o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc

Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Reserva 27/09/2022

Grande e mitologia não são palavras que combinam com o livro
Pelo título da obra supõem-se que é um livro ?grande? longo, aborde com certo grau de profundidade o tema da ?mitologia egípcia?. O GRANDE problema desse livro é justamente não cumprir nenhuma das ideias. Em primeiro lugar, é um livro com pouco mais de 140 páginas que gasta as 80 primeiras só falando sobre as dinastias do Egito e sobre o processo de formação da sociedade. Bem, isso é importante pra entender a mitologia na sociedade ? Sim, com certeza, mas ter quase 60% do livro falando sobre um assunto secundário é realmente pra fazer um leitor novo no assunto desistir já na primeira viagem. Além disso, quando finalmente o livro chega na parte da cosmogonia e dos deuses egípcios ele não poderia ser mais decepcionante do que é, a maioria tem comentários bem rasos e só fala do papel deles dentro da interpretação social, não tem muito sobre as histórias dos deuses e coisas do tipo. E pra fechar com chave de ouro, erros gramáticas e de revisão editorial são tão presentes no livro que a partir de certo ponto, comecei a crer que a finalidade dele não era passar informação sobre a mitologia egípcia, mas sim ver até onde o leitor vai pra tentar salvar o dinheiro investido

Leio, logo existo 26/01/2023

O livro foi dividido em 5 capítulos:

Capítulo 1: Civilização egípcia
Capítulo 2: As dinastias
Capítulo 3: A religião Egípcia
Capítulo 4: Cosmogonia
Capítulo 5: Os deuses egípcios

A linguagem utilizada é bem objetiva e simples. Também encontramos várias imagens coloridas que ajudam no processo de imersão na leitura. Para quem está interessado em conhecer um pouco sobre a história da civilização egípcia este é um livro adequado.

Contudo, faço aqui duas pequenos apontamentos:

1ª. o livro aborda o assunto de forma resumida, não é um estudo aprofundado sobre o tema (o que eu achei ótimo).

2ª. achei que no subcapítulo “ uma civilização excepcional”(p.34) o autor deu uma leve esnobada nos feitos da civilização egípcia, algo como: fez as pirâmides … para quê? desenvolveu uma escrita complexa … para quê? - Parece que para ele se não influenciou o restante do mundo não é tão importante assim. Na minha opinião, há controvérsias.
(VocÊ que leu o livro, achou isso também?)

Phen0 01/02/2023

Um bom livro, mas não perfeito
Dou 4 estrelas de 5 pois o livro é bom, mas não faz juz ao seu nome. Por conter informações da história egípcia, creio que seria melhor um título "um pouco do Egito" do que o nome que tem.

É um livro resumido, como previsto por conta do tamanho de páginas, mas admito que deixa a desejar. Eu imaginava uma narrativa de cada história dos deuses, porém o máximo que temos de narrativa é a história de deuses mais famosos, como Osíris, Set, Íris e Nut.

Há um detalhe, também, meio problemático. A maioria dos deuses não tem só uma função, mas várias: e essas várias funções podem levar a dois ou mais deuses compartilharem da mesma função. Por exemplo, uma deusa X e Y podem ter a função de proteger a fertilidade, o que dificulta saber a diferença entre elas. E o esquema feito no livro não trabalha de forma organizada as suas diferenças e semelhanças, creio que deveria haver uma revisão sobre isso no final do livro (até há uma tabela, mas não acredito que a tabela resolva o problema).

Um último detalhe é que a história dos deuses mais famosos é repetida várias vezes, sem necessidade, enquanto que deuses menos famosos são jogados de lado.

Concluo que, apesar de trazer informações muito interessantes, e por isso é um bom livro, não é muito agradável com o objetivo inicial do livro. Mais relata do que informa, fazendo com que a leitura seja maçante.

Gustavo 02/02/2023

Breve
Um retrato breve da mitologia Egípcia. O autor ainda comenta sobre um pouco da história do antigo Egito. As imagens são excelentes, mas encontrei uns erros de edição. De Grande o livro nao tem nada, pois são apenas 146 páginas e destas apenas metade é de fato sobre mitologia. Um bom livro pra se consultar e introduzir mitologia egípcia.

Taylor 12/01/2023

Bom, mas parece mal revisado
Bom, eu vou começar pelas críticas e terminar com o porquê, apesar delas, eu acho que é um livro que vale a pena ler (caso você, assim como eu, esteja se introduzindo no tema):

Começando pelo título do livro, eu esperava que O Grande Livro da Mitologia Egípcia fosse um livro bem completinho sobre a mitologia, e não foi bem o que aconteceu ? mais da metade do livro foca na civilização, ao invés da mitologia, e algumas coisas são passadas bem por alto e de forma superficial ("O Grande Livro" não é tão grande, nem em tamanho nem em conteúdo).

