Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Pri 13/02/2023

Incrível
A sinceridade da escrita da autora, os detalhes de cada momento. me transportaram para a realidade de cada uma das personagens. quero ler mais livros da autora

Guilherme 14/02/2023

O ontem, o agora e o amanhã...
Livro totalmente contemporâneo que trás fortemente a questão da maternidade e da relação dos indivíduos com o seu entorno e os aspectos de seus respectivos cotidianos.

Aqui somos apresentados a uma família composta por um casal heterossexual, sua filha e a babá, onde esta última, decide sequestrar a menina e cuidar de sua criação.

Do momento do sequestro até o momento em que a mãe se dá por conta do desaparecimento da babá e a filha, somos imersos ao presente e a um passado não tão distante dessas duas mulheres - Fernanda, a mãe e Maju, a babá - para compreender as razões de seus comportamentos até ali.

Um livro que tem como pano de fundo a questão de diferentes classes sociais e que ora, tanto aproxima quanto afasta as protagonistas uma da outra, cada uma carregada de suas alegrias e dores.

Não poderia deixar de mencionar que adorei os insights da autora dentro da narrativa, que não necessariamente estavam diretamente ligados a trama principal, mas que deu um toque ainda mais especial para a condução da história e sua identidade como escritora, digo isso a exemplo da parte do documentário sendo filmado e as curiosidades sobre a relação do homem e os animais.

Fernanda808 11/03/2023

Faltou sal
É uma história muito boa, mas precisava de mais páginas. Senti falta de entender mais sobre todos os personagens: o que se passava com o pai da Cora, o que aconteceria com o relacionamento da Fernanda e o final da Maju.

Livia 26/04/2024

Diferente, de um jeito bom
Achei muito interessante tanto a ideia da autora para essa história, quanto a execução. Gostei muito da escrita, da forma realista com que as personagens são retratadas, expostas em suas fragilidades, erros, medos e desespero. O livro é narrado por duas mulheres totalmente diferentes, e com realidades díspares. A autora consegue nos fazer imaginar cada cenário e entender a personalidade dessas mulheres, de forma que conseguimos sentir raiva e, ao mesmo tempo, empatia por ambas. Fiquei envolvida na narrativa a maior parte do tempo. Porém, tenho algumas ressalvas que justificam minha nota. Geralmente não gosto de finais abertos, e esse me deixou com muitas perguntas. Gostaria que tivesse pelo menos um epílogo com um desfecho. Além disso, as motivações da Maju para fazer o que fez não me convenceram. Eu tinha em mente uma motivação muito mais urgente, mais desperadora, mais condizente com uma medida tão extrema. Senti falta de mais desenvolvimento. Por mim, esse livro poderia ter mais algumas páginas, para que as pontas ficassem mais amarradas. Mas, no geral, foi uma boa experiência de leitura e fiquei interessada em conhecer outros títulos da autora.

Nalu 25/04/2024

Fazia tempo que eu queria ler esse livro, mas sempre enrolava, gostei bastante principalmente até os 50% do livro, o resto até os 75% meio arrastado sabe, nada acontecia de muito novo e até os pensamentos delas meio chatos sabe, mas a reta final foi com tudo e eu gostei bastante até, mas o final eu to meio em dúvida ainda, achei interessante mas esperava outra coisa.
Além disso, as personagem Fernanda e Maju não tiveram muito uma ?redenção? ou evolução nada do tipo, elas tem bastante camadas e profundidades, mas o lado mais humano da Fernanda me incomodou um pouco principalmente no final, e a maju do faz bosta, apesar da coragem faltou. Mas ainda é super legal

Luísa Lui 29/03/2023

Suíte Tóquio
Muitos pontos positivos. A autora merece ser exaltada pela fluidez com que narra fatos bastante esparsos na vida dos personagens sem se perder na escrita. Poucos fazem com maestria o que Giovanna sabe fazer. Entretanto, Suíte Tóquio foi uma leitura agradável, mas pouco empolgante? o livro foi melhorando, e ainda assim algo faltou no desenvolvimento de cada integrante do livro. Esteve ausente a liga que conecta o leitor ao personagem. O final me irritou como todos os finais de livro que acabam dessa maneira que não vou dizer para não soltar spoiler. Parece estar na moda esse tipo de desfecho. Enfim, é o típico livro 3,5. Bom. Agrega. Mas nada muito além.

Ana 12/02/2022

"Não acho que somos incompletos, somos inteiros ...
...Ainda que precários "

Uma história trágica e ao mesmo cômica. Na história vamos acompanhar a visão da Manu, a babá que esta sequestrando Cora, e a visão da Fernanda mae da Cora.

Ao longo da história vamos conhecendo o abismo que existe entre a realidade de Manu e da Fer

ElisaCazorla 02/05/2024

Leitura de entretenimento
Quando leio um livro que é muito comentado, editora importante, livro caro e, chego aqui, e encontro várias resenhas positivas, me sinto na obrigação de deixar aqui um aviso porque alguns leitores podem se frustrar.
Eu não recomendo esse livro para leitores mais exigentes, como eu. Não gosto de literatura de entretenimento, best sellers, livros que estão na moda, e coisas afins.
A princípio, o design da capa já me deu a impressão que seria um livrinho mais para entretenimento e deixei de lado imediatamente. Mas ouvi muitas coisas positivas e acabei participando de um evento com a autora que é uma pessoa muito agradável e interessante e acabei colocando esse livro de volta pra lista.
Enfim, não é uma leitura RUIM. Ela escreve bem, mas nada que chame a atenção. Os debates que podem ser suscitados pela leitura são bem rasos e, na minha opinião, podemos encontrar livros bem melhores que tratam do mesmo tema.
As personagens são insuportáveis e não vi qualquer diferença nas vozes das duas narradoras mal humoradas e intragáveis.
É um livro bem simples e fácil de ler, composto por capítulos bem curtos. Só por isso fui até o final.
Achei bem simplório e sem qualquer intenção de ser uma leitura mais aprofundada sobre qualquer coisa. Isso para mim é um ponto muito negativo. Mas sei que alguns leitores preferem esse tipo de livro. E está tudo bem.
Não lerei outro livro dela porque seu estilo não é para mim.
gabriela.varga 02/05/2024minha estante
resumiu tudo!!!

