Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Bárbara 30/10/2023

Maravilsoo
Comecei o livro sem nenhuma pretenção, mas a narrativa te pega de um jeito que você não consegue largar o livro. A começar pela capa. Maravilhosa.

Laura 25/04/2021

ARRASOU
Foi uma ótima leitura! Cumpriu o que propôs e, apesar de eu ter demorado pra ler, foi unicamente por falta de tempo. Uma ótima dica de leitura nacional pra quem gosta de livros reflexivos sobre maternidade, sobre o certo e o errado, além de uma escrita engraçada e viciante. Não da vontade de parar de ler!!!

Nayara 03/05/2021

Suíte Tóquio
A pergunta que não quer calar: é possível segurar o fôlego por tanto tempo? Giovana Madalosso em Suíte Tóquio nos ensina que sim! Não há como largar esse livro quando se começa!

Juliana 17/05/2021

Reflexões sobre conflitos internos
Leitura deliciosa! O livro é contado em duas narrativas, cada uma com seus conflitos internos e traz muitas reflexões sobre a maternidade, conflitos internos e diferenças sociais.

Day 15/02/2024

A era da solidão
Definitivamente esse subgênero "romances nacionais contemporâneos" está sendo meu favorito do momento.
Nesse livro, assim como em muitos outros dessa nova leva de autores brasileiros, temos uma história simples, curta, com poucos personagens, mas que mexe com a gente de uma forma que alguns livros de 600 páginas não conseguem.
Gostei muito de todas as personagens e compreendi as dores delas, diferentes, mas iguais.
Há uma passagem no livro que fala que não estamos mais no antropoceno, mas no eromoceno: a era da solidão. Esse é o sentimento que permeia toda a história. A solidão da Maju, que de tão só resolve sequestrar a criança da qual é babá; a solidão da Fernanda, que, mesmo com o que outros julgam como grandes conquistas, não se sente plenamente feliz com isso; a solidão de Cacá, que pula de hobby em hobby numa tentativa de pertencimento enquanto aceita que é a mulher quem o sustenta; a solidão do caminhoneiro que surge na segunda metade do livro.
Fiquei presa durante toda a história e as trocas de narração, ora de Maju, ora de Fernanda, não me incomodaram, porque estava interessada pelas duas.
O final, com uma construção também pertencente a essa nova leva de autores, não entrega tudo o que o leitor deseja, porém não o achei ruim. Foi um sentimento agridoce de "queria saber mais, acompanhar mais a vida dessas pessoas, saber sobre as decisões delas, de como elas lidarão com a solidão", misturado com um "ok, eu aceito que essa era a história que a autora queria contar e ela se encerrou aqui".
Gostei muito da escrita da Giovana Madalosso e quero ler outros livros dela, tem muito potencial pra se tornar uma autora favorita.

Guilherme 14/02/2023

O ontem, o agora e o amanhã...
Livro totalmente contemporâneo que trás fortemente a questão da maternidade e da relação dos indivíduos com o seu entorno e os aspectos de seus respectivos cotidianos.

Aqui somos apresentados a uma família composta por um casal heterossexual, sua filha e a babá, onde esta última, decide sequestrar a menina e cuidar de sua criação.

Do momento do sequestro até o momento em que a mãe se dá por conta do desaparecimento da babá e a filha, somos imersos ao presente e a um passado não tão distante dessas duas mulheres - Fernanda, a mãe e Maju, a babá - para compreender as razões de seus comportamentos até ali.

Um livro que tem como pano de fundo a questão de diferentes classes sociais e que ora, tanto aproxima quanto afasta as protagonistas uma da outra, cada uma carregada de suas alegrias e dores.

Não poderia deixar de mencionar que adorei os insights da autora dentro da narrativa, que não necessariamente estavam diretamente ligados a trama principal, mas que deu um toque ainda mais especial para a condução da história e sua identidade como escritora, digo isso a exemplo da parte do documentário sendo filmado e as curiosidades sobre a relação do homem e os animais.

Helo 17/06/2021

amei, amei, amei!

Felibalex 20/11/2022

Uma rápida leitura
Apesar do assunto principal que leva o enredo, o sequestro de uma criança, a história desenrola rapidamente e de uma maneira interessante, que ajudar a prender quem lê à narrativa. A autora foge de alguns clichês que envolvem esse tipo de estória e foca em uma narrativa paralela que leva as personagens principais até o presente momento em que se passa o sequestro. A conclusão é apressada, mas ela entrega um tom condizente com o livro e por isso ela faz sentido. Vale a pena a leitura.