Agora sobre a ortografia do livro: alguns símbolos fora de lugar (como um "(" cortando o meio de uma palavra) e alguns muitos espaços colocados fora do lugar, ou que foram esquecidos de ser colocados, podem ser encontrados ao longo do livro ? mas não é algo que atrapalha tanto a leitura e o entendimento. Era o que eu pensava até encontrar um "enquanto fulano representava o conhecimento esotérico, fulana representava o conhecimento esotérico". Se você pensar um pouquinho, dá pra entender que um é o oposto do outro, mas é um erro péssimo num livro.

Agora sobre o conteúdo, que foi a parte que me fez dar 3.5 estrelas, apesar de eu também ter uma crítica sobre: o livro tem um conteúdo introdutório bacana, traz vários deuses e detalhes interessantes da civilização e mitologia egípcia que normalmente nós não conhecemos (e aborda um pouco de cada dinastia do Antigo Egito), podendo ser considerado um bom resumo dos principais pontos. A única coisa ruim disso é que há alguns tópicos que não são muito bem explorados e te deixam com uma dúvida que o livro poderia ter respondido.

Enfim, se você encarar como um livro introdutório, e não como um "Grande Livro", que é o que o título erroneamente sugere, vai ser uma boa leitura.

Juliana (Ju/Jubs) 28/05/2023

É um livro bem didático e simples, mas traz algumas curiosidades bem legais. Acho que consegui entender melhor o Egito Antigo, apesar de alguns aspectos não terem ficado bem claros.

Apesar do título, o livro não trata apenas da mitologia, na verdade, a primeira parte é dedicada à história geral, em como os historiadores vêem a divisão da história do Egito.

A segunda parte é dedicada à religião e aos deuses, foi o que achei mais interessante, a forma que eles usavam a religião para explicar o mundo. E como isso mudou com o tempo e de acordo com a região.

É um livro didático, com muitas imagens ilustrativas, algumas curiosidades e que deixa claro a pluralidade do Egito e sua complexidade.

Mariana 16/09/2023

Um gua bem por cima da história egípcia. Trata da história dos faraós, da sociedade, dos costumes e da religião. Achei bem simples, porém informativo.

Simone 11/06/2022

História, Egito e seus Deuses
Como já comentei antes, o livro é uma síntese da história do Egito e seus Deuses.
O livro é bom pra quem está iniciando nesse estudo.
Pra mim foi um pouco cansativo, mas eu gostei de aprender

outsidehead 12/01/2024

Meh
Não sei se foi o mal costume das férias mas ler livro de estudo mesmo é um saco. É bem informativo, se você procura uma leitura que explique bem a história, religiões, deuses, mitos e geografia, é uma boa opção. Mas como não é bem o meu tipo de leitura (só ó assunto que me interessa demais) foi meio cansativo. É bom dentro dos parâmetros gerais, mas na minha opinião de leitor de famosinhos e romace água com açúcar é meio meh. Mas até que é legal.

FlaviosParanhos 26/07/2023

Curto porém bom.
O grande livro da Mitologia Egípcia.

Este livro estava a alguns meses na minha lista de desejos, sempre com excelentes promoções e, mesmo assim, eu ficava sempre na dúvida se pegava ou não. Aí veio a semana Prime na Amazon e eu decidi pegar. Não me arrependi. Claro que imaginava outro formato, mas aí o engano foi meu, o livro tem um formato bem didático, muito parecido com livros escolares, com gravuras coloridas, referências, ordem cronológica e até mesmo tabelas, com resumos do que foi falado no capítulo anterior. É um livro bonito, conta sem fantasia ou firulas os 3 mil anos dessa riquíssima cultura. Claro que o livro é pequeno, então é um belo resumo, mas vale muito a pena. A parte sobre os deuses em si, vem apenas ao final do livro, mas em toda sua trajetória eles são citados, principalmente quando algum faraó dava destaque a algum deus específico. Eu adorei saber um pouco mais sobre essa linda cultura e, espero procurar mais informações a respeito. Recomendo leitura fácil e rápida.

Tali 20/03/2022

Um título que promete, mas o conteúdo não vai de encontro
Por ser ?O grande livro da mitologia egípcia? há de esperar ricos detalhes sobre esse universo, mas menos da metade do livro é dedicado ao tema.

O livro focou muito nas dinastias, o que não é o meu ponto de maior interesse.

É um livro resumo de vários temas, traz muitas imagens de boa qualidade para tangibilizar a história e, tem uma boa diagramação.

Recomendo para o leitor que deseja uma introdução sobre a mitologia egípcia.

Pimentão 22/11/2023

Esperava mais
Tem imagens bonitas, porém o conteúdo é bem raso. Se você espera estudar sobre o Egito esse livro de fato não é para você. Ele é mais sobre algumas "curiosidades"

Neno 15/03/2023

A civilização mais antiga do mundo
Um livro curioso e legal para conhecer a grande civilização, que foi a civilização egípcia.
Um livro bem curioso, leve, de fácil compreensão, cronologicamente bem colocado. Recomendo para aqueles que ainda não conhecem essa civilização.

1 | 2 | 3 | 4 | 5