Escritos Negros: textos contemporâneos

Escritos Negros: textos contemporâneos Jeferson Tenório

Resenhas - Escritos Negros: textos contemporâneos

Aninha 14/11/2021

Afronarrativas Que Ecoam
O livro é uma coletânea de textos e conto de escritos de autoria negra.

Luiz Mauricio Azevedo produz uma boa reflexão sobre ideologia literária da cor, a valorização do talento e as vozes que foram injustamente silenciadas.

Teresa Cárdenas Angulo, Jeferson Tenório e Cidinha da Silva contam suas histórias de vida desde o princípio, os primeiros escritos até o destaque de suas obras consagradas e as influências pela leitura e literatura. A sensação é de estar ao lado de cada deles tomando com café da tarde numa conversa gostosa de ouvir.

No conto de Nadifa Mohamed, a personagem Filsan é uma funcionária administrativa da Corte Militar Móvel. Uma mulher sonhadora e leal ao capitão Yasin. Ao final da leitura deu vontade de abraçá-la.

No bate-papo entre Allan da Rosa e Marcelo D?Salete eles destacam a presença das obras de Toni Morrison em suas vidas. Debatem de forma muito interessante sobre histórias em quadrinhos de autores negros, ressaltam a importância de relembrar a história e a forma como a arte pode ser capaz de educar.

Este livro chama a atenção e propõe uma boa reflexão sobre a presença da chamada africanidade na literatura como um todo, seja em um livro, teatro, música, novela e filme.

_Ane_ 02/12/2021

Esse livro é como um manifesto aos escritores negros e sua importância na literatura.

Um brinde-bônus da Tag inéditos de novembro incrível!

Nah 17/11/2021

NECESSÁRIO E IMPACTANTE
O mimo da caixinha de novembro da TAG Inéditos foi um livro com textos de 6 autores. Falando sobre "ideologia literária da cor" e suas experiências enquanto escritores negres, o pequeno livro de apenas 145 páginas tem uma grandeza literária de extrema importância.

AS CORES DA FÉ, por Luiz Maurício Azevedo

Num texto introdutório, o doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp fala sobre como a literatura produzida por pessoas negras é vista no Brasil.

?No Brasil, há uma ideologia literária da cor, que incide sobre aquilo que consideramos boa ficção. Não é à toa que nosso cânone é esmagadoramente eurodescendente. Estudamos autores brancos porque são brancos, mas estudamos autores negros somente quando eles se mostram bons, apesar de serem negros.?

?Não foi difícil, para o país da democracia racial, dissolver na água as raízes negras das obras de Mário de Andrade e apagar Maria Firmina dos Reis de nosso mapa literário.?

AFRO-CUBANA: identidade e memória através da escrita, por Teresa Cárdena Ângulo

A escritora e assistente social relembra seu fascínio por livros desde a infância e como a paixão pela literatura e a necessidade de se ver representada fez com que ela adentrasse os caminhos da escrita.

?Somos de origem muito humilde. Nasci em Cárdenas, município de Matanzas, uma das províncias cubanas onde houve a maior população de pessoas escravizadas. Essa área também foi o berço de frequentes levantes. Os africanos se avisavam mutuamente através do toque de tambores que haveria uma revolta e que fugiriam para as montanhas. Matanzas é a terra onde viveu Fermina Lucumí, a africana que liderou um levante contra os brancos senhores de engenhos e entrou para a história como a primeira mulher fuzilada pelo regime colonial em Cuba, e também Carlota, a quilombola que foi capitã de palenque e que esquartejaram em 1843 como punição por sua bravura. Viemos de uma província verdadeiramente corajosa, cheia de histórias de grande valentia, berço de rebeldes aborígenes e quilombolas africanos. Minha família tinha poucos recursos, era muito pobre, mas herdou toda aquela força e vontade de sobreviver apesar das dificuldades.?

?Onde estavam as garotas negras, aquelas que se pareciam comigo? Como leitora, nunca as encontrei. Nas páginas dos livros, os personagens enrubesciam, seus cabelos flutuavam com a brisa, seus olhos azuis ou verdes reproduziam a cor do mar e do céu. Mas meu rosto preto, meu cabelo crespo, meus lábios carnudos estavam totalmente ausentes. Então soube para onde devia me encaminhar. Tudo o que vivia, minha própria dor por sofrer racismo.?

?Tínhamos pouca ou quase nenhuma representatividade. Onde estavam as famílias humildes, como a minha? Onde estavam a infância e a juventude negra? Onde estão tantos heróis e heroínas da história cubana que deram a vida pela liberdade??

FILSAN, por Nadifa Mohamed

No conto escrito pela autora do livro do mês da TAG Inéditos, acompanhamos a jovem militar somali Filsan e sua experiência ao ser enviada para uma difícil e perigosa missão.

AS CONFISSÕES DE UM ROMANCISTA NEGRO, por Jeferson Tenório

Nesse texto, o autor de O Avesso da Pele tenta responder à pergunta ?o que afinal um romancista negro que?? e para isso retoma à origem de sua experiência como escritor.

??O que quer um homem negro??. Fanon responde a essa pergunta ao longo de sua obra: um homem negro que, no fim das contas, um reconhecimento de humanidade.?

?Sobreviver era nossa prioridade. Nesse tempo, os livros não tinham chance com a gente. A vida era mais urgente que a ficção.?

