Porco de Raça

Resenhas - Porco de Raça

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ivandro Menezes 10/12/2021

Fracasso, bestialização e catarse
Porco de Rac?a, romance vencedor do Pre?mio Machado Darkside, e? veloz, violento e contundente.

Seu protagonista e? um professor paraibano envolto numa seque?ncia de fracassos e confuso?es, que acaba indo parar num ringue de lutas clandestinas, onde homens pobres lutam para entreter ricos. Todos obrigados a usar ma?scaras de animais e sa?o submetidos a processos de bestializac?a?o.

Vindo de uma fami?lia de ?negros sabonetes?, perfeitamente alinhados ao que se esperam deles, com seus cabelos alisados, modos contidos, discric?a?o quase bajuladora, o que lhe causa revolta e distanciamento, exceto do irma?o, deputado federal, por quem nutre uma relac?a?o afetuosa e conflituosa. Alia?s, nada e? bem definido em como sente.

E? no ringue, sob a fama de perdedor, que sente ter a sua maior conquista. E? amado, celebrado e aceito no mundo do entretenimento. Negro que diverte e? um negro aceito. Ali ele e? apenas o Porco Sucio.

A busca de afirmação de sua negritude cede à sua própria bestialização, a reiteração sistemática de cabe ao negro duas alternativas: a) a adequação, como ocorre com Bruno, o irmão deputado federal, ou; b) a espetacularização, como o protagonista inserido no ?Açougue? para divertir ricos entediados.

Contudo, não se engane, Bruno Ribeiro não polemiza com frases de efeito ou tons de lacração. Tudo aqui é orgânico, cada crítica que tece está a serviço da trama, faz parte de cada personagem, de suas vivências e trajetórias.

Seu talento para remixar diferentes referências (literárias, estéticas, sociológicas) está ainda mais afiado em Porco de Raça, bem como a beleza com que converte a violência num espetáculo profundo e cheio de significados. Tudo isso constrói uma experiência de leitura agradável, excitante, e traz a convicção de que estamos diante não apenas de um ótimo escritor, mas de um escritor singular. Vida longa a Bruno Ribeiro!
Ana Sá 10/12/2021minha estante
Que resenha boa, Ivandro! Trouxe a potência que o livro aparenta ter! Quero ler!

Ana Sá 10/12/2021minha estante
Aliás, agora que vi que já tinha colocado no "quero ler" o livro da resenha anterior... ? Muitas leituras interessantes por aqui!!

Ivandro Menezes 16/12/2021minha estante
Que bom que gostou, Ana. Porco de Raça é muito bom. Aproveitar pra dizer que fiz uma resenha mais detalhada no site do LiteraturaBR. E há também um episódio do podcast do Lavadeiras do São Francisco em que dou três motivos para ler o Porco. ?

Rayza.Figueiredo 09/01/2022

Não Gostei
Termino este livro com uma sensação de incômodo.

é um livro bruto; MUITO pesado;
faz críticas sociais necessárias de forma crua;
mas o que me incomodou foi a forma como essas críticas são passadas, com um final que, a meu ver, não ensina uma lição muito boa, nem passa uma mensagem legal;

Me incomodou a forma como ele tratou o racismo;

o personagem principal é um revoltado sem causa, que faz absolutamente nada da vida dele e culpa todo mundo pelas escolhas mal tomadas e o fracasso da própria vida;
e o final foi aterrador e revoltante.

não gostei. é um sentimento ruim que o livro causa.
Emilia.Reis 09/01/2022minha estante
a minha vontade de ler tá so que reduz

Rayza.Figueiredo 09/01/2022minha estante
kkkkkk ande logo, quero saber sua opinião

Emilia.Reis 09/01/2022minha estante
??

Valentin 17/11/2022

Brutal
Livro de autor brasileiro que futuca e escancara de modo crítico sobre racismo, desigualdades e ganância do ser humano.

A escrita é visceral e crua, trazendo um aprofundamento selvagem às cenas. Inclusive, algumas cenas são bem fortes, requerendo um estômago para digerir.

