Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

DeCardoso 08/03/2024

Surpreendente
O livro alterna a narrativa entre o ponto de vista da babá Maju e da patroa Fernanda e essa dinâmica faz com que a leitura tenha um ritmo acelerado.
A história vai contando a vida paralela de cada uma e consequentemente vai justificando o porquê a vida tomou o rumo que tomou. Além da relação entre elas. O ponto central que une as personagens é a criança Cora e um acontecimento singular faz com que os flashes e os momentos presentes se misturem.
Digamos que 80% do livro me prendeu, mas o final me decepcionou. Pois, não foi muito conclusivo no meu ponto de vista. Ficaram algumas pontas soltas, um final muito aberto.
O livro no geral é muito bom tirando a parte final.

Bella 07/03/2024

É apenas um livro
A autora tinha o enredo perfeito pra trazer ótimas reflexões e análises. Mas entregou uma história arrastada e corrida em sentidos completamente opostos.

É rápido de se ler, mas não por envolvimento e sim por quantidade de paginas. Os personagens tinham potenciais altos, mas ficaram baixos por boa parte do enredo.

Terminei o livro da mesma forma que comecei. A única coisa boa é que agora entendo mais sobre jacaré.
NathDuda 07/03/2024minha estante
Kkkkkkkk resenha genuína demais

Elle 07/03/2024minha estante
Essa resenha kkkkkkkk

thay 03/03/2024

Li por causa do Paulo Ratz mas n gostei mt não... as partes da maju eram boas, mas as da fernanda (a mãe) eu só tinha vontade de pular, que mulher insuportável

Annitlas 03/03/2024

So lu pq o Paulo Ratz elogiou, achei uka leitura facil, mas uma hostorio tao sem finall, achei um pouco fracoo.
Mas adorei a parte deles na aldeia Indígena

Ana Selva 02/03/2024

Envolvente
Esse livro é delicioso, leitura leve e envolvente!

A autora foi perfeita na troca de personagens e também traz curiosidades muito interessantes.

Esse livro me tirou da ressaca literária :D

Sarah Duarte 02/03/2024

No cantinho da vida
Sem alarde. Sem melodrama excessivo. A vida cotidiana descrita por Giovana Madalosso dá destaque para dois pólos de um mesmo mundo, mas que são completamente diferentes: a babá que não é mãe, mas queria ser; e a patroa, que é mãe, mas que não é 100% mãe. Achei o livro bem sutil e delicado pra tratar a vida comum e o que leva cada personagem a tomar decisões e fazer coisas que são fora do comum, tendo como tema central esse cantinho da vida, dentro de uma imensidão de coisas. E eu me pergunto: por quê? Para dar sentido? Para fazer sentido? Para buscar sentido? Não sei.

isa farinacio 01/03/2024

Lindo perfeito maravilhoso sem defeitos leiam!!!!!!
Toda vez eu falo isso porque é verdade, ler livros que foram escritos em português é torna a experiência 100x melhor
A escrita da Giovana é deliciosa, tanto que li o livro todo em um dia (se tivesse mais páginas eu virava a madrugada, sério)
Adorei a alternância de narradoras, fiquei impressionada com como ela conseguiu contar a história a partir de dois pontos de vista tão diferentes e de um jeito tão lindo
Fiquei tão presa nessa história e nas personagens completas e complexas e reais que mesmo estando com elas por pouco tempo as conheci profundamente
Fora que, depois de ler tantos livros escritos por homens sobre homens, esse aqui foi um respiro maravilhoso
Se alguém tiver indicações de outros livros e autoras assim, tô aceitando
É isso gente, leiam

eiller 29/02/2024

UM ACHADO
Suite Toquio da Giovanna Madalosso é um livro muito interessante, com um título extremamente inteligente que faz uma releitura a respeito do ?quarto da empregada domestica?.

É um livro que possui uma narrativa dinâmica acerca da maternidade e ambiente de trabalho, seja na perspectiva da Maju como babá, ou na perspectiva da Fernanda como uma mãe extremamente bem sucedida em sua carreira profissional. As reflexões aqui abordadas são profundas e rasas a suas maneiras, o que pra mim não é um incomodo. É interessante ver a identidade e idealização acerca das personagens sobre si mesmo e as descobertas que fazem com o decorrer da trama.

Livro muito bem escrito com personagens interessantes e uma historia que te prende do início ao ?fim?. Gosto do desenvolvimento da trama, da escrita da Giovanna que consegue trazer reflexões simples mas profundas acerca da vida e até mesmo em alguns momentos, algumas risadas por comentários ácidos (principalmente proferidos por Fernanda).

Neiva 29/02/2024

Ah sinceramente? Penso que nadei nadei e morri na beira da praia. Estou bem chateada? gostei mas fui feita de palhaça e não de uma forma boa

Bianca.Ilkiu 29/02/2024

O enredo é interessante. Traz duas personagens com realidades e classes muito distintas, que tem prioridades completamente diferentes. Mas o final ficou um pouco vago pra mim? não consegui entender a partir de que momento Maju decidiu trazer Cora de volta.
lais.cera 12/03/2024minha estante
Ela decidiu levar a Cora de volta a partir da crise de ansiedade que ela teve no Motel

Min 29/02/2024

Eu amo livros nacionais que te possibitam visualizar os personagens e os locais descritos com facilidade.

Curto e bastante fluido, no audiobook então foi uma delícia, passei o dia com os fones pra lá e pra cá.

Apesar de curto, não deixa faltar. O enredo é ótimo e mesmo deixando questões em aberto não mudaria nada, os personagens são reais assim como seus dilemas.

Mariana 28/02/2024

Eu, particularmente, tenho amado essas histórias reais, com dramas e personagens reais.

É um livro bem curto, que se compromete a contar um pouco da história de Maju e Fernanda.
Ele se aprofunda onde precisa, mas é superficial em algumas partes. Algumas questões ficam em aberto no final, mas não que seja algo que me incomodou muito. Gosto de imaginar como ficou a vida das personagens pós-livro mas não reclamaria se a autora escrevesse um pouco do que veio depois.

Ver Fernanda, uma mulher que cresceu muito em sua carreira, sendo uma mãe imperfeita, fala muito com a realidade de muitas mulheres que amam seus filhos, mas também amam seu trabalhos e se sentem culpadas por priorizar um do que o outro. Sem saber como conciliar tudo.

Não tem uma explicação muito profunda do motivo pelo qual Maju fez o que fez, mas da sim para entender alguns pontos que a motivaram a isso. Ela só poderia ter pensado em tudo melhor kkkkk

De qualquer forma, eu gostei bastante

Vit 27/02/2024

Eu amo a vibe desses livros nacionais q você ler sem pretensão nenhuma e fica obcecado a minha tristeza foi a sensação de que cabia mais