Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso

Resenhas - Suíte Tóquio

Louis, o Bardo 05/12/2022

Um dos primeiros que peguei na biblioteca
Quando comecei a desenvolver o hábito de frequentar a biblioteca, na metade desse ano, esse livro foi o 2° que peguei de lá pois, como era recém-lançado, estava em exposição, e acabei me interessando.
A forma que é contada a história, com perspectivas intercaladas entre as duas protagonistas a cada capítulo, é perceptivelmente diferente uma da outra ? o que dá um toque de realismo por se tratar de pessoas diferentes.
Adorei dar boas risadas com a forma humana e sincera que são contadas desse livro, mesmo com os acontecimentos sendo deveras assustadores.

Erica.Barone 07/11/2023

O livro é bem envolvente e consegue transmitir a enorme solidão das duas narradoras, Maju e Fernanda. Ambas, de classes sociais e crenças diversas, metem os pés pelas mãos, sem saber o que estão fazendo da vida. Um livro triste, com momentos até engraçados, e final apaziguador.

Lú Ribeiro 29/03/2022

Um retrato da Sociedade moderna
Um livro que fala dessa vida caótica da Sociedade moderna. Fala de tudo aquilo que temos que lidar no dia a dia. Como trabalho, casamento, família, filhos, ansiolíticos, sexo Capitalismo, amor e etc.
Além da narrativa, bem diferenciada.
Muito bom.

Danusa 18/01/2021

Livro de fácil leitura, que trata a respeito de temas atuais do mundo capitalista e uma família moderna, com uma mãe que trabalha demais, sustenta a casa, deixando o maternar para o pai (que fica em casa "experimentando" profissões) e a babá (que é, praticamente, responsável pela filha do casal).

Li em dois dias, mas teria lido de uma vez só se tivesse um pouco mais de tempo.

Regina 01/03/2021

Suite Toquio
Comecei a ler o livro por indicação de um amigo e não consegui parar. A escrita muito fluida e uma leitura que te prende. Fernanda, uma mãe workhallik, um pai Cacá, o efetivo dono da casa, Cora uma menina linda, filha do casal e Manu, a babá que desempenha o papel de mãe. Um envolvimento extra conjugal de Fernanda, o desaparecimento de Cora e Maju. O livro é narrado pela voz da mãe e da babá. Um final previsível. Um livro para reflexão do papel da profissional, mãe, o valor da filiação. O papel do pai - o verdadeiro dono da casa. Uma vida aos moldes atuais. Muito bom e muito a ser refletido. Vale muito a leitura

Marcelo1415 01/08/2023

Intrigante
Numa manhã qualquer Maju, inicia sua manhã como uma qualquer, mas logo ela toma outro rumo, literalmente. Em meio a uma crise existencial; Fernanda tem que lidar com a ruína de seu casamento e o desaparecimento de sua filha, que ela demorou a perceber e notou que não a conhecia. Este livro fala sobre aquele lugar tênue entre o que as pessoas querem ser e o que de fato são.

Juliana 17/05/2021

Reflexões sobre conflitos internos
Leitura deliciosa! O livro é contado em duas narrativas, cada uma com seus conflitos internos e traz muitas reflexões sobre a maternidade, conflitos internos e diferenças sociais.

Helo 17/06/2021

amei, amei, amei!

Dani 19/07/2023

" Estou raptando uma criança "...
A história dos nosso dias, maternidade, trabalho, escravidão moderna e o ser humano na Suite Tóquio. Já moraram num apartamento que tinha um quartinho de empregada, já viram o absurdo que é isso?

Uma criança raptada. Maju, a babá, assume o papel de mãe no dia a dia. Fernanda, mãe, não se sente confortável com a própria filha, Cora. Maju decide levar a menina embora e realizar de vez seu sonho de ser mãe. Com uma história marcada por violência e desamor, a babá organiza tudo para esse dia em que vai, finalmente, tomar as rédeas da sua vida.

Fernanda está imersa em seu mundo. Entre
trabalho, culpa, seu casamento em ruínas e sua nova paixão, tempo e energia para ficar com Cora não estão na sua lista de prioridades. Até que ela percebe que a menina sumiu.

Um romance brilhante, contado sob a perspectiva dessas duas mulheres. De forma leve e cômica, Giovana nos leva a refletir sobre vários aspectos: maternidade, casamento, paixão, liberdade, relações de trabalho.

Sílvia 21/11/2022

É um bom livro
Tem uma leitura fácil, escrita simples, e a história cativa. Criei uma expectativa sobre o final que não foi atendida, porém uma boa leitura.

Felibalex 20/11/2022

Uma rápida leitura
Apesar do assunto principal que leva o enredo, o sequestro de uma criança, a história desenrola rapidamente e de uma maneira interessante, que ajudar a prender quem lê à narrativa. A autora foge de alguns clichês que envolvem esse tipo de estória e foca em uma narrativa paralela que leva as personagens principais até o presente momento em que se passa o sequestro. A conclusão é apressada, mas ela entrega um tom condizente com o livro e por isso ela faz sentido. Vale a pena a leitura.

Bárbara 30/10/2023

Maravilsoo
Comecei o livro sem nenhuma pretenção, mas a narrativa te pega de um jeito que você não consegue largar o livro. A começar pela capa. Maravilhosa.

Ana 12/02/2022

"Não acho que somos incompletos, somos inteiros ...
...Ainda que precários "

Uma história trágica e ao mesmo cômica. Na história vamos acompanhar a visão da Manu, a babá que esta sequestrando Cora, e a visão da Fernanda mae da Cora.

Ao longo da história vamos conhecendo o abismo que existe entre a realidade de Manu e da Fer