Tarde

Tarde Olavo Bilac

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Paty 01/11/2022

Deixei por último esse livro da leitura obrigatória da unicamp e me surpreendi bastante. A leitura não é fácil mas também não é um bicho de 7 cabeças. Não foi feito pra ser lido com pressa mas com calma e análise (e um dicionário do lado pode ajudar), por esse motivo crítico um pouco esse tipo de leitura para o vestibular já que são mais de 20 livros se vc considerar unicamp e fuvest.

enzopalacio 26/10/2022

Reconheço que são ótimos poemas, mas não é o meu tipo favorito de leitura, mesmo que eu ache um tanto sem sentido o ódio contra os parnasianos. Tarde é um livro claramente escrito por um sujeito na maturidade, com tom reflexivo e nostálgico.

Marcella.Audrea 14/08/2022

Poemas gostosos
São poemas de leitura fácil, o grande problema pra mim foram os de pegada bem parnasiana, eu não tenho muito interesse nesse tipo e nem paciência. Mas os poemas de amor são lindos, mais pro final do livro. Saldo positivo porque eu não sou muito de ler poesia e pra mim foi até que gostosinho tirar um dia pra ler.

cass.luce 10/08/2022

Tarde?
Gostei muito dos poemas, são fortes e reflexivos, não impedindo de ser uma leitura rápida e fluída. Gostei em especial do poema ?Frutidoro?, da página 94.

AiedailGuine 27/07/2022

Olavo Bilac parece às vezes espiar minha vida, e às vezes também parecer de outro mundo. É interessante passar por seus poemas e de forma indireta criar cenários marcantes.

Thalezito 25/07/2022

Poesia Altiva
Olavo Bilac faz parte do movimento parnasiano, que preza pelo preciosismo linguístico e o culto a forma, e seus poemas são feitos em forma de sonetos. O parnasianismo encontra seu correspondente na pintura com o impressionismo, que preza por pinturas com tecnica e forma.

Os sonetos presentes nesse livro consistem de vários temas clássicos e caros para a poesia parnasiana. Meus sonetos favoritos do livro são: Remorso, Abstração, Sonho e Sinfonia.

Duda 19/05/2022

Não é pra mim
Pontos positivos:

- alguns poemas são bonitinhos

Pontos negativos:

- mto chato
- linguagem
- repetitivo

luiza 16/03/2022

t amo olavo bilac
+ uma leiturinha de vestibular pra conta ?

não dava absolutamente nada pros poemas do olavo bilac até porque o parnasianismo é sim a escola literária mais xoxa e superficial de todas

mas MEU DEUS

não entendo esses parnasianos jurando que não tem sentimentalismo em suas obras, mas a gnt da um desconto pq o olavo era do povo ent tinha sim uns sentimentos aí

tem poemas MARAVILHOSOS (inclusive aconselho a leitura aleatória deles pq nenhum se completa, ent se divirta lendo aleatoriamente)

segue aqui a lista dos meus poemas favoritos:
? ciclo
? dualismo
? a um triste
? remorso
? assombração
? palavras

Jonathas dos Santos Benvindo 31/01/2022

Esse livro parece estar faltando alguns poemas, mas o texto é um exemplo do parnasianismo (um movimento literatura que mais embeleza o texto do que realmente transmite uma mensagem). São poemas bonitos, alguns mais tocantes quando se consegue entender rs leitura tranquila pra uma tarde de chuva

Vinícius 15/11/2021

O Parnasiano
Olavo Bilac foi um dos ícones da poesia parnasiana do século XIX. A Tarde trás sonetos que fizeram do autor uma dos maiores no gênero em nosso país.

1 | 2 | 3 | 4