Sem Amor

jj_brekker 13/02/2024minha estante
amei!

Duda1611 27/12/2023

Que gatilho
O livro é perfeito, muito bem escrito, os personagens tem um ótimo desenvolvimento, me deu alguns gatilhos, mas foi simplismente por me indentificar de mais com a protagonista, me deu umas crises de ansiedade mas eu amei o livro.
biankaadrielly 27/12/2023minha estante
"me deu umas crises de ansiedade mas amei o livro" = irei ler kkkkkkkkkkkkk

larissinha8 14/12/2023

AMO SEM AMOR
Cara esse livro me mudou mto, comecei me entender muito melhor. Me vi muitas vezes na georgia, em diversas situações e tipo, eu não sabia que as pessoas também pensavam assim e fiquei muito ?!?!?!??!!???? Mas de qualquer forma, me fez confirmar a supeita sobre a minha arromanticidade.
Rufusonpluto0 14/12/2023minha estante
Mana, vc parece com a Frances

luiza 14/05/2023

Sem amor foi um livro muito bom e ao mesmo tempo um tanto difícil pra mim, não só pela falta de tempo para ler mas também por algumas (muitas) similaridades com a minha própria vida que me deixaram com medo de continuar. não vou esconder o fato de que esse livro se tornou muito importante para mim por me ajudar a entender quem sou, e acho que é uma leitura interessante para quem passa pelas mesmas dúvidas, mas também acho que é um livro desnecessariamente longo. alguns dramas dos personagens secundários me pareceram extensos demais, coisas que poderiam ter sido resolvidas mais cedo, e por isso a leitura às vezes fica um pouco cansativa, dando aquela sensação de "acaba pelo amor de deus". também tem umas ceninhas meio bregas, mas acho que isso já é normal de livros jovens, YA, seja lá o termo certo ????

de todas as obras de alice, essa é a mais "informativa" sobre uma sexualidade específica, e é uma obra que eu recomendaria para qualquer um que estiver com dúvidas sobre ser aroace (ou só quiser entender mais o que é). a georgia é uma personagem bem realista, que comete erros e busca corrigi-los, amadurece ao longo da história e aprende a lidar com muitas coisas dentro de si que ainda não entende. ela e seu círculo de amigos soam como pessoas reais, alguém que você poderia conhecer na faculdade, no trabalho, uma característica importantíssima pro livro.

em comparação aos outros livros de alice, esse também parece ser um dos menos valorizados ou comentados por aí, então espero que ele alcance mais pessoas e quem sabe até receba uma adaptação assim como heartstopper teve! com certeza uma obra que merece muito ?
Thóri 14/05/2023minha estante
Amo as obras da Alice!! Ainda quero ler o sem amor, recentemente li o "um ano solitário", amei sua resenha

Lika34 30/04/2023

De assexual para uma assexual
Eu demorei muito para terminar esse querido, mas eu amei tanto ele que nem seu explicar. É um livro preferido não porque eu fiquei louca por ele, mas sim por colocar ali duvidas e pensamentos que eu tinha e me identifiquei, se identificar com um livro é melhor do que ele deixar vc delirando kkkk foi muito boa essa experiência. A história, os personagens são demais eu amei cada um deles mesmo com suas chaticizinhas, é um livro meio parado sim, porém eu amo isso, ela foca mais em mostrar os sentimentos e desafios deles nessa nova etapa e eu AMEEEEEIII??? te amo Georgia!!! Amizade tbm é amor
Jaques 30/04/2023minha estante
O melhor dos personagens da Alice é isso, que todos os personagens são chatos em algum ponto, o que deixa eles mais real. Eu amo demais esse livro ?

ellyszz 07/02/2022

quebra de expectativa
Este é meu primeiro livro de ace/aro, então, é bom ter um pouco de representação, mesmo que não seja totalmente assim.
Georgia Warr nunca se apaixonou ou beijou, e ela tem apenas 18 anos. Mas ela acha que vai encontrar uma pessoa algum dia. Isso é bom, na verdade, muitas pessoas não tiveram seu primeiro beijo na adolescência, e tudo bem! Mas, havia algo que parecia um pouco exagerado. Nem todos os aces têm repulsa sexual, e parecia que a autora tentou descrever muito isso? não sei.

