Um mundo em poucas linhas

Um mundo em poucas linhas Tamara Klink

Resenhas -

Maria18021 06/04/2024

Um Mundo Em Poucas Linhas - TAMARA KLINK
Confesso que não ameeeeei o livro, li no comecinho do ano e não leria novamente. não consegui me envolver tanto em suas poesias (talvez eu não seja o público alvo desses poemas? talvez) mas enfim, não amei como eu imaginava que eu iria amar. senti muito pois gosto bastante das poesias e textos que a Tamara posta nas suas redes sociais e esperava que iria gostar também do livro

karolina 02/04/2024

Deslocamentos e travessias, mas sobretudo sobre a vida
Não tinha tido contato ainda com as poesias da tamara, mas tenho que dizer que é um negócio muito bonito

ela escreve sobre as viagens dela no mar, mas por algum motivo, tudo sempre se encaixa pra minha vida, porque viver é sobre se deslocar e passar por novas experiências

? minha maior vontade é chegar, e meu maior medo é o fim da travessia

? querer o que disseram que não é pra você

? e a minha vida antiga esgotada aos poucos, uma colagem desbotada, do presente que não me pertence mais

? sai pela porta branca, pisando no piso branco e deixando a coisa mais verdadeira que existiu ali: um rastro

? mais do que nunca, as cidades são lugares de sentidos. lugares de atravessar e ser atravessado

? precisamos provar a dor pra, nas coisas belas, ver o sublime

boa leiturinha, gente ? :)

Mari 16/11/2023

Ninguém sonhará meu sonho
No fim, acabei lendo os livros da Tamara em ordem contrária. li primeiro o último livro publicado por ela, depois o sobre sua primeira travessia e, por fim, as poesias, desvaneios e sonhos antes de realizar sua primeira viagem de barco em solitário. devo dizer que foi uma ordem engraçada, ler sobre tudo o que ela se tornou e depois ler de onde vieram os sonhos e algumas das poesias que foram lidas em vídeos do youtube ou publicadas no instagram. o quão interessante é ler sobre os sonhos antigos, quando já li sobre alguns dos sonhos realizados. Tamara tem uma linguagem poética muito bonita. mal posso esperar para ler os outros livros que ela irá lançar (tenho certeza que ainda virão muitos).

Destaque para as páginas 10-13. Reflexão linda sobre o porquê de escrever e como cada palavra e texto escrito é reflexo de todas as nossas escritas passadas. "o escrito mais pesado de todos é o que eu escrevo agora." O livro começa forte aí e vai.

brubolochio 05/09/2023

Mar e poemas
Um mundo em poucas linhas é um compilado de textos (principalmente poemas) da Tamara ao longo da vida. Alguns relatos de viagens antigas, muito sobre amor (próprio, romântico, familiar, à vida...), sobre coragem e, claro, não podia faltar, sobre o mar.
Tamara escreve de um jeito bonito! Tenho uma certa dificuldade de me conectar com poemas, mas senti muita verdade em todos eles, e em muitos deixei uma marcação.
Recomendo pra quem já leu pelo menos outro livro da Tamara (Mil milhas, principalmente). Acho que me conectei mais com os sentimentos dela por já conhecer sua história e já ter lido sobre as vulnerabilidades e pensamentos dela antes.

Julia.Miquelini 09/07/2023

Leitura leve
Ao escovar os dentes eu mapeio
Novas rugas no espelho
É tarde
São os rastros de sorrir demais
O mundo precisa caber em poucas linhas!

Thaið 24/04/2023

Livro para vc ler quando tem medo de crescer part2
Esse livro é a continuação do outro livro da Tamara, Mil Milhas, porém esse é um livro de Poemas, vc pode ler ele sem ter lido o outro.
Eu gostei desse livro, por mais que eu não goste mt de livros de poesia, pq não tenho mt paciência com poesia, admiro mt qm tem.

"Poderia dae tantos exemplos dos abismos entre o mar e a terra; vou achar normais coisas que não são: eu mesma."

Vou deixar esse trecho do livro registrado, gostei dele.

Andrea Janaina 28/03/2023

Poemas para crescer e partir
Este é o livro com suas poesias sobre seu crescimento, seus medos, suas angústias e alegrias quando ainda era apenas um sonho navegar pelo mundo afora.

O box Crescer e Partir é composto desses dois livros: um sobre sua primeira viagem sozinha no seu primeiro barco: Sardinha e outro é esse livro de poemas. Não tem uma ordem para leitura, mas ambos se completam.

