O Encanto dos Corvos

O Encanto dos Corvos Margaret Rogerson

Resenhas - O Encanto dos Corvos

http.lucy 04/01/2024

Inicialmente O Encanto dos Corvos tinha ganhado meu interesse por ser uma fantasia de livro único. Mas agora que eu terminei me sinto amargamente arrependida por ter ficado minimamente feliz com isso.

A escrita é bem descritiva mas muito clara e objetiva, eu conseguia imaginar bastante os cenários, coisa que pra mim é quase sempre impossível. Essa constante sensação de folhas caindo, vestidos luxuosos e a falsa beleza dos feéricos me conquistou desde a primeira página.

Acho que como esse é um livro único, o epílogo poderia ter tido mais informações sobre o futuro e o que aconteceu na vida desses dois. Queria MUITO que fosse uma duologia pra saber o que aconteceu depois daqui, mas fazer o que.

Muriely 27/07/2022

Raso, mas bom
Li muitas resenhas comentando sobre quão raso é este livro, mas não havia como aprofundar mais se tratando de um livro único.
É raso? É, se você comparar com Príncipe Cruel e ACOTAR.
Foge dos padrões da Margaret Rogerson? Não, porque o feitiço dos espinhos, por mais que seja mais extenso, também foi raso.
Enfim, é um bom livro para passar o tempo. O início, sobretudo, é muito interessante. Do meio para o fim ficou um pouco entediante e maçante e o final deixou a desejar. Muito simples para todo o cenário construído.
Senti falta do desenvolvimento dos personagens, inclusive dos protagonistas. Senti falta de respostas para algumas perguntas, por que tantas feras fadas, por que tanta corrupção, por que Hemlock não obedecia mais ao berrante? Tudo ficou em aberto.
Apesar de ser muito parecido com o universo de Príncipe Cruel, sinto que aqui as fadas são mais frívolas e mais cruéis, até. A questão do encanto, inclusive das comidas, foi uma boa diferença com o Príncipe Cruel.
Acredito que havia espaço para um segundo livro, em que a autora poderia se aprofundar mais, ainda que com outros personagens, na que o vilão, dito como tão poderoso, embora de modo inexplicável, sucumbiu tão facilmente.
Foi uma experiência agradável. Um bom pedido para passar o tempo, mas temo que seja só isso, nada memorável.

Carol2203 15/01/2023

"O vazio de sua espécie me assusta mais do que a morte"
Normalmente gosto mais de livros de fantasia sem muito foco no romance, mas este é um livro de romance com fundo de fantasia.
Meu problema com esse tipo de livro é que sinto que a fantasia não é bem explicada ou explorada, mas achei o balanço entre romance e fantasia muito bom aqui, pois a fantasia não fica de lado e conversa diretamente com o plot da história.
Mesmo assim, acho que precisa ler esse livro tendo consciência de que é um livro único e de poucas páginas, então tanto o romance quanto a fantasia não são incrivelmente aprofundados, tendo a proposta de ser mais leve, rápido e divertido. E acho que cumpre bem com isso.
Tirei uma estrela porque achei uma parte do desenvolvimento um pouquinho chata, mas tirando isso tudo certo.
Gosto muito de como a magia feérica foi desenvolvida aqui, pois eles realmente não são simplesmente maravilhosos aqui e tem bastante defeitos. A imortalidade não é tratado como algo tão simples também, tendo suas consequências, caso alcançada.
Outro ponto interessante é como a arte humana é tratada aqui, como que isso dá graça a nossas vidas e como podemos produzi-la porque sentimos e nos importamos com as coisas.

P.S.: Acho que é o romance com fantasia envolvendo feéricos com melhor balanço das temáticas que eu já li até agora. Por exemplo, acho que a Sarah J. Maas escreve o romance muito bem em ACOTAR, mas peca na fantasia. Já a Holly Black escreve muito bem fantasia em O Povo do Ar, mas as cenas de romance são quase inexistentes.
______________________________________________

"Você poderia se oferecer para dormir no chão, como um cavalheiro." Ele pareceu horrorizado com a sugestão.

"Preferimos fingir o contrário, mas, na verdade, nunca fomos os imortais. Podemos viver o suficiente para ver o mundo mudar, mas nunca fomos nós que o mudamos. Quando finalmente chegamos ao fim, não somos amados e sozinhos, e não deixamos nada para trás, nem mesmo nosso nome gravado em uma laje de pedra."