Não gostei da forma como ela apresentou a jornada da Georgia (personagem principal) como "A" experiência do aroace e, como alguém no espectro do aroace, me senti só um pouco representada. Além disso, achei que foi extremamente curto e raso a forma que foi descrito as coisas, não focou muito na aceitação da Georgia. Parece que assim que ela se descobriu acabou aí, e o livro passou a focar mais no relacionamento das amigas dela (o que não reclamo pois achei elas muito fofas, bem enemies to lovers) mas sei lá, é, senti falta de mais história, mais desenvolvimento.

Fora tudo, achei muito legal a forma que foi tratado a importância da amizade e como devemos preservar os amigos que temos em nossas vidas. É um bom livro, mas não serve de parâmetro para alguém que quer saber mais sobre o espectro assexual, provavelmente pode te deixar bem confuso.

Uma frase que guardarei comigo é: "Eu costumava sonhar com um romance fascinante, sem fim, para sempre. Uma bela história de conhecer uma pessoa que poderia mudar todo o seu mundo. Mas agora, percebi, a amizade também pode ser isso."

Pois é a mais pura verdade. Você não precisa encontrar o seu príncipe ou princesa encantado para ser feliz. Às vezes o amor está presente em pessoas ao seu redor, sua família, seus amigos e até seus bichinhos de estimação, e tá tudo bem ?
Nick 30/04/2022minha estante
Tbm achei meio raso

moony.ester 21/12/2021

Loveless (sem amor) <3
eu acabei de terminar esse livro e sem dúvidas já é um dos meus favoritos.
eu amo ler os livros da Alice Oseman porque sempre me identifico com os personagens e me sinto dentro da história, mas esse é um dos livros com a personagem principal que acho que mais me identifiquei. me fez entender melhor muitas coisas e até a mim mesma. cada personagem é muito bem feito e não ficam pontas soltas na história.
esse livro é perfeito, não tem nenhum defeito e vou recomendar ele pra quem eu puder, vale muito a pena.
li em ebook e espero um dia poder comprar ele para colocar na minha estante.

Gramatura Alta 23/12/2021

Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca nem teve um crush. Mas, como uma eterna romântica aficionada por fanfics, ela tem certeza de que vai encontrar sua pessoa um dia. É isso que uma sociedade obcecada por paixão e sexo lhe ensinou.

Quando começa a universidade com seus melhores amigos, Pip e Jason, em uma cidade diferente e bem longe de casa, Georgia está pronta para encontrar um grande amor. Com a ajuda de Rooney – sua colega de quarto extrovertida que vive tendo relações casuais e parece não ter problema nenhum com isso – e uma vaga para atuar no grupo de teatro, seu sonho adolescente nunca pareceu tão próximo.

O problema é que, quando seu plano romântico causa uma enorme rixa entre seus amigos, Georgia acaba em uma comédia de erros digna de Shakespeare e começa a questionar como o amor pode parecer tão fácil para outras pessoas, mas tão impossível para ela. É aí que um novo amigo lhe apresenta alguns termos e conceitos – assexualidade, arromanticidade – de que ela nunca ouviu falar, mas que parecem representá-la como Georgia jamais imaginou.

Em SEM AMOR, da amizade entre duas garotas de personalidades opostas, Georgia e Ronney, surgem diferentes sentimentos e emoções, mas acima de tudo uma amizade e um ciclo de descobertas que muda as vidas das duas. O ponto que une as duas, é a paixão por Shakespeare e o lugar onde dormem, um dos quartos conjugados da universidade. Com Rooney, Georgia aprende a identificar as diferenças entre sexo, paixão e amor. E todos os três podem trazer alegrias, satisfação, felicidade, mas também podem trazer tristeza, infelicidade, solidão. Ou mesmo abuso e violência. E Rooney é o exemplo de uma garota presa em um desses relacionamentos abusivos, que busca no sexo e nas ilusões, uma forma de justificar a própria infelicidade.

Georgia sempre acreditou que o amor é algo que pode ser perseguido e alcançado, e que quando isso não acontece, a culpa é da pessoa não ter feito o máximo, ou mesmo se interessado. Ela se vê nessa situação. Até que ela descobre que existem pessoas aromânticas, assexuais. A identificação é imediata, e muitos dos seus bloqueios, das suas desistências frente a rapazes e garotas, ficam totalmente compreensíveis.

