o grande livro da mitologia egípcia

o grande livro da mitologia egípcia Claudio Blanc

Resenhas - o grande livro da mitologia egípcia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ivonete 08/04/2024

Satisfatório
O caráter mítico das antigas civilizações instigam a curiosidade e imaginação de muitos de nós, e várias teorias fantásticas já foram formuladas sobre a construção das pirâmides, assim como muitos filmes foram produzidos explorando armadilhas e maldições dos maiores túmulos que já existiram.

Este livro irá te oferecer um panorama geral que constitui uma ótima introdução ao mundo egípcio, sua história, sociedade, cultura e religião.

Ele fala sobre a composição da civilização egípcia, as dinastias, a religião, cosmogonias e deuses egípcios.

Eu achei esse livro melhor estruturado que o anterior (Segredos do Egito, de Cássia Chicolet), postado aqui no perfil. Embora alguns assuntos se repitam nos dois livros, a forma obordada nesse aqui é melhor.

O livro contém boas ilustrações e leitura fácil que pode ser feita de forma rápida e fluida.

Dizer que é o grande livro da mitologia egípcia é um tremendo exagero, mas é um livro introdutório satisfatório para curiosos como eu.

Camila de Almeida 09/06/2024

Sinopse da editora:
" A civilização egípcia se estendeu por cerca de três mil anos, produzindo ícones que, até hoje, povoam e intrigam a imaginação das pessoas. Pirâmides, deuses com cabeça de animais, esfinges, múmias, hieróglifos, feitos e conceitos que marcaram a capacidade de um povo que viveu seu apogeu há muitos milênios, numa época tão primitiva que tais realizações assumem dimensões quase fantásticas. Este livro sobre a Mitologia Egípcia não traz apenas os principais deuses e seus atributos, mas contextualiza, também, a história, a religião e as cosmogonias desse povo incrível, levando você a uma viagem através do tempo por essa notável civilização."

Hiária 10/03/2024

Interessante
Sempre me interessei pela cultura egípcia, nórdica e grega, contudo pouco li sobre a cultura egípcia e achei bem interessante o fato que ambas as mitologias, seus deuses são muitos similares.

Por exemplo:

1. Amon ou Rá ou Amon-Rá se assemelha à Zeus e Odin (grego e nórdico respectivamente);

2. Seth ou Set se assemelha à Loki (nórdico);

3. Amonet se assemelha à Atena (grega)

4. Kratos se assemelha à Hermes (grego)

5. Isis se assemelha à Deméter e Freya (grega e nórdica respectivamente).

Neste ponto as deusas se misturam com a deusa da fertilidade e da guerra, pois ou Amonet ou Net é deusa da guerra na mitologia egípcia e Atena na grega e Freya na nórdica, em ambas são deusas da fertilidade e da guerra. Contudo, pode ser que os nomes tenham sido associados ou alterados no decorrer da dinastias, assim como ocorreu com Amon e Rá.

E, fazendo mais analogias, converge também com a mitologia romana, pois Ísis que representa Deméter na grega também é Juno na romana, pois no livro há um trecho que diz:

?? Embora eu seja adorada em muitos aspectos, conhecidos por nomes incontáveis, alguns me chamam de Juno, outros de Belona, os egípicios que se destacam no aprendizado e no culto antigo me chamam pelo meu verdadeiro nome, Rainha Ísis.?

Por fim, me faz refletir:

Como que regiões distantes que não tinham migração entre si (na época), possui histórias tão similares (ou mitologias), pois se analisarmos desprovidos de pré-conceitos, histórias egípcias, gregas, nórdicas, romanas e bíblicas são muito similares, em muitos casos, muda o nome do personagem e a época que o ocorreu ou foi escrito.

Jean423 17/02/2024

Pra quem quer ter uma introdução sobre a civilização egípcia é um bom guia. Dá mais ênfase na religião, mostrando o panteão de deuses.

Bruno236 25/01/2024

Gostei bastante do livro, fala muito sobre o início da civilização egípcia e seu decorrer, destaca fatores como os costumes e a cultura do Egito antigo, o livro é sobre a mitologia egípcia, mas engloba outros temas ! Recomendo

Jaque Belo 14/11/2023

Um bom resumo
Ao contrário do nome, o livro não aborda somente questões sobre a mitologia, mas sim sobre diversas áreas da antiga civilização egípcia. O autor faz um resumo de diversos assuntos e com isso conseguimos compreender um pouquinho de cada parte do Antigo Egito, o que para mim ajuda muito, pois posso me aprofundar naquilo que mais me interessar. Excelente para quem está iniciando os estudos de história antiga.

Luiz 27/01/2023

A realidade transcende de uma forma espetacular
É um livro encantador em todos os aspectos, ele é dividido em 5 capítulos, os 4 primeiros são de fácil compreensão, pois falam um pouco da história do Egito de suas dinastias, fala sobre a religião como um importante aspecto dessa cultura. Mas existe um capítulo que é meio complexo, quando fala diretamente dos deuses, falar de religião é sempre complicado, ainda mais de um período que já não existe, de uma religião que não conhecemos quase nada, apenas o que foi deixado nos papiros, nas pirâmides ou nas paredes dos tempos, o quarto capítulo é completo por que o panteão é complexo, são vários deuses, alguns com a mesma função que ao longo dos séculos foram fundidos, duas ou três entidades tornam-se uma só, o mesmo deus é dividido em duas entidades, quando está calmo é uma entidade quando está com raiva é uma outra entidade, mas é o mesmo deus dividido em dois deuses. A posição do sol no céu dependendo da hora significa um Deus diferente, o disco solar é um deus, mas o calor que ele gera é outro deus, a iluminação que ele traz é outro deus. Mas no fim o grande livro da mitologia egípcia é uma excelente porta de entrada para essa cultura, eu pessoalmente irei me aprofundar, sempre tive curiosidade sobre esse povo que perdurou pro vários séculos , deixou marcas para a humanidade, como as pirâmides, ou as múmias, impactou na cultura e nos costumes. Adorei o livro. Ansioso para o próximo livro sobre o Egito que eu lerei: o panteão egípcio e o livro dos mortos.

Beth 02/08/2022

Esperava um pouco mais
Acho que para um leigo em mitologia egípcia esse não é um bom começo. Apesar de pouco menos da metade do livro ser um "resumão" dos deuses mitológicos, achei meio confuso, esperava algo mais voltado para a mitologia já que o título do livro é esse.
As primeiras páginas achei bem cansativa, parecia que nunca saia do lugar, também achei que é um "resumão" das dinastias egípcias, o que para mim não fez muito sentido.
Enfim, na minha opinião é um bom livro talvez se você já tiver uma noção sobre o assunto.

Rodrigo 15/06/2022

Além da história dos deuses, o livro oferece um incrível panorama de toda a história e cultura do Egito antigo. Sensacional!

Levi 01/01/2022

Sem graça
Esperava mais desse livro , comecei a ler com muitas expectativas e acabou q não foi muito o q eu estava pensado

Levi 21/12/2021

Meio sem graça
Olha, e legal mais eu senti falta de algumas coisas, maior parte do livro foi sobre o Egito achei que ja ia fala sobre os deuses mais eles só apareceram no final , foi difícil ler esse livro já pensei e abandonar mais decidir terminar

1 | 2 | 3 | 4 | 5