A minha recomendação é: ler este primeiro depois o outro, mas essa é apenas minha percepção.

miluverso 18/01/2023

Mar
Senti cada palavra escrita no fundo da minha alma.
Gostei muito da forma como esse livro de poesias fala sobre o oceano. Compartilho de sentimentos parecidos.

luamagnetica 28/12/2022

Mesmo já acompanhando a Tamara há alguns anos pelo Instagram e lendo fielmente cada um de seus textos, toda a estética do livro inevitavelmente me levava a pensar que seria uma poesia estilo Rupi Kaur, e para o meu grande alívio, não é.
Não me entenda mal, sou uma leitora fiel da Rupi e consumo outros autores que se lançam nesse subgênero da Poesia, alguns com sucesso outros com fracasso... Mas, parece que todos os poetas atuais só ficam nessa. Sempre.

Tamara vem com um novo estilo, um estilo próprio. Às vezes se utilizando daquilo de enfiar um parágrafos por palavra como Rupi sim, mas, é a transmissão que é diferente. Sem tentar ser sublime e enigmática demais, ela vem aberta como para o seu diário pessoal mesmo ? o que acredito que era seu plano inicial ao escrever.

Apesar de ter uma divulgação da obra para o público jovem, suas questões são relacionáveis a qualquer faixa etária. Muito sobre se encontrar. E sobre crescer. O que pode e acontece em qualquer fase da vida.
Todo mundo tem uma paixão tão grande, seja uma atividade ou um lugar, que parece o seu próprio lar. O de Tamara é o mar, e gostando de navegar ou não, você consegue relacionar todo esse amor com sua própria paixão.

No Instagram consumo seus textos em pequenas doses, enquanto ela os posta sem consistência obrigatória alguma. Mas, no livro, viajei por algumas horas por seis anos de sua vida. E foi uma experiência linda, como sempre digo aqui, é muito bom ler relatos de pessoas tão alinhadas com seu propósito de vida, suas paixões. Foi isso que senti lendo o seu pai Amyr Klink e isso que sinto agora com ela.

Pela pouca idade, não acompanhei "ao vivo", pelas notícias, as travessias de Amyr mas fico feliz de poder hoje acompanhar as de Tamara. Mal posso esperar pelas suas próximas viagens e obras, sempre muito inspiradoras por ver alguém tendo coragem de seguir seus sonhos!

Biblioteca Álvaro Guerra 24/11/2022

Os textos da velejadora Tamara Klink costumam nascer em cadernos e diários que a acompanham em seus caminhos; brotam também nas redes sociais, contando aos seguidores por onde ela anda, revelando as paisagens de fora e de dentro. Nesses cenários, o deslocamento está sempre presente.
Há algo que lateja em todos os textos deste livro, mesmo que falem de assuntos tão diversos e em diferentes tempos: trata-se de tudo aquilo que se pode sentir ao crescer, reconhecer a vida como um eterno movimento de crescer e partir para novos recomeços.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559311071

Wini 06/08/2022

Interessante conhecer um pouco mais sobre a vida e a experiência de alguém. Experiências essas que contribuem com as nossas próprias experiências de vida.

Tarita.Souza 11/06/2022

Nas entrelinhas
Me encanta tanta beleza em tão pouca idade e me faz acreditar que podemos ter esperança no futuro, mesmo em tempos tão difíceis. Me faz também acreditar em mim mesma frente a qualquer desafio ?a Tamara atravessou o Atlântico eu consigo resolver esse problema? (hehehe obrigada por emprestar coragem).
A juventude de revela nas entrelinhas e é bonito de se ler a vida que borbulha, titubeia, segue e sorri pras tempestades.

Gabi 24/12/2021

Gentil, profundo e lindamente poético os escritos da Tamara.

Recomendo de leitura e de presente.!

Luisa.Alvim 23/12/2021

Como deve ser difícil ter a coragem de expor seus escritos, ainda mais os poéticos. Tamara é conhecida pelo seu perfil aventureiro, desbravador e projetista, mas me encanta mais ainda a cabeça e os pensamentos que ela carrega. Alguns poemas são juvenis, outros de uma maturidade invejável e todos falam de coisas que podem tocar qualquer humano. Li de uma única vez, voltarei outras.

Raissa 15/12/2021

Em "Um mundo em poucas linhas", Tamara traz novos relatos e poesias de diários que guardou nos últimos cinco anos. Podemos ver um pouco mais da sua relação com a família e com as experiências de viagens que fizeram juntos, suas reflexões de vida, da adolescência e de amores vividos. Interessante de ver como as suas experiências de vida e seu costume de sempre registrá-las, guiaram quem ela é hoje e os desafios e aventuras que escolheu perseguir.

"Escrevo por escrever. Mas preciso admitir que mora em mim uma miniesperança de que registrar vai frear o escorrer do tempo."

"Para existir, é preciso espaço. Para transmitir a memória, é preciso tempo. E espaço e tempo são contraídos no avançar dos dias."

"Amar
não me completa:
parte-me em pedaços
todo dia
emergem sobre mim crateras
de ausência."

"Acho mesmo que
é preciso viajar pra viver
o prazo infinito de
estar de volta."

"Quão deserto a gente se sente
mesmo num lugar cheio de gente
em que falta faz ouvir o som do vento
se vento faz o nosso movimento"