ElisaCazorla 02/05/2024minha estante
Obrigada pela leitura, Gabriela :)

Izadora 06/08/2022

Suite Tóquio e a prateleira social
Suíte Tóquio é destes romances realistas onde o ápice do enredo acontece no subtexto - as entrelinhas da luta constante no consciente de duas mulheres. Com escrita simplificada, honesta e cirúrgica, Giovana Madalosso coloca em xeque os esteriótipos femininos. Não há heroínas e vilãs, apenas mulheres imperfeitas lidando com os erros e acertos de vidas empurradas goela abaixo, por uma sociedade patriarcal e colonizadora.
Tamanha é sua sensibilidade, que a autora questiona o secundarismo delegado aos desejos das mulheres, sem deixar de enfatizar o papel preponderante da desigualdade social nas consequências de seus atos. A mãe branca e elitista não paga um preço tão amargo pelas suas ações como a babá, ainda que estejamos todas na prateleira. As últimas fileiras são relegadas dolorosamente ao lugar da servidão, cuidando das crias alheias e funcionando como base à escalada das mães bem-sucedidas com casamentos fracassados.
"Devem pensar que depois do expediente a patroa esvazia a gente que nem bola e guarda dentro do armário." Os padrões sociais se repetem tal como o classismo "é tudo a mesma coisa, mas um pouco diferente."

Leila 03/12/2023

Suite Tóquio de Giovana Madaloso apresenta uma metáfora instigante ao nomear o quarto da babá como uma "suite", sugerindo uma atmosfera de luxo e conforto que, na realidade, revela-se como uma prisão simbólica. A obra explora a complexidade da maternidade enquanto lança luz sobre as condições muitas vezes restritivas enfrentadas por aquelas que desempenham o papel crucial de babás/cuidadoras.

A narrativa, centrada na personagem Fernanda e na babá Maju, destaca não apenas os desafios emocionais da maternidade, mas também as disparidades sociais intrínsecas às relações de trabalho doméstico. Retrata bem a relação emocional que a maioria das babás desenvolve pelos seus "cuidados", pelas crianças que ajuda a criar e aqui no caso de Maju, levando até a tomar algumas medidas fora de propósitos.

Apesar das nuances intrigantes introduzidas pela metáfora da "Suite Tóquio", eu particularmente achei o livro mais do mesmo quanto à originalidade em relação aos temas abordados. A complexidade da maternidade e as disparidades sociais têm sido exploradas em diversas outras obras, e alguns leitores podem sentir que a história não oferece uma perspectiva suficientemente única. A leitura é fluida e fácil e confesso que pra mim, que ouvi no audible foi gostosa e tals, mas não achei nada muito marcante.

Enfim, se você está na vibe de ler muitooo sobre maternidades, esse é mais um livro sobre, lógico que aliado à outros temas também, como casamento aberto ou quase isso, traição, bissexualidade, entre outros.. Então, fica a dica.

jsscmaria 11/10/2023

Que livro maravilhoso
Já sabia que o livro seria bom pelas resenhas e comentários das pessoas mas não esperava que iria gostar tanto. Foi meu primeiro audiobook e me surpreendi como consegui entrar na estória completamente. Um dos melhores livros do ano. Maravilhoso!

Dani 19/07/2023

" Estou raptando uma criança "...
A história dos nosso dias, maternidade, trabalho, escravidão moderna e o ser humano na Suite Tóquio. Já moraram num apartamento que tinha um quartinho de empregada, já viram o absurdo que é isso?

Uma criança raptada. Maju, a babá, assume o papel de mãe no dia a dia. Fernanda, mãe, não se sente confortável com a própria filha, Cora. Maju decide levar a menina embora e realizar de vez seu sonho de ser mãe. Com uma história marcada por violência e desamor, a babá organiza tudo para esse dia em que vai, finalmente, tomar as rédeas da sua vida.

Fernanda está imersa em seu mundo. Entre
trabalho, culpa, seu casamento em ruínas e sua nova paixão, tempo e energia para ficar com Cora não estão na sua lista de prioridades. Até que ela percebe que a menina sumiu.

Um romance brilhante, contado sob a perspectiva dessas duas mulheres. De forma leve e cômica, Giovana nos leva a refletir sobre vários aspectos: maternidade, casamento, paixão, liberdade, relações de trabalho.

Bárbara 30/10/2023

Maravilsoo
Comecei o livro sem nenhuma pretenção, mas a narrativa te pega de um jeito que você não consegue largar o livro. A começar pela capa. Maravilhosa.

Marcelo1415 01/08/2023

Intrigante
Numa manhã qualquer Maju, inicia sua manhã como uma qualquer, mas logo ela toma outro rumo, literalmente. Em meio a uma crise existencial; Fernanda tem que lidar com a ruína de seu casamento e o desaparecimento de sua filha, que ela demorou a perceber e notou que não a conhecia. Este livro fala sobre aquele lugar tênue entre o que as pessoas querem ser e o que de fato são.

Mary 20/07/2022

Um romance contemporâneo de erros e tentativas de acertos.
Ao lado da Suíte Tóquio tudo acontece, a vida passa, amores vêm, trabalhos começam e terminam, profissões se modificam, mas principalmente a solidão se torna presente e forte.