, the way that they protect each other is just?. idk i have no words i just love them so much.

Gui 08/02/2024

FODA! PERFEITO! GOSTOSO! AGONIZANTE!!!!!
A angústia, o drama, o desespero, o amor forte e amizade linda... Cara que livro

TEM LEÕES NUM MUNDO PÓS APOCALIPSE SABE KKKKKK FICOU MUITO BOM

Acho que todos os momentos são fortes e bem escritos, eu juro.

Gostei de todos os capítulos, passei raiva com a realidade berrando na minha cara de que mesmo após uma doença que matou horrores (nada relatable) as pessoas continuam horrorosas e magníficas na mesma medida.

Tô apaixonado e preciso desse sequel logo!!!!

Fernando.Sanches 31/08/2022

Heartstopper com uma pitadinha de pós apocalipse
Comecei a surtar demais no começo com os personagens maravilhosos que o autor conseguiu criar.
É um romance slow burn que se passa em um mundo devastado por uma "super gripe", tipo devastado mesmo, é assustador como no período de um ano o mundo mudou completamente num cenário cruel e devastado.
Por sorte nos temos nossos raios de sol, Andrew e Jamison, dois adolescentes que por acaso se encontram sozinhos e se ajudam durante um tempo.
É difícil não se envolver com o livro, já que o autor escreve de uma forma tão rica e apaixonada. Me senti lendo o roteiro de algo que fácilmente poderia ser uma adaptação para Prime vídeo ou Netflix. É perfeito, nos moldes dos streamings.
Enche meu coração ler uma distopia com protagonismo queer, e cheia de reviravoltas, emoção e uma jornada fabulosa.
A estreia do autor foi mais do que aprovada e fico ansioso pelos próximos lançamentos dele.

Ana 13/07/2023

Apocalipse, amizade, mudança e amor.
Terceiro desafio concluído na #MLI2023 ?
"Um livro com menos de 500 avaliações".

Ainda estou meio sem palavras depois de finalizar essa leitura.

Eu esperava gostar desse livro pois costumo gostar muito de séries de apocalipse, mas o que eu não esperava era AMAR tanto essa estória.

Amo que os dois narram, que exista tantos acontecimentos importantes no caminho deles, que as coisas acontecem e que todas tem um grande efeito no resto.

Amo AMAR os dois e os outros personagens e querer imediatamente após o final começar a ler sobre eles de novo.

Apenas leiam esse livro que se tornou um dos meus favoritos da vida sem nem mesmo um aviso prévio.

É isso..
ATLAS 12/01/2024minha estante
Tem a continuação

bmeetsevil 02/05/2023

Gays no apocalipse
Gostosinho de ler, escrita super fluída, mas os personagens soam iguais??? Achei bem confuso distinguir quem tava narrando cada capítulo pq a narrativa do jamie e do andrew é escrita basicamente do mesmo jeitokmmm

Pedro.Vilela 12/05/2022

Vi esse livro no TikTok e me chamou a atenção. A História acompanha dois garotos que se encontram em um mundo pós apocalíptico e começam a andar juntos e evoluindo a relação aos poucos. Eu gostei muito da proposta do livro e amei como os personagens evoluíram e cresceram juntos, aprendendo a confiar um no outro e terminando a história como namorados. A relação do Jamie e do Andrew é o ponto alto da história e faz a leitura valer a pena. Agora sobre a história, no começo eu achei que o plot seria um e enquanto a história passava eu percebia que estava errado. Acontecem várias coisas durante o decorrer do livro e muito embora eu tenha achado umas partes meio jogadas e mal desenvolvidas elas fizeram sentido para o destino final e a conclusão da história. O livro é muito bom e eu super recomendo se você souber ler e gostar da proposta do romance pós apocalíptico.

Sakurazuka 19/04/2024

Livro tedioso, personagens sem graça, você não se importa com eles, o romance é fraco. Um mundo onde uma super gripe matou quase todo mundo e acabou até com internet e os governos.... Uma história pós apocalíptica que poderia ser boa, mas é sem graça com eventos mais do mesmo.

byanka.fernandes 12/02/2023

All That?s Left in The World
Não tenho palavras suficientes para descrever esse livro. O cenário pós-apocalíptico com representatividade queer é realmente inovador. Que história linda. O desenvolvimento tanto do romance quanto dos personagens foi levado co?m perfeição. Eu faria de tudo para ler uma continuação desse livro.

Vinicius 14/05/2024

I?ll carry him
?If things get hard again, I?ll carry him. And he?ll carry me. And we?ll be okay.?

O começo e o final do livro foram as melhores partes. Achei que da metade até o último ato a história ficou um pouco sem rumo, como se o autor não soubesse exatamente aonde estivesse indo. Embora no final a maior parte de entrelaçou, acho que teve muitos detalhes que foram introduzidos e pouco aproveitados.

A trama do povo do Howard poderia ter sido desenvolvida como uma das forças antagonistas no lugar do pessoal de Fort Caroline ou então somente Fort Caroline. A parte do pós-apocalipse não teve nada tão empolgante. Foram vários clichês que todo filme de fim de mundo tem. Pessoas ruins, pessoas boas, briga pra estar no topo etc?

Mas, apesar desses detalhes, o romance salvou. O slow burn foi bem desenvolvido e o amor dos meninos um pelo outro foi bonito de se ver, até a forma que se desenrola no final.

Vale a pena.

Gabz 12/10/2023

Alexa, play fim do mundo by jao
Apesar de nao ser o maior fã de slow burn e nem cenário pós apocalíptico, eu gostei da história. aqui o leitor encontra o clássico he (andrew) fell first, he (jamie) fell harder, e a química desses dois personagens é convencente. quimica essa que carrega o livro, considerando meus gostos pessoais. os questionamentos sobre valores morais em determinadas circunstâncias vem a tona em certos trechos do livro e eles tambem sao um ponto alto da narrativa. recomendo pra qualquer um que queira se emocionar, porque, independente de gosto, esse livro é carregado de sentimentos.

menções honrosas pra cara e pra henri que, além dos protagonistas, brilham MUITO!!

jknicotne 27/05/2023

Fofinho.
?Você me faz sentir seguro. Como se o mundo não tivesse acabado e não houvesse mais nada. Porque eu tenho você."

Esse livro me surpreendeu bastante. Confesso que estava esperando uma história completamente diferente e, mesmo que tenha me decepcionado um pouco no começo, adorei a jornada deles.

Achei no começo o desenvolver deles se conhecendo pela primeira vez um pouco corrido. Presumi que por conta desse detalhe que a história teria um desenvolvimento péssimo, fico feliz por ter me enganado.

Adorei os personagens. O Andrew é uma pessoa boa que infelizmente foi vítima desse mundo. Me tocou profundamente o fato de que ele teve que ver todas as pessoas que ele amava morrerem pouco a pouco. Jamie é um príncipe que não pensava duas vezes antes de ajudar alguém, por mais que eu sinta que a personalidade dele deveria ter sido melhor desenvolvida.

Amei o romance, os dois são lindos juntos e tem uma química absurda. Gostei de como a amizade deles foi trabalhada primeiro, antes de já começarem a ter um relacionamento. Me incomodou que após eles terem se declarado, não temos muitas cenas românticas entre os dois, senti falta disso.

Por mais que tenha sido uma leitura agradável, acredito que tenha sido um pouco sem sal. Foi um livro bom, mas com certeza não foi um que me marcou.