Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Lucy 27/10/2020

Boa jornada
O livro é repleto de acontecimentos, críticas sociais, um toque bem vindo de romance e certa melancolia diante das insignificâncias do cotidiano, enquanto se desenrola a história movimentadissima do rapto da Cora, pela babá Maju.

Aliás Maju me lembrou um pouco Macabea, aquela mulher deslocada, humilde, em busca de afetos. É personagem bem construída.

Ainda que o final seja um pouco banal, o enredo é interessante e as vozes das mulheres que narram rende uma boa dose de subjetividade. Gostei da leitura.

Camila 30/12/2020

Me acabei de rir em diversas passagens, fui dormir mal, me identifiquei com suas personagens. Giovana Madalosso tem uma escrita precisa, e não só no que se refere às palavras. Ser mulher é um mundo.

fernanda antonella 19/09/2023

Socorro
E se eu disser que me identifiquei com vários dos personagens desse livro ganho um passe grátis para terapia?

Não é muito conhecido, mas devia. Para quem gostou de Véspera e Tudo é Rio, aqui tem coisinha boa.

CSK 09/01/2023

Recomendo. Leitura rápida e fluida.
Situações e emoções (muitas emoções) de duas mulheres da mesma idade, mas de universos totalmente diferentes.
Um livro que nos faz pensar.

Isa 04/09/2023

Mães e desigualdade social
A relação entre a dondoca, que não quer ser mãe, e a babá, que abdica do seu presente e futuro para o trabalho, escravização em tempos modernos

Mais uma vez a classe média-alta brasileira explorando seus iguais (outros trabalhadores). Tendo a vantagem, e até uma certa pressão, do mundo estar a seu favor

Muitos questionamentos sobre maternidade, individualismo da mulher e relação de classes

Um livro legal. Não me senti atropelada por um caminhão de emoções, mas a leitura prende até o final

delicategio 17/06/2021

viciante!!
Adorei a narrativa crua da Maju e da Fernanda. Elas são polos opostos, mas são duas mulheres bem decididas a respeito do que querem.
Pra mim, os pontos atraentes da obra foram a religiosidade da Maju, que intercedeu nos planos dela, mostrando que em momento nenhum ela se arrependia do que fazia e o envolvimento conturbado da Fernanda com a Yara.

Uma escrita maravilhosa e com tantas passagens interessantes, sempre vinculadas com humor!

Leituras di Macondo 01/07/2021

Entre frustrações e afetos
Suíte Tóquio é o nome dado pela patroa Fernanda ao minúsculo quartinho da babá Maju como uma tentativa de glorificar as novas relações de trabalho baseadas nas velhas, porém ainda enriquecidas bases coloniais.
02 arcos narrativos são interpostos: de um lado, a babá, Maju. Do outro, Fernanda, a patroa. Entre elas, Cora, a criança raptada. Entre as 3, a irritante imposição da realidade e suas frustrações cotidianas, baseadas nos cacoetes e repetições históricas que acabam por entrelaçar a vida dessas mulheres numa teia de angústias, solidão, amor, medo, paixão, traições, culpa, raiva.
Nesse livro magnífico, cheio de muitas verdades duras e enredo fílmico, fica em nós o paradoxo. Certo e errado dançam aqui numa corda bamba sem sombrinha.
Deleite de narrativa. Protagonismo feminino de alta complexidade ética no enredo e personagens que entram para o rol de favoriters logo nas primeiras páginas. Parabéns, Madalosso! Que livro!

Lulu 25/01/2022

MARAVILHOSO!!
Engoli esse livre em UM DIA! Pelo amor de Deussss! Achei por acaso, como nunca tinha ouvido falar dele? Nem consigo descrever, só leiam!!

Marcela 02/02/2022

Um 4 estrelas sólido
Tá pra nascer escritora tão imprevisível quanto Giovana, que mulher criativa! Em Suíte Tóquio, ela contrapõe a maternidade desejada à não desejada, com o cuidado de desenvolver bem os motivos e as consequências pessoais para cada situação. Gostei muito de ler os pontos de vista de Maju e Fernanda intercalados, apesar de achar que Maju ganhou só uns dois capítulos de real profundidade e isso ter me feito muita falta. A leitura é muito fluida, chegando a ser engraçada, muito tensa, feliz, triste, e também se propõe a expor certas contradições sociais (a relação entre Maju e Fernanda é ouro nesse quesito). Há sempre um gancho ligando um capítulo a outro, então não há espaço para a dúvida: você sempre quer chegar até o fim, descobrir onde aquilo vai dar. Minha experiência não ultrapassou os limites de um bom livro (se é que existam esses limites). A impressão que ficou foi a de uma leitura gostosa, mas não imprescindível ou favorita, ainda que uma boa leitura. O brilho dos meus olhos foi melhor conquistado por Tudo pode ser roubado, mas nos dois livros é possível ver que o estilo único de Giovana não domina sua consistência como autora: ela sabe bem dosar as duas coisas!

Andrea170 03/02/2022

A natureza humana
Leitura instigante desvendando os mistérios e sutilezas da natureza humana e da imprevisibilidade da vida.

Juca 04/03/2022

?Ela tinha deixado a filha no cantinho da vida, e lá no cantinho da vida tinha eu.?

Que livro maravilhoso. A leitura é rápida, gostosa, as reflexões são profundas, mas propostas de maneira simples. Que livro intimamente feminino e brasileiro. Lindo. Sobre amor, sobre ser mãe, sobre decisões, prioridades, privilégios, sobre tanto. Quero muito conhecer o resto dos trabalhos da Giovana Madalosso.

Athenna 20/09/2023

Mais um livro que li somente para uma palestra da faculdade e me tirou da minha zona de conforto. Uma leitura muito boa.

Raysa Pinheiro 09/09/2023

Um livro irônico, leve, e com críticas sociais explícitas e implícitas. Achei muito interessante as duas vozes narrativas.

Janaina 13/04/2022

Pra ler num fôlego só
É sobre o exército branco que toma conta de nossos filhos enquanto buscamos realizar nossos sonhos, sobre a precificação do outro e todas as formas de invisibilizá-lo, metamorfoseadas sob bons propósitos. Mas é também sobre carências, descobertas, papéis sociais, amor e medo.

Uma só família central, composta por um casal e uma filha, e auxiliada por uma babá, abre a caixa de pandora para conflitos diversos que, apesar de desprovidos de novidades, nos levam a profundas reflexões.

Li num fôlego só, em 24h, para participar do encontro do @leiamulheresssa no final do mês, gostei muito erecomendo!