O Encanto dos Corvos

O Encanto dos Corvos Margaret Rogerson

Resenhas - O Encanto dos Corvos

Queria Estar Lendo 04/12/2021

Resenha: O Encanto dos Corvos
Mais um lançamento divino da Editora Literalize chegou em cortesia aqui pra gente. O Encanto dos Corvos, da autora Margaret Rogerson, encanta pela narrativa e pelo universo mágico. A parte principal, no entanto, está nos personagens. São poucos, mas são extremamente bem desenvolvidos e constroem a atmosfera fantástica da melhor maneira possível.

Isobel é uma pintora - a melhor da cidadezinha onde vive, quiçá do reino Excêntrico. Sua realidade se divide com a do povo feérico, que vem para as redondezas em busca de coisas feitas pelos mais talentosos. Eles não possuem o cuidado ou a alma humana necessária para criar as coisas, e trocam encantamentos pelo Ofício.

Isobel, com seu talento, recebe as fadas em sua casa e pinta seus retratos em troca dos pagamentos mágicos. Até que o príncipe da corte do outono aparece e, sem querer, Isobel retrata emoção nos olhos da pintura. Mostra sua vulnerabilidade e, para o príncipe, algo que pode custar seu trono e até sua vida.

Levada ao mundo dos féericos para um julgamento, Isobel acaba tropeçando - quase literalmente -, na realidade mágica e em tudo que o mundo deles oferece. Toda a liberdade, mas também toda a prisão e a sensação de que coisas belas podem esconder segredos terríveis.

Com tradução de Sofia Soter, O Encanto dos Corvos é um livro simples. E por isso tão magnífico. Estabelece sua realidade e seus personagens e conta uma história de amor e aventura que vale a pena acompanhar.

Tem uma riqueza de detalhes que já havia sido vista em O Feitiço dos Espinhos - publicado aqui pela Literalize também - e que encanta pela maneira rica com que a autora tece tais detalhes na trama.

"A capacidade de sentir é uma força, não uma fraqueza."

Toda a apresentação de mundo é fascinante. O reino Excêntrico e o Mundo Além são fascinantes. É uma construção que entrega um novo olhar sobre criaturas mágicas já trabalhadas em outras histórias. Também tem espaço para política e conflitos territoriais, além de falar sobre intolerância e desconstrução do medo do desconhecido. E, é claro, romance.

Isobel e Rook - o príncipe da corte outonal - são protagonistas carismáticos. Ela, mais do que ninguém, carrega o livro nas costas. O lado humano da pintora versus o lado imortal do príncipe trazem ótimos questionamentos aos personagens, e mesmo o romance se equilibra bem à parte mágica que dá tom à narrativa.

Isobel é ótima. Tem atitude, presença e força. É frágil, também, e humana acima de tudo. Ela não tem grandes sonhos ou desejos; quer ver o mundo, sim, mas também quer ficar com sua família - bastante curiosa, por sinal, composta pela tia que a adotou e pelas gêmeas March e May, cabras transformadas em garotas graças a um encantamento que deu errado.

"- Um corvo para riscos incertos. Seis para perigos garantidos. Doze para morte, se não tiver como ser evitada. O feitiço está concluído."

Ela vive para suas pinturas e para a arte, para as cores do mundo e das pessoas. É fascinada pelos feéricos tanto quanto os teme, com toda sua sensatez. Em Rook, Isobel vê fragilidade e um traço de emoção que não existe nos outros imortais. É sutil, mas está ali. Ao retratá-lo, ela acaba quebrando toda a rotina pacífica e é dragada para dentro do universo fantástico; é uma prisioneira e então é uma aliada, porque a situação entre as fadas não é de toda ordem.

Pelo contrário, é o mais completo caos. Eles vivem em um verão eterno, sob o reinado de um monarca temido. As cortes são divididas e seus membros, egoístas. Mais do que qualquer coisa, a visão que é entregue com o desenvolvimento da obra é o quanto toda a beleza, perfeição e impecabilidade dos feéricos esconde o que eles realmente são. Rook tem aquela aura vulnerável, mas outros vão além disso.

O poder de se encantar e de encantar seus entornos é um vício, e a mentira é a droga que eles usam.

Por falar no Rook, que amor de personagem bem desenvolvido! Num primeiro encontro, ele é aquele ser místico e fascinante. Depois, o príncipe turrão e brusco parece desesperado por justiça, sem entender exatamente o que ela significa. E, então, conforme a interação entre ele e Isobel se desenvolve, acontece aquela química e conexão poderosas. São dois corações distintos, de universos que convivem, mas não se unem, e podem estar dispostos a ir contra leis antigas para entender seus próprios sentimentos.

