Tarde

Tarde Olavo Bilac

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

cecil :) 22/04/2023

Poemas são difíceis pra mim ou entendo e acho lindo, ou eu não entendo nada e me sinto uma porta. De qualquer forma, os que eu entendi realmente me impactaram.

Duda Dimitruk 09/04/2023

O livro é composto por vários poemas, alguns são bem marcantes, outros são um pouco "confusos" de se entender, mas são maravilhosos. Meu primeiro livro composto só de poemas.

Kellys 08/04/2023

A tarde
Das muitos poemas escritos por Olavo Bilac alguns tendem a pesar mais que os outro te tocam como mãos de pluma leve e macio e outros vão tão fundo que sou incapaz de determinar o qual e possível ir diante das palavras mais dolorosas.

Não só um livro de poemas, mas uma imensidão do que e possível nos aprofundar e enteder, e tangível as sensações em alguns desses poemas que e meramente impossível descrever tudo que e possível sentir diante de tantas sensações.

Geisiane books 05/04/2023

Perfeito
Para quem gosta de poesia e sonetos é um livro perfeito e maravilhoso. Existem versos perfeitos nesse livro que conseguem te tocar profundamente.
Meus preferidos:
A Iara
Microcosmo
Natal

Recomendo a leitura

joana 06/03/2023

A culpa é minha
Só tô dando 3.5 porque eu só entendi 1/3 dos poemas.
a culpa é do livro? não. de Olavo? obviamente que não.
não consegui achar o ritmo de todos os poemas e não entendi.
porém, os que eu entendi MEU AMOR MUITO BOM.
Amei. marquei alguns e lacrimejei em outros.
talvez eu devesse dar 4.5 ??

juli4_daf 20/02/2023

Durante a leitura senti que não tinha bagagem o suficiente para entender o que estava escrito, as características da escrita parnasiana se sobressaem e se eu não soubesse as intenções de Bilac ao escrever a coletânea (intenções essas que foram destrinchadas por críticos de suas obras), não adivinharia que o livro fala sobre o final da vida.
Apesar disso, alguns poemas como ?O prometeu? e ?Eutanásia? merecem atenção. No mais, é uma leitura, de fato, obrigatória e interessante para aqueles que querem conhecer mais sobre a trajetória da literatura lusitana.

Marcos Aurélio 19/02/2023

Tarde para mim
Meu primeiro encontro com Olavo Bilac, e saí com a impressão de que absorvi pouquíssimo.

Não alcancei a poesia de Olavo Bilac. A formalidade e a rigidez da poesia não são para mim.

No entanto, o Príncipe dos Poetas estrutura seus poemas as regras da composição poética, e riquíssimo vocabulário.

Livia609 06/02/2023

Bonito, mas não é meu estilo
Definitivamente não sou uma grande fã de poesia, porém tenho profundo respeito por esse autor desde antes de ler uma obra. Após essa coletânea, deu para notar nitidamente os motivos para Olavo Bilac ser um dos maiores nomes da literatura brasileira.
As poesias são lindas, muito bem pensadas. E por isso acho que devem ser admiradas por quem realmente gosta desse nicho. Realmente devo tirar o chapéu.

Cristiane 28/01/2023

...
Não consegui me prender e me conectar na leitura. Os poemas me pareceram meio chatos, ainda que também muito interessantes alguns. Talvez eu deva reler em algum outro momento.

windowslele 17/01/2023

poemas e poemas
eu amo livro de poesia, esse não foi diferente, porém a leitura é um pouco difícil de se ler (deve ser por que eu nunca li livros assim antes, apenas de poesia estilo Amanda Lovelace). Pretendo reler ele pois tem coisas que fazem muito sentido nos dias de hoje.

Camila 14/01/2023

Não tenho nenhum conhecimento
Vejo toda a beleza de olavo bilac mas não consigo entendê-la, enfim de 10 palavras 7 eu não sabia kkkkkk

Julia 27/12/2022

Foste o beijo melhor da minha vida,
Ou talvez o pior... Glória e tormento
Contigo a luz subi do firmamento,
Contigo fui pela infernal descida!

Daniel4 21/11/2022

Tarde
O livro Tarde, publicado postumamente em 1919, reúne diversos sonetos em tom crepuscular, reflexivo e nostálgico, de um eu lírico que está frente a velhice.

Olavo Bilac é o maior nome do parnasianismo no Brasil e, pertencendo ao movimento, traz em suas obras as características dele.

Essa obra é sem dúvida o filé do parnasianismo brasileiro e da produção de Bilac, unindo poesia e a poética métrica típica do movimento a uma reflexão profundamente produtiva.

cabral.beber 06/11/2022

n sou mt fã de poemas, entretanto esse livro me tocou mt e me fez observar diversas coisas cm outros olhos e me emocionar com coisas até banais

Biaaa_Pascotto 05/11/2022

Fim
Bem melancolico!
Olavo Bilac reflete sobre a chegada do fim de sua vida. Sobre suas vivências e a traquilidade como lidou com a velhice

1 | 2 | 3 | 4