SEM AMOR é bastante educativo em demonstrar o quão é saudável a pessoa compreender e aceitar o próprio corpo. Masturbação, sexo descompromissado, não são vergonhas ou motivo de julgamentos ou cobranças. O importante é saber que cada pessoa é diferente da outra, que existem pessoas românticas, pessoas que gostam de solidão, pessoas que amam sexo, pessoas que odeia sexo, pessoas que não querem namorar, ou que não sentiram vontade de beijar. Não existe a idade certa para transar, para namorar, para beijar. Cada pessoa tem seu momento, e todos os momentos são únicos de cada pessoa. Não há comparação possível.

SEM AMOR traz uma mensagem importante, ajuda, e muito, a compreender o que é uma pessoa aromântica assexual, e que isso não torna essas pessoas sem sentimentos, sem amor. O amor existe nas mais diversas formas. O amor entre amigos, por exemplo, o amor fraternal, não é apenas o amor sexual, e em todos eles, o sexo não importa.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/12/23/sem-amor/

kote 03/01/2022

georgia warr eu te amo
não tava botando muita fé nesse livro já tinha tentado antes ler outro livro da autora e fiquei travado sem conseguir passar do prologo porque achei um saco !
e livro de autodescoberta no geral não me agrada muito e que dirá um que retrata uma garota aroace sofrendo aroacefobia e se forçando a fazer algo que não quer
acontece que não é só sobre isso!!!!!!!!
a amizade é o ponto mais alto do livro sem dúvida nenhuma pls é lindo ver eles interagindo desde o colegial até a universidade e conseguindo se manter unidos mesmo com os problemas
além disso, eu me via muito na georgia o tempo inteiro
no que ela pensava, falava, fazia e deixava de fazer
chegou um momento que pensei seriamente que isso só poderia significar que o problema era eu? mas não era, óbvio que não
enfim muito bom eu recomendo pra qualquer um leiam esse livro incrivel !

sthefz 03/01/2022

?Você não tem que fazer nada a não ser existir.?
Esse é um daqueles livros que também são casa. Uma representatividade carinhosa e realista de pessoas assexuais e arromânticas, nada que pareça plastificado ou que só está ali pra dizer que está. Não, o livro é bem mais que isso.
Se você é uma pessoa aroace, esteja pronta para ter seus sentimentos revirados e para se sentir acolhida por uma personagem que muito provavelmente passou pelas mesmas inseguranças que você (também é bom que você já esteja pronto pra ter os olhos cheios de lágrimas em cenas onde a personagem ouve o que você queria e precisava ouvir).
Ler esse livro foi uma experiência maravilhosa e eu pagaria qualquer valor se pudesse esquecê-lo só pra ler de novo.

ana juu 03/01/2022

rooney por favor casa cmg
apesar de ser um livro q não me prendeu muito, eu gostei do livro, teve algumas coisas q me incomodaram, mas nada muito demais
os personagens em geral são uns amores e a representatividade me chamou muita a atenção
nunca tinha lido até agora um livro com um personagem não-binário, um personagem aro-ace, personagens com várias etnias, então isso claramente chamou muito a minha atenção
gosto muito das obras da alice, e agora quero ler rádio silêncio!!

Ellen234 15/01/2022

INCRÍVEL!!!
A Alice Oseman fala sobre a assexualidade e arromanticidade com muita responsabilidade e se aprofunda muito bem nos personagens. É muito interessante ver a evolução da Geogia e de seus amigos, ver como cada um ajudou o outro e ver a importância da amizade deles.

siriusfav 17/01/2022

incrível!
segundo livro da alice que eu leio (depois de heartstopper), estava com medo de não ser tão bom quanto a hq mas nossa que livro incrível!!! chorei, fiquei feliz , me emocionei! acho incrível como a alice descreve as sexualidades com tanta responsabilidade, principalmente a arromanticidade e a assexualidade! me apeguei a todos personagens! favoritei e não vejo a hora de reler! estou super animada p ler outra livro desta autora incrível!

clara 17/01/2022

alice oseman acerta sempre!
Esse livro é muuuito importante por não só tratar de representatividade assexual e arromantica, que ainda é pouco falado na mídia infelizmente, mas também ter uma lição muito linda e fofa sobre amizade e amor. Muito amor por esse livro.
Alice Oseman entregou tudo como sempre!!