É uma distopia bem interessante, com uma temática polêmica e com originalidade em sua escrita. Não conhecia o autor, mas já tive minhas primeiras impressões. Sem delongas, recomendo a leitura.
maysleituras 20/11/2022minha estante
Quero mt ler esse

Valentin 22/11/2022minha estante
Te empresto, vai gostar?

Valena.Monteiro 16/07/2022

Fazia tempo que queria ler esse livro, mas graças a um presente pode lê-lo (obg, te amo muito ray).
Achei a histórico bem desenvolvida, gostei realmente da trama que o protagonista participou. Me peguei envolvida na história. Estava com muita expectativa pra um final com um plot daqueles, mas não foi o que recebi.
Quanto mais eu lia mais ficava angustiada com as situações horríveis que o protagonista passou, mas todas as situações revoltantes não compensou com aquele final.

"Essa pele aqui", ela esfregou a mão no braço, "é sua identidade. Me ensinaram que eu não seria nada na vida por causa dela. E não fui. Então não escute o que eles têm a dizer, mas lembre que você não é melhor que eles por saber disso."
Miranda 16/07/2022minha estante
esse livro agr só vai me lembrar a reação da Ingrid hahahahah

Miranda 16/07/2022minha estante
Amo você

Irka Barrios 02/01/2022

Em "Porco de raça", Bruno Ribeiro traz um personagem casca grossa. Outsider, rebelde, o protagonista deixa claríssimo que não se trata do herói que salvará o dia. Seu irmão, a personalidade oposta, também não tem a menor vocação para ser herói. Corrompeu-se o suficiente para viver bem num mundo de regras criadas em outros tempos, por outra gente. Porco Sucio o enfrenta com o orgulho de quem não cedeu à corrupção. Talvez não, talvez sim, mas a casca grossa que Porco carrega esconde muitas de suas feridas.
É no ringue clandestino, com sua pele perfurada, rasgada, partida, que as feridas se tornam evidentes. Junto com elas, a verdadeira essência do personagem. O capítulo que traz à tona as questões que movem Porco é o mais belo e mais interessante. Humaniza o personagem a ponto de modificar completamente a perspectiva do leitor.
Um livro violento e belo, cheio de alegorias muito propícias. Para ser lido e celebrado.
Izabelly 02/01/2022minha estante
Que resenha????

chocolatedoce 27/02/2022

preto limpo?
Como uma pessoa "de raça" esse livro me causou desconforto. Comecei a rever tudo o que faço e me perguntar o porquê de eu fazer tais coisas.
Será que eu sou um "preto limpo"?
Helder 28/02/2022minha estante
Cara, eu não sou negro, mas terminei o livro agora e acho que entendo como vc se sente. Parece que todo negro que se dá bem na vida é um vendido. Eu não concordo com isso. Todos podem se dar bem na vida por seus valores e capacidades. Sim, pra negros é mais difícil, mas não impossível, o que deve tornar a vitória melhor ainda.

Colecionando Planetas 02/12/2021

Porco de raça
?O negro precisa navegar e dominar os códigos de dois mundos, o dele e o dos brancos, oscilar e se adaptar constantemente entre eles. O branco não passa por isso, pois o universal é o branco, a norma, a regra, o normal.?

Só digo uma coisa: leiam!
Mas cuidado com gatilhos para violência, cenas sangrentas, cenas de sexo, xingamentos, dentre outros.

Déia Madden 31/12/2021

Achei um bom livro. Desde a proposta do livro já achei curioso. Queria mto saber como seria o cerne da questão principal. E achei muito interessante da forma como correu. Gostei do livro e recomendo a leitura.