Deu pra ler as cores que compõem as cortes, os detalhes naturais de cada canto explorado pela protagonista, assim como as partes vis e temíveis desse mesmo mundo. Margaret Rogerson pinta O Encanto dos Corvos com a mesma delicadeza e riqueza com que sua protagonista pinta seus quadros; ela dá cor a um universo tenebroso e enigmático, cheio de magia, monstros nascidos de transmutações terríveis, e caminhos sem fim.

"- Você nunca foi um peão. Desde o começo você sempre foi a rainha."

Diferente de O Feitiço dos Espinhos, que é uma grande aventura, O Encanto dos Corvos lida mais com o emocional, com o romance e com o perigo que representa se entregar a um novo mundo. É uma romantasia.

A edição da Literalize segue impecável e apaixonante ao olhar. Combina perfeitamente com o clima da história, com os detalhes nos inícios de página semelhantes a pinturas e a divisão entre os capítulos remetendo a pingos de tinta. A diagramação está bem espaçosa, e a adaptação da capa ficou ótima. A tradução da Sofia Soter também caiu como luva, de novo (ela foi responsável por traduzir O Feitiço dos Espinhos).

Se você é apaixonade por universos criativos, um pouco sinistros, e por um romance arrebatador e proibido, esse é o livro para estar na sua estante. O Encanto dos Corvos é volume único e tem um final agradável e bem fechado. É uma história perfeita para quem ama fantasia, romance e aventura.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-o-encanto-dos-corvos.html
Talita 04/12/2021minha estante
Mal posso esperar pelo meu chegar

Queria Estar Lendo 05/12/2021minha estante
Espero que você adore a história!

Walesca 24/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Queria Estar Lendo 24/02/2022minha estante
+14, Walesca. É YA

lana!¡ 16/05/2023

Não é a melhor fantasia já escrita mas eu gostei bastante
Indo na direção contrária da maioria das críticas negativas, que aliás me deixaram muito pensativa e levemente assustada antes de ler pois eu li algumas delas: eu adorei o livro, é o melhor fantasia do mundo? não, na verdade nem chega perto de ser, mas não achei esse tanto de ruim que pintaram do coitado na sessão de resenhas

Como na sinopse já fala, a história segue a protagonista Isobel e o príncipe Rook, Isobel é uma retratista que pinta retratos para o reino das fadas, mas quando recebe a visita e pedido de um retrato do príncipe ela comete uma falha de pintar uma emoção humana nele, algo que é terrível por que as fadas não podem demonstrar nenhum sinal de emoções e isso faz com que o então príncipe Rook leve Isobel para as terras feéricas para sua punição mas o caminho até lá não é nada tranquilo para os dois

Sabe de uma coisa, eu gostei bastante da Isobel e achei ela uma protagonista bem interessante, vale lembrar que ela tem apenas dezessete anos então cobrar várias coisas de uma garota dessa idade é demais e mesmo assim ela me surpreendeu muito. o Rook foi o meu amor o livro inteiro, desde da primeira aparição dele ele me conquistou toda, ele é muito LINDO muito FOFO muito TUDO, se a isobel não ficasse com ele quem ficaria seria eu!!!

Agora ok, realmente o livro poderia ser melhor? poderia, acho que a autora se esqueceu do clímax durante a metade e só se lembrou disso perto do final, visto que a revelação toda e a questão do "vilão" se dá basicamente toda no fim e bem rápida, seria bem mais atraente aos olhos se fosse algo mais desenvolvido, me deixou chateada? não, só comentando mesmo por cima por que é uma coisa essencial

Tirando a questão toda rápida do "plot twist" eu achei ao todo uma leitura bem legal, e eu acho também que expectativas altas frustram muito, só de ver a sinopse você percebe que não é uma alta fantasia UAUUU, eu mesma já fui ler esperando uma farofa acho que foi por isso que eu gostei tanto.

Naraliz 21/10/2023

Amei amei amei
Um dos melhores livros feéricos, bem construído e com personagens cativantes, simplesmente leia!
retiredfromsad 21/10/2023minha estante
Tem romance? :)

Naraliz 21/10/2023minha estante
Tem, o romance é lindo e fofo ?

MissMel 03/03/2023

História fraca
Sinceramente, o livro foi mais ou menos, vejo muitos problemas nele que me incomodam profundamente

1- A história se passar metade do livro numa floresta, literalmente isso, eles andavam e andavam e não chegavam nunca, o que seria facilmente resolvido em poucas páginas.

2- Romance muito rápido e sem desenvolvimento, Isobel e Rook tinham potencial, mas a Margaret Rogerson não soube desenvolver

3- O final foi incrivelmente ruim, o rei foi derrotado em menos de 3 páginas???

