Fraters

Fraters Raíssa Selvaticci

Resenhas - Fraters #2

iammoremylrds 07/05/2023

Uma leitura fascinante, com diversos elementos impactantes, uma história repleta de sofrimento, se immaculatus já é triste, fraters é umas 3x mais, uma obra grandiosa com diversas reviravoltas, um calhamaço que te prende do início ao final

LAvia 18/07/2022

Viciante
A sequência de Immaculatus consegue ser ainda mais arrebatadora que o primeiro livro, com os personagens mais maduros e bem-desenvolvidos, plot original com um quê filosófico, e, mantendo o padrão de Immaculatus, muita representatividade. Não consegui desgrudar os olhos até terminar o calhamaço.

Helô 18/07/2022

Agora são 6h da manhã, eu virei a noite lendo esse livro e me encontro chorando neste momento.

Pra começar, acho q essa é a minha duologia favorita. Fiquei apaixonada (e um pouco obcecada) pela história e pelos personagens.
Pra algumas pessoas, esses livros podem ser um pouco cansativos, por conta da quantidade de páginas, mas isso foi uma das coisas que me fizeram me conectar tanto com a história e com os personagens.
Dá pra perceber que q a autora evoluiu muito em relação ao desenvolvimento do mistério se compararmos com o primeiro livro. O plot foi simplesmente perfeito.
As reflexões que o livro traz foi uma das minhas coisas favoritas dessa leitura (fiz muitas marcações)

Os personagens novos foram muito bem inseridos na história do tiveram desenvolvimento perfeito. O Dominic é um personagem excêntrico e de muitas camadas. No começo ele é muito difícil de engolir, mas quanto mais eu conhecia ele mais eu me apegava. Dava pra ver que ele não sentia e nem via as coisas de um jeito "normal", e que os anos em cativeiro acabaram com o psicológico dele (obviamente). Ele me lembrou um pouco a Louise no primeiro livro, nas falas e na forma de pensar.
Ele e o Lukas foram simplesmente espetaculares. Um dos casais mais FOFOS e improváveis que eu já vi.
Preciso de um livro só do Lukas.

O Henrique e a Verona foram PERFEITOS. Sério gente, eu vivo e respiro por esse casal. Amei o desenvolvimento deles e as cenas que me fizeram surtar.

Agora que eu terminei, queria ter lido mais devagar...

Geicy 01/07/2022

a teoria do caos
Eu estava gostando do livro, da vibe, do mistério, dos personagens e etc (mais do que eu gostei do immaculatus), porém depois da metade, as coisas desandaram. Acho que o principal motivo é que a história ficou cansativa e chata e ler, poderia ter uma quantidade de páginas muito menor. O confronto final bem mais ou menos, porque e já imaginava que teria aquele final.

Então na minha opinião esse livro é como immaculatus, a idéia é genial mas foi mal executada.

R . Mcgrath 21/05/2022

Segundo da duologia
Livro incrivel, não mais que o primeiro, porque Immaculatus foca mais no amor da minha vida (vulgo Louise).
Mas é muito bom, não ganhou 5 estrelas por fatores que não posso falar (spoilers), mas em resumo coisas que acho que se resolveram facil demais (nas ultimas paginas do livro), e algumas coisas que não gostei que aconteceram, basicamente.
Mas é um suspense policial (não sei se pode ser visto assim) muito bom, com representatividade saffica/trans/aquiliana, etc.

Ju Chaves 03/05/2022

"Think I'm getting butterflies, but it's really something telling me to run away." Nunca uma frase de música fora de contexto foi tão adequada pra descrever um livro.

