Sem Amor

Sem Amor Alice Oseman

Resenhas - Sem amor

Palavras da Jessie 04/09/2022

Representatividade e só
Quando decidi ler Sem Amor da Alice Oseman, tudo o que eu sabia era que ela era a pessoa por trás de Heartstopper e esse foi o meu primeiro romance dela. Alice possui algo que admiro muito nela que é o fato dela conversar com a minoria, incluir vários gêneros e não limitando-se apenas aos "padrões".
Saber que Georgia seria uma protagonista assexual me fez brilhar os olhos, visto que eu mesma me identifico como tal e a história se passa ali por volta dos dezenove, vinte anos dela, o que é um momento muito bom para se descobrir e se entender. Uma fase repleta de expectativas (muitas vezes colocadas em cima de nós) e muitos desafios pela frente com a chegada da fase adulta.

Em Sem Amor, nós iremos conhecer a Georgia, Jason, Pipi, Rooney e Sunil, pessoas completamente diferentes, mas que funcionam muito bem por amor à Shakespeare e também por suas sexualidades.
O ponto positivo do livro é que Alice teve essa preocupação em explicar o que é ser assexual, arromantico e as diversas situações que essas pessoas vivem e sentem e o melhor: informando que essas pessoas existem.

Outra coisa que gostei bastante foi o fato dos amigos estarem sempre ali com a Georgia, apoiando-a, vibrando e torcendo por ela, embora eu tenha me sentido incomodada um pouco com alguns pontos em relação a isso, mas já chego lá.

Falando primeiramente da narrativa em primeira pessoa, achei um pouco confusa e um tanto quanto repetitiva, girando sempre ao redor de situações que já haviam sido mencionadas e/ou esclarecidas. Em diversos momentos Georgia pensava algo e logo em seguida agia e falava como se não soubesse a respeito daquilo, o que me deixou realmente revirando os olhos pois era como se Alice quisesse que entendêssemos as atitudes futuras da Georgia, porém a personagem não cativa, não emociona e não nos faz entender o que ela sente.

Eles são universitários, porém senti muita falta da rotina deles como estudantes e não apenas focados nas festas, pegações, etc. E por falar em "pegações", algo que me incomodou muito no livro também foi o fato da Georgia usar seus amigos para se testar. Tudo bem, acontece sim, porém a forma como foi feita ficou tão fria, insensível e rasa que me deixou muito decepcionada.

O casal secundário, que seria Pipi e Rooney, foi deixado completamente de escanteio e quando ele aconteceu foi algo que ficou com aquele gosto amargo. Quem ler até o final vai entender. Inclusive, busco sempre pensar que aquela reta final e a declaração que aconteceu em 95% por cento do livro foi um surto coletivo.

Por achar o livro bacana devido à visibilidade de pessoas ace e arromanticas, dei três estrelas, porém esse livro definitivamente estaria longe de ser um dos quais eu poderia dizer: "amei!"

site: https://palavrasdajessie.blogspot.com/2022/09/resenha-sem-amor-alice-oseman.html
Palavras da Jessie 04/09/2022minha estante
P.S: Mencionei casal secundário, mas na verdade há apenas um e mesmo assim teve um desenvolvimento muito raso =/

Lara 07/09/2022minha estante
É necessário/recomendado ler heartstopper antes de ler sem amor?

Palavras da Jessie 11/09/2022minha estante
Não! São obras completamente diferentes. Recomendo Heartstopper demais

Lara 12/09/2022minha estante
Obrigada

sofia 24/04/2022

passei metade do livro chorando, a outra sorrindo como uma idiota. a forma como a alice trata a sexualidade da georgia e sua insegurança com ela e tão bem feita, e é tão identificável pra qualquer pessoa aro ou ace. e honestamente nao esperava menos da alice oseman do que um livro cinco estrelas.

beenary. 18/09/2023

"[...] para ser franco, eu amo ninguém."
Foi uma leitura esclarecedora em aspectos pessoais para mim, mas isso não me impediu de desgostar da narrativa. Não sei se é um estilo próprio da Oseman, mas os textos pareceram bobos e simples, apesar de o assunto não o ser.
Para um livro de mais de 400 páginas, os parágrafos pareceram bem pequenos.

