Escritos Negros: textos contemporâneos

Escritos Negros: textos contemporâneos Jeferson Tenório

Resenhas - Escritos Negros: textos contemporâneos

leiturasdabiaprado 13/11/2021

Vou começar com a questão que mais me marcou nessa coletânea: "Em que medida a aparente tomada de consciência da classe média brasileira sobre o racismo tem impacto na produção de autores negros e negras hoje?"
A questão foi levantada na transcrição do diálogo entre Allan da Rosa e Marcelo D'Salete e serviu como a carapuça perfeita pra mim, mulher branca de classe média.
A questão é que o racismo é muito debatido hoje, temos a necessidade de mostrar que não somos racistas, que vamos além e somos antirracistas, que levantamos bandeira, que consumismo literatura preta, que estamos antenados...
Mas a pergunta é: isso realmente está surtindo algum efeito prático no combate ao racismo? Seguimos com uma enorme parcela da população carcerária sendo negra, seguimos com pouquíssimas pessoas negras chegando em altos cargos de poder, seja na esfera pública, seja na esfera privada...
Então iniciativas como essa da TAG são louváveis, nos fazem pensar, refletir sobre a nossa cultura eurocentrica, sobre o pacto narcisíco da branquitude e sobre os diversos privilégios que nos cercam...
Ao ler o texto do Jeferson Tenório dizendo que leu pela primeira vez um livro inteiro aos 22 anos me restou muito claro isso, o quanto muitos estão lutando para sobreviver, o quanto a vida literária ainda é elitista... por mais bibliotecas comunitárias que existam, a pergunta é: quem pode parar para ler enquanto tem que lutar pelo prato de comida?!
Que possamos refletir, mas acima de tudo difundir a importância da leitura e mostrar que ela abre portas, que ter acesso aos livros deve ser um direito de todos e não apenas das classes mais abastadas!
Aproveito o desabafo, porque não é uma resenha, mas sim desabafo mesmo, e te lanço um desafio: consuma mais a literatura preta, leia um autor(a) negro(a) e de preferência brasileiro(a) e caso já tenha lido, me indique um dos seus favoritos!
Rafa.Barros 24/11/2021minha estante
Excelente resenha!

Duda 07/12/2021

Acho que esse livro estava mais pra um petisco da coleção da TAG de autores negros. O livro foi rápido e bom de ler, amei o conto "Filsan" e poderia ficar horas lendo um livro sobre a história, outra coisa que gostei muito foi o diálogo do Allan e do Marcelo, foi curiosa e informativa
Jean 02/01/2022minha estante
A história completa da Filsan aparece no livro O Pomar das Almas Perdidas, superindico a leitura

30/10/2021

??????
Estrela Plus pra esse brinde do kit de novembro da TAG Inéditos. Os envolvidos estão de parabéns pela qualidade dos textos e por selecionarem nomes de peso para compôr as histórias. Algumas vezes emocionantes, outras vezes trágicas. Algumas estimulantes e outras tão "quentinhas" que a sensação ficava no peito. Uma pluralidade representativa que nos faz refletir sobre a importância do movimento negro na literatura.

Yas 01/11/2021

Extremamente necessário e acessível
Abordagem sobre assuntos ligados a negritude de maneira bem simples e direta, te fazendo refletir e alcançar novas percepções que antes não era alcançadas!

Kaue Garcia 02/11/2021

Necessário!
Adorei, um livro rápido mas denso com uma coletânea inédita de seis autores bastante diferentes entre si mas que compõe um mosaico de temas e nacionalidades, debatendo sobre literatura e derivados no mundo contemporâneo

Rafaela Tressino 03/11/2021

Interessante
A tag acertou nesse brinde específico.
Textos bons e interessantes!
Jeferson Tenório marcando presença lindamente

Mar 03/11/2021

Uma coletânea de reflexões relevantes
Escritos Negros é uma coletânea de textos de autories negres presenteada pela TAG Livros em seu box Inéditos para o mês de novembro. Nela, acadêmiques e escritories negres tratam do que é negritude, de suas trajetórias pessoas, da cultura negra e de seu papel e marginalização social, e até mesmo o trecho de um dos livros da autora do mês, Nadifa Mohamed.

Apesar das reflexões fascinantes e dos fatos, Escritos Negros depende muito do pessoal de quem lê, de gostos e disposição para interpretação. O trecho do livro de Mohamed escolhido não é particularmente interessante, e há a transcrição de uma conversa que, por ser o que é, e de leitura bastante enrolada e alienante.

Escritos Negros é, ainda assim, um contexto enriquecedor e uma ótima leitura.

Rodrigo 06/11/2021

"Escritos Negros" é uma coletânea de seis textos escritos por autores nacionais e estrangeiros. Dentre crônicas, análises, memórias, uma entrevista e um pequeno conto (que fica quase deslocado neste compilado), meu destaque vai para a introdução da obra, que em quatro páginas consegue propiciar boas reflexões sobre o mercado editorial para autores negros:

"[...] Durante muito tempo era exatamente dessa maneira que autores negros e autoras negras eram vistos. A operação ajudava na construção de um mito: a presunção de que autores brancos e autoras brancas tinham qualidade estética, enquanto autores negros e autoras negras tinham 'obras necessárias' [...]. Os parâmetros que determinavam nossas escolhas literárias nunca foram estéticos, eram raciais".

Danilo546 06/11/2021

Gostei de alguns contos, outros eu achei razoáveis. Destaque positivo para o da Nadifa Mohamed. Também achei interessante conhecer mais sobre autores dos quais eu só havia ouvido falar. É uma leitura normal, sem grandes emoções ou revelações bombásticas, tem mais o intuito de ser informativo.

Lari 07/11/2021

Um livro curto que nos faz refletir sobre a trajetória de pessoas negras na literatura. Me fez olhar para minhas leituras e me questionar quantas delas são de autoria de pessoas negras. Muito bom.

Santos81 07/11/2021

Livro brinde da caixa da Tag de Novembro, mês destinado a escritores negros.
Livro rápido e inteligente.
Me fez pensar em diversas coisas, em quem eu sou, o que me representa, as lutas diárias.
Qual a minha cor? Negra? Branca? Parda? Isso realmente importa? A minha única certeza é que sou humana, todos somos, só isso que deveria importar.

Jéssica 10/11/2021

Consiste em uma coletânea de textos relacionados a arte negra. Uma boa introdução ao livro do mês ("Menino Mamba Negra") da TAG Livros.

Marina.Anicet 13/11/2021

Necessário
Muito interessante e necessário o tema. Precisamos de mais escritores negros ou dar mais valor na realidade.

Leo 14/11/2021

Um excelente brinde da Tag.
Este pequeno brinde traz um breve texto de Luiz Mauricio Azevedo, sobre o que consideramos boa ficção baseado em ideologia de cor.
Nele também tem um breve conto chamado Filsan de Nadifa Mohamed, que me deixou com gostinho de quero mais, também vale lembrar que a mesma é a autora do mês da Tag e seu livro Menino Mamba-Negra foi muito elogiado.
A conversa entre Allan da Rosa e Marcelo D'salete foi a que mais me prendeu. Admito o pouco conhecimento que possuo sobre o movimento negro, mas essa conversa descrita no livro me instigou a buscar mais conhecimento.

Dito isso, fico realmente satisfeito com o brinde do mês da Tag.