Porco de Raça

Resenhas - Porco de Raça

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

JP Franco 14/03/2022

Literalmente visceral
Desde as primeiras páginas que essa história mostrou-se surpreendente para mim. O tipo de linguagem utilizada é bastante típica de uma pessoa comum, que fala palavrões e não tem medo de ser honesto e direto com suas opiniões. Essa abordagem não é muito usual na literatura e isso por si só já paga o livro.

A narrativa do protagonista, um homem que é sequestrado por uma organização sinistra e obrigado a participar de lutas bestiais utilizando uma máscara de porco, é visceral?e no sentido literal da palavra, o que não falta neste livro são tripas expostas.

É assustador perceber como a história poderia ter acontecido com qualquer pessoa, como eu ou você, e isso torna a narrativa muito envolvente, é difícil parar de ler esse livro.

Bruno Ribeiro desenvolve essa ficção com uma estética bastante dinâmica de escrita. A impressão que dá é que estamos assistindo a um reality show macabro da vida do protagonista, mal dá tempo de digerir um acontecimento e somos atropelados novamente pelos eventos repentinos daquele mundo cão.

Talvez este estilo de escrita que narra os acontecimentos em ?tempo real? tenha sido a causa do único problema que eu considero nesta obra: praticamente não há transições entre diferentes linhas do tempo na narrativa. Há momentos em que você não sabe se o que está lendo é um devaneio do protagonista ou se o fato realmente está acontecendo, e isso aparece vez por outra na história. Em outros momentos ao falar do passado também não há uma transição com o tempo presente e vice versa, e isso tornou a experiência de leitura um tanto confusa, eu me peguei em vários momentos tendo que voltar algumas páginas na tentativa de identificar pontos de transição temporal para situar o protagonista em algum contexto compreensível. Acredito que esses problemas serão facilmente superados pelo Bruno em seu amadurecimento enquanto escritor em seus próximos trabalhos.

Porco de Raça, mesmo com alguns detalhes confusos em sua narrativa, mostrou-se um livro empolgante, tenso e viciante que certamente vai agradar muito os leitores do gênero.

Para mim, 4 estrelas.

Emy 28/02/2022

quase parei sério
eu realmente não gostei nem um pouco desse livro, darkside deveria ver algumas obras se valem realmente a pena investirem assim em capas bonitas.

excesso de palavrões, cenas de s3x0, violência exagerada. Acontecimentos sem nexo nenhum, contados pela metade sem nenhum explicação.

tudo que é dms estraga, e esse livro se encaixa perfeitamente nisso.

realmente mt ruim, so li msm pq ele é curtinho, senão eu teria abandonado.

Dhiego Morais 28/02/2022

Uma história brutal sobre o Brasil de hoje e do amanhã
#liemderryresenhas | Porco de raça | Bruno Ribeiro | Ficção nacional | @darksidebooks | 192p
? Hey, pessoal! Hoje é dia de resenha caveirosa!
"Porco de Raça" é uma ficção escrita por Bruno Ribeiro, vencedora do Prêmio Machado; um livro que transita entre o horror e a distopia, numa trama ágil, crua e visceral cheia de reflexões sociais.
Acompanhamos um professor natural do nordeste brasileiro, em meio a crises envolvendo os mais diversos aspectos de sua vida: um relacionamento fracassado, uma carreira afundada, uma vida financeira comprometida e um relacionamento familiar problemático e fragilizado.
Professor desempregado, preto, falido, fracassado. Nosso protagonista sente o peso das cobranças familiares, das comparações, dos olhares de estranhos, de um racismo estrutural infiltrado na sociedade brasileira.
Ao ser cobrado de uma dívida por uma garota de programa e seu capanga, ele inicia uma fuga que o levará muito além do desdém de sua mãe e do ar corrompido de seu irmão político. Em sua fuga, o professor encarará desafios brutais, violência naturalizada, entretenimento sangrento, cárcere e todo tipo de barbaridade social e racial.
"Porco de raça" é um verdadeiro ensaio sobre a marginalização, animalização, desumanização e institucionalização da violência como objeto de entretenimento, de justificação (falsa) da inferioridade racial. Entre o horror das ações ali narradas, a trama flerta com a distopia, ao propor um Brasil reconstruído pelo entretenimento barato, pela violência naturalizada, crescido no sangue dos pobres, dos pretos, dos sem oportunidades, naqueles destruídos por uma sociedade desigual, antipática, interessada no lucro acima de tudo.
Vemos a transformação do humano, na lama do fracasso, da dor e abandono passar por um processo de bestialização, na qual lutar por sangue e pela sobrevivência são as únicas coisas relevantes na vida
ATENÇÃO AOS GATILHOS: violência intensa, tortura, abusos
Eu curti o livro, mas me faltou algo mais ? talvez por ser tão curto. Em alguns momentos, a violência não deu espaço para uma melhor construção da trama e das personagens. Todavia, "Porco de raça" continua sendo impressionante! Recomendo!