Escrita impecável, ainda melhor do que Imaculatus, construção do mistério extremamente bem feita e personagens muito bem desenvolvidos. Não esperava tanto, realmente me surpreendeu. Como uma pessoa que odeia mariposas super me identifiquei kkkkkk

Mabel 30/04/2022

A PERFEIÇÃO MINHA DEUSA
Esse livro foi favoritado assim como Immaculados. QUE EXPERIÊNCIA QUE EXPERIÊNCIA.
Não tenho palavras o suficientes para descrever meu amor por essa obra ou seus personagens. Louise, Lukas e Dominic se tornaram parte do meu coração, os bebês são mais que maravilhosos.
O suspense, o mistério, todo o sangue e o romance, ao se misturar tudo como ingredientes bem escolhidos forma o livro perfeito que sinceramente arrancou um pedaço de mim.

jup 26/04/2022

ALGUÉM PAGA A MINHA TERAPIA
fraters trás uma longa história que causa um enorme sofrimento, impossível conseguir falar tudo o que esse livro transmite

Beatriz 25/04/2022

Dor e sofrimento
Fraters traz tantas coisas que é difícil falar e sentir todas eles, é um jornada (longa) linda e dolorosa.

Para dar as 5 estrelas tive que relevar algumas coisa que me incomodam ao longo da história, uma dessas coisas foi como toda a questão do Henrique e da igreja é meio estranha, como assim eles querem que um padre se passe por um casal cristão? Fiquei meio sem entender essa solução temporária que no mundo real não aconteceria. Já a outra coisa que eu não entendo é em que mundo essa polícia vive? Entendo que pra história chegar onde chegou precisava daquilo, mas tem hora que não dava pra fingir que era normal. Mas foram coisas fáceis de se ignorar.

Já os personagens, não temos mais capítulo da Louise, o que foi muito triste, porém entendo já que a vida dela já tá bem resolvida no fim de immaculatos, e no lugar dela entra o Dominic, que no começo eu tinha porre, mas que ao longo dos capítulos foi ganhando meu coração e minha empatia. Ele é um menino traumatizado, depressivo e assustado. Adoro como ele trata as relações que ele tem com cada personagem, principalmente com o Henrique, que seu amor e preocupação é tão linda e real. Desde o começo o personagem tem duvidas se ele é uma pessoa boa ou não. Gosto como a autora mostra que qualquer pessoa pode ser "ruim" mesmo sendo "boa", o Nic apesar de aparentar "bom" tem uma faceta "ruim". Já a Verona está bem diferente da menina que sai do immaculatos, muito mais madura, mas um continua pouco inconsequente. O Henrique continua soturno e depressivo e perdido, parece que ele retrocedeu desde o último livro, mas o que é compreensível olhando tudo o que aconteceu. Os dois demora anos pra se resolver, mas quando se resolve não ficam indo e voltando, o que eu acho ótimo.

Todo o mistério é muito bem construído, é bem legal ir tentando descobrir quem é o assassino, e gosto que a autora vai soltando pistas e te dando a chance de descobrir antes. Já o final me fez chorar de tristeza e ódio, um final que não é agridoce, é um final trágico e amargo, mas que é bonito.

A conclusão dessa história é incrível, você se apega aos personagens que apesar das aparências dignas de livro de fantasia (Sarah Jamais), são muito humanos. Queria muito que esses livros fossem mais falados, por que são verdadeiras obras primas.

Vanessa Freitas 06/04/2022

Denso, dramático e surpreendente.
Logo de cara, gostaria de chamar a atenção para a evolução na escrita da autora de Immaculatus para Fraters. Não que no primeiro estivesse ruim, longe disso, mas nesse pude sentir uma densidade muito maior e me envolvi mais pela trama e as personagens.

Mais uma vez, Raissa soube fazer um suspense do jeitinho dela. Quando você acha que já entendeu tudo do livro por saber quem é ê assassine, ela te mostra que não, esse não é o mistério principal, e na verdade você não sabe de nada. Fiquei muito surpresa com toda a trama que havia por trás do que eu já tinha adivinhado.

Os personagens, como sempre, são cativantes, e os conflitos interpessoais, intensos.

Leitura maravilhosa, mas já deixo um aviso: preparem o lencinho!