Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

only..mariaa 05/11/2023

Minha avaliação de Suite Toquio
Eu achei um livro bom para quem gosta de literatura brasileira pois é bem brasileiro mesmo, contando a história de uma babá domestica que saiu do interior pra ter uma vida na cidade e que decide sequestrar a menina da qual ela toma conta e levá-la para sua cidade natal, e contando também a historia da mãe dessa menina, que tem muitos problemas com sua família, não é presente o suficiente na vida de sua filha e está apaixonada por uma mulher. A única critica que eu tenho a fazer sobre esse livro, que foi uma coisa que me incomodou bastante, é que não tem marcação de fala, quando os personagens dizem algo a fala fica simplismente jogada no meio do texto, mas fora isso, tudo foi ótimo.

Lulu 25/01/2022

MARAVILHOSO!!
Engoli esse livre em UM DIA! Pelo amor de Deussss! Achei por acaso, como nunca tinha ouvido falar dele? Nem consigo descrever, só leiam!!

Rafael 27/01/2022

Se houver dúvida, leia
Um ótimo livro, com uma escrita impecável e que aborda questões ácidas, necessárias e comuns. A maternidade não desejada, a maternidade desejada que não pode ser realizada, um casamento conturbado, uma traição inevitável e uma misto de sensações que encaixam no reconhecimento de cada personagem. Volto a dizer: a escrita é impecável, muito bem construída, com diálogos fortes e um enredo engajado. Não tem muito o que falar, essa é simplesmente uma grande obra.

Marcela 02/02/2022

Um 4 estrelas sólido
Tá pra nascer escritora tão imprevisível quanto Giovana, que mulher criativa! Em Suíte Tóquio, ela contrapõe a maternidade desejada à não desejada, com o cuidado de desenvolver bem os motivos e as consequências pessoais para cada situação. Gostei muito de ler os pontos de vista de Maju e Fernanda intercalados, apesar de achar que Maju ganhou só uns dois capítulos de real profundidade e isso ter me feito muita falta. A leitura é muito fluida, chegando a ser engraçada, muito tensa, feliz, triste, e também se propõe a expor certas contradições sociais (a relação entre Maju e Fernanda é ouro nesse quesito). Há sempre um gancho ligando um capítulo a outro, então não há espaço para a dúvida: você sempre quer chegar até o fim, descobrir onde aquilo vai dar. Minha experiência não ultrapassou os limites de um bom livro (se é que existam esses limites). A impressão que ficou foi a de uma leitura gostosa, mas não imprescindível ou favorita, ainda que uma boa leitura. O brilho dos meus olhos foi melhor conquistado por Tudo pode ser roubado, mas nos dois livros é possível ver que o estilo único de Giovana não domina sua consistência como autora: ela sabe bem dosar as duas coisas!

Andrea170 03/02/2022

A natureza humana
Leitura instigante desvendando os mistérios e sutilezas da natureza humana e da imprevisibilidade da vida.

Mari M. 14/11/2023

Um livro bom pra passar o tempo
Gostei dos dois pontos de vista, ser narrado pela autora fez muita diferença. Porém achei meio corrido, senti que o final foi meio corrido e terminou de forma brusca, com muitos questionamentos após. Queria um desenrolar melhor da história, mas o contexto foi bem divertido de acompanhar. Não é nada incrível, mas valeu a pena.

Juca 04/03/2022

?Ela tinha deixado a filha no cantinho da vida, e lá no cantinho da vida tinha eu.?

Que livro maravilhoso. A leitura é rápida, gostosa, as reflexões são profundas, mas propostas de maneira simples. Que livro intimamente feminino e brasileiro. Lindo. Sobre amor, sobre ser mãe, sobre decisões, prioridades, privilégios, sobre tanto. Quero muito conhecer o resto dos trabalhos da Giovana Madalosso.

liviaslivros 03/12/2023

A leitura te cria uma expectativa de um final, de um plot twist, de um reencontro mas não traz. é compreensível o sentido dos dois pontos, a mãe que não queria ser mãe mas ama a criança, a babá que nunca conseguiu ter um filho seu e também ama aquela criança mas ta... e ai?
letsi 12/12/2023minha estante
SIM! acabei de terminar e concordo super com seu ponto de vista

letsi 12/12/2023minha estante
Esperava um final de reencontro e até um recomeço pra relação mãe e filha, mas foi bem sem pé nem cabeça. Uma ideia grotesca, na minha opinião, de gente que não bate bem, mandando a criança de 4 anos ir SOZINHA até a própria casa???? Decepção!

Janaina 13/04/2022

Pra ler num fôlego só
É sobre o exército branco que toma conta de nossos filhos enquanto buscamos realizar nossos sonhos, sobre a precificação do outro e todas as formas de invisibilizá-lo, metamorfoseadas sob bons propósitos. Mas é também sobre carências, descobertas, papéis sociais, amor e medo.

Uma só família central, composta por um casal e uma filha, e auxiliada por uma babá, abre a caixa de pandora para conflitos diversos que, apesar de desprovidos de novidades, nos levam a profundas reflexões.

Li num fôlego só, em 24h, para participar do encontro do @leiamulheresssa no final do mês, gostei muito erecomendo!

lebaptista 31/01/2023

Ninguém nasceu para ser nada
Pode não ter sido a melhor história que já li n vida, mas a escrita da Giovana tem seu enorme valor. Uma leitura envolvente, fluida e que rende ótimas reflexões.

Vale a pena se aventurar pelo universo da Maju e da Fernanda, que vivem questões tão contemporâneas e tão envolvidas no brasileiro de ser que é impossível não se identificar com alguma passagem.

No fim, ?não há nada mais distante da vida do que a idealização da vida?. E viva as mulheres na literatura do Brasil!

Bruno.Fagundes 26/01/2023

Muito bom!!
Livro maravilhoso que trata de maneira leve e cômica situações complexas que fazem parte da realidade de muita gente.

Isa 04/09/2023

Mães e desigualdade social
A relação entre a dondoca, que não quer ser mãe, e a babá, que abdica do seu presente e futuro para o trabalho, escravização em tempos modernos

Mais uma vez a classe média-alta brasileira explorando seus iguais (outros trabalhadores). Tendo a vantagem, e até uma certa pressão, do mundo estar a seu favor

Muitos questionamentos sobre maternidade, individualismo da mulher e relação de classes

Um livro legal. Não me senti atropelada por um caminhão de emoções, mas a leitura prende até o final

Gabriel 31/01/2023

Livro importante que desconstrói a ideia de mãe.
Dois temas importantes: maternidade e o trabalho doméstico. Momentos que doem na carne da classe média e se faz necessário.

Raysa Pinheiro 09/09/2023

Um livro irônico, leve, e com críticas sociais explícitas e implícitas. Achei muito interessante as duas vozes narrativas.

fernanda antonella 19/09/2023

Socorro
E se eu disser que me identifiquei com vários dos personagens desse livro ganho um passe grátis para terapia?

Não é muito conhecido, mas devia. Para quem gostou de Véspera e Tudo é Rio, aqui tem coisinha boa.