1997 Juliana Giacobelli

Resenhas - 1997: O que você faria se pudesse mudar o passado?

beca 08/07/2022

Incrível, sem palavras
Definitivamente um dos melhores livros que já li na vida, não tenho nem palavras pra expressar tudo que senti lendo tudo sobre esses personagens. Acho que esse livro me mudou pra sempre, de certa forma.

Karol 06/07/2022

1997
Eu gostei muito do livro, a história e a mensagem que a autora quis passar e ótima. O livro não prometeu nada e entregou tudo. Amei o desenvolvimento dos personagens, o amadurecimento do Adriano, a história da Helana.

A narrativa é boa, você fica ansioso e curioso pra saber o que vai acontecer e o que pode acontecer. Me emocionei com o final, fiquei feliz pelo Adriano. Não imaginaria um final feliz melhor.

"Às vezes as pessoas mudam. E às vezes mudar é bom, se dar uma chance pra começar de novo é bom. Uma experiência não invalida a outra, a gente sempre aprende alguma coisa."

livroscomisabela 22/06/2022

"Porque as coisas não são tão simples assim. Porque às vezes a gente não acerta de primeira, nem de segunda, nem de terceira. Às vezes as coisas não funcionam como a gente espera, Dri, e a gente precisa seguir em frente." (Pág 302, pai do Adriano)

Acho que esse trecho pode até parecer óbvio, mas na verdade é uma coisa que nos esquecemos no dia a dia. Mas a partir dele começo contando que adorei esse livro e confesso que não imaginava o rumo que essa história tomou.

O protagonista é o Adriano, que tem 33 anos, não tem amigos, sua mãe está internada e seu pai foi morto por uma menina da sua escola 20 anos atrás. Ele trabalha como animador de festa, fantasiado de mágico. Odeia cadeiras vazias. Acha que ninguém se importa com ele e se afasta de todo mundo por vontade própria.

Após ser demitido, ele passa na frente do fliperama em tudo aconteceu no dia do seu aniversário 20 aos atrás e resolve entrar. Ele encontra uma máquina estranha que parece estar desligada mas quando ele percebe já está com as mãos nela, e o curioso é que ela liga a tela mesmo sem estar na tomada....

3 corações cheios. 3 vidas. 3 novas chances de mudar a sua história.

Eu gostei de como o personagem foi refletindo com o passar das "vidas" e vendo como podemos ser fúteis quando crianças e que isso pode acabar prejudicando outras pessoas, mesmo sem saber. Gostei da nostalgia toda vez que ele voltava para 1997 e se deparava com coisas que nem existem mais. Espero que o pai da Helena tenha apodrecido na cadeia ou em qualquer outro lugar.

Percystente 02/06/2022

Maravilhoso
Eu achei esse livro aleatoriamente no kindle unlimited e até demorei a ler porque nunca tinha visto ninguém falando sobre ele. Não prometeu nada e simplesmente entregou TUDO. Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom que me fizesse devorar porque eu não consegui parar de ler até terminar. A escrita é maravilhosa, o desenvolvimento do protagonista foi perfeito demais em diversos sentidos, é daqueles livros que te fazem rir horrores e depois chorar de emoção. Se você ainda tem alguma dúvida, leia agora!!!
Camila.Thays 02/06/2022minha estante
Agora tô curiosa, coloquei na minha lista de leitura.

Victor Gabriel 25/05/2022

POR MAIS LIVROS ASSIM ?
Que livro bom de ler. Muito incrível como a história vai se desenrolando.

A história mistura tudo que gosto: viagem no tempo, aventura, suspense ...

E essa escritora é genial. Já quero ler mais livros dela!

_douglast 06/05/2022

E se?
Eu tô estranhamente muito tocado e muito emocionado, de verdade.

Juliana Giacobelli teceu uma trama cheia de reviravoltas e segundas chances que me encheram de emoções diferentes.

O livro todo é uma grande montanha russa que começa quando tudo na vida de Adriano está dando errado. Ele, assim como muitos de nós, quer ter uma segunda chance para mudar algo do seu passado. E ele consegue. E é nessa nova tentativa de corrigir o passado que a ação da história acontece.

Os personagens são muito bem definidos, ninguém ?enche linguiça?: todo o enredo é muito bem amarrado e a leitura muito fluida.

Parabéns, Juliana! Um dos melhores livros que li em 2022!

Pedro.Ribeiro 30/04/2022

É muito melhor do que parece
A história é bem clichê? Com certeza. O uso de narrativa nostálgica é perigoso? Com certeza. A autora consegue fazer uso de uma temática clichê, uma narrativa possivelmente previsível e trabalha bem com as referências dos anos 90 construindo uma história fantástica? Com certeza!

Confesso que comecei a leitura por gostar do estilo literário que o livro se propõe: Adriano, nosso protagonista, é um homem de meia idade, cercado por problemas de meia idade, que teve uma vida marcada por um evento traumático ocorrido em 1997. De forma despretensiosa, ele consegue voltar para ver sua vida antes daquele trauma e, com a consciência de alguém mais velho, ele é capaz de encaixar os fatos que justificam o evento maior, e posteriormente sua frustrante vida.

