Clara da Luz do Mar

Clara da Luz do Mar Edwidge Danticat

Resenhas - Clara da Luz do Mar

Sayd 10/02/2022

Você é capaz de amar a morte?
Através da ?adoção? de uma garota em seu aniversário de sete anos, o livro conta a história de vidas haitianas que se interligam. Com um enredo e escrita impecáveis, além de uma construção de personagens fantástica, é um livro bem emocionante e surpreendente do início ao fim.

Maylana.Spricigo 20/03/2022

apesar do livro ter o nome de uma das personagens, a história não é apenas sobre ela. a história é sobre as pessoas que a rodeiam, e principalmente sobre como cada um lida com suas dores.

Arruda 26/03/2022

O livro é sobre a história de uma garotinha de 7 anos do Haiti. Mas através de recordações e memórias do passado, a mais personagens aparecem, os quais têm suas vidas entrelaçadas por acontecimentos aleatórios. Leitura monótona que não me prendeu muito.

Bruna.Toledo 09/05/2022

Um romance haitiano que poderia facilmente ser brasileiro
Gostei muito de Clara da Luz do Mar. A leitura foi muito fluida e me prendeu desde a primeira página.

O livro narra a história de uma série de personagens que vivem em uma pequena e pobre cidade litorânea. Cada um desses personagens vivem e enfrentam desafios muito diferentes, tendo em comum apenas o cenário pobre, desigual e decadente da cidade onde vivem. Um cenário que poderia facilmente ser descrito em qualquer lugar do Brasil.

Sem dúvidas, o que eu mais gostei na escrita foi a imparcialidade do narrador. Edwige Dandicat nos apresenta cada personagem com as suas particularidades, suas histórias, seus erros e acertos sem um pingo de julgamento. Achei simplesmente maravilhoso porque quando eu achava que tinha conseguido absorver a essência do personagem, a história de repente me mostrava uma outra camada de complexidade, nem sempre bonita.

O livro trata da morte e do luto, da complexidade e contradições da condição humana e da violência entranhada em um sistema político feito para manter os privilégios de poucos, nem que seja às custas da maioria.

Bruno.Vargas 09/05/2022

Leia e me conta sua versão do final da história!
Tive pouca atenção em algumas partes do livro, acredito que pela fragmentação da história, o que é uma dificuldade minha. Me dou melhor com narrativas pouco mais lineares. Ainda assim, consigo e gostaria de pontuar alguns motivos porquê voce acharia interessante ler este livro:

- há uma construção da narrativa que pode ser interessante a alguns leitores. Como adiantei, ela é quebrada; e isso é uma estratégia da autora para contar histórias distintas de habitantes do Haiti..até onde entendi, vizinhos de uma mesma vila e pessoas vulnerabilizadas. Cada história possui um protagonista e personagens próprios, mas que se conhecem e se encontram com os personagens e protagonistas das outras histórias. Ainda assim, é possível identificar a principal protagonista, que é a Claire, uma criança órfã de Mãe desde o dia em q nasceu e que está tentando entender, em sua inocência desapegada das dificuldades financeiras e carente de amor, porque seu pai, um homem muito pobre, quer "abandoná-la", ou melhor, deixá-la sob os cuidados de sua mãe de leite: uma melhor com capacidade de oferecer um futuro digno a Claire.

- Outra quebra da narrativa é temporal: o tempo principal, o fio condutor e motivador da história está no presente, que tem duração de um dia praticamente: dia do aniversário da Claire. Esse dia, como em outros aniversários da garota, é iniciado por uma tragédia: a morte de um pescador; o dia encerra-se com o momento em que o pai de Claire decide de fato entregá-la à sua mãe de leite, e Claire ao se realizar sobre isso toma uma ação inesperada! O outro tempo da narrativa é o passado, em que tanto a história de Claire e dos personagens secundários
são apresentadas com riquezas de detalhes, ajudando a construir o cenário triste em que essa população sobrevive!

Qual o real destino da Claire, quem são esses personagens secundários e porque são importantes? Qual o papel da mãe de leite de Claire na história? O que podemos aprender sobre o Haiti com a leitura desse romance?

Boa leitura!

Hey Lyla 26/08/2022

Que delicadeza de livro!

Claire Limyè Lanmè é uma menina que vive em um vilarejo litorâneo no Haiti e no dia de seu sétimo aniversário, seu pai Nozias pretende entrega-la a vendedora de tecidos Gaëlle, na esperança de dar a menina uma vida melhor.