Bia 28/02/2022

Intenso. O livro faz uma metáfora muito bem construída sobre como o racismo opera no Brasil. Como pessoas negras são reduzidas a animais e como seus corpos são utilizados para o entretenimento de uma elite branca e preconceituosa.

Mari356 19/04/2024

Um livro incômodo
Até que ponto uma pessoa pode preferir uma vida de exploração a uma vida disfuncional? Até que ponto isso é de fato uma escolha? Até que ponto você mesmo causou toda essa disfuncionalidade em sua própria vida e o quanto a sociedade racista tem seus méritos por todas as dificuldades em que você se meteu?
Um professor falido e com a vida toda ferrada descobre que o buraco pode ser ainda mais embaixo.
Este livro é uma distopia com narrativa não linear que causa um desconforto imenso. A objetificação de mulheres e pessoas negras está por toda parte, um livro que escancara como a branquitude consegue construir uma sociedade que torna tão difícil a vida para uma pessoa negra que até o absurdo pode ser preferível. Como uma família que busca seu lugar nesse mundo consegue produzir pessoas tão disfuncionais, cada uma a seu modo.
Não tem personagem agradável aqui, não tem cena bonita, nenhuma que seja. É um livro pesado, que provoca asco, agonia e incômodo, menos por suas cenas violentas do que pelo racismo que ele leva aos limites da crueldade. Mas é um livro difícil de largar, eu li muito rápido.
Apesar de o personagem principal não ser um herói (ele é apresentado com todos os seus inúmeros defeitos), a maneira objetificada com que ele vê as mulheres me incomodou muito. Ainda assim, entendo que a proposta é mostrar que ninguém é legal nesse livro. Os diálogos da família, em que uns apontam os defeitos dos outros na cara mostram isso. Ele apresenta uma sociedade que objetifica ao extremo corpos negros, corpos femininos, pobres, dissidentes. Ninguém salva nesse livro, ninguém se salva.

Rodrigo Fernandes 23/02/2022

Porco de raça ovelha negra da família.
Diferente. começa de um jeito. Vai pra outro lado. Se estende em outro momento. Você se apega a um cenário ou a um personagem e ele não existe mais no livro. Depois existe sim. Mas não tem problema, porque essa confusão faz parte do que se passa na cabeça do protagonista. Aborda bastante a realidade da população negra no Brasil. E também tem um quê de séries e filmes violentos americanos. Lutas clandestinas, etc... Não é um clássico, mas não é ruim. Nota 6.

Guilherme.Ribeiro 22/02/2022

Decepcionante
Acredito que a Darkside deveria focar mais na qualidade da escrita do que na edição, e isso já diz muito sobre minha experiência com esse livro, que prometia muito, mas não entrega nem 1% do que o enredo poderia ser

Emilia.Reis 20/02/2022

Bizarro
Entendo o contexto e questões levantadas no livro, que foram os melhores trechos. No entando a história criada pra falar sobre isso é terrível, sem muito sentido, só sangue, ódio e drogas. ( Tinha tudo pra ser bom, mas deu erro, não funcionou pra mim)

minervina 20/02/2022

de 0 a 100
achei q ia odiar e gostei, no começo li bem arrastado, n me prendeu muito, mas ao devorrer do livro a história foi ficando cada vez mais envolvente. passei o livro inteiro tentando me posicionar, no final não cheguei em conclusão nenhuma amei

Wally.Mota 15/02/2022

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto e explícito, linguagem chula, violência extrema, insinuação a pedofilia e est*pro ??

QUANTO VALE LUTAR POR SUA VIDA?

Um professor paraibano preto vê sua vida virar do avesso depois que se envolve com uma garota de programa e não paga a ela pelos serviços prestados. Ele acaba fugindo de casa depois que um homem vai até lá junto com a garota, ameaçando matá-lo por conta da dívida!
~
Após tentar buscar a ajuda do seu irmão político, sem sucesso, acaba sendo sequestrado e envolvido numa trama louca onde vai precisar vestir uma máscara de porco e lutar (literalmente) pra se manter vivo num ringue onde a morte é o limite, e cujo local é entretenimento de brancos ricos. Pra piorar, ele ainda vai descobrir que a coisa toda é maior do que imagina.
~
Porco de Raça é uma leitura densa e cheia de críticas ao governo brasileiro, a política, ao poder das mídias digitais e, claro, ao racismo. O que não falta são discussões acerca deste último tema, seja ele de fora, como entretenimento para os brancos, ou de dentro da própria família, que vai cada vez mais perdendo a identidade de sua raça pra se adequar melhor ao mundo.
~
É um livro cru, rápido, insano e violento, mas bem metafórico. Talvez eu nem tenha sacado todas as críticas inseridas na obra, mas ainda assim pude perceber a maior delas: a batalha árdua que todos os pretos precisam lidar diariamente para se manterem vivos ao final de cada dia. Uma obra que, claramente, evidencia o porquê de ter vencido o primeiro Prêmio Machado DarkSide.

Até a próxima! ??

Nathy 14/02/2022

Porco de Raça é sangrento e extremamente violento, escancarando o desejo de sangue de uma sociedade compulsiva.

Um professor, negro, desempregado e falido, está nas margens da sociedade e se metendo em grandes problemas. Quando um de seus problemas faz ele fugir e ao mesmo tempo ser sequestrado, ele se vê tendo que lutar pela própria vida dentro de um ringue, usando uma máscara de porco e entretendo homens ricos. Nesse lugar ele tem sua humanidade praticamente cortada pela raiz, sofrendo um processo de animalização, bestialização e de esquecimento de si próprio. Mas é lá também que ele descobre a glória de ser venerado e amado pelo mundo, aceito e visto.

Com quatro partes, o autor nos conta a vida de antes, a vida no ringue, o passado da infância e o grande final. Quatro partes necessárias pra marginalizar, bestializar, humanizar e criticar.

As críticas ao racismo, marginalismo, governo, poder, dinheiro, consumismo, entretenimento, vem de forma natural na narrativa e se desenvolvem até o ápice.

O personagem se quebra inteiro bem na nossa frente e nos conta do passado, vemos o que ele fez e onde ele chegou, suas motivações e seus desejos. Acabamos entendendo-o com profundidade.
Também tem uma grande conexão com seu irmão que é seu total oposto.

Foi uma leitura bem pesada ao mesmo tempo que é fluída, rápida e curta. Fiz várias referências em coisas que já li ou vi e sai bem mexida.

Teve algumas partes um tanto sobrenaturais e/ou alucinantes que não foram explicadas muito bem e que ficaram como uma pulga atrás da minha orelha durante o livro todo, esperando alguém falar algo, mas não rolou.

Indico pra quem gosta de Jantar Secreto, Round 6, Laranja Mecânica e distopias cheias de críticas à nossa sociedade.

??Alerta de gatilho: violência, tortura, abuso.

lipelimma 04/02/2022

2.5*
Gostaria de comentar que as menções musicais são muito boas, ouvi durante a leitura e foi muito legal. Também foi muito rápido de ler. Vale a reflexão sobre os temas mas achei que por diversas vezes a violência foi usada pra fins de choque mesmo e não consegui ter uma experiência muito proveitosa.

Re Vitorino 28/01/2022

Violento!
A sinopse não te faz ter nem minimamente noção da violência que te aguarda em Porco de Raça. Mas nada está ali gratuitamente, tudo contribui para entender a cabeça ferrada do personagem principal. O autor alterna entre alucinações do personagem e situações reais o que te prende nos capítulos tentando entender o que é o que, onde ele está, isso realmente está acontecendo? Gostei muito da experiência e quero ler outras histórias do autor.

Preta Letrada 18/01/2022

Porco de Raça é tão real que assusta.
Esse livro conta a história de um professor negro com diversas degradações físicas e mentais que o ambiente lhe causou.
Uma das partes mais assustadoras dessa história é notar como uma distopia pode parecer tanto com o mundo real.

Bruno Ribeiro tece uma narrativa incrível em que, o que mais me impressiona, é a construção do professor. Um homem que, em certo momento, não consegue mais encontrar sua identidade. Em seu fracasso, está desenhada todas as suas expectativas e de sua família, porque ele não consegue alcançar nenhuma dessas. Sem saber exatamente para onde ir, ele se vê imerso em delírios que parecem, ao mesmo tempo, tão reais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6