Onde Termina o Rio

Onde Termina o Rio Charles Martin

Resenhas - Onde Termina o Rio

Leninha Sempre Romântica 26/12/2023

Esse é o quarto livro do projeto Desencalhando livros da estante, e devo confessar que foi o mais difícil de concluir a leitura. O porquê vocês saberão em breve lendo toda a resenha.

Como todos sabem escolhi apenas dramas para a lista de leitura desse projeto, eram histórias que me vigiavam na estante há um bom tempo, mas Onde termina o rio eu sabia que era tenso, por já na sinopse nos contar que a protagonista tem câncer em estágio terminal. Você já entra na leitura com medo da dor que a história irá nos causar, e claro, durante toda a leitura é quase palpável a dor de Abbie e Doss por conviver com um fim que se avizinha em breve.

A história é escrita em primeira pessoa e nos mostra a visão de Doss e sua luta para concluir a lista de últimos desejos de Abbie, uma lista aparentemente fácil de realizar, não fosse o estado em que Abbie se encontra: debilitada e fraca. A história é contada de forma alternada entre o passado, desde quando Abbie e Doss se conheceram; e presente, quando eles descem o rio com Abbie já doente e já sem esperança de tratamento para seu câncer.

Abbie é uma mulher maravilhosa, de bom coração, linda e talentosa, quando ela conhece Doss, de uma maneira bem difícil ela logo se encanta por aquele homem corajoso e humilde. Contra tudo e todos, ela o escolhe para ser seu companheiro, seu amor. Juntos, eles vivem uma bela história de amor, mesmo depois que fica doente, Doss fica ao seu lado, enfrenta todas as adversidades e luta a seu lado para continuarem juntos, mesmo que um dia o câncer a tire dele.

Doss nunca entendeu o que Abbie viu nele, sempre soube que ele era um cara comum, sem muitas ambições na vida e que só queria pintar seus quadros, pagar suas contas e quem sabe um dia se casar e ter filhos. Mas um furacão chamado Abbie tornou sua vida num lugar bom de viver, e ele é capaz de tudo para vê-la feliz, e por isso decide realizar seus desejos mais simples, sendo o de número 10 e o mais difícil: Descer o rio... inteiro desde Moniac.

Segue a sua lista de desejos:

1 - Andar num carrossel antigo;
6 - Ir pescar;
7 - Posar;
8 - Dançar com meu marido;
9 - Rir até doer;
10 - Descer o rio... inteiro desde Moniac.

Ler Onde termina o rio foi uma experiência difícil, ele é cheio de gatilhos e de muito sofrimento. Quem já teve uma pessoa na família com Câncer sabe que essa doença corrói todos os que estão a sua volta. Ele vai minando as forças não só da pessoa doente como dos familiares e amigos. A maneira que o autor narra a trajetória de Abbie com a doença é tocante, mas ao mesmo tempo muito triste, e leva Doss junto. Ele tenta ser forte por ela, mas dá para sentir suas forças se esvaindo aos poucos, até a última página do livro.

Mas, apesar de tudo, eu gostei muito do livro, foi literalmente um mês lendo, um pouco a cada dia, e sentindo uma dor de cada vez. Hoje trago a resenha e um alerta: Onde termina o rio não é uma história para ser lida por qualquer pessoa, ele vai fazer com que o leitor faça uma análise profunda de até onde se pode ir por amor. Vai ser difícil sair dessa leitura sem deixar o coração nela, e sem sentir muito por Doss e Abbie.

Recomendo com ressalvas para leitores sensíveis.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/07/onde-termina-o-rio-charles-martin.html

Thercya 16/04/2023

A leitura começa bem lenta e vai evoluindo aos poucos quanto então todo o elo de amor, parceria e cumplicidade vai nos envolvendo e tornando tudo muito sensível. Senti esse livro de uma maneira tão íntima, simples e sublime.

