Clara da Luz do Mar Edwidge Danticat

Resenhas - Clara da Luz do Mar

Monique | @moniqueeoslivros 25/11/2021

{Leitura 33 - 2021}
Clara da Luz do Mar - Edwidge Dandicat

Aqui, temos a história de uma menina, Claire, órfã de mãe, cujo pai decide entregá-la para quem lhe possa dar um futuro melhor, no dia do seu aniversário de sete anos.

Há muitas leituras possíveis pra esse livro, mas eu gostaria de destacar dois pontos: primeiro, o tempo da narrativa, e depois o protagonismo da personagem.

Incrivelmente, o livro anda pra trás. Ele começa no hoje agora à noite e termina no hoje agora à noite. E em nenhum momento ele deixa de ter movimento, ele simplesmente mostra os ciclos das vidas desses personagens, em uma bem elaborada narrativa cíclica.

Quanto aos personagens, Claire é protagonista, mas não é a mais importante personagem. O livro conta histórias de vários moradores dessa cidade à beira-mar, e Claire é só mais uma delas, nem menos, nem mais importante (na minha opinião, óbvio!). Entretanto, ela tem sim o protagonismo, na medida em que é ela que une todas as pontas dessa história, tudo está ligado a ela e volta a ela, de alguma forma.

E que belíssima colcha de retalhos essa (imagens que o livro invoca na cabeça de uma artesã... rs). Aqui temos as dores e as faltas de pessoas como nós. E nenhum deles acerta sempre, mas Danticat nos revela essas faltas com empatia e humanidade. Um baita livro!

@eleeoslivros 27/11/2021

eu amei esse livro.
que leitura gostosa!
apesar de ter achado a história em algumas partes cansativa o livro é muito bom, a forma como.as histórias se cruzam é fantástica.

Mari Pereira 29/11/2021minha estante
Dessa vez tá anotado! Hahahahah

Flavia 29/11/2021minha estante
Viu só! Rsrs ?

Amanda Ciarlo 16/12/2021

Curti muito a leitura! A estrutura narrativa do livro é diferente e foi uma das coisas que mais me atraiu, pois cada capítulo parte da perspectiva de personagens diferentes, cujas histórias vão se entrelaçando ao longo do livro. Muito gostoso de ler, recomendado!

Adriana Scarpin 05/12/2021

Gostei demais como a Edwidge Dandicat construiu a narrativa de Clara da Luz do Mar, sem um protagonista específico, mas com diversas vozes que convergem e que vai e vem entre o tempo atual e o tempo passado, próprio como o balançar das ondas do mar. No começo você fica numa expectativa de que será o livro tão simples assim, sem nada muito rebuscado? Quando nos damos conta já fomos tragados pela sofisticação sutil da autora. E vale a pena, viu.

Chelly @leiodetudo 06/01/2022

Terminei pelo desafio
Achei que as histórias seriam mais conectadas umas as outras. O título do livro tem o mesmo nome da personagem principal mas que nem parece principal. Foi válido por ser um livro do Haiti.

Gabi 02/11/2021

CLARA DA LUZ DO MAR
Não sei explicar porque amei esse livro mas amei.Foi um daqueles livros que vc simplesmente so quer mais da história e quer mais páginas.Única ?reclamação? é que os capítulos são bem longos mas so é uma ?reclamação? porque eu so paro de ler quando acabo o capítulo

JJ 02/01/2022

Vai e vem como ondas do mar
Como as ondas do mar que vão e vem, esta é a cadência das estórias contadas por Edwige Danticat.

A partir da trama inicial, que gira em torno da tentativa de entrega da menina Claire, de 07 anos, pelo seu pai para a dona da loja de tecidos da cidade, a autora desenvolve, em paralelo, a estória de outras personagens, cujas trajetórias de desventura dialogam entre si, e se complementam em instantes de vida e morte.

A própria personagem-título é marcada por isso, visto que sua mãe faleceu na hora do parto, deixando-a órfã.

Em vários momentos, seu pai, um humilde pescador, onde vive à beira mar com sua filha, claudica entre abandonar a filha, dá-lá para a dona da loja de tecidos ou simplesmente ficar com ela, em virtude de amor que nutre pela pequena e por causa da pobreza que permeia a sua existência.

Esta oscilação de comportamento é um dos pontos de destaque da estória, porém, a autora não adota um tom moralista ao abordá-lo. Antes, coloca-se, através de sua escrita, em um tom compreensivo, a denotar o quão difícil são as escolhas dentro de um contexto em que a necessidade de sobreviver deve logo se impor a um meio bruto, como é o do Haiti, país em que se desenrola a estória.