?Olhando para trás, talvez eu consiga responder com mais segurança o que afinal um romancista negro quer: um romancista negro que é ser lido como literatura.?

ARTE E ESTÉTICA NEGRA: uma conversa entre Allan da Rosa e Marcelo D?Salete

Conversa interessantíssima entre os dois escritores sobre diversos assuntos, como literatura, MPB, revoluções e religião.

COMO ME TORNEI ESCRITORA, por Cidinha da Silva

A escritora e editora relembra sua trajetória pelo universo artístico até se tornar escritora.

?Desse lugar de onde o irmão angolano veio hoje, eu vim ontem, e lá, antes de nos separarem, nós dois bebemos da mesma fonte encantada que nos deu super-poderes para produzir infinitos e sobreviver à opressão de cabeça erguida. De lá vem o meu humor.?

Achei pertinente destacar alguns trechos da obra, que eu sublinhei a lápis de cor roxo no meu exemplar - nada que eu falasse a respeito dos textos conseguiria exprimir a grandeza dos mesmos.

Um livro extremamente importante, com textos impactantes e emocionantes.

Jorge.Raitz 19/11/2021

Livro que mostra um pouco de uma cultura diferente, tudo o que passou uma literatura bem contemporânea!

Mari.Alves 20/11/2021

Achei incrível a diversidade dos textos que vão desde contos, conversas e pequenas autobiografias! Foram muitas referências novas, algumas já esperando uma promoção para serem adquiridas!

Dear_poirot 21/11/2021

Afronarrativas que ecoam
Continuando o mês temático da TAG temos como brinde de novembro uma ótima coletânea de diversos textos que vão de minibiografias a romance.
Achei muito necessário e com algumas passagens que conseguimos sentir um pouco do que os negros sentem todos os dias há séculos.
O teste no Cruzeiro do pai da Cidinha da Silva me deixou no chão.

soulprongs 23/11/2021

Me ajudou muito!
Eu adorei lê-lo, foi uma alta descoberta mesmo eu não fazendo parte da luta desses escritores, foi muito bom ter uma noção do que se passa.

Marcelo1145 24/11/2021

Semana da consciência negra.
Textos contemporâneos de linguagem popular que apresentam interpretações e desafios sobre os escritores. Achei legal e passei a conhecer novos autores.

Lilian 25/11/2021

Escritos Negros
O livro é bem interessante e nos faz refletir enquanto sociedade. Uma coisa importante é como as principais editoras brasileiras ainda trazem um preconceito intrínseco, onde grandes escritores não possuem espaços de destaque. Entretanto, vemos como eles são reconhecidos internacionalmente, com a publicação de suas obras em várias línguas e com diversos prêmios.

AleBertulino 25/11/2021

ESCRITOS NEGROS TEXTOS CONTEMPORÂNEOS
Uma coletânea de textos incríveis, poucas paginas, mas me deliciei com cada palavra. Muitas referências e aprendizados, espero poder usar muito esse livro como estudo nessa vida.

Sté 26/11/2021

Escritos negros: Textos contemporâneos
Esse livro traz discussões acerca da produção de escritores(as) negros(as) e a luta por um espaço no mercado literário. Suas inspirações, histórias de vida e conquistas até aqui.
Diferente do que estou habituada a ler, foi um livro bom porque me trouxe outros autores que nunca tive contato e suas referências. Acabei até me interessando por duas obras citadas que já estão na minha lista de desejos da Amazon.
Mas é isso! Esse foi o mimo da TAG Inéditos desse mês, em comemoração a Consciência Negra.

Lary 29/11/2021

Sobre os escritos?
O livro em questão, mimo maravilhoso da Tag Experiências Literárias do mês de novembro trás de modo geral, relatos interessantes de escritores negros e a trajetória (caminhos) para entrada destes na literatura.
Tais experiências podem representar verdadeira inspiração não somente para que mais negros persistam na produção literária, mas também para impulsionar a leitura de publicações de autores negros pelo público em geral.
Um ponto que me chamou muita atenção nos relatos, fora o desafio e as barreiras que o negro enfrenta pra ser leitor, bem como as dificuldades em fazer com que suas obras sejam valorizadas, publicadas e lidas.
Sinceramente, não pensei, pela minha talvez limitante vivência pessoal que existiam tantos percalços para que a leitura de autores negros pudesse acontecer.
Eu só espero, de coração que um dia escritores negros possam conquistar o espaço e a valorização que merecem!
Estou disposta a ajudar de alguma forma nesse processo.

Por isso, se puderem, prestigiem essa obra?

Malu 29/11/2021

Como uma coletânea, Escritos Negros traz um bom material de amostragem para seus leitores. Se a primeira impressão é a que fica, todos os autores deixam uma excelente impressão que instiga o leitor a procurar mais deles para ler.

Rafa.Barros 30/11/2021

Textos importantes!
O livro de brinde da TAG do mês de novembro traz, em celebração ao Mês da Consciência Negra, escritos de diversos autores negros, sendo alguns deles brasileiros, como o incrível Jeferson Tenório, mais novo ganhador do prêmio Jabuti. Os textos variam entre contos, diálogos e textos contando suas experiências como escritores negros. Um mimo super criativo e essencial pra conhecermos um pouco mais da realidade de escritores negros no Brasil e no mundo.

Carol 30/11/2021

Importante
O livro apresenta textos de autores negros, alguns falam sobre suas experiências com a literatura, outros debatem a importância da divulgação de artistas negros e tem um conto bem legal.