Giuliana.Diocedo 12/03/2023

Livro incrível que conta a história de Abbie com doença terminal e a luta de seu marido, Doss, para alcançar seus últimos sonhos. História trágica e familiar. Fiquei encantada e surpresa com o final.

Silva 27/11/2022

Esse livro me fez refletir
Vc le esse livro e vc fica pensando "cara ele ama muito ela pra estar se enfiando nessa furada", mas quando vc começa a entender tudo o que eles passaram e o que eles estão passando, a conexão deles, te faz refletir muito. Depois de ler fiquei muito tempo olhando pro teto refletindo sobre minha vida e as minhas decisões de pessoas que entram nela. Esse livre me quebrou inteira

Paula.Graziela 05/05/2020

Uma triste e linda história, um romance, que mesmo relatando uma doença terrível, consegue ser leve.
Um livro que já te fala o final logo no começo.

Dani de Casa 05/09/2019

Onde termina o rio
Ufa! depois de quase 2 meses consegui enfim terminar esse livro ... Rsrsrs ele me atrasou um pouco nas metas que eu tinha pra esse ano, agora vou precisar dar uma acelerada nas próximas leituras ?
Mas o livro não é de todo ruim não, a história é realmente linda "Um amor sem limites, uma doença terminal e dez coisas para fazer antes de morrer..."
Lendo a sinopse vc acaba comparando o enredo com o livro do Nicholas Sparks "Um amor para recordar" onde a menina tb tem uma doença terminal e o cara apaixonado realiza todos os desejos dela antes de morrer. É mais ou menos isso que acontece, só que neste livro você embarca numa viagem intensa, rio abaixo, cheia de aventuras e percalços, um rio do tamanho do Rio São Francisco com todos os seus afluentes e pensa num cara guerreiro, não foi mole não, bandidos, furacão, correnteza.
A história é narrada por Doss Michael, o marido de Abbie que está em estágio terminal de câncer. Ela quer resolver uma lista de 10 coisas antes de morrer e uma delas é descer o rio inteiro até Moniac. Porém o pai de Abbie, o Senador, nunca aprovou o genro e por isso eles embarcam nessa aventura sem a permissão dele que não se conforma com o sumiço da filha. Ele põe a mídia, a guarda nacional, o mundo atrás de Doss, dizendo que ele está querendo na verdade matar a sua filha. E para conseguir chegar onde termina o rio Doss vai ter muito trabalho e também muito amor.
O que cansa realmente a leitura desse livro é que o autor descreve excessivamente os detalhes do rio, das estradas, com uma descrição técnica de tamanhos e medidas, etc... Que torna a leitura maçante e tem horas que eu desistia mesmo de ler e deixava de lado, acho que não havia necessidade de tantos detalhes que em nada acrescentaram na história.
Mas enfim, é uma linda e comovente história de amor, e muito importante se você já passou por algum caso de câncer na família , você deveria ler esse livro, os detalhes de sentimentos, exames, angústias, pensamentos são tão minuciosos que nos faz aprender muito desse mundo obscuro e criar uma empatia e entender o que acontece com quem já passou ou está passando por isso, vale a pena a leitura. @editorarecord #ondeterminaorio

Marina 15/05/2019

Tive vários problemas com esse livro. Sinceramente, eu esperava muito mais dele, tendo em vista a avaliação alta e o tanto que as pessoas falam bem.

Vamos lá, apesar de eu adorar um dramão, esta história não conseguiu me comover. Achei que os personagens são rasos demais. Ela, menina rica, linda, modelo, sociável, simpática, se sai bem em qualquer contexto social, bem sucedida, boa pessoa, enfim, perfeita. Depois de toda a doença, ela continua cândida e agradável até o fim. A pessoa está morrendo (não só literalmente, como também de dores) e consegue ser educada, bem humorada, faz piadas, etc. Continua a mulher perfeita até o fim.
O marido, o príncipe encantado, protetor, com sua honra, fidelidade e paciência inabaláveis até o final (mesmo atendendo a pedidos esdrúxulos).
Achei o romance como um todo um conceito muito tradicionalista e idealizado, e por isso mesmo meio raso. Não consegui estabelecer simpatia ou vínculo emocional com nenhum dos personagens.
As partes das descrições do rio também eram extremamente enfadonhas.

Enfim, definitivamente, não foi um livro pra mim, uma pena.

Deza Farias 25/12/2017

"MARAVILHOSO E ENVOLVENTE"
Esse livro foi umas das surpresa de 2017 . Ganhei esse livro no ano passado em um evento da "Galera Record". Nunca tinha de fato me interessado por ele , só que como tenho mania de usar o "book jar" ( aquele potinho , onde colocamos os nomes dos livros e tiramos um ,para ler. Então saiu esse livro seu comecei a devorar .

O livro é contagiante e muito dramático , uma coisa eu garanto , eu nunca li um livro que mostrasse o câncer , como esse livro me mostrou . Se você chorou com "A culpa é das estrelas" então você vai desidratar com esse.

A capa pode não ser o atrativo desse livro ( não gostei da capa rsrsrrs ) mais o demais eu não tenho do que reclamar , a escrita do autor flui , muito rápido e os personagens aaaaaaaaaaaah , queria pôde guarda-los dentro da minha casa , sob a minha proteção 24hrs , não todos é claro kkkk , mais a maioria .

O livro conta a luta de Abbie contra o câncer e o apoio e amor do seu marido. Casados a 14 anos Abbie e Dos colecionam muitas história e poderia colecionar mais , se o câncer não tivesse roubado toda a energia de Abbie .

Abbie está cansada de está atracada a uma cama , apenas sobrevivendo ao câncer. Então cansada de cortar, queimar e envenenar o câncer, Abbie cria uma lista com dez coisas que quer fazer antes de morrer e consegue fazer Doss prometer que a ajudaria a completar cada item. O problema é que ela está muito debilitada e talvez não sobreviva à viagem.

1- Andar num carrossel antigo;
6- Ir pescar;
7- Posar;
8- Dançar com meu marido;
9- Rir até doer;
10- Descer o rio... inteiro desde Moniac.

Sem perspectivas de melhora Doss decide que está na hora de dar a Abbie o que ela quer, e os dois iniciam sua jornada no rio.

Esse é aquele livro que eu queria que o mundo lesse. Espero que um dia adaptem ele , porque eu vou amar , ver essas história na tela.de um cinema.

Minha nota foi 4 1/2 e sim eu favoritei o livro. Poderia ter dado 5 estrelas , mais umas coisas me incomodaram na leitura , o que acabou pesando na hora de classificar , mas nada que interfira no prazer da leitura.

Boa leitura a todos :)
Dany 26/12/2017minha estante
Me instigou

Deza Farias 26/12/2017minha estante
Leia , vale a pena :)

Kamylla Cristina 14/06/2017

Onde Termina o Rio, de Charles Martin
Doss e Abbie são casados há 14 anos. Ela é uma modelo famosa, designe de interiores prestigiada e filha de um influente senador. Ele é um pintor talentoso constantemente criticado pela falta de inovação em seu trabalho; criado à beira do rio por uma mãe solteira, Doss vive em pé de guerra com o sogro que não aceita o casamento dos dois.
Em meio às turbulências da vida os dois constroem uma boa vida juntos até que Abbie recebe o diagnóstico de câncer.

Cansada da rotina de cortar, queimar e envenenar o câncer, Abbie cria uma lista com dez coisas que quer fazer antes de morrer e consegue fazer Doss prometer que a ajudaria a completar cada item. O problema é que ela está muito debilitada e talvez não sobreviva à viagem.

1- Andar num carrossel antigo;
6- Ir pescar;
7- Posar;
8- Dançar com meu marido;
9- Rir até doer;
10- Descer o rio... inteiro desde Moniac.

“O câncer pode fazer muita coisa. Pode destruir sua vida, roubar tudo o que você ama, estilhaçar sonhos, minar sua autoconfiança, desconectar sua alma e deixa-lo devastado e esmagado. Pode roubar-lhe as esperanças, sussurrar mentiras nas quais você aprende a acreditar e apagar as luzes ao longo do rio. Vai lhe roubar a voz, a saúde e a imagem de si mesmo. Vai alimentá-lo com náusea e ensiná-lo a diferença entre estar cansado e estar exausto. E quando você acreditar que não vai aguentar e não consegue mais pensar, ele despeja o desespero sobre você como um cobertor. “

Charles Martin trouxe como personagens neste livro Doss, Abbie e o câncer. Querendo ou não a doença se torna um intruso presente na vida deles, sugando sua força e esperanças durante todo o livro. O livro é escrito em primeira pessoa, através do ponto de vista de Doss. Para mim essa escolha foi perfeita e deu um toque de desabafo o que acabou tornando a narrativa mais dramática, e acabou me prendendo ainda mais na leitura.

Neste belo romance vemos sim o clichê habitual onde a garota rica se apaixona pelo garoto pobre, eles se casam e vivem felizes para sempre, nesse caso até onde o câncer permitir. Mas também vemos uma pessoa se entregando totalmente para que a outra possa ter o mínimo de conforto, o companheirismo, a fidelidade e a lealdade, mas acima de tudo podemos observar a dor de perder alguém. Ao longo das páginas comecei a sofrer com o Doss pelo destino iminente da Abbie e como a maria mole de sempre, derramei algumas lágrimas ao final dessa jornada.

“Em algum momento nesses dois anos, me dei conta de algo. Uma célula normal tem um botão de autodestruição automática que dispara depois que já serviu a seu propósito. Elas vivem, fazem o que foram feitas para fazer e apertam o botão. O suicídio é esperado. No fim das contas, o câncer é apenas um monte de células que se recusam a morrer. E, para piorar as coisas, células cancerosas não são estrangeiras. Não é como se viessem de outro lugar. Nosso próprio corpo cria aquilo que nos mata."

Onde Termina o Rio me surpreendeu bastante. É uma história muito profunda sobre os limites do amor. Até onde você está realmente preparado para cumprir à risca os votos matrimoniais, na saúde ou na doença, até que a morte os separe?

P.S: Se meus marcadores piscassem, meu exemplar seria uma bela árvore de natal de tantas marcações que fiz. :D

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/08/onde-termina-o-rio-de-charles-martin.html

Ruth 03/05/2017

Muito bom!! Uma história de amor/dor muito bem contada, chorei muito...Amei o modo como foi contada toda a história.

Maria1691 07/12/2016

Onde Termina O Rio, por Charles Martin
Doss Michaels foi um menino pobre, que sempre morou com sua mãe em um trailer em um parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tinha uma doença respiratória que o impedia de levar uma vida totalmente normal; seu maior sonho sempre foi ser pintor, e sua mãe sempre o apoiou para que ele pudesse realizar esse sonho, mas ele a perdeu cedo demais e a partir dai passou a viver sozinho e teve que fazer de tudo para que seu sonho não morresse.
Abigail Coleman, filha única de um senador muito importante, foi criada pelas empregadas da casa, já que devido a profissão, seu pai nunca tinha tempo para ela; com o passar dos anos Abbie, como prefere ser chamada, se tornou uma modelo muito famosa e requisitada e o tempo e sua profissão só tornou o relacionamento entre pai e filha cada vez pior.

Duas pessoas completamente diferentes, vivendo em mundos completamente diferentes, mas que, apesar das grandes diferenças, ao se conheceram, logo que se apaixonam, mas, parar ficarem juntos, eles vão ter que enfrentar muitas dificuldades; a maior de todas aparece quando eles já estão casados: Abbie é diagnosticada com um câncer terminal.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/onde-termina-o-rio-por-charles-martin-2/

Zana 21/09/2015

Um belo drama, triste e envolvente.
"[...] _ Abbie, não posso lhe dar a vida que seu pai deu a você e a sua mãe. Não sei se vou vencer na vida, portanto não posso prometer muita coisa. Exceto isso: eu lhe darei tudo de mim. Sem exigências, muros nem mentiras. Nunca houve nem haverá no planeta um homem que vai amá-la como eu amo. Quando não estou com você, dói. E quando estou com você dói também, porque sei que em algumas horas estarei sem você de novo. Senti dor a maior parte da minha vida e não quero sentir mais. Por favor, me aceite... e as ilhas dentro de mim... e me faça inteiro. [...]”

Em estado terminal de câncer, Abigail Grace pede ao marido Doss Michaels para cumprir uma lista com dez desejos idealizados por ela. Assim, contra todas e quaisquer circunstâncias envolvidas ele move céus e terra para garantir que se cumpra a vontade da esposa. O que ele não sabia é que por traz dos desejos de Abigail se escondia também um presente de amor.

Embora a história desperte uma gama de emoções, pois, possivelmente, leva o leitor a torcer, desejar, se afligir, sofrer e ficar triste, o que a torna marcante é indiscutivelmente o amor entre os protagonistas. Este é todo o mote do livro: AMOR na acepção da palavra, sem necessidade de qualquer adjetivo. Charles Martin soube pincelar tão bem esse sentimento, que transborda das páginas do livro. ‘Onde Termina O Rio’ versa sobre amor, perda e sobrevivência, ratifica a confiança no amor que supera todas as males.

Embora ressalte entender que o rio configura um elemento importante, pois é ele o elo pontuador de toda trama, os trechos descritivamente detalhados sobre o assunto apresentaram ser o único senão do livro, isso porque se fizeram um tanto quanto morosos. Afora isso, recomendo. O livro traz um belo drama, triste e envolvente.

Gleise 28/05/2015

Triste, profundo e repleto de amor verdadeiro
Terminei de ler aos prantos...um ataque de choro mesmo. Foi um livro angustiante de ler, é uma história muito triste, de muito sofrimento, dor, mas muito amor...um amor profundo, puro, de alma mesmo.
Abbie é filha de um senador, Doss cresceu em um rio, morando em um trailler, e os dois tem uma história de vida completamente diferentes...mas tem o amor em comum...se encontraram um no outro, se completam e são felizes até que o maldito câncer é descoberto.
Não dei 5 estrelas para a história, porque na minha opinião, a narrativa é muito detalhada, eu não gosto.
Mas as outras partes são lindas, e são contadas de uma forma tão intensa que, agora que o livro terminou, sinto como se Abbie e Doss fossem da minha família...estou me sentindo tão triste por eles...escrevo com os olhos marejados e se falo choro novamente...
Não é um livro que vai agradar muitas pessoas porque é extremamente triste, mas pelo menos para mim, mostrou que o câncer pode ser capaz de destruir tudo, menos o AMOR. Este permaneceu com Abbie e Doss dentro do coração deles...e um pouquinho no meu também.

site: www.sugestoesdelivros.com.br

Givaldo Júnior 13/12/2013

Ótima história triste
Para quem chorou com A Culpa é das estrelas, aconselho distância desse livro a menos que você queira secar. Mas para quem ama uma ótima leitura e um bom drama eis aqui uma excelente leitura.

Douglas P Da Silva 08/04/2013

Recomendo.
O livro traz uma história de amor e sofrimento tão linda que não tem como não se emocionar e sofrer junto com os protagonistas. A forma como o autor intercala os capítulos, mostrando ora um em que Abbie está bem e eles são felizes, ora um quando Abbie já está em estado terminal foi excelente para aumentar o sofrimento do leitor.
“Onde termina o rio” é um livro que eu recomendo porque é sempre bom lembrar que um amor de verdade é capaz de enfrentar qualquer barreira, mesmo aquelas julgadas intransponíveis.