1822

1822 Laurentino Gomes




Resenhas - 1822


482 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Luh 13/09/2022

"De Portugal nada, nada; não queremos nada."
Uma das melhores leituras do ano, contando os acontecimentos anteriores e posteriores a Independência do Brasil, mostra heróis esquecidos pela história, os diferentes lados do heróico imperador e uma escrita fluida e viciante.
O livro nos introduz a todos os acontecimentos desde 1808, que resultaram no movimento de independência brasileiro, mostrando lutas populares contra o domínio português, personagens essências como José Bonifácio, Leopoldina, Cochrane, entre outros. Trás a perspectiva que apesar de a independência não ser fruto de revolta popular, a população comum também fez sua parte.
A derrocada do primeiro império do Brasil é mostrado como fruto das atitudes do próprio imperador e seu ego, trazendo assim o acanhamento da população e sua fuga para Portugal.
Os capítulos finais desenvolvem a imagem de D. Pedro em Portugal, visto como não só herói salvador dos absolutistas, mas também como sábio e experiente, uma imagem totalmente diferente do que a perspectiva brasileira, de um jovem namoradeiro e ousado.
O livro é de excelente escrita e muito bem informado, fui recomendada dele através de um curso e agradeço demais a oportunidade de ter lido.
comentários(0)comente



Vitor Hugo 12/09/2022

A Independência do Brasil sem o conto de fadas...
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre a Independência do Brasil nas aulas de história do ensino fundamental e médio.
A nossa separação de Portugal, foi difícil, sem estratégias claras de como esse país (Brasil) iria sobreviver. No livro “1822” você vai conhecer o lado real e obscuro da nossa Independência.
-
O autor Laurentino Gomes não é historiador, é um jornalista que resolveu se aprofundar na história do Brasil. A sua formação em jornalismo, ajudou a não aceitar os fatos já contados, foi atrás de informações, teve acesso a materiais e fontes de difícil acesso. Um verdadeiro trabalho de investigação.
-
No bicentenário da Independência não temos muito o que comemorar. Temos os mesmos problemas do ano 1822: problemas sociais e econômicos, educação de baixa qualidade, corrupção, dentre outros. Naquele 7 de Setembro, Dom Pedro I tinha 23 anos (hoje seria chamado de jovem mimadinho), caso não declarasse a Independência, teria que voltar para Portugal onde seria um mero advogado de Lisboa, perdendo seu posto em uma monarquia.
-
Naquela época, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram favoráveis e se beneficiaram da independência. As outras regiões do país, tiveram dificuldades em aceitar Dom Pedro I como o primeiro imperador do Brasil, muitas guerras aconteceram entre 1822 e 1823, muitas pessoas perderam suas vidas na guerra contra os portugueses.
-
Apesar dos percalços, coisas boas aconteceram:
Primeira Constituição do Brasil, ano 1824;
José Bonifácio desenvolveu a ideia de justiça social e diversidade racial;
Trabalhos na reestruturação social e econômica do país.
-
Observe que são muitas informações históricas que provavelmente você não sabia. É realmente um livro completo, um trabalho muito bem feito, contando sobre detalhes de cada personagem marcante, como, D. Pedro I, José Bonifácio, Maria Leopoldina, e muitos outros.
-
O tamanho do livro assusta, o tema história gera repulsa para muitas pessoas, mas o livro possui uma linguagem fácil, garanto que você não vai querer largá-lo. Entrou na lista dos melhores livros que já li, espero que você tenha essa mesma experiência, leia!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
comentários(0)comente



Tay 09/09/2022

Um livro leve e fácil de ler sobre história
Este livro vai nos contar sobre a Independencia do Brasil de uma forma leve e fácil de se entender.
Não tenho nada a reclamar deste livro, è um livro perfeito pra quem quer começar a ler e entender de história.
comentários(0)comente



Leomar.Schwartzhau 07/09/2022

Perfeito!
Releitura planejada a algum tempo, ótimo livro para sabermos o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e posteriormente, inclusive com detalhes, com muita coisa que os livros escolares não contam e desmentindo muita coisa que está no imaginário popular sobre o assunto.
Excelente livro sobre a História da independência brasileira.
comentários(0)comente



JV Lucas 07/09/2022

A história de um país ainda em construção.
Pela decisão do autor, 1822 foi mais um livro pop que acadêmico, ou seja decidiu contar o que de mais interessante ocorreu no processo de independência do Brasil. Infelizmente livros de história precisam ter escolhas difíceis ao tratar de temas as vezes polêmicos e foi exatamente o caminho mais fácil traçado nesse exemplar. Não considero um livro ruim, mas ao meu ver 1808 é uma obra mais completa e acurada que sua continuação 1822. Viva ao povo brasileiro, viva ao Brasil!
comentários(0)comente



Filipe 05/09/2022

Como é bem conhecido por, Laurentino Gomes executa, em mais uma obra, ótimo trabalho histórico-investigativo. Por meio deste livro, presta enorme serviço à população brasileira que não tem dimensão da necessidade de conhecer a própria história.
comentários(0)comente



Nouzaíra 26/08/2022

1822
Muito bom conhecer a história do nosso Brasil, o autor tem um dom de aguçar nossa curiosidade, e assim vamos nos deliciando com os detalhes.
comentários(0)comente



Vinicius 13/08/2022

Como nasce um país
Apesar de sempre gostar de história minha memória não permitia que eu tirasse notas razoáveis quando estudava. Mesmo sabendo que memorizar datas e eventos não seria suficiente eu perdia a linha de raciocínio e não conseguia enxergar a complexa rede de interesses que existia por trás dos fatos.