Mari356 19/04/2024

Um livro incômodo
Até que ponto uma pessoa pode preferir uma vida de exploração a uma vida disfuncional? Até que ponto isso é de fato uma escolha? Até que ponto você mesmo causou toda essa disfuncionalidade em sua própria vida e o quanto a sociedade racista tem seus méritos por todas as dificuldades em que você se meteu?
Um professor falido e com a vida toda ferrada descobre que o buraco pode ser ainda mais embaixo.
Este livro é uma distopia com narrativa não linear que causa um desconforto imenso. A objetificação de mulheres e pessoas negras está por toda parte, um livro que escancara como a branquitude consegue construir uma sociedade que torna tão difícil a vida para uma pessoa negra que até o absurdo pode ser preferível. Como uma família que busca seu lugar nesse mundo consegue produzir pessoas tão disfuncionais, cada uma a seu modo.
Não tem personagem agradável aqui, não tem cena bonita, nenhuma que seja. É um livro pesado, que provoca asco, agonia e incômodo, menos por suas cenas violentas do que pelo racismo que ele leva aos limites da crueldade. Mas é um livro difícil de largar, eu li muito rápido.
Apesar de o personagem principal não ser um herói (ele é apresentado com todos os seus inúmeros defeitos), a maneira objetificada com que ele vê as mulheres me incomodou muito. Ainda assim, entendo que a proposta é mostrar que ninguém é legal nesse livro. Os diálogos da família, em que uns apontam os defeitos dos outros na cara mostram isso. Ele apresenta uma sociedade que objetifica ao extremo corpos negros, corpos femininos, pobres, dissidentes. Ninguém salva nesse livro, ninguém se salva.

Re Vitorino 28/01/2022

Violento!
A sinopse não te faz ter nem minimamente noção da violência que te aguarda em Porco de Raça. Mas nada está ali gratuitamente, tudo contribui para entender a cabeça ferrada do personagem principal. O autor alterna entre alucinações do personagem e situações reais o que te prende nos capítulos tentando entender o que é o que, onde ele está, isso realmente está acontecendo? Gostei muito da experiência e quero ler outras histórias do autor.

lipelimma 04/02/2022

2.5*
Gostaria de comentar que as menções musicais são muito boas, ouvi durante a leitura e foi muito legal. Também foi muito rápido de ler. Vale a reflexão sobre os temas mas achei que por diversas vezes a violência foi usada pra fins de choque mesmo e não consegui ter uma experiência muito proveitosa.

Wally.Mota 15/02/2022

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto e explícito, linguagem chula, violência extrema, insinuação a pedofilia e est*pro ??

QUANTO VALE LUTAR POR SUA VIDA?

Um professor paraibano preto vê sua vida virar do avesso depois que se envolve com uma garota de programa e não paga a ela pelos serviços prestados. Ele acaba fugindo de casa depois que um homem vai até lá junto com a garota, ameaçando matá-lo por conta da dívida!
~
Após tentar buscar a ajuda do seu irmão político, sem sucesso, acaba sendo sequestrado e envolvido numa trama louca onde vai precisar vestir uma máscara de porco e lutar (literalmente) pra se manter vivo num ringue onde a morte é o limite, e cujo local é entretenimento de brancos ricos. Pra piorar, ele ainda vai descobrir que a coisa toda é maior do que imagina.
~
Porco de Raça é uma leitura densa e cheia de críticas ao governo brasileiro, a política, ao poder das mídias digitais e, claro, ao racismo. O que não falta são discussões acerca deste último tema, seja ele de fora, como entretenimento para os brancos, ou de dentro da própria família, que vai cada vez mais perdendo a identidade de sua raça pra se adequar melhor ao mundo.
~
É um livro cru, rápido, insano e violento, mas bem metafórico. Talvez eu nem tenha sacado todas as críticas inseridas na obra, mas ainda assim pude perceber a maior delas: a batalha árdua que todos os pretos precisam lidar diariamente para se manterem vivos ao final de cada dia. Uma obra que, claramente, evidencia o porquê de ter vencido o primeiro Prêmio Machado DarkSide.

Até a próxima! ??

minervina 20/02/2022

de 0 a 100
achei q ia odiar e gostei, no começo li bem arrastado, n me prendeu muito, mas ao devorrer do livro a história foi ficando cada vez mais envolvente. passei o livro inteiro tentando me posicionar, no final não cheguei em conclusão nenhuma amei

Emilia.Reis 20/02/2022

Bizarro
Entendo o contexto e questões levantadas no livro, que foram os melhores trechos. No entando a história criada pra falar sobre isso é terrível, sem muito sentido, só sangue, ódio e drogas. ( Tinha tudo pra ser bom, mas deu erro, não funcionou pra mim)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6