O livro dá espaço para outros moradores da vila, construindo uma narrativa com personagens cativantes, que carregam segredos, aflições e tristezas em histórias entrelaçadas, colocando o passando e o presente de forma emocionante.

As narrativas de Nozias e Clarie são tocantes, uma pena, pois mesmo sendo o título do livro, ela aparece pouco.

Bebel.Aroeira 09/09/2022

O início do livro é bonito e poético, mas, no decorrer da história, as conexões entre os personagens não me convenceram e a conclusão deixou a desejar.

GiuLaganá 31/12/2022

Claire e o mar
A vida em diferentes momentos, dores e dificuldades. Encontros e desencontros. Alegrias e tristezas. Perdas e ganhos.
Histórias que se entrelaçam e criam um panorama da vida no Haiti, principalmente para as crianças.
Claire e seu pai, a mãe.
Madame Gwelle e sua filha.
Ardin, seu pai, seu filho e seu amor. Flore.
Louise e as histórias da vida real.

Isa 04/01/2023

Incrível
O livro é lacerante.
Nos faz pensar sobre a fragilidade da vida, sobre a difícil realidade que nos cerca, sobre o impacto de nossas decisões na nossa própria vida e na vida das pessoas ao nosso redor?

Luiza.Kaiser 11/01/2023

Clara da Luz do Mar - Edwidge Dandicat
Claire, personagem que da nome ao livro, é uma menina que está completando 7 anos. Perdeu a mãe no seu nascimento e desde então fica aos cuidados do pai, que está entregando ela para a Sra Gaelle (vendedora de tecidos com maior poder aquisitivo) pensando num melhor futuro para a filha.

No meio dessa trama, conhecemos a história de Gaelle (que perdeu o marido e a filha), Bernard (acusado de matar marido de Gaelle), Max Filho (amigo de Bernard; quem cometeu crime sexual contra sua empregada), Flore (a empregada) e Louise (apresentadora de rádio; expôs o crime de Max para seus ouvintes em um de seus programas). Enfim, todas as histórias estão muuuuuito ligadas!!

Vemos as tragédia de cada um mas também a força e esperança que cada um tem dentro de si.

Daniela Botelho 16/01/2023

Então, tenho q dizer que fiquei bem confusa até mais da metade do livro, mas talvez tenha sido culpa minha mesmo kkk. Acho q demorei a me conectar com a história e os personagens, então me enrolei na hr de decorar os nomes e saber quem é quem. Superada essa situação, consegui me encontrar e como as tragetórias dos personagens tinham alguma conexão. Foi interessante a leitura, mas não acho que amei.

Bianca 10/03/2023

Clara da Luz do Mar
Um história interessante, aliás várias histórias conectadas por um fio que sempre passa por Clara. Gostei muito.

Diliane1 13/01/2024

Gostei muito da forma como a história foi contada. Em um dia tanta coisa acontece e a gente bem se dá conta. O final me decepcionou um pouco. Mas de certa forma, a história continua.

Dulcinea2 08/02/2024

Ninguém jamais vai amar você, como você ama a sua dor
A história começa com Clara, essa menina de sete anos órfã que vive uma relação com seu pai cheia de ambiguidades. Mas ela é a chave motora dessa história que vai entrelaçar vários personagens que vivem na mesma localidade e tem suas vidas conectadas por atos e sentimentos.

São oito capítulos e a história é contada na perspectiva de cada personagem, mas a autora consegue fazer isso muito bem e mesmo aqueles com pequenos momentos, tem direito aos seus desejos e a nossa torcida. Todos são muito reais.

Principalmente, ao contrário de outras histórias multinarradas, aqui você consegue se conectar com os vários personagens. Em alguns momentos senti um cansaço do texto, mas logo muda algum sentimento e a história agarra novamente.

Adorei a experiência de conhecer um pouco do Haiti por esses olhos.

Celia.Mattos 03/03/2024

Na pequena Ville Rose, no Haiti, o pescador Nozias cria sozinho a filha Claire, diante da pobreza e falta de perspectivas, ele decide dar sua filha para a vendedora de tecidos Gaelle, pensando em lhe proporcionar uma vida melhor.
As histórias de Nozias, Gaelle e Claire se cruzam em alguns momentos à de outros personagens, Bernard e seu sonho de ser radialista, Louise e seu programa que faz uma grave denúncia, e Max Ardin e seu filho, que se relacionam com os demais.
De narrativa lenta e simples, é um livro fácil de acompanhar, com bons personagens, mas que deixa a sensação de que falta algo. No final fiquei com mais perguntas do que gostaria sobre o que aconteceria aos personagens.