4- Personagens sem aprofundamento, não consegui me apegar a ninguém dali, seja humano ou feérico

Mas fiquei muito em dúvida na minha nota nesse livro, por mais que tenha muitos furos a escrita foi boa, só a história que não me desceu. Se quiser, melhor ler você mesmo para saber a opinião (mas eu não recomendo kkk)
ilovstefan 03/03/2023minha estante
Vc falou tudo nessa resenha, desgostei exatamente dos mesmos pontos.Dei 3,5 por pena mesmo

MissMel 04/03/2023minha estante
Estava indo pro mesmo rumo tbm kkkkkssk

ilovstefan 22/02/2023

Nunca vi tanto 🤬 #$%!& doce
Em geral o livro é bom,mas confesso que esperava beeeeem mais, já que é bem famoso no booktok.A personagem principal tem muitas falhas de personalidade, não acho que seria necessário ter colocado uma protagonista tão 🤬 #$%!& doce,mas enfim,a autora não sou eu.O prota é bom,gosto do jeito lerdinho dele,e também amei o jeito que a autora representou as emoções humanas nesse livro,gostei da maneira como as fadas desconhecem o que é sentir e se tornam até meio engraçadas pq disso KKKK?

ps: é uma leitura que eu recomendo pra quem está começando a ler fantasia e não quer se confundir muito com a parte política!!
Thally 22/02/2023minha estante
O físico desse livro é tão lindo ???

ilovstefan 22/02/2023minha estante
siiimm,eu li em epub mas conheço uma pessoa que tem o físico,ele é muito lindo!!

Wendy 07/03/2023

"Meu amor por você é maior do que todas as estrelas no céu."
Quero começar dizendo que a autora deixou no ar um final que poderia ter sido descrito com um desfecho mais elabora e menos imaginativo, um capítulo a mais e um epílogo satisfatório era tudo o que eu queria para o happy end da Isobel e seu príncipe da corte Outonal Rook.

Depois de uma verdadeira saga na floresta enfrentando todo tipo de perigo onde os aproximou cada vez mais, despertando um sentimento de proteção em ambos e bem não foi difícil imaginar que terminariam se apaixonando, infringindo a Boa Lei, romance proibido entre uma mortal e um feérico, juntos eles travam uma verdadeira batalha digna de reivindicar a soberania das quatro cortes.

Eu gostei muito do livro, mas se o plot tbm tivesse se estendido a corte do príncipe Rook eu acredito que a história teria sido ainda mais envolvente, instigante e sombria, mas quero finalizar dizendo que amei a personalidade da Isobel e o protecionismo do Rook com ela.

"Engasguei com um soluço. Na ponta dos pés, cobri o intervalo entre nós e o beijei; eu o beijei com ferocidade, com violência, em meio à cacofonia de uivos zombeteiros e gritos escandalizados que se erguia das fadas ao redor. Era aquilo que esperavam."

????

Eduarda.7 27/08/2023

? Um romance fofo e bobinho com um toque de fantasia ?
Um clichê romântico entre uma humana e um príncipe fada que n podem ficar juntos por causa das leis imortais que condenam seu amor.

Gostei dos protagonistas, o romance é meio apressado mas é fofo, e o enredo é sem muitos conflitos e nada complicado, é a clássica história do amor proibido enfrentando as adversidades.

O final achei meio corrido (basicamente tudo acontece nas últimas 50 pags) mas satisfatório msm assim. Um livro único levinho, rápido e gostosinho de ler.

Nota 7,5/10 , 4 ????.

leiturandressa 25/02/2023

Sabor de barro com água
Tá, eu devia ter escutado as resenhas negativas.

Eu estava atrás de um livro único de fantasia e peguei esse porque amei a capa e a sinopse, mas o livro só foi decaindo QUE LIVRO RUIM

Não recomendo de jeito nenhum pra quem gosta de fantasia, pois a desse livro é muito sem pé nem cabeça.

O vilão parece ter saído diretamente de um conto infantil, a protagonista completamente sem sal e o cara é a única coisa boa do livro porque é um fofo, mas ainda é sem sal.

Eu não entendi NADA. Não porque é difícil de entender, mas é porque não faz sentido. O livro todo é só os dois caminhando numa floresta, sendo um casal totalmente sem química nenhuma e um final tão???????????????????,,,,,????? ???!!,??,

Cinara... 20/10/2022

Feitiços, fadas e humanos...
"Por que desejamos, acima de tudo, o que tem o maior poder de nos destruir?