Dani 17/11/2023

é
Uma boa fantasia para passar o tempo... quando li lembrei de o principe cruel....
foi pouco desenvolvido, e na minha sincera opinião tudo corrido, se fosse para a autora desenvolver mais o universo, dois livros seriam perfeitos, entretanto, como eu disse, é uma história leve para sair um pouco da ressaca haha.

readingscozy 21/08/2022

? O Encanto dos Corvos
Até metade do livro eu jurei que iria ser 5 estrelas, mas o final deixou um pouco a desejar. Não esperei muito desenvolvimento, até pq é um livro único, então não tive muitas decepções. Eu AMEI o casal principal, e todas as questões sobre emoções e "Ofícios", mas senti q faltou muitas coisas a serem explicadas (o final, para mim, foi meio corrido).

[não sei se é pq eu ainda não superei Sem Coração, mas eu só conseguia me lembrar do Jest durante a leitura, e acho q foi por conta dos corvos]
Alana 27/01/2023minha estante
pior que eu pensei muito no Jest tbm enquanto estava lendo, que odio

Sarah 28/08/2022

Isso realmente aconteceu?
O que foi esse livro? Não gente, sério! O que foi isso? Eu to em choque, pq ISSO NUNCA ME ACONTECEU! Simplesmente esse livro se tornou um dos PIORES livros que já li na vida. Misericórdia.

Vamos lá. Como compartilhei aqui, as primeiras páginas estavam sendo deliciosas de acompanhar, de verdade. O mundo feérico que Margaret Rogerson criou tem um olhar peculiar da autora. As fadas aqui são insensíveis e vazias. A protagonista deixa bem claro, enfatizando durante toda a narrativa o quão as fadas são temíveis e traiçoeiras. Só que ao decorrer da história eu não encontrei nada disso. De fato, elas são vazias e tem comportamentos alheios aos dos seres humanos, mas não senti em nenhum momento essa ameaça e perigo de que tanto ela falou. As atitudes dessas fadas não condiziam com a gravidade desses avisos. Na verdade as fadas de Rogerson são mais bizarras do que qualquer outra coisa. Tipo, no nível caricato e sem sentido.
Ah, e não vai me dizer algo do tipo ?Mas existe uma regra de como fadas de um livro de fantasia deva se portar?? Há há, não é sobre o lado fantasioso da história que me refiro, mas sim sobre (SEM EXAGERO) o comportamento totalmente bobinho e idiota. Não há ameaças e perigos como o livro se propõe a mostrar, mas sim uma tentativa bem patética de causar medo. Sério, muito imbecil.
Aff, to taooo triste, pq nos primeiros 50% do livro eu enxerguei tanto potencial, só que DO NADA começou a virar um pesadelo psicodélico. Como isso?
O romance do casal principal tava sendo construído de uma maneira bem slowburn e até um pouco cômico, pq uma coisa que Margaret sabe fazer bem é criar um climinha. Realmente, é uma grandíssima pena isso ter desaparecido. Ns nem como explicar, galera. Foi tudo tão bizarro que tô paralisada como o quão ruim conseguiu ficar. Muitoooo forçado, tendeu? Não posso deixar de falar tbm, é claro, desses outros pontos ao MEU VER:
* Soluções bestas diante de uma ?ameaça de morte? do tipo: *estavam seguindo um caminho por causa de um motivo besta, aí começaram a ser perseguidos do nada (isso não é muito bem explicado) e decidiram voltar, e quase morreram tentando voltar daí voltaram de novo. ?????
* O livro tbm não explora muito outros personagens além do casal principal. Os outros estão ali somente para fazerem uma ceninha melodramática que não convence nem um pouco e sair. Só?.só.
* Além de que, o que mais me irritou foi a narrativa começar a ser excessivamente descritiva. (Sei que é legal falar sobre o cenário que a protagonista nunca tinha visto antes, mas?menos, por favor)
* Também tem a questão da protagonista sempre comparar qualquer emoção ou atitude com algum evento natural ou com a vida dos animais. Aaarg, começou a ser insuportável de tão repetitivo.
Ex: ?sua voz aumentou como um furacão arrancando árvores? ou ?meus pés travaram, resistindo ao impulso de fugir, como uma lebre de um falcão em investida.? Não tenho absolutamente NENHUM PROBLEMA com isso, e acho até legal. Só que TODA TODA TODA TODA TODA TODA TODA TODA HORA FICA INSUPORTÁVEL. Leiam e entenderão,
se quiserem.

O final? (Gargalhada triste) Apesar de tudo ter se resolvido de um jeito bem merda e rápido, ainda sim eu demorei milênios para acabar, de tão maçante que tava.

Spoiler: Alguém que leu me explica sobre o cabelo no broche do corvo do Rook? Não entendi direito pq só jogaram que ele tinha se apaixonado antes e tá bom, tchau. Ouxi
Outra coisa: O REI DO AMIEIRO?que PÉSSIMO VILÃO OU O QUE QUER QUE SEJA, simplesmente uma bosta.
Julia.Canuto 08/09/2022minha estante
Sabe o q eu n curti tb? Ela tinha o tempo todo esse MEDO das fadas, mas simplesmente seguiu uma por todo o caminho sem nunca pensar em escapar (e, sinceramente, a justificativa de "ela tava apaixonada" n rola, foram alguns dias pra ela morrer de amores ao ponto de simplesmente seguir ele sem nunca tentar uma fugidinha)

gabriela 26/09/2022

O príncipe é um fofo e me lembra um gatinho dengoso.
O livro é bem parecido com Príncipe Cruel, mas as vibes são diferentes? Bem, é uma leitura de boa, tem uma empolgação, mas essa autora não é boa com finais, então não espere muito.

Leunivbx 18/01/2024

Comecei a ler sem expectativa nenhuma, eles esta na minha lista a muito tempo e esse ano resolvi ler.
O livro e muto bom me deixou envolvida demais. Porem fiquei um pouco perdida em varios momentos a ambientacao do livro estava um pouco corrida e afetou um pouco minha leitura.
Fora isso achei romance cao e gato muito fofinho eles sao uns piticos??.
Tinha hora que queria apertar o rook e em outras bater nele, isabel a mesma coisa.
Percebi que estavam apaixonados desde o primeiro contato e acho que foi isso oque a autora quis passar.
Senti falta de um desfecho mais detalhado e os "plots" me surpreenderam um pouco.
Eu me diverti muito lendo.
Quero ler mais livros dela e ver como a escrita dela evoluí.

Para as pessoas que nao gostaram desse deem uma chance para *o feitiço dos espinhos*
Ou outros livros da autora.

Nirvane 27/01/2024

No início do livro eu achei a história muito corrida, acho que devido ser um livro único. Porém da metade para o final a história começou a me prender a leitura.
Em geral: a história tem partes extremamente engraçadas (ri pacas) e é muito bom ver a confusão de Roock em relação ao humanos.

arabells 11/12/2023

Que livro chato, a menina uma sem sal, o rapaz com um charme de uma porta, romance sem química, a história sem pé nem cabeça. O universo mágico é interessante, sobre os poderes das fadas e dos humanos, mas os reinos é uma confusão mal aproveitada.

Alexia180 27/02/2023

Com mais furos que peneira...
Não é um livro ruim tipo intragável, mas é chato e sem sal, pimenta e louro.
Casal chato e sem química, o carinha é um pouco melhor mas não salva muito, e eu ainda estou me perguntando como a protagonista podia ser tão boa e conhecida no ofício dela sendo que ela só tinha 17 anos???!!!
Saiu do útero pintando.
Ficou um monte de pergunta sem resposta, mal explicado e o fim foi péssimo.

Youko 21/12/2022

Gostosinho de ler
No reino Excêntrico, o verão é eterno e os seus habitantes, um tanto perigosos. Isobel sabe bem disso. Mesmo que pintar o povo féerico seja o seu sustento, ela não se deixa enganar pelas promessas vazias e as palavras doces. As fadas são seres traiçoeiros, falsos, e o contato com elas deve ser apenas o estritamente necessário. Mas o que Isobel fará quando se descobrir apaixonada por uma fada? Qual será o seu destino?

O Encanto dos Corvos é uma fantasia em volume único com uma jornada lenta e bonita de se apreciar. Apesar da escrita floreada em excesso, a atmosfera criada pela autora é verdadeiramente mágica e cheia de poesia. Pude me sentir dentro da história, caminhando ao lado de Isobel e Rook pelas florestas encantadas das cortes féericas.

Falando em Isobel e Rook, amei conhecê-los! Por serem completos opostos, a dinâmica entre eles funciona muito bem. Isobel tem uma esperteza e sagacidade vivaz, que faz com que o leitor goste dela sem muito esforço. Já Rook, com seu jeito meio tonto e egocêntrico, testa todos os nervos de Isobel (e vice-versa) a ponto de nos arrancar ótimas risadas. Foi um casal pelo qual eu torci sem medo.

O único defeito desta história é a construção de mundo. Fantasias em volume único normalmente têm dois extremos: ou são perfeitamente redondinhas ou possuem várias pontas soltas, com um final corrido. Infelizmente, esse livro é a segunda opção.

Fiquei com a impressão de que a autora perdeu certo tempo descrevendo uma floresta atrás da outra, enquanto podia trabalhar melhor o mundo que nos apresentava. Houveram vários elementos fantásticos sem explicação e ações sem motivação alguma, que gerou mais dúvidas do que respostas no final. Inclusive, o final me pareceu fácil demais. Senti que faltou força.

Apesar desses pontos, é um livro muito gostoso para passar o tempo, com um romance meiguinho e um enredo interessante. Com certeza, vale uma releitura.