Nova Mentalidade

Nova Mentalidade Rodrigo Bibo...

Resenhas - Nova Mentalidade

1 | 2 | 3 | 4

Viktorya Zalewski 08/12/2021

Concluí esse fim de semana. Queria parabenizar aqui os autores da equipe @bibotalk e a editora @mundocristao por essa obra (especialmente o pessoal da edição, revisão, diagramação) que me edificou tanto.

Explico: quando soube que a BTWeek sobre Filipenses ia ser transformada num livro, adaptando a forma de podcast, fiquei um pouco cética. Eu sinceramente não acho nada fácil transformar uma conversa falada, com suas informalidades, em um bom texto escrito que consiga ainda remeter a certas características importantes do texto oral. Pra minha surpresa, o resultado ficou MUITO bom. Há uma informalidade no texto - o bom humor, as piadas e um certo nível de linguagem coloquial ("a gente, né"), e essa informalidade é super equilibrada e contribui pra fluidez e pra gente se sentir ali conversando com os autores. Eu acho muito difícil encontrar esse equilíbrio num texto transcrito, mas ficou perfeito.

Juntando isso com a equipe do @bibotalk, que tem uma super formação (tipo o @pauloshw com mestrado na Escócia) e ensina tudo com bom humor e leveza, e ainda sempre uma aplicação prática e pastoral (com o @cacaupmarques evocando Martin Luther King ou @victorfontana1 falando de ser "pateta" em meio a projetos de poder"), a gente tem uma obra muito gostosa de ler e ao mesmo tempo muito profunda. Pra mim, essa leveza com profundidade e comprometimento é a essência do BTCast.

Eu terminei a leitura muito edificada e com certeza vou precisar reler. Além disso, super dá pra usar em pequenos grupos pra devocional e estudo. E os trechos adicionais no meio (@andredanielreinke @bruno.m.porreca @cacaupmarques
e @wwerthal ) contribuíram muito pra obra.

Terminei moída, incentivada a ter "a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus" (Filipenses 2:5).
Obrigada por isso.

Reinan.Barbosa 15/08/2023

Bem , a carta aos filipenses já me chamava e chama atenção já tem um tempinho por todo o seu contexto e os temas abordados , acabou deixando ainda mais interessante , em " Uma nova mentalidade " você é convidado como o subtítulo sugere a se assentar juntamente com essas pessoas incríveis a ter um tempo de conversa , meditação, edificação e risadas ( alegria não pode faltar ) , que todo aquele que tiver a oportunidade de ler essa obra , venha entender o privilégio de sofrer e se alegrar por Cristo e em Cristo !!!

Sandro 06/04/2024

Lendo o podcast
As vezes quando se recebe um áudio longo vem logo a figurinha "Oba um podcast" ?
Eu ouvi a série de podcast sobre a carta aos Filipenses do Bibotalk quando foi lançada.
O livro é o podcast com complementos.
É bacana ler "com a voz" de cada participante.
O livro é fluído, leitura prazerosa e rápida.

juline 25/03/2022

Além do podcast
Não esperava a transcrição de podcasts quando comprei esse livro, mas me surpreendi porque apesar da linguagem ser bem coloquial (como se vc tivesse ouvindo mesmo eles conversarem, com falas separadas inclusive) foi uma experiência muito boa, e alem disso tem alguns textos "extras" que complementam algumas coisas.

O livro é uma compilação de uma série de episódios sobre filipenses e gostei muito logo na primeira parte, apesar de achar meio raso no começo. Porém, revendo algumas coisas e anotando outras, senti o texto crescer bastante e gostei muito mais do conteúdo.

Apesar de sentir falta de aprofundamento em algumas coisas, aprendi e relembrei muita coisa sobre filipenses. Paulo sabia escrever como ninguém, o que faz ser muito agradável e divertido descobrir suas nuances e suas intenções com as palavras. Excelente livro!

Tamires Vieira 18/04/2023

Mente Renovada
Minha experiência com este livro foi sensacional. Acompanhei junto com o podcast (que é mencionado em cada capítulo) e foi um mergulho no livro de Filipenses.

Que nossa mente possa ser renovada diariamente!

"Se Cristo é a centralidade em nossas relações, a gente celebra o que há de Cristo em nós."

É sobre isso ????

Maria.Farnochi 30/08/2022

Linhas gerais do livro de Filipenses. Explicação e fragmentos de cada capítulo presente no livro, para quem está lendo a Bíblia continuamente é um auxílio para entendimento.

Pat Müller 31/03/2023

Sobre Filipenses
Eu decidi ler esse livro pq a capa chamou minha atenção. Então percebi que era uma adaptação do podcast do Bibo (que nunca ouvi mas ao qual vou dar uma chance depois desse livro). Achei a ideia de adaptar muito boa e super funcionou. Parece mesmo que estou acompanhando uma conversa, em um estilo de revista.
Só achei que o título do livro poderia ser outro hehe

Mas quanto ao conteúdo; eu amei aprender mais, o pessoal tem conhecimento e sabe compartilhar. Foi muito bom, aproveitei para dar uma lida em Filipenses r tudo fez mais sentido.