Eu amo livros que conectam a magia, fantasia à na natureza.
As páginas passaram em um piscar de olhos e já vejo no horizonte uma autora de livros de fantasia entrando pra minha lista de favoritos.

dudarlly 05/03/2024

Minha opinião
O livro tinha começado bem e eu fiquei animada para ler, mas ao decorrer do livro a leitura fica cansativa.
Falta diálogo, 75% do livro é pura narração e acaba sendo chato.
Um casal totalmente sem química. Gosto dos personagens, mas o desenvolvimento do romance deles foi ruim.
Porém, eu gostei do final(os últimos 3% do livro)

Jake 06/12/2023

O livro é ótimo, empaquei no começo mas depois de meras 170 páginas eu me empolguei e terminei tudo em 2 dias. O final poderia ser melhor, senti que faltou um pouco sobre a história deles. Por ser um livro de fantasia de capítulo único acredito que está ótimo, mas poderia melhorar um pouquinho para ser perfeito.

Lauraa Machado 30/12/2021

Muito bom!
Eu me sinto muito, muito sortuda de ser uma embaixadora da Editora Literalize, porque todos os livros que eles já publicaram e li, eu amei! Esse daqui me surpreendeu, principalmente por compararem tanto com Corte de Espinhos e Rosas, que eu nem gosto tanto! Mas acho que as únicas coisas que têm em comum são féericos e a protagonista ser artista, apesar de que eu acho que o talento da Isobel foi bem mais natural e presente do que o da Feyre.

Vou parar de comparar a partir de agora, porque os livros têm estilos bem diferentes mesmo. Acho que é um pouco mais Príncipe Cruel, apesar de esse ser de romance (o outro não é) antes de qualquer outra coisa! É bem romance mesmo, então se não é isso que você tá procurando, não é um livro para você!

Eu fiquei bem impressionada com como a autora conseguiu apresentar o mundo dos féericos sem precisar ficar explicando nada e como tudo pareceu bem natural! Gostei demais da personalidade da Isobel, que tem opiniões próprias e atitude e nem fica se fazendo de tonta por nada! Também gostei da interação dela com o Rook, apesar de ter achado ele só um pouquinho genérico. Também acho que o romance não precisava ter tido tanto interesse dela logo de cara, que teria sido mais instigante se não tivesse!

O enredo teoricamente é uma jornada, mas o livro é curto e coisas acontecem, então não é algo parado ou entediante! Gostei bastante das viagens deles, dos personagens, das revelações e de todo o mundo féerico! Foi tudo bem convincente, e me vi envolvida com a história rapidamente! Acho que o clímax, ainda que bem planejado e interessante, se solucionou rápido demais. Talvez se a autora não tivesse parado um pouco antes para 'ajeitar algumas coisas', o que acalmou tudo, e tivesse sido algo mais corrido, teria pegado carona nas emoções de logo antes e chegado ao pico com mais urgência. Mas essa parada antes forçou o clímax a se sustentar sozinho, e isso ele não fez direito, não tão bem quanto o resto do enredo do livro! Mas eu gostei do final!

Super recomendo e já estou indicando para outras pessoas! É uma história divertida e interessante com personagens que têm conteúdo! Eu super leria outros livros nesse universo e vou guardar Isobel como uma protagonista marcante que consegue carregar a história!

Camily.Cristini 16/02/2022

Muito bom, mesmo!
Você termina o livro querendo mais, muito bem construído o universo, tudo muito curioso e mágico. O legal foi que não só são as fadas que possuem magia, mas ambos os lados em uma perspectiva diferente e foi isso que me ganhou(sem contar o romance, aaaaah, muito fofo). Muito bom, recomendo!
Nicanor 16/02/2022minha estante
Hihi ?

Luana 04/02/2024

Superou minhas expectativas
Esse foi o primeiro livro que eu li desta autora, e achei que ele cumpre com o que se propõe.
O livro é corrido, mas a proposta é ser uma fantasia completa em apenas um livro. Não tem como esperar que tudo seja extremamente aprofundado. Da pra entender o universo que ela criou, e umas regras básicas da magia e do ofício.
O romance engata rapidamente, mas na minha cabeça fez sentido, como desenvolver a história se ficassem de lenga lenga com isso?!
Eu gostei de como a personagem principal não é sonsa e espera que o príncipe resolva todos os problemas dela. Ela realmente vai pra luta, e isso deixou um ponto positivo para o livro.
Eu esperava a traição, e esperava que quem mataria o rei fosse a pessoa que o fez, mas não esperava o plot do finalzinho do livro. E gostei como resolveram o problema com o Rei sem ter que criar poderes do nada, apenas para um final feliz. Todos os poderes se mantiveram na mesma linha, e a autora não precisou mudar poder de ninguém para resolver o problema.

Leehrz 07/04/2023

É um bom livro. Não posso negar que senti falta de um maior aprofundamento da fantasia, tendo mais explicações, mas é um livro único e pequeno, então relevo.
Não estava com muitas expectativas (até porque não gosto muito de Holly Black) e acabei me surpreendendo e gostando mais do que esperava.