Acho que um dos méritos de Laurentino Gomes é tecer essa grande teia de personagens, num mundo em que surgiam as ideias republicanas e o direito à liberdade enquanto do outro lado uma aristocracia privilegiada não queria abrir mão de seus direitos.

Adorei o fato de os capítulos focarem num personagem ou grupo, assim vamos passando novamente pelos eventos já narrados, mas agora sob um novo ponto de vista.

Também surpreendente foram os anônimos que talvez não tenham seus nomes nos livros de história, mas que deixaram sua marca na resistência. Como Maria Quitéria que, apesar da proibição de mulheres nos campos de batalha, lutou bravamente e foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro. Ou ainda os diversos brasileiros sem qualquer treinamento que perderam a vida na Batalha do Jenipapo lutando praticamente desarmados.

Eu acho espantoso como num território tão vasto grupos com pouco poder militar conseguiram se motivar a ponto de manter uma campanha coesa. A crença num país mais democrático, independente e justo.

E, claro, a figura central da história, o ambíguo D. Pedro I, que a exemplo dos melhores personagens de Game of Thrones, nos leva da admiração ao desprezo em segundos. A ficção imita a realidade.

Lembremos da história do nosso país para não cairmos na lábia dos analfabetos funcionais que tentam manipular o conceito de nacionalismo para seus próprios interesses.
amandafffdo 13/08/2022minha estante
Se não conhece, acho que vai gostar... Brasil, uma biografia.


Vinicius 13/08/2022minha estante
Ah, legal! Esse calhamaço está na minha estante faz anos rsrs. Em breve quem sabe eu mergulhe nele




M.eduardamarques 13/08/2022

Leitura interessante recheada de curiosidades históricas
Eu pensava que esse livro seria um desafio e para a minha surpresa ele se mostrou exatamente o contrário
comentários(0)comente



Juliana 10/08/2022

Independência e morte
O livro 1822 é um livro muito interessante. Sempre fico surpresa em como conhecemos pouco da história do nosso próprio país, "heróis" nacionais, fatos marcantes que são recontados quase como anedotas.

Gosto da escrita do Lauretino que traz sempre informações legais, em capítulos curtos e sintetizados. A única coisa que me incomodou foi que ele parece estar sempre "defendendo" a imagem dos grandes personagens como Dom Pedro e Dom João VI.

De qualquer forma recomendo muito a leitura e me interessei em ler um livro mais focado em Dom Pedro.
comentários(0)comente



Lara Pessoa 06/08/2022

Interessante...
O livro é interessante. Os detalhes e pontos que o livro tem são muito bons, e a linguagem usada para falar sobre a história é muito boa, não é algo sério ou complexo de entender, pelo contrário é bem tranquilo. Contudo, eu não dei 5 estrelas, porque eu achei bem cansativo e um pouco confuso de ler. Cansativo porque algumas informações se repetem, e confuso na hora de passar informações de datas diferentes. Mas de qualquer forma, vale a apena a leitura se vc gostar muito de livros com esse contexto, ou se for um amante do Brasil.
comentários(0)comente



Amanda Ladislao 22/07/2022

Independência ou morte
O livro conta a história da independência do Brasil, dentro da vida de D. Pedro I.
O livro e muito interessante, porque mostra que a independência não foi tão pacífica quando achamos e nem tão cheia de lutas como as independências das colônias espanholas na América.
Pedro realmente foi um "herói nacional", mas sua necessidades monarquicas o impediram de fazer do Brasil uma grande potência. Então podemos dizer que ele também foi um antiheroi nacional.
Muito bom para quem gosta de história como eu e tem pouco tempo para se dedicar a esse aprendizado.
Valeu a leitura.
comentários(0)comente



RNA 19/07/2022

Excelente
Eu tinha lido o 1808 e achei tão espetacular que li em dois dias, e o 1822 é tão bom quanto. Laurentino nos trás uma leitura rica em detalhes e fontes, livro fundamental pra quem quer conhecer a verdadeira história do Brasil.
comentários(0)comente



Gabriel 08/07/2022

"Independência ou morte"?
"1822" de Laurentino Gomes dá continuidade à trilogia iniciada por "1808" e versa sobre os acontecimentos políticos que levaram à independência do Brasil, bem como as características do Primeiro reinado de D. Pedro I.
A obra começa com as consequências da revolução liberal do Porto sob a regência de D. Pedro I e vai até a guerra civil portuguesa, fator de menor relevância. Durante o período sobre o qual faz referência, destaca o fato de que a independência, ainda que tenha atendido os interesses de uma elite intelectual, não foi pacífica, haja vista as diversas guerrilhas e batalhas, como a do 2 de Julho na Bahia.
Gomes também trás informações sobre a constituição de 1824 que instituiu o poder moderador e o fato de que a independência, aparentemente, não seria processada, uma vez que o Brasil encontrava-se endividado e não possuía forças armadas organizadas.
A leitura de "1822" é recomendada para aqueles que queiram compreender com mais detalhes a independência do Brasil.
comentários(0)comente



Celso 27/06/2022

Pesquisa fascinante
Mais um livro excelente da trilogia. "1822" traz todo o processo de Independência do Brasil e detalhes sobre personalidades importantes na época, principalmente Dom Pedro I. Um rico trabalho de pesquisa de Laurentino Gomes, que nos transporta a um Brasil de 200 anos atrás.
comentários(0)comente



482 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |