Nova Mentalidade

Nova Mentalidade Rodrigo Bibo...

Resenhas - Nova Mentalidade

1 | 2 | 3 | 4

Euriano 26/01/2023

Um bate papo sobre a carta da alegria
Um livro com uma proposta diferente. Como foi baseado nos episódios do Bibotalk, esse livro se torna um bate papo profundo e descontraído sobre a carta de Filipenses.

Pdlucas 20/12/2022

Uma grata surpresa
Acompanho o ministério do Bibotalk através dos podcasts e quando soube que a série sobre Filipenses se tornaria um livro, fiquei intrigado sobre se conseguiria me adaptar à uma transcrição do podcast.

No entanto, o livro é um material a parte, super bem diagramado, o editorial do livro é um show a parte, que conseguiu adaptar uma conversa ao mesmo tempo densa de conteúdo teológico e informal entre amigos, de uma maneira super fluída para a leitura.

Além disso, o livro contém alguns textos extras que são um excelente acréscimo ao conteúdo do texto.

Sobre o texto em si, é um ótimo comentário a carta de Filipenses, que aborda os principais temas da carta, e nos faz enxergar muitas coisas que acabam passando despercebidas numa leitura cotidiana.

Uma grata surpresa que rendeu grandes ensinamentos, momentos de reflexão e ainda rendeu de base pra algumas aulas na EBD.

Snara.Salvador 03/11/2022

É bom, mas ouvir o podcast seria melhor
Comprei esse livro pensando que iria amar a leitura dele como amei ler o Deus que destrói sonhos, do mesmo autor.

No começo, fiquei animada pelo formato da escrita, por se tratar de uma transcrição de vários episódios de podcasts, achei interessante o modo como a fala de cada participante foi organizada, além de ter gostado muito da capa e qualidade da edição. E foi aí que parei de gostar.

É inegável o teor teológico de imensa profundidade e verdade que este livro incrívelmente bíblico contém. Porém, eu é que não me adaptei a ele. O seu conteúdo não foi palatável pra mim que não sou fã de um estudo teológico tão denso como o que ele traz. Uma pena.

@aninhabsc_ 30/09/2022

edificante
Esse livro é uma espécie de podcast escrito em que se analisa a carta de Paulo aos Filipenses, tendo quatro capítulos em que se fala de alegria independente do cenário de nossa vida, sermos escravos de Cristo e todo o carinho que Paulo tem para com os Filipenses. É uma carta linda com muitos ensinamentos, o que o livro deixa bem claro. Deus usa a vida de Paulo tremendamente! ?

Maria.Farnochi 30/08/2022

Linhas gerais do livro de Filipenses. Explicação e fragmentos de cada capítulo presente no livro, para quem está lendo a Bíblia continuamente é um auxílio para entendimento.

Samuca 26/08/2022

Que experiência boa!
Ano passado eu descobri uma das melhores coisas para um amante da Palavra, os podcasts(rsrs). Os podcasts do Bibotalk não somente foram como ainda é um grande meio de conhecimento e crescimento na fé, embora não o ouço com tanta frequência, atualmente. Este livro é a transcrição de uma série de podcasts sobre o livro de Filipenses feita no início da Pandemia. E a maneira como ele foi transcrito te faz parecer que você está ouvindo o podcast.

A carta aos Filipenses é um convite a sentir a alegria que vem do Senhor. Ela molda a maneira como pensamos e como reagimos diante do que nos rodeia. Ela reforça a unidade da Igreja. Nos lembra do nosso propósito principal como Igreja. Tudo isso flui de um coração que consegue se alegrar no Senhor.

Paulo é um exemplo de fé. Ele consegue trazer uma mensagem de alegria, para uma igreja livre, com as mãos e os pés acorrentados. Ele consegue se contentar em meio a tudo o que está passando. "Tudo posso naquele que me fortalece" não é dito em contexto de glória e conquistas, mas de prisão e miséria. Se alegrar no Senhor é o mandamento que Paulo enfatiza nessa carta. É reconhecer que a felicidade que vem de Deus é suficiente e segura.

Eu comprei esse livro pensando que seria um comentário bíblico, mas realmente é um livro de conversas em torno da carta de Paulo. Parece uma roda de amigos em que um complementa a fala do outro. Que experiência boa! Esse ano tem sido um ano de aprendizado. De uma maneira que não compreendo, Deus tem me ensinado sobre a Alegria que flui do evangelho. E a leitura de bons livros é o mais constante meio de aprendizado

Eloisa 13/06/2022

A compilação dos podcasts referentes à carta aos filipenses do BTCast deram surgimento ao livro, que se tornou um ótimo comentário ao livro bíblico.
Com aquele mesmo tom de descontração dos podcasts, nós mergulhamos na riqueza dessa carta Paulina. Além dos recursos necessários para uma correta hermenêutica os autores apresentam aplicações próprias para nosso contexto.
Leitura extremamente enriquecedora.

Jossy 02/06/2022

LIVRO EXTREMAMENTE NECESSÁRIO!
Pra mim esse livro deveria ser leitura obrigatória pra todo cristão!
Ele trata de temas muito importantes usando como referência a carta de Paulo aos Filipenses, daí temos assuntos bem atuais como a base do ser cristão, "tretas" na igreja, ansiedade... Muitos capítulos me confrontaram bastante, por isso esse livro foi tão essencial para mim.
No geral gostei bastante do formato dele, um diálogo, consegui me imaginar ouvindo tudo como um podcast, gostei também dele começar já explicando o conceito de epístola.
Enfim, lido e favoritado!

Alex JR 27/05/2022

Filipenses
Filipenses é uma carta muito linda e profunda, Paulo tinha muito alegria com a igreja de Filipos e esse livro é uma conversa em torno disso .

Eber.Cruz 16/04/2022

Resenha
Resenha define essa obra.
Um Comentário devocional, meio histórico, meio exegético e super interessante sobre a Carta de Paulo aos Filipenses.
A maneira como Paulo vê o trabalhar de Cristo em meio às dificuldades, e seu contentamento em Cristo.

Matheus Alves Carmo 16/04/2022

Curtinho, mas de conteúdo riquíssimo
"Na ritualística pagã, o homem sobe a montanha para servir aos deuses e oferecer sacrifício. Na realidade bíblica, a divindade desce ao vale para servir aos homens e oferecer a si próprio como sacrifício. (Pág. 78)

Nesse livro organizado por Rodrigo Bibo, do podcast Bibotalk, temos um estudo em forma de bate papo sobre o livro de Filipenses. Participam aqui, dentre outros, nomes como Alexandre Miglioranza, Cacau Marques, Victor Fontana e Paulo Won. A série de podcasts que deu origem ao livro foi gravado durante a primeira onda da pandemia - e Filipenses vai falar muito sobre alegria em momentos difíceis.

Esse estudo foi apresentado em uma série de podcasts do Bibotalk, assim como o livro "Os outros da Bíblia". Mas, ao contrário do primeiro, que se baseia nos podcasts e no curso originais, mas é um livro no estilo literário "normal", aqui temos uma transcrição do que foi falado no podcast pelos participantes, mas de forma adaptada (linguagem formal, apenas as falas relevantes, etc). É um bom trabalho de edição, e ainda conta com adições sobre determinados temas, que não foram abordados no podcast.

"[...] ou você luta pela coisa certa, ou vai lutar com quem era pra ser seu companheiro." (Pág. 66)

O conteúdo do livro é muito rico e interessante. Eles usam a NVT e seu comentário bíblico, e vão debatendo sobre aspectos da carta aos Filipenses. Como era a igreja e a cidade de Filipos, o que estava acontecendo naquela época, a saudação de Paulo, as questões sobre brigas na igreja, humildade, tristeza, alegria, temos de tudo. Como um bate papo, eles nem sempre concordam em todos os pontos, e às vezes se complementam - e os textos adicionais complementam ainda mais.

Um ponto muito interessante destacado à certa altura, é a importância de se estudar às escrituras num nível contextual: conhecer quem escreveu aquilo, em que época, em que contexto, para pessoas de qual contexto, qual visão, etc. Como é levantado, não exatamente nessas palavras, ler sem saber dessas coisas nos trás muita edificação, pois é a palavra de Deus, mas quando nos aprofundamos, achamos ainda mais lições, e mais de Deus naquele texto.

"No momento em que cada um tem em si o conhecimento do bem e do mal, cria-se uma divisão. Cada um se torna como deus, eles passam a ser os senhores da criação e querem a adoração para si." (Pág. 143)

É um livro bem curto, com pouco mais de 150 páginas, em um formato e edição também pequenos, então a leitura é bem rápida. Além disso, o estilo de conversa faz com que a leitura seja ainda mais dinâmica e rápida.

Pelo tamanho, obviamente não é nenhum estudo definitivo sobre a carta, e nem se propõe à isso. Mas é um grande incentivo para estudar mais, não só essa carta, mas as escrituras como um todo. É um livro que indico facilmente, visto o conteúdo tão bom, e o tamanho tão reduzido, ótima pedida pra quem está iniciando as leituras teológicas.

"A tristeza tem fim e finalidade, porque, em determinado dia, acabará [...]. Toda lágrima será limpa, e os que choram receberão consolo." (Pág. 114)

juline 25/03/2022

Além do podcast
Não esperava a transcrição de podcasts quando comprei esse livro, mas me surpreendi porque apesar da linguagem ser bem coloquial (como se vc tivesse ouvindo mesmo eles conversarem, com falas separadas inclusive) foi uma experiência muito boa, e alem disso tem alguns textos "extras" que complementam algumas coisas.

O livro é uma compilação de uma série de episódios sobre filipenses e gostei muito logo na primeira parte, apesar de achar meio raso no começo. Porém, revendo algumas coisas e anotando outras, senti o texto crescer bastante e gostei muito mais do conteúdo.

Apesar de sentir falta de aprofundamento em algumas coisas, aprendi e relembrei muita coisa sobre filipenses. Paulo sabia escrever como ninguém, o que faz ser muito agradável e divertido descobrir suas nuances e suas intenções com as palavras. Excelente livro!

joaocrz @joaocrz 03/03/2022

Nova Mentalidade
Inicialmente, é preciso destacar que a epístola aos Filipenses, segundo escreveu o apóstolo Paulo nos mostra como devemos encarar os percausos da vida com alegria e disposição. De acordo com os amigos Rodrigo Bibo, Alexandre Miglioranza, Cacau Marques, Victor Fontana e Paulo Won, esta obra fora desenvolvida através de uma série de podcasts veiculada pelo site bibotalk.com. Neste sentido, é demonstrado como uma carta impactou uma pequena comunidade e até hoje, quase dois mil anos depois, continua a impactar profundamente.
Organizado pelo Rodrigo Bibo, as conversas em torno da carta de Paulo aos Filipenses estão divididas em quatro capítulos com introdução e considerações finais. Há também um apêndice com um título interessante: como resolver tretas na igreja.
Portanto, recomendo este livro, pois o texto "fala" com você, como se estivesse presente na conversa.

Sany 27/02/2022

NOVA ATITUDE
Nova mentalidade é um dos livros que precisamos ler com calma, tirar notas e refletir em cada tema dentro de um capítulo.
Se fosse para definir o livro em pequenas palavras seria: Alegrem-se no Senhor!
Baseado na carta aos Filipenses um livro tão curto da bíblia, mas que tem o poder de realmente mostrar que podemos e temos uma nova mentalidade em Cristo.

1 | 2 | 3 | 4