Samuca 26/08/2022

Que experiência boa!
Ano passado eu descobri uma das melhores coisas para um amante da Palavra, os podcasts(rsrs). Os podcasts do Bibotalk não somente foram como ainda é um grande meio de conhecimento e crescimento na fé, embora não o ouço com tanta frequência, atualmente. Este livro é a transcrição de uma série de podcasts sobre o livro de Filipenses feita no início da Pandemia. E a maneira como ele foi transcrito te faz parecer que você está ouvindo o podcast.

A carta aos Filipenses é um convite a sentir a alegria que vem do Senhor. Ela molda a maneira como pensamos e como reagimos diante do que nos rodeia. Ela reforça a unidade da Igreja. Nos lembra do nosso propósito principal como Igreja. Tudo isso flui de um coração que consegue se alegrar no Senhor.

Paulo é um exemplo de fé. Ele consegue trazer uma mensagem de alegria, para uma igreja livre, com as mãos e os pés acorrentados. Ele consegue se contentar em meio a tudo o que está passando. "Tudo posso naquele que me fortalece" não é dito em contexto de glória e conquistas, mas de prisão e miséria. Se alegrar no Senhor é o mandamento que Paulo enfatiza nessa carta. É reconhecer que a felicidade que vem de Deus é suficiente e segura.

Eu comprei esse livro pensando que seria um comentário bíblico, mas realmente é um livro de conversas em torno da carta de Paulo. Parece uma roda de amigos em que um complementa a fala do outro. Que experiência boa! Esse ano tem sido um ano de aprendizado. De uma maneira que não compreendo, Deus tem me ensinado sobre a Alegria que flui do evangelho. E a leitura de bons livros é o mais constante meio de aprendizado

Islan.Lima 22/07/2023

Mais um livro terminado
Depois de vários dias com essa leitura pendente, consegui terminar. Edificante. Recomendo a leitura! ??

key Z 30/01/2022

Boa leitura
Amei a edição por completo!
A leitura é bem fluída e bem tranquilo de ler e entender. Achei legal a proposta de ser um podcast escrito, é como se estivessemos em contato com a conversa.
O conteúdo também é muito bom e bem explorado.

Eli 03/02/2022

Um livro diferenciado e muito divertido!
Este livro é literalmente um podcast do Bibotalk transcrito, nesse caso mais de um podcast, sobre a epistola de Paulo aos Filipenses, comentado pelos teólogos Rodrigo Bibo, Cacau Marques, Paulo Won, Victor Fontana e Alexandre Miglioranza.

Os teólogos expõem a epistola de uma forma muito dinâmica e divertida, expondo o pano de fundo histórico, a aplicabilidade do texto para a vida cristã, além de discutirem acerca do texto original e as traduções em língua portuguesa mais adequadas para uma compreensão melhor da epistola, e reflexões profundas acerca do momento em que Paulo se encontrava ao escrever a carta aos Filipenses.
Muitas informações históricas interessantes são apresentadas, deixando a leitura ainda mais rica e instigante.

joaoaranha 24/11/2023

"Nova Mentalidade", livro organizado por @bibotalk e publicado pela @mundocristao faz um estudo muito bacana sobre a Carta de Paulo aos Filipenses, a partir da transcrição de algumas edições do BTCast, que falaram sobre a epístola, capítulo a capítulo.

Você tem uma linguagem muito boa e um mergulho inicial muito bacana para ler, conhecer e se aprofundar nesta carta. Vale bastante a leitura do livro, lendo sempre, antes, cada um dos capítulos deste livro bíblico. Recomendado.

@estantedamolina 15/04/2023

Ótimos ensinamentos. Este livro comenta detalhadamente a carta de Paulo aos Filipenses. Cada um dos 4 capítulos é esmiuçado e visto da perspectiva de Bibo e seus colaboradores. Anteriormente feito em podcast e adptado para este livro. Recomendo para estudo!

joaocrz @joaocrz 03/03/2022

Nova Mentalidade
Inicialmente, é preciso destacar que a epístola aos Filipenses, segundo escreveu o apóstolo Paulo nos mostra como devemos encarar os percausos da vida com alegria e disposição. De acordo com os amigos Rodrigo Bibo, Alexandre Miglioranza, Cacau Marques, Victor Fontana e Paulo Won, esta obra fora desenvolvida através de uma série de podcasts veiculada pelo site bibotalk.com. Neste sentido, é demonstrado como uma carta impactou uma pequena comunidade e até hoje, quase dois mil anos depois, continua a impactar profundamente.
Organizado pelo Rodrigo Bibo, as conversas em torno da carta de Paulo aos Filipenses estão divididas em quatro capítulos com introdução e considerações finais. Há também um apêndice com um título interessante: como resolver tretas na igreja.
Portanto, recomendo este livro, pois o texto "fala" com você, como se estivesse presente na conversa.

Snara.Salvador 03/11/2022

É bom, mas ouvir o podcast seria melhor
Comprei esse livro pensando que iria amar a leitura dele como amei ler o Deus que destrói sonhos, do mesmo autor.

No começo, fiquei animada pelo formato da escrita, por se tratar de uma transcrição de vários episódios de podcasts, achei interessante o modo como a fala de cada participante foi organizada, além de ter gostado muito da capa e qualidade da edição. E foi aí que parei de gostar.

É inegável o teor teológico de imensa profundidade e verdade que este livro incrívelmente bíblico contém. Porém, eu é que não me adaptei a ele. O seu conteúdo não foi palatável pra mim que não sou fã de um estudo teológico tão denso como o que ele traz. Uma pena.

1 | 2 | 3 | 4