Por sinal, o difícil contexto sócio econômico daquele país, apesar de não diretamente mencionado, cerca as personagens e influi no destino de cada um deles, seja sob a forma da diáspora para os EUA, seja pela morte, seja pela perda da parentalidade, ou a sugestão desta, como no caso de Claire com seu pai.

Apesar de todos esses percalços, a autora vislumbra que, mesmo em meio à desesperança, existe a chance da renovação, em que as boas coisas dependem de falhas e erros para florescerem.

Mari 19/04/2022

Bem médio
Dos livros que recebi da TAG até hoje, foi o que menos gostei. Achei a obra arrastada, não me apeguei aos personagens. Apesar disso, achei interessante a forma que ela lidou com questões típicas do Haiti, como a frequente emigração de seus moradores, a corrupção, a falta de perspectiva.

Izabel Cristina 27/06/2022

Muito bem escrito
Que leitura maravilhosa!!!

Ao ler a sinopse do livro, de alguma forma, eu imaginei que a narrativa daria foco apenas para Claire, seu pai e a vendedora de tecidos. Quando iniciei a leitura me surpreendi com tantos outros personagens que a autora nos apresenta.

Edwidge constrói tão bem esses personagens e nos conduz por suas histórias de uma maneira tão intrigante! A maneira como ela liga todos os pontos é magnífica.

Rodrigo 20/01/2022

Literatura haitiana
Excelente livro! A ficção de Edwidge Danticat é uma prosa poética que une diversas narrativas que se passam na pequena cidade de Ville Rose.

O livro é dividido em 2 partes, e 8 capítulos (4 em cada parte). Cada capítulo enfoca um personagem (destacando um ponto se sua história que foi decisivo para a construção de sua identidade) e possui pontos de conexão com os personagens principais de outros capítulos (principalmente do capítulo seguinte). Esse estilo narrativo afasta a ideia de um grande protagonista, mas nos possibilita alcançar um sentimento profundo das experiências de cada personagem.

Os principais temas presentes na obra são a morte e o luto, ou mais especificamente como eles são vivenciados pela cultura e pelos costumes haitianos. Porém, apesar da temática sensível (que perpassa vários acontecimentos na obra), a narrativa torna a leitura muito prazerosa e nada angustiante.

Recomendado não apenas para quem busca uma leitura de fora do eixo norte-americano e eurocêntrico, mas principalmente para aqueles que querem descobrir um estilo narrativo bem distinto do habitual.

Bruni 26/04/2022

Um só Mar
Gostei de como as histórias se entrelaçam e de acompanhar os primeiros anos de Clara, que não foram nada fáceis para uma criança. A menina carrega além de um destino incerto pela frente, o nome Mar, elemento central da trama, onde tudo começa e tem fim (ou apenas aparenta ter). História linda e que merece ser lida! Nota 8/10 ??

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 03/03/2022

É sobre a Clara, mas não é sobre ela.
Claire Limyè Lanmè é uma garotinha haitiana que vive na cidade de Ville Rose. Sua mãe faleceu ao dar a luz a Claire e seu pai, um pescador, todo ano tenta dá-la para que a proprietária da loja de tecidos a crie.
No aniversário de 7 anos de Claire, ela some... E aí a história começa.
Que livro maravilhoso!
Claire, dá o título a obra, mas ela não é a personagem principal. Ela é um gancho.
Após seu desaparecimento somos apresentados a vários personagens de Ville Rose e vemos como suas histórias são conectadas.
Em comum temos a dor, negligência parental, sonhos, amor, tragédias naturais, a diáspora.
Longe de ter carrascos, não há tom acusatório ou vilões. São todos humanos, são todos falhos.
Acompanhamos seres sociais que regem às crueldades, às situações, às questões do mundo.
A narrativa expõe a insegura do desamparo, mas a mensagem é a esperança do voltar, do seguir em frente.
E como Danticat estruturou o livro é um show a parte: cada capítulo é de um personagem, mas há ganchos e reviravoltas que conectam todos os capítulos. Tudo nos é apresentado de forma gradativa mas instiga a curiosidade.
Vale a pena!

Ana 30/11/2021

Clara da Luz do Mar

É muito bem escrito e mais parece uma mandala aonde de uma hora pra outra todos os pontos se cruzam. É assim com todos os personagens do livro. A sensibilidade da escritora torna a morte leve, torna a dor suportável, torna as ausências aceitáveis.
Talvez o Haiti seja aqui? essa foi muitas vezes a sensação que tive.