Rafael Mussolini 04/11/2021

Suíte Tóquio
"Suíte Tóquio" da Giovana Madalosso (Editora Todavia, 2020) é um livro que começa sem segredos. A primeira frase nos diz: "estou raptando uma criança." A partir daí, é quase impossível não embarcar em umas boas horas de dedicação à leitura, que a cada capítulo vai ampliando as vivências pessoais de duas mulheres de universos completamente diferentes e que se ligam pela condição de mulher e pela forma, também diferenciada, de como vivenciam a maternidade. Uma maternidade que ganha outras dimensões e nos convida a pensar além do que está posto, uma vez que por trás de toda mãe está uma mulher forjada por questões muito mais amplas que os papéis de gênero e que leva em conta que ser mãe também é uma construção social.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/11/suite-toquio-de-giovana-madalosso.html

Juliana 22/12/2021

Leitura fluida, divertida e perturbante
"Estou raptando uma criança. Tento afastar esse pensamento, mas ele persiste enquanto descemos pelo elevador, cumprimentamos o Chico, saímos pelo portão." Impossível não se envolver com um livro que começa assim! Maju é a babá, que rapta a criança; Fernanda, a mãe, rica, a cabeça no trabalho e no caso extra-conjugal. Duas mulheres, duas narradoras, duas realidades completamente diferentes, ligadas por Cora, a criança. Escrito por Giovana Madalosso, finalista do prêmio Jabuti (categoria romance literário). Leitura fluida, divertida, oferece uma sutil crítica às diferenças de classe no Brasil e um convite à reflexão sobre o papel de mãe no conflito trabalho-tempo-casamento-maternidade.

jsscmaria 11/10/2023

Que livro maravilhoso
Já sabia que o livro seria bom pelas resenhas e comentários das pessoas mas não esperava que iria gostar tanto. Foi meu primeiro audiobook e me surpreendi como consegui entrar na estória completamente. Um dos melhores livros do ano. Maravilhoso!

Patricia445 06/02/2024

Daqueles que conseguem ser profundos em poucas páginas
A leitura me prendeu desde a primeira frase, foi muito fácil se envolver e até se afeiçoar pelos personagens, até me peguei torcendo pela sequestradora. A autora conseguiu dar profundidade em tão poucas páginas, é o tipo de escrita direta e sem embromação.
Só não foi 5 estrelas porque eu esperava muito mais do final.

Leila 03/12/2023

Suite Tóquio de Giovana Madaloso apresenta uma metáfora instigante ao nomear o quarto da babá como uma "suite", sugerindo uma atmosfera de luxo e conforto que, na realidade, revela-se como uma prisão simbólica. A obra explora a complexidade da maternidade enquanto lança luz sobre as condições muitas vezes restritivas enfrentadas por aquelas que desempenham o papel crucial de babás/cuidadoras.

A narrativa, centrada na personagem Fernanda e na babá Maju, destaca não apenas os desafios emocionais da maternidade, mas também as disparidades sociais intrínsecas às relações de trabalho doméstico. Retrata bem a relação emocional que a maioria das babás desenvolve pelos seus "cuidados", pelas crianças que ajuda a criar e aqui no caso de Maju, levando até a tomar algumas medidas fora de propósitos.

Apesar das nuances intrigantes introduzidas pela metáfora da "Suite Tóquio", eu particularmente achei o livro mais do mesmo quanto à originalidade em relação aos temas abordados. A complexidade da maternidade e as disparidades sociais têm sido exploradas em diversas outras obras, e alguns leitores podem sentir que a história não oferece uma perspectiva suficientemente única. A leitura é fluida e fácil e confesso que pra mim, que ouvi no audible foi gostosa e tals, mas não achei nada muito marcante.

Enfim, se você está na vibe de ler muitooo sobre maternidades, esse é mais um livro sobre, lógico que aliado à outros temas também, como casamento aberto ou quase isso, traição, bissexualidade, entre outros.. Então, fica a dica.

Ana 12/02/2022

"Não acho que somos incompletos, somos inteiros ...
...Ainda que precários "

Uma história trágica e ao mesmo cômica. Na história vamos acompanhar a visão da Manu, a babá que esta sequestrando Cora, e a visão da Fernanda mae da Cora.

Ao longo da história vamos conhecendo o abismo que existe entre a realidade de Manu e da Fer