Atualmente estou em uma resseca literária gigantesca e lutando para concluir minha lista de leitura antes de mais nada, e este livro simplesmente não foi o milagroso que me fez sair dela. Salvo as boas representatividades e algumas das mensagens que, como eu disse antes, foram pessoalmente esclarecedoras, eu teria dado uma nota menor.

É triste que não existam mais livros sobre assexualidade e/ou arromanticidade para se terem referências melhores.

Koala Leitora 05/02/2022

Perfeito
Georgia War nunca encontrou o amor, enquanto seus amigos e colegas de escola já iniciaram a vida sexual, ela segue firme e forte, mantendo um crush desde criança em um garoto que ela sabe que nunca vai poder ter, até que finalmente chega a formatura.
A oportunidade de finalmente dar o seu primeiro beijo começa a corroer seu estômago, ela está cada vez mais empolgada com isso até que o grande momento chega e tudo que ela consegue sentir é nojo.

?Eu não sei se já senti que ser eu mesma era... bom?.

Presa em uma espiral de sentimentos e sensações, Georgia entra na faculdade pronta para se encontrar, achar um grande amor e viver tudo aquilo que ama nos filmes e livros que lê, mas nem tudo são flores e diante do seu fiasco do primeiro beijo vem os questionamentos: será que eu gosto mesmo de meninos? E de meninas?
Presa nessa sensações, ela vai precisa se descobrir e aprender a se amar com algo que ela nunca imaginou ser, mas que passa a ser mais do que óbvio.

?Sabe por que as pessoas se dividem em pares? Porque ser humano é assustador pra [*****]. É muito mais fácil se você não está fazendo isso sozinho?.

Narrado por Georgia, a história é interessante por vários motivos, primeiro que ele ensina do começo ao fim, nos molda e transforma a cada virada de página, além de nós deixar totalmente cientes das muitas diferenças que existem no mundo.
Um livro lindo e sensível, que me prendeu do começo ao fim e me ensinou a ser mil vezes melhor que antes.
Não preciso nem dizer que recomendo muito essa obra,

Ana Rosa @falarosa 11/02/2022

Uma história linda e necessária
Esse é com certeza um dos livros mais fofos que eu já li na vida.

Fiquei completamente apaixonada pelos personagens e com a trajetória de autodescobrimento da Georgia!

Alice Oseman conseguiu mostrar muito bem e de forma muito verdadeira esse processo de descobrir quem a gente é. Mas do que descoberta, aceitação e respeito por nós mesmos e por nossos limites!

hel! 11/03/2023

Legal, mas a alice tem melhores!
Found family de universidade legalzinho! não é muito rápido de ler mas não deixa de ser um livro que dá bastante informação sobre a comunidade aroace e fala bastante sobre amizades e sexualidade no geral. uma coisa que o livro não pecou nem um pouco foi a representatividade, a faculdade deles é muito diversa e tem vários clubes pra minorias que eu participo e que me deixou com o coração quentinho.

readingforhobi 09/07/2022

Uma escrita fluída e agradável
É meu primeiro livro da autora (sim, pulei Heartstopper) e a primeira coisa que tenho a dizer é que a Alice me parece muito necessária para o público jovem e pessoas LGBTQIA+ de um modo geral.
Me identifiquei, me estressei, mas também senti muita empatia pela protagonista. Confesso, que acho os amigos muito mais carismáticos.
A partir da metade sinto que o livro se estende muito, com o claro intuito de completar a cartela de clichês do gênero e se torna quase enfadonho. MAS, felizmente a autora parece estar muito acostumada e capacitada a escrever clichês ? com uma sensibilidade ímpar ? e os personagens certamente ajudam a continuar.
A minha decepção reside no fato que esperava informações mais aprofundadas sobre assexualidade/arromanticidade. Porém, é válido ressaltar que no fim do livro há uma lista de lugares onde encontrar mais informações ? à nível global e nacional.
Recomendaria (e recomendei) a leitura!

key 28/08/2022

"Sem amor" é sobre o amor.
Acompanhar a Georgia nesse processo de novos conhecimentos foi uma experiência muito linda, emocionante e mais aconchegante do que estava esperando. Esse livro é absolutamente sobre auto descoberta, mudanças e sobre o amor mais lindo e puro do mundo.

WOOLFGUM 11/04/2022

Fórmula Oseman
Enjoei, é sempre a mesma coisa. Alguém solitário ou com poucos amigos, introvertido, em busca de sentido para algum problema pessoal enquanto ferra a vida dos amigos de forma "inocente". Parece que estou lendo a mesma história do livro anterior com personagens diferentes. Queria tanto gostar desse livro por falar de algo tão raro de ser abordado, mas não funcionou para mim. A única coisa boa foi a jornada de descoberta da protagonista.

A autora fala a mesma coisa várias vezes até mesmo no parágrafo seguinte do acontecimento, tem falas genéricas colocadas para os leitores postarem no Twitter, os personagens não me pegaram tanto quanto os livros anteriores, só gostei do Jason e da maturidade da Rooney

E vamos para o maior erro dessa história, Pip.  Ela estragava todos os dialogos que participava, pegou bode com a menina só porque ela viu sua crusg pegar um cara, sendo que não tinha nada com ela? irritante e infantil, esse enemys to lovers  não me desceu de jeito nenhum. Só gostei da amizade dela com o Jason

Jason excluído do trio. Geórgia só usou o coitado como experiência, que tipo de amiga faz isso? Enfim, tadinho do meu reizinho. Ainda bem que não forçou casal com ele

A protagonista é egoísta e uma péssima amiga! Sem contar todas as vezes que ela foi ofuscada pelo romance de suas amigas EM UM LIVRO QUE FALA SOBRE AROACE

Os momentos finais do livro me deixou com um gostinho de faltou algo, além de que o plot da protagonista foi perdendo o foco dando espaço para rooney e pip deixando a georgia quase como um narrado para o romance delas. Só esperava um pouco mais
Nick 03/05/2022minha estante
MERDA, SIM. O romance das meninas tava tendo mais destaque que o tema KKKKKKKKKK

sofia alcure 04/03/2022

literalmente comfort book
- nossa não sei nem o que dizer sobre essa leitura. bem, ela é um amor de todas as formas possíveis (o nome ser "sem amor" não podia ser uma mentira tão grandeKKKKKKK). confesso que enquanto lia comparei ele com um outro livro da autora, rádio silêncio, e achei que a escrita dela assim como as relações dos personagens evoluiu muito (algumas atitudes que considerei tóxica na protagonista anterior não podia ser tão diferente de como a protagonista desse livro age). não tem como não gostar e se ver nos personagens, a amizade que eles tem é uma coisa extremamente linda e sincera, além de que a representatividade nós personagens é incrível. achei uma gracinha a personagem principal ser ace-aro, já que é muito pouco retratado em livros e quando é costuma ser puro esteriótipo, inclusive me ajudou muito a me entender. alice como sempre entregando tudo, com certeza uma das minhas melhores leituras.

girlatbook 25/03/2022

and that's the way i loved you
foi um livro bom no geral, abordou muita coisa importante e focou bastante na relação da protagonista com outros personagens. não me prendeu muito; eu acho que dava pra ser bem mais profundo do que realmente foi, mas o final com certeza me agradou ? principalmente na parte em que dedicaram a peça pra ela e falaram que era uma peça sobre o amor, e quando ela percebeu que nunca ia ficar sem amar de verdade mesmo se não tivesse algum relacionamento romântico, porque já era apaixonada pelos amigos. recomendo!!!!

carol 25/03/2022

simplismente incrível!!
os personagens são muito gostosinhos de acompanhar, a georgia como protagonista é simplesmente perfeito. como sempre, a alice nunca decepciona.

Ella 10/01/2023

Um livro sobre amizade
Desde o momento em que eu comecei a ler esse livro eu sabia que iria gostar, mas definitivamente se tornou o meu preferido. Todos os personagens são cativantes e tão diferentes entre si, mas parece que um não funciona sem o outro e a escrita é tão leve e gostosa que de forma alguma deixou a desejar. Eu acredito que todos deveriam ler esse livro, não só aqueles que se identificam com a Geórgia, mas todo mundo porque acima de tudo é um livro sobre o amor, o amor que muitas vezes é deixado de lado ou considerado "menos importante" e nesse livro, esse amor, o da amizade, ele brilha, ele é importante e ele é necessário. Por isso "Sem Amor" ou "Loveless" é um livro tão bonito e tão especial
melyssa 10/01/2023minha estante
deu até vontade de ler o livro lendo essa resenha