O enredo da história é impecável, Adriano retoma sua juventude mais vendo do que agindo numa tentativa feliz de mostrar ao leitor o quanto ele era um bostinha (utilizo aqui um termo que o próprio utilizou) mas reforçando que ser um bostinha era praticamente uma obrigação no ambiente escolar que ele vivia, e era realmente costumeiro em 1997. A partir desse choque de consciência, vamos vendo a redenção de uma boa pessoa mas corrompida pelo meio e Adriano, junto com seu amigo Hiro, vão estreitando laços ao mesmo tempo que nosso protagonista percebe a importância de ser mais sentimental.
Com isso, é legal exaltar também a complexidade e o encaixe que cada um dos principais personagens tem na história: longe de seguir um padrão comportamental, com apostas em personagens complexos, a autora traz viradas realmente tocantes na relação de Adriano com as pessoas que lhe cercavam. Por algumas vezes me peguei emocionado com as interações entre ele e o pai. E pra fechar, o livro tem diversas referências nostálgicas que colocam alguma leveza a história, pra um jovem dos anos 90 a história faz um convite a imersão na própria realidade de 30 anos atrás.

Eu dou 5 estrelas ao livro porque não posso dar 6, achei realmente espetacular de uma ponta a outra e se pudesse gostaria muito de parabenizar a Juliana por uma escrita tão perfeita. É meu primeiro livro dela mas já estou com outros dois engatilhados para ler também.

13/04/2022

E se você pudesse mudar alguma coisa?
Confesso que me interessei pelo livro por conta da capa e não sabia o que esperar da história, pois parece que tudo sobre viajem no tempo já foi explorado.

OK. Estou errada.

O livro não prometeu nada e entregou uma história, narrativa e escrita gostosa de ler mais com o combo de personagens diversificados bem explorados e divertidos.

Se tornou um dos meus favoritos e me vejo na recomendação de indicar sempre ??

Carol @solemgemeos15 17/02/2022

Adriano tem mais de 30 anos, vive com a mãe, possui um emprego temporário mal remunerado como mágico, não possui um círculo de amigos próximos – e ele crê que a razão disso é o incidente de vinte anos atrás... Em um dia ruim, Adriano entra no fliperama e acaba voltando ao passado. Sim, ele agora tem onze anos, é 1997 e, em poucos dias, o incidente que estragou sua vida irá acontecer.
Mas aos poucos, ele percebe que as coisas são mais complexas do que ele lembrava...
Pontos positivos:
1 a construção dos personagens é excelente, especialmente o Adriano, que inicialmente é um grande babaca, mas aos poucos se aquece ao leitor, ao ver que ele percebeu seus erros e deseja ardentemente muda-los;
2 as referências a década 90 contextualizam muito bem a mudança de tempo sem que seja apenas um grande saco de referência sendo despejado na história;
3 o que acreditamos que seja a antagonista é aos poucos aprofundado e facilmente compreensível;
4 as dificuldades que as crianças possuem em saber como se comportar e como responder a situações delicadas é compreensível;
5 a amizade entre Hiro, Adriano e Helena é muito adorável;
6 o desenvolvimento da história é bem dividido e em momento algum fica entediante, mesmo quando estamos “presos” na mente de uma criança durante uma aula pela terceira vez rs;
7 a relação do trio com seus familiares é bem construída. Inclusive como a relação de Adriano com seu pai foi afetado, após o divórcio dos pais.
Pontos negativos:
1 a relação romântica soa um pouco demais, quando poderia ser apenas amizade.

Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Rico 13/02/2022minha estante
Mas é claro!!

Rafael Kerr 13/02/2022minha estante
Obrigado!

Alebn_ 14/01/2022

1997
A palavra principal que define esse livros é nostalgia, enquanto eu lia eu lembrei do meu fundamental, da minha relação com meus pais, dos meus amigos que eu não converso mais, tantas coisas do passado que eu gostaria de mudar, eu gostei bastante da história, me emocionei muito com o final e a escrita desse livro é fantástica.

Gilvan 08/01/2022

Viagem no tempo + amizade + nostalgia
O ano mal começou e já tenho um favorito!

Ainda que não vivi 1997 (sou de 1999), esse livro me trouxe tanta nostalgia e tantas memórias boas da infância. A história foi muito bem construída, os personagens são cativantes, a evolução do protagonista é linda. Leiam essa história, valorizem a literatura nacional!

Larissalbqrq 30/12/2021

Achei a premissa do livro bem legal: Adriano tem 3 chances de voltar no tempo e mudar seu futuro. Talvez por eu ter crescido nos anos 90/2000, o livro foi muito nostálgico e cheio de referências a época que eu nem lembrava mais.

Adorei a escrita da autora, fiquei super curiosa para saber o desfecho da história e terminei o livro rapidinho e também o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de Adriano, que achei insuportável, mas que foi muito legal de acompanhar.